O Aprendiz

O Aprendiz Taran Matharu

Resenhas - O Aprendiz

Bruno 03/02/2023

Ótima leitura de fantasia
Ótima história, leitura gostosa, empolgante, personagens muito bons e bem desenvolvidos, ansioso para ler a continuação!

Fabby 17/09/2021

Este eu li na versão e-book (ele está disponível no Kindle Unlimited para leitura gratuita) e não posso opinar sobre a versão física. Mas ele tem detalhes no início de cada capítulo (runas de feitiços) e acredito que no livro físico seja lindo também.

Não é um livro dos menores (350 páginas) mas ainda assim a leitura é leve e muito dinâmica. O autor nos deixa com vontade de ler mais e mais a cada capítulo.

Neste primeiro livro da trilogia somos apresentados aos personagens envolvidos no enredo e o nosso principal é Fletcher, um orfão de 15 anos que foi abandonado na vila chamada Pelego e a história começa nos mostrando um adolescente simples, caçando seu alimento, vivendo as agruras que a vila sofre. Ele foi adotado e criado por Berdon, um ferreiro forjador de espadas (ofício que Fletcher exerce com ele) e tem suas desavenças com Didric, um guarda, filho do prefeito da vila (daqueles folgados que se utiliza do título para se impor).

"Eu mantive minha parte no trato, Fletcher. Disse que encerraria o assunto, e que nós dois conseguiríamos o que queríamos. E você disse há pouco que preferiria dormir no mato a me dar o seu alce. Então, aí está, você recebe o que prefere, e eu fico com o que quero. Você deveria realmente prestar mais atenção aos termos e condições de qualquer contrato, Fletcher. É a primeira lição que um juiz aprende."

A história de Fletcher tem um reviravolta ao conhecer um soldado que está vindo da guerra com os orcs e de quem ganha um diário escrito por um mago conjurador. Isso não preocuparia ninguém, visto que somente os nobres podem ser conjuradores mas, por uma ironia do destino, Fletcher conjura um demônio e a partir daí começa uma nova fase na vida dele.

Ele acaba fugindo da vila por motivos que valem a pena descobrir durante a leitura e vai parar numa academia de treinamento de conjuradores (cada aluno tem um demônio conjurado que se torna parte essencial dele) para que se tornem oficiais ou soldados na guerra contra os orcs.

Em vários momentos me peguei lembrando de Harry Potter pelos elementos mágicos, de feitiçaria, dos seres que vão sendo inseridos no contexto, da rivalidade entre plebeus e nobres, mas o autor cria um universo novo, a identificação fica somente na lembrança, conseguindo nos desvincular disso no decorrer da escrita.

"Eles foram flagrados no ato, Rory. Nós não deveríamos ter sido tolos de confiar nessa laia. Um pretendente a nobre, um bastardo, uma elfa e um meio-homem. Não precisamos de amigos deste tipo."

Dentro da proposta infanto-juvenil se tornou uma leitura muito agradável que apresenta aos jovens leitores várias situações de enfrentamento de bullying, superação de limites, amizade e alianças. Fletcher se vê frente a preconceitos por seu nascimento e acaba encontrando em companheiros improváveis o verdadeiro significado de amizade.

No final do livro o autor colocou um capítulo apresentando os demônios que surgem no decorrer da leitura, interessante e bem legal.

"Salamandra - nível 5 (Fletcher (Ignácio).Salamandras são extremamente raras e não existem na região de Hominum do éter."

Gostei muito e pretendo dar continuidade na série.

Por Fabíola Labbé

AndyinhA 04/11/2015

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Mais uma série chegou ao país e a boa notícia é que esta série é mais voltada ao público masculino e tem um protagonista menino. Não digo com isso que apenas meninos possam ler, mas sabemos que a grande maioria dos protagonistas é feminino.

Flecther é o nosso protagonista, e a história tem uma mistura de magia, uma espécie de jogo de cartas (tipo um super trunfo, mas a ideia aqui tem a ver com bichos estranhos e demônios) e claro, muita aventura e uma guerra contra humanos, orcs, elfos, anões e o que mais a sua imaginação suportar ou você já tiver lido por aí.

Gostei do plot da história, mas uma coisa que pecou e muito foi o quanto o autor fica enrolando para contar as coisas e as explicações exageradas, me sentia uma criança de 5 anos recebendo explicações de coisas simples. Caro autor, já joguei cards e entendo essa coisa de ‘evoluir’ os monstros e sua criação de guerra humanos x orcs x elfos x anões, já foram mostradas em milhares de outros livros e filmes, então sua escrita não é exatamente original a ponto de explicações tão detalhadas que beiravam à chatice muitas vezes.

Os personagens apresentados foram mostrados de forma crua, falta um pouquinho de lapidação, não são personagens ruins e tem um pouco de tudo, o melhor amigo, aquele que é seu inimigo jurado, o que sabe tudo, o que está no meio do caminho. Sem fazer comparação, mas já fazendo tem uma pegada leve de Harry Potter e Magisterium. Não digo que são os mesmos personagens, mas são coisas que já apareceram em outros livros.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2015/10/poison-books-o-aprendiz-taran-matharu.html
Guilherme Kunz 05/11/2015minha estante
Oii, boa tarde.
Tem uma promoção rolando de um vale de 200R$ em compras em qualquer loja,
da pra comprar tudo em livros, pensa!!

Blog sorteando: http://baratodia.blogspot.com.br/

Facim de participar! Conto com vocÊ!

E tem ofertas de livros lá hoje!

Pavani 07/09/2022

Gotta catch 'em all...
Adorei a construção da jornada do herói neste livro, o personagem principal é carismático quase num nível Luke Skywalker, e os personagens que o rodeiam são muito interessantes com suas personalidades bem distintas.

Este primeiro livro ficamos centrados no núcleo de alguns personagens e não conseguimos ver o quanto é vasto e interessante o universo criado para o mundo do conjurador.

É muito legal também a pegada senhor dos anéis, pokémon introduzida, estou ansioso para concluir os próximos livros.

Jonathan 03/09/2016

É possível criar uma história baseada em tantas outras histórias escrtias e ainda parecer algo original? A resposta é sim. Quando eu li a sinopse do livro, confesso que fiquei mais curioso do que empolgado para ler, o livro promete ser uma mistura de Harry Potter, Senhor dos Aneis e Pokémon, é praticamente impossível não sentir curiosidade em ver o que saíra disso. Mas o livro surpreende, apesar de tantas referências o enredo é bem diferente do que se vê por aí e o livro prende do inicio ao fim, não há grandes reviravoltas mas o livro mantem um ritmo constante daqueles que nem se percebe o tempo passando. Teve apenas uma cena na escola que soou exatamente igual a Harry Potter, inclusive nos diálogos mas fora isso o livro agrada muito, deu pra entender o motivo de não ter ficado somente no watpadd e ter ido para as prateleiras.

Ester 05/07/2022

Eu gostei da estória mas eu fiquei muito na expectativa que história tomasse o outro rumo e que desenvolvesse mas os outros personagens mas tirando isso eu gostei da estória

Weverton Trindade 18/08/2018

Bem escrito.
No começo, achei que seria um livro meia boca, mas o autor consegue apresentar as personagens e desenvolvê-las de forma excepcional, criando um vínculo entre elas e o leitor.
Ao expandir o universo no segundo terço do livro, ele deixa claro quem serão os heróis e os vilões da jornada do jovem Fletcher. Incomodou-me um pouco os antagonistas bem caricaturizados e com pouca profundidade. São maus porque sim e só aparecem para encher o saco do protagonista.
Entretanto, o autor é competente ao criar a relação de amizade entre o protagonista e seus aliados. Nos momentos finais do livro, nós percebemos como o Taran Matharu é hábil ao encerrar a narrativa com maestria e prova-se um ótimo escritor de literatura infanto-juvenil.
Estou ansioso pelos seus próximos trabalhos.

(P.S. Trabalho excepcional na tradução. Uma das melhores que já vi.)

Jéssica 18/01/2019

Neste livro temos foco em Fletcher, um menino órfão que fora deixado ainda bebê em uma vila.
A estória começa quando um ex-soldado deixa com Fletcher e ele fescobre que é o livro do conjurador. Agora com 15 anos ele consegue invocar um demônio de quinto nível e raro, algo que apenas os nobres eram capazes fazer e usá-los na gerra.
Como os plebeus também poderiam ser conjuradores, Fletcher consegue uma vaga em uma escola que prepara seus alunos para os campos de batalha, a Academia Vocans e assim começa a enfrentar vários obstáculos. Fletcher passa por grandes desafios, como o bullying dos nobres mas também se mostra alguém digno.

Quando eu olhei para a capa desse livro, pensei que não iria gostar dele (não sou muito fã de livro com pessoas na capa, mas essa até que é bonitinha kkkk) mas eu realmente gostei e ainda é um livro que possui algumas referências, como Pokémon e Harry Potter (Uma mistura de escola de magia e criaturas para se usar em batalha)
Primeiro livro que leio desse autor e me surpreendi, não pensei que iria gostar tanto, já quero ler o próximo hahaha.
O autor sabe muito bem prender o leitor com seus personagens marcantes, cativantes e essa história empolgante e também a escrita super leve.

Joseph 21/01/2019

Salamandras
O que começou turvo, terminou como uma manifestação de emoções, magia e vitória.

Ao começo da história, Fletcher parecia ser só outro personagem que teria um protagonismo egoísta, mas surpreende-me o fato de que nada na história girava em torno dele. Fletcher precisou tomar decisões perigosas a cada capítulo do livro. Umas podiam leva-lo a morte, mas assim fez. O personagem é totalmente centrado em um objetivo e leal a aqueles que leva como amigos, para ele, ninguém é mais imoortante que ninguém.

Na história, Fletcher é um órfão. Encontrado numa pequena vila, acaba sendo adotado por um ferreiro. E aprendendo e vivendo ao lado dele, o rapaz começa a entender como iria sobreviver a aquele lugar. Até que um inimigo o leva a um novo amigo, e esse amigo o leva ao seu futuro, seu destino, seu demônio.

Ele precisou fugir, encarou uma floresta e bandidos. Até quem um homem misterioso chega a sua vida e o leva para a escola.

Talvez você pense que isso é só mais um conto comum. Outra história que leva magia, feitiços e criaturas mágicas. Tolinhos. O livro um de "O Conjurador" é fantástico. Uma obra literaria exuberante que exibe o reflexo politico do nosso mundo de forma perspicaz. Um livro cujo o universo te fez acreditar e enxergar um pouco de nos.

Marcos.Nunes 26/04/2019

Imagina um Pokemon misturado com D&D?! É esse livro! he he
Vale a pena!

Guedes 31/05/2019

Surpreendente!
É um daqueles livros que você acaba gostando dos personagens logo de cara é odiando os antagonistas também. São personagens de interesses diversificados e nobres , mas tudo bem explicado pelo autor.
Não vi uma grande semelhança com Pokémon e Harry Potter que todos falam, temos demônios é uma escola, mas as semelhanças ao meu ver param aí. O autor conseguiu mesclar certas coisas que deram muito certo no final e o mais importante é que você não se perde nessa explicação.
Irei continuar a saga sim, e espero que o livro só venha a melhorar.

Lari 28/06/2019

Confesso que esse livro me surpreendeu. Sempre olhava ele nas livrarias, mas nunca me interessei de verdade em ler, até que eu encontrei de graça na Kindle Unlimited e resolvi dar uma chance. Não me arrependo.
Apesar de muitos compararem com um misto de Harry Potter e Senhor dos Anéis, eu não consegui ver TANTAS semelhanças quanto dizem, o universo não tem quase nada parecido. O livro acompanha a história de Fletcher, um órfão aprendiz de ferreiro num pequeno vilarejo chamado Pelego. Um belo dia, ele consegue invocar um demônio do quinto nível. O problema é que apenas os nobres deveriam ser capazes de conjurar criaturas e usá-las na guerra contra os Orcs. Mais tarde, ele descobre que plebeus também podem ser Conjuradores, e o garoto consegue uma vaga na Academia Vocans, uma escola de magos que prepara seus alunos para os campos de batalha.
Eu adorei a leitura, é bem rápida e fácil, além de ser uma história gostosa que te prende e ter leva a querer sempre mais. As amizades aqui são muito saudáveis e fazem muito bem ao menino de 15 anos, que não olha com preconceito para ninguém.
Esse é o primeiro livro da trilogia do Conjurador, e seu segundo livro também está de graça na Kindle Unlimited, leiam.