Surpreendente!

Surpreendente! Maurício Gomyde

Resenhas - Surpreendente

Karla Sabino 15/08/2017

Maravilhoso!!!!
Eu tinha lido o Surpreendente! logo que saiu. Achei o livro lindo e foto. E agora peguei para reler. Fiquei ainda mais encantada, porque o autor deixou tantas pistas ao longo do livro que só numa releitura você percebe o tanto que é genial.
É muito difícil eu me emocionar duas vezes com a mesma história, nem tenho o hábito de reler, mas a experiência com o Surpreendente me cativou demais. Todos os personagens são bem construídos e a trama é muito bem amarrada.
O Maurício Gomyde é um talento raro da nova literatura. Quero mais.

Jheny 11/08/2017

De longe o livro que mais me tocou.. Chorei. Sorri. Senti na pele o que o Pedro passou, e vibrei a cada nova conquista..
O livro é maravilhoso, é único...
O que autor tem que continuar com este jeito leve de contar fatos que deixamos de lado no nosso dia a dia, por sermos egoístas. É o segundo livro que leio dele, e que mepega de uma forma que não sei dizer... Caramba, acho que o que mais chega perto é cativante, tocante, maravilhoso, apaixonante...

Thiana 14/07/2017

Gomyde como sempre encantando e emocionando - Blog Garotas de Papel
Depois que li O Rosto Que Precede o Sonho eu fiquei louca para conferir outros livros do Maurício Gomyde. Graças a meu TCC, em 2015 entrevistei e tive o prazer de conhecer o autor pessoalmente e claro, ter minha edição de Surpreendente autografado. Tudo bem que demorou um ano para eu ler, mas acho que foi o momento certo.

Como vocês podem conferir na sinopse, nesse livro vamos conhecer o Pedro, que desde de muito jovem sempre foi fascinado pelo cinema. Não os blockbuster que lotam as salas, mas os filmes clássicos que marcaram a história da sétima arte ou os pouco compreendidos pelo grande público.

Aos 25 anos, sua maior frustração é nunca ter ganho um grande prêmio pelos filmes que já roteirizou e dirigiu, mas agora é o momento de filma o longa que lhe dará o Cacau de Ouro. Só que um grande problema surge, o roteiro que tem não lhe agrada e com o prazo de entrega do filme batendo na porta, Pedro resolve começar tudo do zero.

Mais a vida reservou surpresas nada agradáveis para ele. Pedro possui uma doença degenerativa que o levará a cegueira, porém foi um alivio quando a doença parou de avançar deixando ele ainda com uma determinada porcentagem de visão, o que foi um grande alivio já que para um cineasta enxergar é essencial. Só que um acontecimento coloca a visão que lhe resta na corda bamba.

Pedro então passa a correr contra o tempo para filma seu próximo filme e para isso conta com a ajuda se seu melhor amigo, Fit, Mayla e da ruiva que abalou seu mundo, Cristal. Os quatro embarcam em uma viagem de carro de São Paulo até o interior de Goiás, sem roteiro só com câmeras em punho e a estrada pela frente.

Apesar de narrado em terceira pessoa, o narrado se foca em Pedro durante toda a trama. Transmitido a cada página as frustrações de não ter seu trabalho reconhecido e do medo constante de perde a visão. No meio disso tudo ele ainda tem que lhe dar com o desgaste do casamento dos pais. A princípio o leitor pode achar que a trama é morna e que nada demais acontece, mas tenho que dizer que apesar de ter começado o livro com esse sentimento, Surpreendente fez jus ao nome e fui surpreendida pelo desenrolar da trama.

A viajem de Pedro com seus amigos, mostra-se muito mais do que uma tentativa de gravar um filme onde eles serão os personagens, mas também um momento de reflexão sobre as situações em que eles encontram até o destino final.

O livro ainda reserva grandes revelações já próximo ao desfecho e se o mundo de Pedro já não estava caindo aos pedações, um segredo dá o golpe final. Nem preciso falar que nessa altura já estava fungando e com os olhos cheios de lágrima.

Todos os personagens são extremamente cativantes, mas sinto que os protagonistas masculinos criados pelo autor me conquistam mais do que qualquer outro. Não ache que Pedro é descrito como o lindo, totalmente namorável e coisa e tal. Talvez ele seja tudo isso, mas é apenas meu cérebro subentendendo essas características. O que mais curtir no personagem é a dedicação dele ao sonho de fazer um grande filme, sua dedicação com a família e de sempre ajudar o pai.

De uma forma geral a narrativa do autor mais uma vez agradou, com vários momentos emocionantes e alguns que acredito serem bem improváveis na vida real, porém divertidos de se ler. O final foi bem fechado, mas acredito que uma situação que só é revelada na última página ficou com gostinho de quero mais e que poderia ter sido melhor abordada ainda em outro momento da narrativa.

Maurício Gomyde sem dúvidas é um dos autores ímpares da literatura nacional e o lançamento de Surpreendente em outros países mostra isso muito bem.

site: https://garotasdepapel.blogspot.com.br/2017/07/resenha-supreendente-mauricio-gomyde.html

Helena639 08/07/2017

Maravilhoso!
O título faz jus ao conteúdo da obra. Adquiri o livro no escuro, mas se tornou uma das queridas leituras que aquecem o coração!
Diego Luiz 11/07/2017minha estante
Acabei de comprar na Amazon por 10 reais, tô ansioso.

Elida.Marinho 30/06/2017

Resenha: livro Surpreendente
O livro surpreendente fala sobre Pedro Diniz, um jovem que é apaixonado pelo mundo da arte, cinema música e literatura, ele acredita que os mesmos são capazes de mudar a vida do ser humano.

Aos doze anos de idade Pedro foi diagnosticado com uma doença degenerativa que lhe custou a visão periférica e 30% da visão central. Por um milagre que a medicina não foi capaz de explicar, a degeneração estagnou, garantindo a visão de Pedro.

O jovem rapaz acredita que recebeu uma segunda chance a partir do momento em que a degeneração estagnou e ele passa a ver com outros olhos as coisas, torna-se uma pessoa solidária e quer pregar o bem em todos os lugares.. Pedro consegue cursar a faculdade de cinema, sua grande paixão.. Com isso ele tem o sonho de gravar um curta e conquistar o cacau de ouro, um prêmio muito importante no meio artístico.
As coisas andavam bem, até Pedro descobrir uma terrível noticia, fazendo com que o jovem isole-se dentro de casa e perca a vontade de gravar o curta.
Não posso deixar de falar de Fit, Mayla e Cristal amigos de Pedro. Eles que conseguem desenfurnar o jovem do quarto e que embarcam juntos com ele em busca de realizar o sonho dele: a gravação do curta e a busca pelo cacau de ouro, e fazem com que Pedro supere seus limites.
“–Porque somos seus amigos. E se uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido apena...”
Incrivelmente surpreendente!!!

O livro me fez repensar sobre muitas coisas. Nem tudo é como queremos, e se há uma coisa que devemos aprender é aceitar o que somos, quem somos, e nunca perder a essência que a vida tem para oferecer, vive-la da melhor forma possível afinal só temos uma vida, temos que fazer com que ela
valha a pena.

Janaína Hanna 29/06/2017

Uma história maravilhosa e apaixonante. 99% fascinante e 1% estranha.

Paraíso das Ideias 24/06/2017

Surpreendente
Olá,
tudo bem?
É com muito carinho que trago hoje a resenha de mais um livro do ilustre Maurício Gomyde, como já conversei com ele, os livros dele sempre me marcam profundamente, e me arrancam muitas lágrimas e suspiros, e claro que, com esse livro não poderia ser diferente né ? E saiba que o nome do livro não é a toa, pois ele realmente é SURPREENDENTE!

"Se você passar toda a vida sem fazer algo excepcional por alguém, viver não terá valido à pena."

Pedro é um jovem apaixonado pela arte do cinema, para ele o cinema, a música e a literatura fazem parte da Santíssima Trindade que irá salvar o ser humano.

"Como assim? - O Pai é a musica, O Filho, a Literatura e o Espirito Santo tem uma câmera na mão e uma ideia na cabeça"

Sua maior missão era fazer a diferença na vida das pessoas. Pedro foi diagnosticado com uma deficiência em seus olhos, a doença era incurável e ele ficaria cego conforme o passar dos anos, mas como tudo em sua vida era diferente, aconteceu um milagre ou uma nova chance como ele costumava chamar, que fez com que a deficiência se estabilizasse, e agora Pedro tem apenas 70% da sua visão.

Depois que Pedro se formou em audiovisual, ele passou a conciliar algumas atividades profissionais que ao ver dele faziam diferença para as pessoas, ele era mediador de debates de cinema, No Café Cultural e era gerente da Locadora VIP, que ficava em uma região carente da cidade.

"A vida é uma só .. não temos tempo a perder"

E foi no Café Cultural que Pedro conheceu Cristal, uma garota que despertava nele algo diferente, e que ele não conseguia descrever. Cristal é uma linda ruiva, estudante de Física Nuclear, e que tem uma outra visão sobre a vida, e com isso promete apresentar para Pedro o que ela acredita sobre a existência, e aprender com ele o seu ponto de vista também.

"Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Porque não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível? "

Com o passar dos dias Pedro continua lutando para fazer a diferença na vida das pessoas a sua volta, mas parece que tudo conspira contra ele, e acontecem muitas coisas que o faz querer abandonar a vida. Mas para quem conhece os livros do Maurício, sabe que ele sempre vai nos impressionar no final e tirar de nós muitas reflexões e lágrimas.

" A gente precisa correr certos riscos na vida. E lembre-se de que ela é feita de um monte de momentos esquecíveis, alternados por pouquíssimos inesquecíveis"

Conforme falei no começo dessa resenha, esse não é o primeiro livro do Maurício que leio, e com certeza não será o último, porque a cada livro ele tem o dom de me fazer refletir e repensar na minha vida. Costumo dizer que seus livros, são um verdadeiro guia para mim, e sempre que começo a ler, já fico me perguntando, qual é o ponto que vai me tocar, e olha, digo que essa história realmente me surpreendeu, me peguei secando minhas lágrimas várias vezes.

"Mas sempre haverá a chance de você conseguir uma jogada realmente surpreendente, aquela que ninguém jamais tentou. E não se esqueça de que, dependendo do momento, o adversário até pode querer ser surpreendido..."

Os personagens foram muito bem criados, de forma que a leitura se torne leve e rápida, pois quando percebi o livro já estava acabando, e eu já estava sofrendo em saber que essa linda história estava chegando ao fim.

Confesso que há meses estava querendo ler esse livro, e quando tive a oportunidade não pensei duas vezes. E digo que não me arrependo nem um pouco, ou melhor, me arrependo por não ter começado essa leitura antes .. muito antes.

Maurício mais uma vez agradeço a você por esse livro.. saiba que me tocou muito, e digo que espero ansiosa por seus próximos livros.

"Por que, de verdade, vocês três resolveram fazer esta viagem comigo?
— Porque somos seus amigos. E se uma pessoa passar toda a existência sem
fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena..."

A mensagem que esse livro passa sobre a amizade é algo que eu quero levar para vida toda, e quero que Deus mantenha e aumente a amizade que tenho com a Kelly Alves e a Débora Bohn.

"Lembre-se de que nenhum homem é um fracasso se tiver amigos"
"Não existe compromisso maior do que a amizade"

site: http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

Babi 10/06/2017

Um livro simplesmente Surpreendente!
Surpreendente " foi muito além das expectativas.

Sem duvida Mauricio Gomyde é um dos maiores nomes da nossa literatura brasileira atual.
Leia a resenha completa no blog

site: https://mundinhoquaseperfeito.blogspot.com.br/2017/06/oi-meus-amores-no-mes-de-marco-o-autor.html?m=1

Babi Kanitz 05/06/2017

Que livro gostoso!
Comprei o surpreendente! de tanto ler resenhas positivas e pessoas falando nele. Sou bem cética quanto à literatura nacional, pois não tive boas experiências recentes.
Mas o Surpreendente! é exatamente o que diz o título. Eu me encantei tanto pelas palavras e pela jornada dos quatro amigos, que senti muita vontade de fazer parte daquela viagem (ainda que a jornada seja duríssima para o protagonista, Pedro).
Recomendo demais, é literatura nacional de qualidade.

RUDY 04/06/2017

Resumo Sinóptico/Análise técnica
RESUMO SINÓPTICO:

Pedro é um jovem de classe média e que acabou de se forma em cinema. É um eterno apaixonado por filmes e suas histórias. Na adolescência foi diagnosticado com uma doença degenerativa na visão que em pouco tempo o deixaria totalmente cego, entretanto, por algum motivo inexplicável, a doença estaciona em 70% da visão, um grande milagre, dito pelos médicos.

Ele dirige o último Cineclube de SP e trabalha em uma vídeo locadora na periferia, local que sua mãe não aceita de forma alguma, diz que lá não é lugar para ele, porém, em seu coração, gosta de incentivar as pessoas a assistirem filmes que poderão mudar de alguma forma suas vidas. Os pais após anos de casamento, resolvem se separar, o que é um grande abalo para ele, assim, passa a trabalhar ainda mais para se afastar da solidão que a casa se tornou.
Fit seu amigo inseparável desde a época da faculdade e roteirista, o auxilia no roteiro do próximo filme que Pedro quer fazer para concorrer a uma premiação que o tornará famoso e consagrado em sua arte.

Mayla é a sobrinha da dona do Cineclube e passou a ser sua amiga durante os anos que trabalhou por lá. E conhece Cristal...uma cientista na área da física que trabalha para ajudar a pagar seus estudos. Logo se interessam um pelo outro.

Pedro leva consigo um olho turco no pescoço, dado pela avó ainda na infância que preconizou que não deveria tirá-lo de forma alguma, pois traria sorte e quando ele fosse maior, e sentisse a necessidade de respostas, procurasse a avó para esclarecer alguns fatos de sua vida.

Após dois incidentes marcantes, Pedro faz novos exames e descobre que a doença voltou de forma rápida e avassaladora, resolve então, antes de ficar totalmente sem visão, fazer o filme que tanto deseja, sem roteiro, filmando toda viagem que faz para ir ao encontro de respostas com a avó que mora em Pirinópolis/GO.

Não queria que os amigos descobrissem sobre sua cegueira e resolve viajar só... Os amigos acabam o surpreendendo e vão juntos empreender essa grande aventura ao lado de Pedro, mostrando que amigos tem de estar presentes em todos os momentos.

Assim, a viagem dá início e trará grande repercussão para vida de todos.
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:

Acredito que sou uma das maiores fãs do Maurício. Já tive oportunidade de ler todos os livros dele e a cada nova leitura, aprendo sempre novas lições. E com esse livro não foi diferente...

O livro mostra o quanto é importante as decisões que tomamos, mesmo nos momentos mais difíceis e complicados da vida, quando achamos que tudo está perdido, os amigos estão sempre ao nosso lado, apoiando; a família quer sempre o nosso bem, mostrando amor; e, conseguimos concretizar nossos sonhos, sem nos entregarmos.

Com uma linguagem bem atual, inclusive com o uso da tecnologia nas comunicações entre os protagonistas, personagens muito bem construídos e definidos, e, com um enredo bem criativo e inteligente, onde a arte está envolvida de todas as formas: música, filmes, fotografia, etc; Maurício traz um livro espetacular e que todos devem ler em algum momento.

Acabamos nos envolvendo de forma magnífica na história de vida de Pedro e embarcamos com ele e seus amigos em uma aventura com cenários belíssimos, sentimentos aflorados e o desejo que tudo dará certo ao final...
Posso dizer apenas: SURPREENDENTE!

Leiam!

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/05/resenha-32-surpreendente-literatura.html
Michelle 20/04/2022minha estante
já li e não ,gostei

Angela Cunha 14/01/2023minha estante
Eu comprei esse livro no final do ano passado, numa feirinha de livros usados. Mas ainda não o li. Ele divide opiniões, eu espero gostar!!!
Beijo

Thu @confissoesdeumabookworm 22/05/2017

Totalmente Surpreendente
Este com certeza é um livro que TODOS, sem exceção deveriam ler!
Toda a história gira em torno de Pedro Diniz!
Ahhh, o Pedro é aquele rapaz que todo mundo queria ter na vida! Eu queria ter um Pedro também. .
Inteligente, gente boa, carismático, esforçadíssimo. E duas das suas principais características são que, 1) ele usa suas limitações para ir além e não para se fazer de vítima, 2) ele sempre enxerga o lado bom da vida e das pessoas. É um semeador de ideias! ?
Pedro respira e vive o cinema! Está focado na grande missão da sua vida, fazer um filme para enfim ganhar o Cacau de Ouro!
Nos outros momentos, ele trabalha em uma vídeo locadora na periferia de SP, indicando filmes clássicos e tentando contribuir com a vida de cada um.
Afinal, segundo Pedro: "O cinema, a boa música e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie".
Se ele fizer a diferença na vida de uma pessoa, sua existência já terá valido a pena. Segundo ele, ele já nasceu no prejuízo e se considera uma exceção, pois nasceu com uma doença degenerativa que o levaria à cegueira, mas seu estado estagnou há alguns anos e ele tem 70% da visão central.
Pedro espalha para todos o conceito de Cinema Felicidade, mas verá que lá fora as coisas não são como no cinema e que na vida, milagres não acontecem. .
Eu poderia falar mais um monte sobre ele, ele é demais!
Temos também a Cristal que me surpreendeu imensamente. Ela poderia ser uma personagem qualquer, bobinha, mas não!!! Ela é estudante de física nuclear e pesquisadora assim como eu! .
Ela representa uma parcela da sociedade que tenta fazer pesquisa nesse mundo e tem que ser por amor mesmo, pois os incentivos e investimentos são cortados à cada dia!
Ela é aquela menina do cabelo de fogo, com uma beleza natural e inteligente!
Agora coloquem Pedro e Cristal juntos e você terá os melhores diálogos da face da Terra! Eu amei todos! Eles são demais juntos! ?
Além disso temos Mayla e Fit que nos mostram o verdadeiro valor da amizade. Segundo Fit, "Sozinho a gente chega mais rápido, mas juntos chegamos muito mais longe".
Devido a um incidente na VIP, o local onde Pedro trabalhava, sua vida vira de pernas para o ar.
Ele segue com seus amigos à uma viagem ao estado de Goiás atrás do significado da palavra CHANCE!
Mas no decorrer da viagem acontecem coisas que estavam fora do planejamento de Pedro.
O livro te encaminha para uma linha de raciocínio e te surpreendente totalmente.
Nesta viagem acontecem tantas coisas que tiram os pés de Pedro do chão! O que fazer?
E o final do livro vem para arrancar lágrimas até do coração mais duro! Meu Deus, que final! Que livro.
Ele faz jus ao nome, pois é totalmente Surpreendente!
Está resenha é sem spoiler para que você possa desfrutar dessa história e ver a qualidade de escrita que temos no Brasil.
Este livro entrou para os meus favoritos e mostra a nossa realidade.
E de muitos Pedros, Cristais, Fits, Maylas e Carlos por aí.
Agradeço ao Maurício por me proporcionar esta leitura incrível.
Pois no final, podemos até semear coisas na vida dos outros, mas aprendemos muito mais durante a estrada na viagem da vida!

suuhguedes 18/05/2017

Realmente surpreendente.
Sabe aquele livro que a gente compra só pq tava baratinho? Minha história com esse livro começou assim, despretenciosa. Peguei pra ler num fds chuvoso e pá! Li o livro todo entre sábado à noite e domingo à tarde. A história é contada às vezes do fim pro início, às vezes na ordem cronológica, e é preciso um pouquinho de atenção à sequencia de eventos. Conta a história de Pedro Diniz, um cineasta de 25 anos, que acredita que o cinema deve ser visto como instrumento para melhorar o mundo. Ele começou a ter essa visão otimista quando uma doença degenerativa na visão estacionou de forma inexplicável na adolescência. No entanto, algo faz com que ele repense toda essa visão otimista do mundo, e acaba viajando com seus amigos para criar o filme que o consagraria de vez. Só que talvez o filme não fosse tão otimista quanto os outros...
Filipe 29/05/2017minha estante
Também comprei porque estava baratinho ahaha, acabei de terminá-lo e ainda posso ouvir o Solo da guitarra em Black in Black enquanto os créditos subiam... Realmente o título faz jus ao nome!

suuhguedes 30/05/2017minha estante
Sim! Muito legal a forma que ele mescla o cinema, música e a história de forma tão complementar. :)

Evandro.Atraentemente 07/05/2017

Surpreendente!
Em Surpreendente!, publicado pela Intrínseca, Maurício Gomyde brinda o leitor com uma história bem escrita, uma edição cheia de charme e revisão cuidadosa, provando que podemos nos orgulhar e nos apaixonar pela literatura nacional. Se engana quem pensa que Surpreendente! tem um enredo superficial. Suas páginas são carregadas de verdade, sonhos, dramas, aventuras, amor, humor e uma enorme paixão pela sétima arte.

Esse amuleto é para você nunca se esquecer de que tenho um segredo para contar.

Um amuleto, um segredo, uma doença, um sonho e uma grande paixão são os principais ingredientes para envolver o leitor nesse enredo. O autor consegue, já nas primeiras páginas, nos colocar diante de uma situação de extrema adrenalina e perigo e então volta 50 dias no tempo para mostrar os acontecimentos que levaram aquelas quatro pessoas até ali. Haja coração para esperar chegar novamente nessa parte e então saber o que acontecerá depois.

Há sempre um plano maior para sua vida...

Pedro foi, desde criança, um grande apaixonado pelo cinema e sempre acreditou que bons filmes podem transformar o mundo. Aos 25 anos e recém formado em audiovisual, tentava superar a frustração da pior colocação de seu filme em um festival na época do colégio. Agora seria diferente, precisava de um roteiro surpreendente para disputar o Cacau de Ouro, importante prêmio do cinema nacional e ele teria 6 meses para mudar sua história. Entre todos os obstáculos que tinha, talvez o pior deles fosse não ter a mínima ideia de onde começar.

O trabalho de um cineasta é fazer as pessoas acreditarem
em coisas quase impossíveis de serem provadas.

Até os doze anos Pedro teve uma vida normal, mas então os problemas na visão começaram a aparecer e se agravaram rapidamente, o que levaria à degeneração da visão em um curto espaço de tempo. Porém, contrariando todos os relatórios médicos, a evolução da doença cessou, tornando-se um caso raro dentro da medicina. O receio de que a doença voltasse fazia com que Pedro vivesse com paixão cada momento em sua vida.

O que enxergo é suficiente para compreender o mundo.

Para o desespero da mãe, que enfrentava uma crise no casamento, Pedro era gerente da VIP, uma videolocadora na periferia da cidade de São Paulo, onde tentava mudar a vida de pessoas simples com indicações de filmes clássicos. Nas noites de terça era curador no último cineclube da cidade no Café Cultural, que pela falta de público estava prestes a fechar as portas, transformando-se em uma boate. É nesse cenário que ele conhece e se apaixona por Cristal, uma estudante de física nuclear e cabelos vermelhos.

Talvez eu tenha aprendido muito mais do que ensinado qualquer coisa por aqui.

A vida é cheia de surpresas, boas e ruins, e as coisas nem sempre saem conforme planejado. Pedro novamente se vê diante de um grande obstáculo, prestes a destruir seus sonhos. Sentindo-se sem ânimo para continuar e sem nenhuma expectativa de dias futuros, ele embarca no Diabo Loiro, um opala envenenado, incentivado pelos amigos Fit, Mayla e também Cristal, a garota que havia conquistando seu coração. O destino é Pirenópolis, interior de Goiás, onde ele espera encontrar respostas do passado, guiado por um colar com olho turco, presente da avó quando ele tinha 12 anos. Durante a viagem, Pedro vive o roteiro que promete ser o filme de sua vida, algo que possa surpreender os jurados no festival. Descobertas, surpresas, emoções e muita aventura em uma viagem que promete mudar a vida de todos.

Na bagagem, nada além de um pequeno equipamento, algumas ideias na cabeça e a vontade de cada um dos três amigos de registrar a viagem de sua vida.

Cheio de referências de músicas, cinemas e desenhos animados, o livro é uma verdadeira homenagem à arte em sua essência. Narrado em 3ª pessoa, com personagens bem construídos e cativantes Surpreendente!, com certeza, é um daqueles livros que deixam saudade depois da última linha.

Quatro amigos que as retas e curvas da estrada haviam tornado ainda mais amigos.

site: http://www.atraentemente.com.br

Vai Lendo 03/05/2017

Uma história de cinema.
O cinema pode mudar o mundo! Assim como um livro. Na verdade, independente do formato, as histórias têm o poder de nos mostrar outras visões, outras formas de pensar e agir, não é mesmo? Elas nos ensinam e nos fazem refletir. Trazendo o cinema para a literatura, "Surpreendente!", de Maurício Gomyde, publicado pela editora Intrínseca, conta a história de Pedro, um jovem idealista que busca fazer um filme memorável capaz de transformar as pessoas!

Na trama, Pedro Diniz é um cineasta recém-formado, que acredita ter a missão de levar o amor pela sétima arte a todas as pessoas. Enquanto planeja o seu próximo filme, Pedro trabalha no último cineclube da cidade de São Paulo, além de ser gerente de uma locadora de filmes na periferia. Na adolescência, Pedro foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, mas, driblando as expectativas médicas, a perda da sua visão estaciona, colaborando para um olhar positivo sobre o mundo.

No entanto, a vida de Pedro parece fugir do script, quando uma série de acontecimentos vira tudo de ponta cabeça. Sem chão, ele decide partir para uma viagem reveladora até Pirenópolis, em Goiás, e, junto com os amigos e uma ruiva chamada Cristal, pela qual Pedro morre de paixões, filmar um roteiro capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro.

Quando comecei a ler "Surpreendente!", não sabia exatamente o que esperar da obra. Era uma trama de road trip? Superação? Amizade? Amor? Não sabia decifrar, mas fiquei envolvido pela escrita de Maurício Gomyde, tanto na construção dos personagens (por mais fictícios que sejam, parecem reais), quanto na ação. O formato do livro também facilita este engajamento: os capítulos curtos, bem divididos, tornam a leitura frenética. Parecia estar me deliciando com um filme, o que acredito ter sido a proposta do autor.

Como um livro que tem como pano de fundo o cinema, "Surpreendente!" usa e abusa de referências cinematográficas. Nada mais justo e condizente. Um dos personagens, inclusive – Fit, o melhor amigo de Pedro -, adota diversas frases célebres do cinema em suas falas. É bem divertido e dá uma quebrada descontraída na narrativa (nem preciso dizer que Fit é um dos meus favoritos)!

Por falar em personagens, preciso fazer um adento em relação ao protagonista. Pedro tinha tudo para ser um “chato”. Seu excesso de otimismo e idealismo é típico daqueles que entediam o leitor. Porém, apesar de toda essa propensão, devo admitir que ele me agradou. Não sei explicar exatamente o porquê, mas acredito que a forma como o autor escolheu alternativas para driblar os problemas tenha favorecido Pedro. No fim, torci por ele.

Enquanto acompanhei o grupo pela estrada rumo à Pirinópolis, fiquei com um gostinho de quero mais. Entendo que o livro tenha um formato enxuto e, se alongasse um pouco, poderia ficar cansativo, mas senti falta de mais detalhes da viagem. Quando eu pisquei os olhos, já havia terminado e a história culminava para o fim. Apesar de o desfecho da trama ser bem amarrado (Gomyde não deixa pontas soltas e tudo se encaixa perfeitamente), o ritmo da road trip/filmagem poderia ser mais desacelerado para aproveitarmos.

"Surpreendente!" é uma trama que fala de amizade e superação, com altas doses de amor, em meio a uma aventura na estrada. Uma leitura leve, um ótimo passatempo, como um filme para uma tarde agradável.

site: http://www.vailendo.com.br/2016/01/25/surpreendente-de-mauricio-gomyde-resenha/