O Aprendiz

O Aprendiz Taran Matharu

Resenhas - O Aprendiz

Caroline.Castro 15/01/2022

Ameeeei
Me surpreendi muito com a narrativa. Tava esperando algo mais bobinho e realmente uma cópia das fantasias mais famosonas, Senhor dos Anéis, Harry Potter, mas apesar de conter elementos parecidos com ambas as obras, introduz várias coisas originais.
O mundo é muito bem estruturado e até agora não consegui encontrar nenhum furo nas regras, que são extremamente bem explicadas e elaboradas. Os personagens são incríveis e não consigo escolher um pra chamar de favorito. Outra coisa que me chamou a atenção foi a abertura à discussão de assuntos que são tão importantes no nosso mundo também, como a luta contra o preconceito e um sistema injusto que não permite mudanças.
E vaaaamos para o próximo...

Fabrício Araújo 14/01/2022

Maravilhoso
Comecei o livro com 0 expectativas pq não é uma trilogia tão conhecida e nunca vi ninguém falando sobre, porém fui completamente surpreendido com uma história extremamente rica e detalhista e cheia de reviravoltas. Acima de tudo com toda uma leveza e faço imersão

Thais.Rodrigues 01/01/2022

Não sei falazer resenhas muito legais é mais minha opinião!
Um livro muito gostoso de ler. É uma história rápida mas contagiante, com personagens muito interessantes. É muito bem trabalhada a união de alguns personagens contra os preconceitos. Gostei muito! Muito legal também para quem gosta de fantasia!

mari 14/12/2021

Vale a pena
Gente eu gosto muito dessa trilogia. Acho um desperdício não ser reconhecida, um universo bem rico. O começo eu acho meio devagar como a maioria das histórias, mas depois fica mto bom!

Wash7PR 08/12/2021

Surpreendentemente bom
O Aprendiz é mais um pra lista de boas surpresas do ano. Que livro bom!
Os personagens, as situações, o mundo....
É cômico, com pitadas de ação, suspense e aquele clima de colégio que é ótimo.
Gostei demais dos personagens, principalmente da Sylva, do Fletcher e do Otelo. Todos tem uma química incrível e sempre que estão juntos, a leitura flui. E que final, quando tudo parecia resolvido, aí que deu ruim.
Recomendo demais. Pra quem gosta do tema de magia, é indispensável.

Pipuli 02/11/2021

Uma leitura extremamente agradável...
Esse foi um livro que no começo me deu certo receio por conta das semelhanças com outras séries... Mas no final foi uma ótima surpresa, uma boa introdução a uma história que tem tudo para ser incrível.

Fletcher é um garoto de 15 anos, sendo órfã, foi criado como um filho pelo bondoso ferreiro da vila.

Um certo dia, Fletcher ganha um livro de um soldado que conheceu na feira anual da vila, livro era de um mago de batalha morto em combate, e com ele Fletcher consegue invocar um demônio.

Após um incidente na vila, Fletcher precisa fugir sem rumo e assim, certos acontecimentos o fazem ingressar na famosa escola Vocans, um lugar onde magos de batalha são treinados para a guerra.

Um livro que consegue juntas elementos de várias séries famosas mas que possui sua identidade própria. Ao final desse primeiro livro da trilogia eu fiquei com enorme vontade de já começar o próximo.
Natasha 02/11/2021minha estante
O segundo é ainda melhor.

Pipuli 03/11/2021minha estante
Comecei ele hj...e já começou com a espectativa lá no alto kkkkk

Kawan Pipermo 21/10/2021

Simplesmente perfeito, o desenvolvimento do personagem principal, o jeito que ele aprendeu sobre tudo, aiiiiin não consigo nem explicar simplesmente perfeito!!!

Super recomendo!!

Rodrigo 26/09/2021

Clichê, mas diferente
O livro inicia com o seu protagonista, Fletcher, em sua aldeia criando o interesse em ir para uma escola mágica que pode lhe tirar da pobreza e miséria. Escola essa onde ele sofre preconceito por não ser um dos nobres e percebe a grande segregação racial entre os anões elfos e humanos.

Tirando esses elementos a história acaba indo por um caminho um pouco mais original, com suas magias sendo desenhadas no ar e seus demônios(que são a grande atração do livro).

A apresentação dos personagens é bem feita, apesar de as vezes parecer meio apressado. A forma que os demônios são introduzidos e explicados despertam o interesse sobre esse mundo. E o livro em momento algum me pareceu lento e chato, sempre tendo algo interessante acontecendo.

Para mim portanto, um clichê com suas particularidades que me deixou interessado do início ao fim.

Fabby 17/09/2021

Este eu li na versão e-book (ele está disponível no Kindle Unlimited para leitura gratuita) e não posso opinar sobre a versão física. Mas ele tem detalhes no início de cada capítulo (runas de feitiços) e acredito que no livro físico seja lindo também.

Não é um livro dos menores (350 páginas) mas ainda assim a leitura é leve e muito dinâmica. O autor nos deixa com vontade de ler mais e mais a cada capítulo.

Neste primeiro livro da trilogia somos apresentados aos personagens envolvidos no enredo e o nosso principal é Fletcher, um orfão de 15 anos que foi abandonado na vila chamada Pelego e a história começa nos mostrando um adolescente simples, caçando seu alimento, vivendo as agruras que a vila sofre. Ele foi adotado e criado por Berdon, um ferreiro forjador de espadas (ofício que Fletcher exerce com ele) e tem suas desavenças com Didric, um guarda, filho do prefeito da vila (daqueles folgados que se utiliza do título para se impor).

"Eu mantive minha parte no trato, Fletcher. Disse que encerraria o assunto, e que nós dois conseguiríamos o que queríamos. E você disse há pouco que preferiria dormir no mato a me dar o seu alce. Então, aí está, você recebe o que prefere, e eu fico com o que quero. Você deveria realmente prestar mais atenção aos termos e condições de qualquer contrato, Fletcher. É a primeira lição que um juiz aprende."

A história de Fletcher tem um reviravolta ao conhecer um soldado que está vindo da guerra com os orcs e de quem ganha um diário escrito por um mago conjurador. Isso não preocuparia ninguém, visto que somente os nobres podem ser conjuradores mas, por uma ironia do destino, Fletcher conjura um demônio e a partir daí começa uma nova fase na vida dele.

Ele acaba fugindo da vila por motivos que valem a pena descobrir durante a leitura e vai parar numa academia de treinamento de conjuradores (cada aluno tem um demônio conjurado que se torna parte essencial dele) para que se tornem oficiais ou soldados na guerra contra os orcs.

Em vários momentos me peguei lembrando de Harry Potter pelos elementos mágicos, de feitiçaria, dos seres que vão sendo inseridos no contexto, da rivalidade entre plebeus e nobres, mas o autor cria um universo novo, a identificação fica somente na lembrança, conseguindo nos desvincular disso no decorrer da escrita.

"Eles foram flagrados no ato, Rory. Nós não deveríamos ter sido tolos de confiar nessa laia. Um pretendente a nobre, um bastardo, uma elfa e um meio-homem. Não precisamos de amigos deste tipo."

Dentro da proposta infanto-juvenil se tornou uma leitura muito agradável que apresenta aos jovens leitores várias situações de enfrentamento de bullying, superação de limites, amizade e alianças. Fletcher se vê frente a preconceitos por seu nascimento e acaba encontrando em companheiros improváveis o verdadeiro significado de amizade.

No final do livro o autor colocou um capítulo apresentando os demônios que surgem no decorrer da leitura, interessante e bem legal.

"Salamandra - nível 5 (Fletcher (Ignácio).Salamandras são extremamente raras e não existem na região de Hominum do éter."

Gostei muito e pretendo dar continuidade na série.

Por Fabíola Labbé

Paty 29/08/2021

Gostei muito, mas...
O livro não me prendeu no começo, mas logo me envolvi com a trama, que mistura um pouco de Senhor dos Anéis, Harry Potter e Pokémon. Difícil imaginar, n! Mas, é isso mesmo. Achei fantástico o universo criado pelo autor, porém senti falta de mais detalhes, principalmente por ser o primeiro livro de uma trilogia, que deveria nos dar mais clareza. No geral, eu adorei o livro!

Cesar 29/08/2021

Gostei da história. Acho que faltou algum desenvolvimento em algumas partes, me parecendo que o escritor simplesmente pula alguma etapa de explicação pra chegar onde ele quer chegar (mais no começo do livro.
Em geral gostei do livro, embora tenha estado dentro das expectativas (daria pra imaginar o resultado final).

Carla 05/08/2021

Tedioso até engatar ao ritmo de leitura
O Aprendiz (Conjurador) é o primeiro livro da triologia, razoável para um primeiro volume. Quanto ao universo que o autor criou me impressionou bastante e realmente curti essa ideia de conjuradores, demônios e seres élficos, mas não acho que tenha criado uma boa ambientação, que como primeiro livro cabe a função de ser mais detalhado, o que me trouxe certa dificuldade de imaginar cenas na história. A primeira metade do livro é muito lenta e maçante, personagens carismáticos mesmo somente os demônios porque o resto foi com deus. Boa parte dos objetivos e entrada do protagonista ao mundo que ele até então desconhecida só acontecem ao final do livro, que é quando a história passa a ser mais interessante, mas até chegar nesse ponto me entediei muito na leitura. O final é até promissor, quando Fletcher finalmente vai dominando mais conhecimento e coisas vão realmente acontecendo, mas não é suficiente para compensar todo o tédio que tive durante a leitura. Considerando o fato de ser um livro de 350 páginas, tinha muito espaço para o autor criar uma trama bem mais dinâmica.