Vá, coloque um vigia

Vá, coloque um vigia Harper Lee

Resenhas - Vá, Coloque Um Vigia

Lais 01/12/2023

A ilha de cada homem, Jean Louise, o vigia de cada um é sua própria consciência.

Não há dúvida de que a história está se repetindo e, tão certo quanto o homem é homem, a história é o último lugar em que as pessoas vão buscar respostas.

* estava crescida demais para se revoltar com a injustiça de tudo aquilo, mas ainda era jovem demais para aceitar sem protestar*

acompanhamos Jean Louise em uma nova saga, essa mais interna e reflexiva do que a anterior, mas igualmente tocante! em Vá, coloque um vigia, a nossa protagonista volta para a cidade em que cresceu apenas para encontrar um mundo diferente do que ela lembrava. me identifiquei tanto com Scout nesse livro, terminei ele aos prantos, extremamente emocionada com cada palavra que a gênia Haper Lee sabiamente escolhia para lidar com os conflitos de Scout! que livro!!!!! ?????? Jean Louise nos mostra as consequências de acreditar fielmente em nosso código de moral e como é enfrentar um mundo tão diferente do que acreditamos. com certeza vai entrar para os favoritas da vida!

livyarobles 08/11/2023

Amadurecimento
Acho que o livro basicamente foi eu quando comecei a fazer terapia e enxergar meus pais com outros olhos. Infelizmente o livro não é tão bom quanto o primeiro? não tem muitos acontecimentos; só reflexões.
Fiquei com ranço demais no final e só queria devolver pra quem me emprestou.
Atticus você é tipo a JK Rowling.

Annie Bitencourt 25/10/2023

Um reflexo do erro de editoras
Esse livro jamais será uma continuação de To Kill a Mockingbird, pois não o é. Tal qual informado em Vá, Coloque um Vigia, é apenas um rascunho do que viria a ser o grande O Sol é Para Todos.
E dear god! Ainda bem que a lógica me permite enxergar esse livro pelo que ele é: um rascunho.
Pelo excesso de devaneios que tem durante a leitura de Vá, Coloque um Vigia cheguei também a conclusão de que ele teve um reflexo da saúde em si de Harper Lee. Visto que ela faleceu um ano depois dessa bomba ser publicada. Esse livro é uma injustiça com o nome e a qualidade de Harper Lee como autora.

Camila.Moscatelli 16/10/2023

Ué não entendi porque o sckoob excluiu minha primeira resenha. Mas no geral eu tinha concordado com as demais que aqui a autora cai demais quando comparado com o primeiro livro dela. Sem comparações é bacana sim,

Marcos.Gonçalves 11/10/2023

Queria que fosse 10% que foi o primeiro
Nossa eu fiquei encantado com "O Sol É Para Todos", com a escrita, com a narrativa, em como tratou o r*cismo na visão de uma criança e mostrou um dos personagens mais incríveis que foi o Atticus. Aqui o meu personagem favorito vira o vilão e eu estava ansioso pra ler. Atticus é um cara incrível, super inteligente e sucinto em suas palavras no primeiro livro e quando descobri que ele ia ser contra tudo que defendeu no primeiro livro eu fiquei ansioso, pois acho curioso a gente ver uma visão menos romântica de um personagem que a gente ama. Mas mesmo tendo isso, o livro pareceu uma grande encheção de linguiça e a única coisa que salva são os incríveis diálogos com o tio no final. Foi curto, mas foi cansativo, até acontecer algo demora muito e acho que coloquei muitas expectativas.

Clara3486 31/08/2023

O ser humano: sua relação com o mundo e sua consciência
Vá, Coloque um Vigia, sequência de O Sol é Para Todos, apesar de continuar abordando a questão racial e apresentar uma visão mais explícita em relação à política, traz como reflexão principal o amadurecimento e sua relação com a construção da própria consciência.
O livro é bom e eu terminei de lê-lo em dias, mas algumas coisas me incomodaram, sendo uma delas a mudança drástica de Atticus no romance, que descaracterizou um pouco a história do primeiro livro.
O livro não possui o mesmo ritmo de leitura de O Sol é Para Todos, mas um recurso muito interessante da autora em Vá, Coloque um Vigia foi utilizar o narrador onisciente, já que o primeiro livro era narrado em primeira pessoa. Tal recurso auxilia os leitores a não se distanciarem da personagem principal, já que estavam acostumados, no primeiro livro, a perceber tudo de acordo com a sua visão.
A dinâmica na história é explicitada a partir de flashbacks da personagem e um sentimento de nostalgia do primeiro livro.
A obra me decepcionou e me deixou triste em alguns quesitos, mas, ainda assim, vale a pena ler para refletir sobre as relações sociais e o ser humano em si.

(Não posso deixar de mencionar, é claro, uma marca característica em O Sol é Para Todos e que foi utilizada em Vá, Coloque um Vigia: frases de efeito que são matéria de profunda meditação)
Mari1486 09/09/2023minha estante
concordo amiga, falou tudo

fbiaggioni 27/08/2023

Fantástico
Harper Lee sendo Harper Lee.
Scout é uma personagem incrível que eu já admiro desde ?O sol é para todos?.
Livro cheio de diálogos importantes, pautas necessárias e principalmente, a queda de um herói.

Amanda Oli 25/08/2023

Tem potencial
Porém é totalmente dispensável. ?O sol é para todos? é um dos meus livros preferido, já neste livro Harper Lee, não apresenta uma história tão envolvente e interessante.
Honestamente eu acredito que a intenção da autora fosse deliberadamente mostrar que ?a vida real não tem verdadeiros heróis? (não entrando em detalhes para não dar spoiler), porém terminei a história com um gosto amargo na garganta e um certo vazio no coração.

ana.cllara 13/07/2023

Vá, coloque um vigia.
Eu comecei o livro achando bem parado, mas começou a abordar várias situações do livro anterior só que com um ponto de vista muito mais "adulto" e a discussão entre a Scout e o Atticus foi emocionante.

Vicky 05/07/2023

É um livro para se pensar
Acho que uma coisa deve ser clara: enquanto "O Sol é para Todos" é envolvente por ter uma trama atrativa (através da qual vamos nos inserindo nos temas raciais e de classe), esse segundo romance não faz o mesmo. De pano de fundo para a história há muito pouco, e a maior parte do tempo se passa no plano das ideias, dos argumentos, das discussões éticas e morais. Talvez se eu soubesse disso antes de ler, ou se eu chegar a relê-lo algum dia, seja uma melhor experiência.
Mas é um livro para se ler e se pensar, sobre amadurecimento das próprias ideias e a quebra da idealização de nossos ídolos (muitas vezes, pessoas que amamos).

Patricia 28/06/2023

Alguns momentos a história me prendeu muito, em outros momentos achei desinteressante. O primeiro é infinitamente melhor, na minha opinião.

Medeiros31 09/06/2023

Acho q Harper Lee quis dar uma lição sobre "somos todos humanos, até o seres mais incríveis erram". Pode até ter conseguindo oq queria, mas sacrificou o seu melhor personagem pra isso, e n consigo perdoar.

Gaby Horobinski 07/06/2023

RELEVANTE, MAS NÃO ME PRENDEU
Leitura muito relevante, porém minha expectativa era muito alta devido a ter amado ?O Sol é para todos? e não me prendeu tanto.