Vá, coloque um vigia

Vá, coloque um vigia Harper Lee

Resenhas - Vá, Coloque Um Vigia

Mamarinovic 03/06/2023

Vá coloque outras pessoas para ler esse livro
Harper Lee fez um trabalho sensacional em "O sol é para todos" e não seria diferente com "Vá e coloque um vigia".
Além de toda a questão racial que envolve a narrativa, esse livro também é uma aventura pelo caminho percorrido pela Scout e sua vida adulta e como os ensinamentos que seu pai passou para ela, levaram ela a questionar as regras do Sul dos Estados Unidos, segregacionista e racista daquela época. É uma linda narrativa.

Francisco.Guimaraes 28/05/2023

Destruindo Ídolos
Pelo que se sabe, Harper Lee nunca autorizou a publicação desse livro em vida.

Com certeza ela sabia o quão arriscado seria desconstruir (no sentido ruim) o mito Atticus Finch. Talvez seja por isso que a justificativa tenha sido a mais simplória: "Atticus é preconceituoso, ele sempre foi, é que estamos revelando só agora".

Lilian 25/05/2023

Expande o universo literário!
"Vá, coloque um vigia" proporciona aos leitores uma visão mais complexa e multifacetada das temáticas apresentadas em "O Sol é Para Todos". Harper Lee nos desafia a confiar em nossa própria voz interior, a enfrentar os preconceitos arraigados e a buscar uma compreensão mais profunda de quem somos. Com uma escrita envolvente e personagens cativantes, este livro é uma valiosa continuação que expande o universo literário criado por uma das autoras mais aclamadas de nossa época.

site: https://lilianfreitas.com/

Ana 29/04/2023

QUE TIRO ?
Ainda mais crítico que seu irmão mais velho, este livro com certeza traz reflexões pesadas sobre a história norte-americana, que não surpreendentemente se encaixam na atualidade como uma luva. Além disso, a desconstrução de nossos ?ídolos?, a confrontação da família e ideias criadas ainda na infância são temas difíceis também abordados.

Claudia 20/04/2023

Foi muito bom poder rever alguns personagens que eu tanto gostava.
No entanto, não sei exatamente como me sinto em relação a essa continuação.
O texto como sempre é bom e vale a leitura

Kedma.Favero 20/04/2023

Vá, coloque um vigia
"o vigia de cada um é sua própria consciência. Não existe essa coisa de consciência coletiva.”

Gostei mais do que eu imaginava.

Nesse livro vamos voltar a Maycomb, dessa vez com Scout 20 anos mais velha. Reencontramos com personagens já conhecidos or nós (bem, que achamos conhecer).

Gostei muito de ver como Jean Louise amadureceu e percebeu que Atticus não era o herói, uma pessoa completamente sem defeitos, que achávamos ser.

Gomor 10/04/2023

Neste segundo livro, a protagonista, Scout já está com 20 anos a mais que no primeiro livro, retorna de NY a Maycomb para visitar seu pai e decepciona-se ao notar que a segregação racial continua forte na região. Ela luta para entender a situação, mas parece impossível aceitar. Esperava um pouco mais considerando o primeiro livro, mas vale a leitura.

Nicole710 25/03/2023

Não gostei
Achei bem cansativo de ler e desnecessário esse livro, além de ter acabado com o futuro dos personagens e sua memória ainda não consegui entender o propósito da escritora, me pareceu que ela estava defendendo os ideais racistas, ou pelo menos seus seguidores, ainda achei super sexista. Não gostei nem da escrita, nem do contexto
Sr. Melo 14/06/2023minha estante
pensei que tinha sido o único a perceber isso. Lembro que assisti um vídeo sobre o livro e a pessoa no vídeo falou que a própria Harper Lee em vida não queria lançar esse livro.

Brenda719 19/03/2023

De volta ao condado de Maycomb 26 anos depois dos acontecimentos de "O sol é para todos", nesse livro Harper Lee nos apresenta uma Scout perdida e dividida entre dois mundos (Nova York e Alabama). A protagonista, além de ter que lidar com a sensação de não pertencer a lugar nenhum, ainda precisa enfrentar a dura realidade de um Sul que ainda insiste em preservar costumes racistas e machistas.

Diferente da primeira história, em que Scout ainda podia contar com sua inocência ao ver o mundo e se relacionar com o outro, em "Vá, coloque um vigia", ela já experienciou muita coisa, para simplesmente ficar calada diante das barbaridades que ela presencia em tão pouco tempo. Recorrendo a longos monólogos e diálogos extremamente dilacerantes, a autora nos coloca para, junto com Scout, desmistificar os personagens do condado (principalmente Atticus Finch).

O livro é emocionante e cumpre o seu propósito de "jogar" a realidade na nossa cara. Confesso que não achei que a história precisava de continuação, mas depois de ler o livro mudei completamente de opinião. A história não podia ter um desfecho melhor.

Luana 24/02/2023

Pra mim, foi um pouco frustrante e inesperada a maneira como o livro destrói a imagem criada de Atticus no primeiro livro. Mas achei interessante trazer essa reflexão de que os "heróis" também são seres falhos.

Loly Camilo 22/02/2023

Valeu a pena esperar
Eu simplesmente amei, esse livro. Scout, agora é uma mulher de 26 anos, e se depara com as discussões acerca da segregação racial, em sua cidade natal. Jean Louise possui o mesmo sentido de quando era criança, e se vê obrigada a enfrentar todos que ama, para defender seus princípios. ?

Jully 10/02/2023

Um livro muito bem escrito e com vários ensinamentos e críticas, achei bastante importante e seria uma maravilha se todo mundo lesse ele.