A Menina da neve

A Menina da neve Eowyn Ivey

Resenhas - A menina da neve

Camila.Poleci 07/07/2021

Não consigo definir!
A leitura me prendeu, a história foi interessante e agradável. Mas não consigo me decidir se o livro é bom ou ruim e se esta seria a primeira indicação que eu faria para alguém.
O que digo é que quando fechei o livro, senti uma paz! Acho que a palavra que eu usaria pra definir é: diferente!

Kammy 14/06/2021

Encantador
A história é melancólica, profunda e escrita com muita sutileza. Foi uma leitura emocionante. Fiquei encantada.

Fernanda 08/06/2021

Empatia.
Eu nunca pensei que iria me apegar a uma história como essa, mas me apeguei e me imaginei no Alasca junto com todos esses personagens tão verosimilhantes com a vida real, em especial em 1920-40.
Tem coisas previsíveis, por isso tem uma estrela e meia a menos e eu não achei o final tão amarradinho, poderia ter sido muito melhor.
Em todo caso, é um bom livro e a viagem ao Alasca foi refrescante e aconchegante.

Astrid 27/05/2021

Delicadeza
Uma história de fantasia bem fofa e dramática. Tem a fantasia de contos de fada misturadas à problemas reais.

Maxwell.Leal 25/05/2021

Comfort book
Demorei um pouco mais de um mês para ler esse livro do começo ao fim, e os pontos positivos e negativos ficaram bem evidentes para mim.

Durante a primeira metade do livro, somos apresentados o casal Jack e Mabel, incluindo o cenário a sua volta e o relacionamento dos dois. Eu diria que é necessário um certo esforço para chegar aos 50%, já que muitas vezes é monótono e você termina um capítulo já sabendo o que é um abeto e uma bétula de tantas vezes que são citados. Outra coisa que senti falta foi uma melhor explicação do mistério por trás da menina da neve, principalmente no final, o que deixa um pouco a desejar. Finais abertos são bons, mas têm que ser bem construídos, além da melancolia presente, que eu até já esperava dado as inspirações que a autora teve.

Falando de coisa boa, o que me motivou a chegar ao fim foram os personagens, são os melhores que eu já vi, muito bem construídos (até mesmo os secundários), vontade de colocar todos num potinho e proteger do mundo. A evolução deles é clara e foi muito gostoso acompanhar suas dificuldades e seu convívio ao longo dos anos. Outra questão foi o local onde se passa, Alaska, década de 1920, a flora e a fauna são característicos e excêntricos, e a escrita da autora te transporta para aquela época, é possível até sentir o frio e a textura da neve.

Apesar desses defeitos que apontei, adoraria reler algum dia e me encontrar com os personagens novamente. Li em e-book e não vejo a hora de ter o físico para chamar de meu.

"Ela olhou para a aurora boreal e ficou pensando se aqueles espíritos frios eram capazes de lhe tirar o ar e a alma do peito e levá-los para as estrelas." (capítulo 54)

Emanuela 20/05/2021

Leitura melancólica
?Ela fora como mágica na vida deles, indo e vindo com as estações, trazendo tesouros da natureza nas mãozinhas"

?? ?A menina da neve", de Eowyn Ivey, é um desses livros que temos que ler devagar, digerindo cada palavra, reavaliando cada sentimento. Trata-se de um relato sensível de um casal, Jack e Mabel, que já em idade avançada, se muda para o Alasca em 1920 após ela ter dado à luz a uma criança nascida morta.

Como no conto russo, durante uma nevasca eles fazem uma boneca de neve e no dia seguinte veem uma menina rondando a casa. Real ou imaginária? Por muitas páginas nos perguntamos se eles estão diante de uma nova chance de se aproximarem em torno de uma menina perdida na floresta ou apenas fruto da imaginação do casal já cansado da dor.

Esse não foi um livro que eu devorei, como disse no início, se trata de uma leitura melancólica e dura que mexe com vários sentimentos humanos.

A obra foi finalista do Prêmio Pulitzer em 2013

Faynna 03/05/2021

Este livro é sobre um casal de velhos que acaba de se mudar pro Alasca pra viver da agricultura, eles nunca tiveram filhos e por isso conforme os anos passam eles vão se distanciando um do outro cada vez mais. Certa noite, na primeira nevasca, eles começaram a brincar na neve, ou melhor, a Mabel acertou uma bola de neve no Jack aí começou a brincadeira e depois fizeram um boneco de neve e Mabel colocou luvas e cachecol nele. No outro dia pela manhã Jack estava saindo da casa e viu que o boneco de neve que construíram na noite anterior estava destruído e as luvas e o cachecol tinham sumido e tinha pegadas saindo do boneco de neve e indo pra floresta e Jack vê uma menininha correndo pela floresta mas ele acredita que era só imaginação dele.

Com o passar da história, por assim dizer, o casal tenta descobrir quem é a menina, de onde veio e como consegue sobreviver sozinha na natureza sendo que ela é só uma criança.
Outros personagens que fazem parte da história também é a Esther, George e o Garrett que são seus vizinhos e se tornam seus amigos.

Eu gostei bastante desse livro mas tem coisas que achei meio sem sentido, principalmente no final, o começo é meio parado mas depois que a menina aparece a história começa a andar.

Angélica Patriano 20/04/2021

Tocante.
Mitologias por si já são muito interessantes, sobre a Eslava eu não tenho tanto conhecimento assim.
Por muito tempo eu deixei A Menina da Neve na estante e que bom que o peguei para ler.
O livro trata de questões mais profundas. O casal formado por Mabel e Jack se muda para o Alasca para iniciarem uma nova vida por decisão de Mabel, uma mulher reservada e culta que não obteve apoio e sofreu muito com atitudes de pessoas da família por ter tido um filho natimorto e não terem conseguido superar essa perda, ou ter tido outro bebê.
Jack carrega a culpa por não ter defendido ou auxiliado Mabel quando ela mais precisou, e se dedica a cuidar do terreno para que possa plantar e ter sucesso, conseguindo prover a casa deles no Alasca.
A leitura, em seu início, mostrou-se muito sofrida, um casal muito machucado e Mabel presa nesse ciclo. Pode ser porque conheci pessoas que queriam muito filhos e não puderam os ter e por ter acompanhado uma gestação de risco que foi interrompida.
Eis que um dia eles estão no quintal e começa a nevar. Mabel faz uma bola de neve e joga em Jack, que não estava esperando ou preparado para esta atitude... ele revida e, com esse respiro de vida e alegria eles constroem um boneco de neve, uma menininha, a qual Jack atribui olhos, boca e nariz e Mabel os cabelos, luvas e cachecol.
No dia seguinte, o boneco não mais está lá, porém, as luvas e cachecol também sumiram...
Eis que, após alguns dias, surge uma menininha. E ela é exatamente como a deles, vestida com os mesmos cachecol e luvas. Ela é real ou é imaginação?
Cada um tem uma opinião a respeito, mas a menininha da vida a Mabel.
Muitas coisas acontecem a partir daí. A menininha passa a se aproximar, depois de um tempo ela começa a falar, o relacionamento vai se desenvolvendo, mas Faina sempre vai embora. Jack se acidenta e surgem na história George, Esther e Garret.
É um livro tocante, sonhos, amor, família e amigos.
Quando as coisas parecem perdidas, acredite que um farol irá surgir, uma direção.

Uma ótima leitura para vocês.
Lorena 20/04/2021minha estante
Li neste ano, também recentemente ?

Angélica Patriano 22/04/2021minha estante
??

Patrícia 18/04/2021

Aqui temos a história de um casal maduro que depois de muitos anos de casados e de não terem conseguido ter seu tão sonhado filho decidem ir morar isolados no Alasca pois Mabel não queria mais ver a pena de seus familiares pela perda do seu filho.
Pelas perdas e pelo muito tempo de casados Jack e Mabel acabaram se afastando um do outro e cada um vive sua vida cumprindo com seus afazeres, Mabel na casa e Jack lutando na plantação pra que eles possam sobreviver a mais um inverno.
Em uma noite eles saem da cabana e em um momento de descontração eles fazem a escultura de uma menina de neve, eles colocam luvas e um cachecol na menina mas ao amanhecer o boneco sumiu junto com o cachecol e as luvas, o que torna tudo mais estranho é que eles começam a ver uma menina correndo pela floresta durante a noite e ela está usando o cachecol e as luvas que sumiram.

Cris 16/04/2021

Um conto de fadas na realidade?
Inspirado em um conto de fadas russo, "A menina da Neve" é um lindo livro que traz uma mensagem de renascimento e esperança. Tem uma aura mágica e só será bem apreciado se deixarmos os mínimos porquês de lado.

(...) Para acreditar talvez você tenha de parar de procurar explicações e segurar a coisinha em sua mão o máximo possível antes que ela escorresse feito água entre seus dedos.

A história se passa em 1920 e traz Mabel e Jack como personagens principais. Eles estão casados há alguns anos e recentemente passaram por um doloroso aborto. A não superação dessa perda os afastou culminando em diversos ressentimentos e, a fim de uma nova perspectiva de vida, abandonaram tudo e foram viver no gélido Alasca. Para eles esse afastamento de tudo e todos, poderia quem sabe, diminuir o abismo que apenas crescia entre os dois. Porém, como iriam aquecer seus corações morando em uma das regiões mais frias do mundo... ?

Em uma noite de nevasca, o pobre e distante casal decidiu fazer um boneco de neve, ou melhor, uma boneca de neve. E foi ali, naqueles breves momentos, que o sonho de serem pais voltou à tona. Na manhã seguinte, misteriosamente, a boneca se desfez e ao longe dali viram uma garotinha com as mesmas descrições da boneca.
A menina ia e vinha por várias vezes, trazendo dúvida e alegria à vida do casal. E, nesse misto de realidade e mistério, a chama do amor e cuidado reacendeu entre eles, o que encontrava-se vazio e destituído de fé, deu lugar a certeza inabalável da existência de Faina.

Eowyn Ivey escreveu um livro intrigante e envolvente, com uma narrativa inspiradora e singela, soube permear o drama, o suspense e a fantasia. Narrou com sensibilidade e delicadeza uma história de resiliência e superação.
Me via sim em alguns momentos duvidosa quanto a tudo e queria os motivos contundentes entregues de mão beijada pela autora, entretanto, o ceticismo e o lado racional da história não é o fator chave aqui. Ivey faz alusões, dança entre o existencial e a ilusão. Embora o enredo seja um tanto "fantasioso", tem personagens reais, com dores e frustrações reais. Nos faz compreender a necessidade de enfrentar os desafios da vida de frente, nos dando a certeza de que nenhuma dor é infinita, apenas necessária para nos moldar e tornarmos mais fortes e sábios.

(...) Nunca sabemos o que vai acontecer, não é mesmo? A vida sempre nos joga para um lado e para o outro. É uma aventura não saber onde você acabará e como pagará sua passagem. É tudo um mistério e, se dissermos o contrário, estamos mentindo para nós mesmos.

Ellen 15/04/2021

Terminei de ler há poucos minutos.
A história se passa no Alasca em 1920. É nesse ambiente que conhecemos Mabel e Jack, um casal de meia-idade e sem filhos que não lembra mais o porquê de estarem juntos. Distantes, vivem uma espécie de solidão a dois, mal se olhando, não se reconhecendo mais, até que surge Faina. Ao se aproximar do casal, Faina faz com que eles se reaproximem.
O livro é bom, apesar do ritmo lento. Fala sobre casamento, família, amizade, tristeza, solidão.
Faina é um enigma. Fada da neve, menina da floresta, força da natureza, desejo atendido, sonho ou delírio coletivo? Ah... Serei sincera, não cheguei a uma conclusão sobre Faina. Terminei a leitura com uma certa melancolia, um toque de tristeza. Fiquei frustrada com o final do livro. Ainda assim, é uma história mágica e recomendo a leitura.

Lorena 04/04/2021

Uma fábula com cheiro, gosto, cor e texturas
Este é um dos poucos livros que tenho na estante que foram comprados por impulso. E como sempre acontece nas raras vezes que faço isso, este tinha um chamado impossível de ignorar.

Eu fiquei encantada pela ambientação da autora antes de qualquer coisa. Por viver no Alasca, de fato, ela trouxe uma perspectiva tão ampla de vida em um lugar como esse que o livro é mesmo uma experiência muito sensorial - sentimos o frio queimando na pele, sentimos o cheiro da madeira, vemos as cores das árvores, quase dá para sentir a textura de cada coisa.

Quanto ao enredo em si, creio que em alguns pontos a narrativa é arrastada, contudo, considerei isso parte da experiência de amplitude e solidão de viver num lugar isolado de tudo, e nós, que vivemos vidas tão imediatistas, não temos esse costume da contemplação, de viver um dia de cada vez sem tanta urgência.

Personagens cativantes Jack e Mabel, com certeza um casal marcante. Considero positivo retratar também casais de idade avançada. Faina, a menina da neve, também fácilmente se destaca como um elemento quase mágico e misterioso. Mas eu gostei muito da família Benson, coadjuvante que permitiu balancear o marasmo da vida do casal principal com muito calor, humor e empatia.

Vi muitos comentários sobre o final, talvez fosse esperado algo mais mágico, mais místico talvez mas eu creio que foi um bom encerramento para uma boa história.

Eu gostei muito, enfim, desta história. Fui até pesquisar sobre o conto russo em que é baseada, e tem uma beleza gigantesca. Acredito que a autora foi certeira em transmitir a emoção misturada ao ambiente em si, não esquecemos um minuto sequer que acima de tudo a natureza impera sobre a vida humana, e precisamos respeitá-la.

Uma história com cara de fábula mágica envolta por floquinhos de neve. ??

Jozimy 07/03/2021

Emocionante
Demorei bastante anos..kkk , mas finalmente terminei ele. No começo confesso que a história tem um enredo chato, mas do meio para o final você vai entendo o que se passa, e o final foi lindo.

Mah Mac Dowell 07/02/2021

É um livro bom. De início me lembrou muiiito a história da série ?Anne With An E?, o que me fez gostar bastante. Mas sinceramente depois não achei nada demais e fiquei esperando algumas explicações que não vieram.