O Sonho da Sultana

O Sonho da Sultana Rokeya Sakhawat Hossain

Resenhas - Sultana's Dream

Dadá 18/06/2023

Um conto sonhador
O sonho da sultana é um conto que retrata um país onde não são as mulheres que ficam reclusas "zenana" e sim os homens. E é um ponto de vista poderoso e interessante. Vale a pena a leitura.

Michele 11/06/2023

Um conto curtinho com tema similar ao livro Terra das Mulheres. Escrita fluída, com várias referências à cultura indiana. Interessante, poderia ser mais longo

Rayfobic 29/05/2023

Utopia
Primeira vez que leio um livro indiano, eu tinha baixas expectativas mas me surpreendeu de uma forma boa.

Joy 13/05/2023

Livro curto, mas com uma narrativa envolvente e muito interessante sobre um reino governado por mulheres e como uma visitante de outra realidade observa esse novo mundo.

Marianna 08/05/2023

Um bom livro, curtinho e fluido, foi escrito em 1905 e fala sobre um mundo onde as mulheres que manda, fazem tarefas que geralmente são homens que faziam, tem uma troca de funções, e no mundo sem homens na rua, era um mundo sem nenhuma violência, um sonho!

Junior Claudiano 02/05/2023

Leitura curtinha e leve, ótima para ler entre livros. A história é bem simples, não possui nenhum momento uau.

Gabi 01/05/2023

Sonho
Inovador para a época em que foi inscrito. Um mundo governado por mulheres, não só governado mas mulheres que exercem inumeras funções que antes seriam designadas a homens.
Há também a troca de papeis, homens que cuidam da casa, filhos, limpam e cozinham entre outras coisas.
De fato, um sonho.

BaYoshiko 26/04/2023

Amei!
Foi minha primeira leitura indiana, adorei como a história foi construída e como ela critica a posição em que as mulheres são colocadas, de forma inteligente, pacífica e perspicaz.

Bruna Beatriz 18/04/2023

Inspirador e, realmente, um sonho.
Quem diria que viver em um mundo que as mulheres estão a frente das atividades que normalmente é designadas à homens me faria querer experimentar viver nessa história!

A troca de papeis foi crucial para a história ser mais maravilhosa ainda, os homens ficavam cuidando dos filhos, casa, cozinhando e simplesmente não vemos eles nas ruas, apenas e, unicamente, mulheres.

Ai como eu amei essa pequena história e cheia de utopias e invenções lindas. Leiam!!

LivroAleatorio 17/04/2023

Sociedade e mulheres no poder
É muito louco pensar que essa utopia criada no livro é de 1905! Se passaram mais de 100 anos e não houveram tantos avanços para as mulheres.
A autora nos convida à reflexão sobre as questões de gênero e poder em uma cultura que oprime e esconde as mulheres, tirando sua liberdade. Eu facilmente leria essa história com mais detalhes em um livro maior.
Nessa utopia há uma inversão dos papéis femininos e masculinos nessa sociedade, onde agora os homens ficam na zanana e as mulheres desempenham as funções, sem força bruta, mas com soluções tecnológicas criadas por elas, depois de ganharem acesso à educação.

Hitomy 13/04/2023

Muito bom, poderia ser um livro todo
História curtinha e perfeita, seria maravilhoso se fosse mais longo. Leria facilmente um livro todo com essa história.

Bellatrix 12/04/2023

Muito bom, é curtinho e a leitura é rápida. Acho que a maioria das mulheres pensa em como tudo poderia ser diferente...

baracho.rodrigo 03/04/2023

Inspiradora
Linda história, inspiradora.. ?

"Um leão é mais forte que um homem, mas isso não permite que ele domine a raça humana. Vocês negligenciaram seus deveres e perderam seus direitos naturais ao fecharem os olhos para os próprios interesses."

Lulu 02/04/2023

De cara a gente percebe que foi escrito por uma mulher feminista, insatisfeita com as tradições que a privam da liberdade de exercer o seu potencial. Foi uma leitura super rapidinha e bem interessante.