A Menina da neve

A Menina da neve Eowyn Ivey

Resenhas - A menina da neve

Ana 23/02/2023

Mabel e Jack são um casal de idosos que não possuem filhos e se afastam mais e mais a cada dia que passa. Mabel é de uma classe social diferente (mais alta) de Jack e por isso sofre bastante preconceito da família do marido. Para fugir disso tudo e tentar restabelecer o casamento, o casal decide se mudar para o Alasca. Durante uma das primeiras nevascas da temporada e em um raro momento em que estão juntos, Jack e Mabel resolvem construir uma criança feita de neve e, para surpresa dos dois, quando foram verificar no dia seguinte, a criança havia desaparecido. Fantasia e realidade se misturam quando o casal passa a ver uma menina de carne e osso correndo entre as árvores, tornando-se cada vez mais próxima deles.

A história, não há como negar, é diferente de tudo o que estamos acostumados. Tem tudo para ser um conto de fadas dos mais lindos, mas o livro não flui de jeito nenhum. A narrativa é muito lenta e, por mais que combine com a atmosfera do livro, não funcionou para mim: a autora faz descrições em excesso e tudo demorava tanto tempo para acontecer que acabei perdendo a paciência. Além do mais, há uma melancolia tão grande presente em Mabel o tempo todo que comecei a ficar deprimida também, mas não daquela forma gostosa que é quando o livro cativa a gente.

Não consegui me apegar direito aos personagens, não consegui simpatizar com a dor do casal e nem entender o porquê de eles terem se isolado do mundo e não encontrei a resposta para essa questão em nenhuma parte do livro. Casais que não podem ter filhos são muito comuns e, para mim, apesar de ser difícil, não é um problema impossível de resolver. Por favor, não me chamem de insensível por isso... Até porque existem muitas crianças que precisam de abrigo e estão aí morrendo a míngua, enfim.

O único motivo pelo qual eu dei três estrelas para A Menina da Neve foi justamente pelo fato de eu ter achado a história criativa e única. Se você é uma pessoa que adora fantasia e se derrete toda lendo sonhos se tornando realidade, esse é o livro perfeito para você. Se não, já sabem o que devem fazer.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Evellyn339 13/02/2023

Sensível e instrospectivo
Iniciei a leitura sem saber nada sobre a história. Talvez por ter ido assim, sem expectativas, o livro tenha me cativado tanto.
Com uma escrita extremamente sensível e rica em detalhes, a autora me arrebatou. "A Menina da Neve" alcançou o topo das minhas leituras favoritas.

Re Oliver 04/02/2023

Bacana
A história começa bem maçante, cheguei a pensar em desistir mas no meio começou a ficar interessante , coisas começaram a acontecer e fui me empolgando um pouco mais .
Acredito que tudo tenha formas de serem vistas , e com essa história acontece isso . Não é que termina com um buraco , é só a forma de enxergar a situação.
Bom livro, uma boa história.

Raiane 09/01/2023

Final aberto?
Li algumas resenhas antes, mas como tinha o livro, resolvi ler (com muitas ressalvas). Talvez por isso tenha gostado, esperava menos. A história me prendeu, achei q tomou um rumo inesperado, mas confesso que o final era previsível. O que destaco positivamente é o decorrer da história, e não o fim em si. Achei bem bom e leve. Ah, li sobre o final ser aberto. Não interpretei dessa forma. Para mim, só há uma forma de ver...

Bete 04/01/2023

Muito bom, leitura fluida com capítulos curtos, mas muito convidativos, vc não consegue parar de ler.

Leonardo1289 29/12/2022

Talvez o chato seja eu.
Não consegui chegar até o final do livro, pra mim, a história não andava, os personagens não ficavam interessantes e eu já estava ficando agoniado com aquele mistério da tal garota.
kaguya_ 29/12/2022minha estante
3.8 de avaliação kkkk acho difícil o chato ser você

Ariane 27/12/2022

Gostei, a história foge um pouco do comum. Os últimos capítulos achei um pouco arrastado, principalmente a parte final.
No início temos dúvida se a Faina é real ou não, e esse mistério deixa a história mais intrigante.

Evelize Volpi 23/11/2022

Esse livro é simplesmente Maravilhoso, Sensível, Amoroso.
Que leitura que me emocionou.
Recomendo a leitura a todos.

Luiza 18/11/2022

O Alaska é massa, esse livro não.
O melhor personagem desse livro é o Alaska e o modo de vida de quem cultiva as coisas por lá. Todo o resto: não valeu a pena.

@umapaixaochamadalivrosblog 06/11/2022

Gostei
Olá, leitores.
Comprei esse livro pelo preço e pelo título. Achando que seria algo leve e bobinho. Como se isso fosse possível no Alasca em 1920. Jack e Mabel após um terrível luto, já passando dos 50 anos, decidem se mudar para a região inóspita, onde principalmente Mabel deseja viver sem a presença de outras pessoas. O #livro começa com a ambientação deles, com a descrição da natureza, do clima e do local onde vivem. Uma vida simples, árdua e ao mesmo tempo rotineira. Após o vislumbre de uma raposa e uma menina na neve, a história ganha seu ritmo entre #fantasia, #drama e #suspense. A chegada de uma família que se torna grande amiga também têm seu valor. Esther e Garriet são incríveis. Faina é o grande plot do enredo. O final fica em aberto.

Obs: Pra mim, foi tudo real e verdadeiro.

#ameninadaneve #eowynivey #literaturaatual #lido #metadeleitura

Beijos e até mais.

Luiza 30/08/2022

"A menina da neve" foi um dos primeiros livros que eu li quando comecei a me aprofundar no gosto por livros, de início era difícil pra mim imaginar muitos detalhes e muitas vezes eu me encontrava vendo cenário vazios de neve.. mas com o decorrer do livro tudo se tornou mais fluido ao ponto de no final eu me apaixonar pela ideia do inverno.

O livro começa lento, parado, até a aparição da pequena menina dos cabelos dourados.. (não me recordo de nomes pois faz tempo que li) a medida que vamos descobrindo mais sobre a pequena garota e sua raposa a história se torna mais e mais interessante, com o decorrer do livro a garota cresce e deixa de ser uma criança.. existe muito drama, mistério, e uma ambientação perfeita e nevada de como seria um sítio no Alaesca. O final me pegou de surpresa e prometo que não vão se arrepender.. a menos que não gostem de chorar, por que eu chorei muito!!

Amanda Tonietti 14/08/2022

Um livro que realmente me impressionou ?
Uma narrativa fluida, uma história bonita com toque de fantasia e um desfecho realista nada forçado. De fato é um livro que todos deveriam ler e refletir. Uma leitura que vale cada página!