Surpreendente!

Surpreendente! Maurício Gomyde

Resenhas - Surpreendente

Erick Simões 27/12/2017

Surpreendente de fato!
Uma história simples e sútil, mas profunda e aterradora.
Essa história me trouxe algo que faltava, ainda não sei o que é, mas saberei. Só sei que até lá, e mesmo depois, esta história vai ficar guardada com bastante carinho comigo.

Gabi 25/11/2017

Surpreendente!
Esse livro é maravilhoso, super indico pois realmente é surpreendente!

Camila Lobo 23/10/2017

Resenha: Surpreendente! (Por Livros Incríveis)
Pedro Diniz é um jovem cineasta que almeja ganhar o mais importante prêmio de cinema do país. Quando mais novo, foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o deixaria cego, mas contrariando a medicina, a perda gradativa de sua visão é interrompida. Desde então, ele dedica-se a tentar melhorar o mundo com o que chama de Cinema Felicidade, organizando um cineclube e trabalhando na locadora de uma periferia. Entretanto, algo abala seriamente suas perspectivas e ele embarca em uma viagem com três amigos a fim de filmarem o filme de suas vidas.

“Aqui começa o maior filme de todos os tempos sobre as chances que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos. Apenas os fortes sobrevivem, porque, mesmo a estrada sendo longa, já dizia o velho poeta: 'Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como.”

Surpreendente! foi meu primeiro contato com as histórias de Maurício Gomyde. Sempre vi muitos elogios à escrita do autor, e a história de Pedro foi a escolhida para me fazer conhecer o autor. Agora, espero poder ler outras obras.
O livro é inusitado – de forma positiva – em muitos sentidos. Começando pelo fato de não existir muitas obras ficcionais que abordem a deficiência visual, e pra falar a verdade, nenhuma me vem a cabeça no momento. E, o protagonista, que quase ficou cego, é cineasta e dedica a vida a passar mensagens positivas para todos, mas focando na periferia, utilizando-se de filmes que sejam inspiradores. Além disso, seu sonho é ganhar o prêmio Cacau de Ouro, apesar de não ter ideia de como.
A escrita de Gomyde é simples, direta e ao mesmo tempo, cheia de mensagens reflexivas a cada fala dos personagens, algo que é difícil acontecer em obras que tratem a história de forma direta. Narrada em terceira pessoa, alguns capítulos eram curtos demais e outros em tamanho médio, o que para mim, quebrou um pouco da fluidez da obra, ainda que não seja um empecilho que tenha influenciado tanto na leitura.
A ideia de fazer um filme ao longo da viagem, baseado na palavra chance e seus significados é o grande diferencial de Surpreendente! Utilizando-se de algumas paisagens brasileiras, o autor trata de situações de miséria, exploração e abuso para o filme do personagem. O mais interessante é a identificação que há com a história, já que são coisas que acontecem no país, então é tudo muito crível e real. Somado a isso, há inúmeras referências musicais e cinematográficas, de filmes a atores.

Por muitas vezes, estranhei o comportamento de Pedro e talvez por isso, não tenha me sentido próxima a ele. De fato, é inimaginável pensar que sua visão pode se perder, mas em determinadas partes do livro creio que suas reações foram exageradas e um tanto melodramáticas. Ainda que não tenha me identificado, porém, é inegável que todos os personagens possuem ótima construção, considerando a personalidade e no que isso influencia. Por se diferirem em uns dos outros, todos tiveram seu espaço, não no sentido de terem seus problemas a resolver, porque a história gira ao redor de Pedro, mas no sentido de serem facilmente reconhecíveis e destacarem-se em suas cenas.

Surpreendente passa inúmeras mensagens, a principal delas, sobre segundas chances. De se permitir fazer o que antes não dava ou que antes não foi feito por vontade, antes que seja tarde demais. Mas a mensagem que mais gosto é sobre a cumplicidade. Apesar de Pedro ser um pouco egoísta às vezes, todos estão lá por ele, para ajudá-lo, para apoiá-lo, para estarem juntos em inúmeras loucuras e ótimas experiências ao longo da viagem.
Confesso que não esperava muito de Surpreendente! A capa é bonita e a sinopse me chamava a atenção, mas só. Contudo, a trama me foi atraente, contando a história de Pedro de forma agradável e bastante otimista, que creio ser um dos principais aspectos que o diferencia dos livros do gênero. Surpreendente é para quem quer uma história com o lado bom das coisas, acrescido de aventura, romance e um milhão de filmes.

Leia mais resenhas em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2017/10/resenha-surpreendente-mauricio-gomyde.html

Larissa @laridallabrida 16/10/2017

"A vida real é como o jogo da velha. Quando os jogadores aprendem seus segredos, o resultado sempre dá velha."
E ai galerinha, tudo na boa?
Hoje trago para vocês a resenha de um livro que estava muito na moda em 2015, mas que eu demorei um pouquinho para ler.
Maurício Gomyde é um escritor brasileiro conhecido por suas obras "A Máquina de Contas Histórias" e por "Supreendente!", e podemos dizer que esse último caiu nas graças dos leitores quando foi lançado, e inúmeras foram as críticas boas em cima da obra. E por isso, me interessei ainda mais pelo livro.

Vamos para a resenha então?

Pedro é formado em cinema e acredita ainda que os clássicos devem ser vistos pelo maior número de pessoas, ele acredita que arte pode mudar as pessoas. Ele ainda tenta manter o ultimo cineclube de São Paulo aberto, mesmo tendo pouquíssimo publico, e trabalha em uma locadora em um bairro pobre. Seu maior sonho? Ganhar o prêmio "Cacau de Ouro".

Com uma grande amizade com Fit, ele tenta de todas as maneiras achar a inspiração que irá fazer com que ele crie o melhor filme de todos. Mas as coisas acabam fugindo do esperado.

Pedro sofre de uma doença nos olhos, e que por um milagre a doença não o cegou quando era adolescente, nem os médicos conseguem explicar o porque a degeneração parou nos 30%. Mas após uma tentativa de assalto na locadora onde trabalha, o destino de Pedro muda para sempre. E ele, Mayla, Fit e Cristal embarcam para uma aventura que irá mudar as suas vidas.

" Mas essa busca pela felicidade suprema, sempre achando que sua vida pode ser ainda mais feliz do que já é, pode ter o efeito contrário e se tornar um caminho rumo à infelicidade e à frustração. Já pensou nisso? Porque no dia anterior à sua morte você certamente vai ter a sensação de que ainda não foi feliz o suficiente. Só que dai, puft, você morreu."

Surpreendente! É aquele livro leve, cheio de emoções com personagens que encantam e conquistam o leitor. Como o livro se passa em São Paulo, temos a sensação que eles fazem parte do nosso circulo de amigos, é impossível não sentir afeição de verdade por eles. Fit é aquele amigo inseparável que faz de tudo para ver Pedro feliz. Temos a impressão de que Pedro é real, com sonhos reais, vivendo em um país onde a arte muitas vezes é deixada de lado.

O livro flui muito bem, e você consegue facilmente termina-lo em um ou dois dias. A escrita de Mauricio Gomyde é limpa e rápida. Nada de enrolação, pelo contrário, a história corre.
Eu adorei a capa, o azul dela é lindo demais. Edição feita pela Intrínseca está muito bonita.

"Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?."

Para você que está querendo um livro leve, indico Surpreendente! Certeza que será uma ótima obra para você.

[RESENHA NO BLOG]

site: http://www.quatrosentidos.com.br/2017/10/resenha-surpreendente.html

Carlos Sampaio 10/10/2017

Um dos melhores que li nos últimos tempos
Diversão garantida.
Vão na fé, porque é muito boa a história.

Catarina Francoso 10/10/2017

Maravilhoso
Eu tinha só ouvido e lido críticas positivas ao livro, então já fiquei meio com o nariz torcido, porque costumo não me apegar àquilo que todo mundo gosta. Acho que entrei na leitura querendo não gostar, eu confesso. Mas fui capturada logo de cara.
O estilo de escrita do Maurício é de uma leveza impressionante, ao mesmo tempo em que alterna com momentos de tensão.
Ele tem a exata noção de como ir prendendo o leitor, de um jeito que é impossível largar a história.
Recomendo demais, não deixem de ler.

Bernardinho 10/10/2017

Realmente Surpreendente!
A história do Surpreendente é intrigante, além de ser muito bem escrita e concatenada. As peças vão sendo deixadas aos poucos, a colagem é muito bem feita. Porque a gente não imagina, exatamente, o que virá. E quando as peças começam a se encaixar, a sensação é perfeita.
O livro pode ser dividido basicamente em duas partes. A primeira vai até o momento em que Pedro tem necessidade de sair para fazer o filme, e a segunda é a viagem propriamente dita, dele com os três amigos.
E o que é mais surpreendente é que o leitor é levado a acreditar que eles estão fazendo determinado filme quando, na verdade, o filme é completamente outro.
Muito bem escrito, instigante.
Literatura nacional de qualidade.

Michel 08/10/2017

Perda de tempo
Com grande esforço li as primeiras 90 páginas. Nada que me prendesse, nada de empatia. Muitos clichês e um estilo de escrita pobre. Não recomendo.

ViagensdePapel 29/08/2017

Confesso que eu estava com baixas expectativas quando comecei a ler Surpreendente!. Antes deste, eu só tinha lido um livro do autor – “A máquina de contar histórias“, que não foi tudo o que eu esperava. Demorei para me conectar com a história, além de achar os personagens e os acontecimentos forçados em diversos momentos. Ainda bem que eu resolvi dar uma chance para o novo livro de Maurício Gomyde. Diferente da primeira experiência, com Surpreendente! a conexão foi instantânea. Dessa vez, me identifiquei muito mais com o personagem principal e com a sua jornada, além do fato da cultura ter sido evidenciada como ferramenta de transformação social, coisa em que acredito cegamente.

Pedro é formado em cinema e acredita que os livros, os filmes e a arte têm o poder de transformar o ser humano. Dessa forma, ele investe seu tempo tentando mudar a vida das pessoas que ele conhece por meio da indicação de filmes e outros produtos culturais. Além de trabalhar em uma locadora em uma comunidade pobre, ele é mediador do último cineclube da cidade de São Paulo, que está ameaçado pela falta de lucro que a exibição de filmes clássicos causa. Ainda assim, ele não enfraquece seus ideais e sonha com o dia em que poderá fazer a diferença com seus próprios filmes. No momento, seu maior sonho é produzir um filme e ganhar o famoso prêmio “Cacau de Ouro”.

Depois de levar um “pé-na-bunda” do seu grande amor, o momento parece ser propício para focar no filme, o problema é que Pedro está sem inspiração nenhuma. Quer fazer o filme de sua vida, mas não tem ideia do seu conteúdo. Ele ainda está dentro do cronograma quando algo inesperado acontece. Ele nasceu com um problema na visão, capaz de deixá-lo cego em poucos anos. De alguma maneira, este problema se estabilizou e ele perdeu apenas 30% da visão, sendo considerado um “milagre” pelos médicos. Depois de anos, com a sua vida encaminhada, Pedro descobre que o problema retornou, com muito mais intensidade, e que em dois meses ele ficará completamente sem visão. Somado a outros acontecimentos, isso faz com que a vida de Pedro dê uma reviravolta e faz com que ele passe a questionar o sentido de tudo.

Com os amigos Fit, Mayla e Cristal, ele embarca em uma viagem que se tornará essencial para redescobrir a si mesmo. Rodeado de pessoas importantes em sua vida, ele refletirá sobre sua família, carreira, relações pessoais e crenças e buscará muitas respostas. Durante a jornada, é claro, todos os momentos são registrados nas câmeras. Enfim…, desde o início, achei que Pedro é um protagonista bastante real. Ele tem desejos, anseios, esperança, medo, entre tantos outros sentimentos que trazem identificação para o leitor. O que eu mais amei no livro foi a relação do personagem com o cinema, o fato dele acreditar que a arte pode sim mudar a vida de uma pessoa. A partir disso, o livro traz diversas citações de obras cinematográficas. Eu anotei todas e em breve pretendo assistir aos filmes que ainda não vi (tem de tudo, desde as animações O Rei Leão e Toy Story ao sanguinário – e incrível – Pulp Fiction).

Leia a continuação da resenha, acesse o link abaixo:

site: http://www.viagensdepapel.com/2015/09/30/resenha-surpreendente-de-mauricio-gomyde/

Lírios 27/08/2017

Você acredita em milagres?
Resenha do Livro Surpreendente
?A única certeza de Pedro era que na vida real os milagres definitivamente não aconteciam?

FICHA
Autor: Maurício Gomyde
Editora:Intríseca
Ed.1
Págs.: 272
Ano:2015

Sinopse:
Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente.
O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.
O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso.

Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Imagem relacionada

Frases:
?Se você passar toda a vida sem fazer algo excepcional por alguém, viver não terá valido a pena?
?Lembre-se de que nenhum homem é um fracasso se tiver amigos?
?Se tudo é imperfeito neste mundo imperfeito, então o amor é perfeito em sua imperfeição?

*Resenha*
É um livro de uma história envolvente e simples.
Não sou muito fã da literatura brasileira, mas esse livro me surpreendeu.
O livro fala de um garoto que sonhava ganhar um troféu do maior prêmio brasileiro do cinema: O Cacau de Ouro.
Seu objetivo era escrever um roteiro que lhe concebesse esse prêmio. Mas ele tinha uma doença degenerativa que foi diagnosticada na adolescência que poderia lhe causar cegueira. Ele não tinha ideia por onde começar o seu filme, até que ele conheceu uma garota dos cabelos vermelhos chamada Cristal, ela que lhe deu a inspiração que precisava.
Ele, mas seus amigos Mayla, Fit e Cristal partem em uma aventura cheia de bagunças e confusões para produzir o seu filme.

Opinião:
É um livro maravilhoso, faz você enxergar a vida de outras formas.
O Pedro é um garoto apaixonante sempre cheio de esperança e sempre vendo o outro lado das pessoas.
É um livro muito bonito com algumas páginas azuis, com uma escrita simples e bem estruturada.
É um livro que mostra o verdadeiro significado da amizade.

Avaliação: Dou 5 estrelas.

Boa Leitura!!! ?

Tonyfreitas 25/08/2017

Surpreendente é pouco!
Surpreendente foi um livro que apareceu sem querer para mim. Na lista de lançamentos do Skoob, a capa foi o que mais me chamou atenção. Depois, o autor, queridinho de grandes amigas, foi um fator crucial para eu escolher o livro. Pedi em troca no skoob e ao chegar, não o deixei de lado como costumo fazer com os 'novatos'.

Mal abri o livro e a história me prendeu. Ter filmes, trilhas sonoras e cenas icônicas já me deixaram toda animada com as referências. E acredite, tudo tinha um motivo para estar na ali e fez toda a diferença para nos deixar mais dentro da história.

Pedro é incrível! Apaixonado pelo trabalho, otimista, gente boa pacas e que acredita piamente que as pequenas ações podem mudar o mundo. Me identifiquei com ele de cara. É claro que a vida não são flores. Ele perde o emprego, os pais se separam e um problema sério de visão retorna. Ao invés de nos sentirmos penalizadas com a história, Maurício Gomyde deixa tudo mais leve e a gente fica torcendo para que as coisas finalmente comecem a dar um pouco certo para ele.

Acho que Pedro nos cativa tanto porque é um cara factível. Tem uma vida realista, porque na verdade, todos nós temos altos e baixos e com ele também é assim. E num momento que ele está prestes a desistir de tudo, resolveu, numa última cartada, cair na estrada com os amigos.

Amei a escrita do Gomyde por ser tão leve, pura e real. A história ficou mais do incrível e com um final ultra surpreendente.

Helen Santana 23/08/2017

Maravilhoso
É o tipo de história que te deixa com o coração na boca quando você termina. Eu chorei, dei risadas, me emocionei, torci pelo personagem. Queria que ele não ficasse (spoiler), mas isso não aconteceu no fim e depois fiquei pensando que era exatamente o que deveria acontecer. O final da história é tão perfeito que eu ficava pensando se o autor pensou em tudo. Voltei algumas vezes para conferir e a impressão é mesmo de que está tudo muuuito bem amarrado pra que o fim fosse aquiele.
Meu personagem favorito é o Fit, fiquei apaixonada pelo jeito dele. É o tipo de amigo que todo mundo gostaria de ter. E a Mayla e a Cristal são fofas. O Pedro foi um protagonista que me marcou, por sua força e vontade de viver.
Que livro!

Estella Freitas 23/08/2017

Lindo, lindo, lindo.
E favorito.
Maurício Gomyde é um dos melhores autores da nova geração. Vale muito a pena ler seus livros. Surpreendente me deixou realmente de queixo caído.

Bianca Niele 23/08/2017

Realmente surpreendente
O livro nos conta a história de um cineasta jovem, entusiasta do que chama de "Cinema Felicidade". Isso, por si só, já seria algo que me chamaria a atenção. Mas uma reviravolta na história, que o fará não mais poder cumprir seu ofício, coloca a história em movimento e inicia uma jornada, ao lado de 3 amigos, para que seu desejo seja cumprido. Porém, o que o protagonista acha não é nada do que os amigos estão organizando. É tudo muito bem conectado, amarrado, cheio de referências maravilhosas de cinema e música. O final é exatamente o que diz o título: surpreendente.

Giovanna 20/08/2017

Não é tudo isso.
Comprei esse livro porque estava em promoção nas Americanas e agradeço por não ter gastado muito nele, porque me decepcionei desde o começo.
Estava na metade do livro, não aguentava mais e vim ver as resenhas; para minha surpresa a maioria das pessoas que leu gostou! Mas eu não posso ter sido a única a ter achado que esse livro é muito chato e clichê né? Pois bem, vou listar o que eu não gostei nadinha:
1) A história é fraca. Sabemos que o protagonista tem problema de visão, ok, mas apenas no meio do livro é que a história realmente se desenvolve e de um jeito beeem fraco, contribuído pelos fatos seguintes:
2) Diálogos muito idiotas. Eu revirava os olhos à cada diálogo desse livro, eles eram muito idiotas ou muito clichês ou muito bobos! Eu ria em alguns mas não era de achar engraçado, era de desespero porque era muito ruim. Me deram muita vergonha alheia e dos personagens, que também são outro ponto a ser discutido.
3) Os personagens não agradaram ou não mostraram a que vieram. O protagonista é meio bobinho, aí aparece uma ruiva maravilhosa física e ele se apaixona por ela, lógicooo, mas nenhum dos personagens foram explorados mais a fundo, ficaram na superfície chata que não agradou.
4) O autor só tentou fazer cenas dramáticas e intensas, mas falhou. O drama do personagem não me convenceu nem um pouco, pareciam palavras vazias que o autor juntou numa tentativa triste de tentar dar emoção e profundidade ao protagonista. As cenas descritas eram muito fracas, Jesus.
5) Ele é cineasta mas só cita filmes ruins. Credo, nunca vi um cineasta desses.
Enfim, ainda estou aqui tentando entender como eu fui a única a não gostar desse livro. Chocada que tem 4,5 de nota, mas sei que as pessoas tem opiniões diferentes.
Por vezes me senti lendo uma fanfic iniciante ao passar os capítulos desse livro. Ele melhorou apenas depois da página 200 e ainda assim aos trancos e barrancos. O que mais me incomodou foram os diálogos, extremamente bobos e alguns desnecessários (assim como certos personagens).
Eu precisava escrever e saber se alguém mais concorda comigo, e ai?