O Sonho da Sultana

Resenhas - Sultana's Dream

Letícia 30/11/2020

Muito bom!
Muito bom!
E pensar que um conto de 1905 já traz as mesmas preocupações que nós mulheres vivenciamos ainda em pleno 2020.
Sensacional o caráter onírico da narrativa!
Vamos ter esperança, não é?

Gabriel Landim 12/11/2020

Um mundo invertido
Esse conto é incrível, nele as relações de poder e sociais se invertem e as mulheres dominam, enquanto os homens ficam em casa.

O conto aborda questões como educação feminina, investimento em ciência como prioridade ao invés de militar, produtividade feminina e outras coisas que nos fazem refletir. E isso num conto de 1905!!

Mel | @resenhasalacarte 11/11/2020

Resenha: Sonho de Sultana - Rokeya Sakhawat Hossain
Em seu conto "O sonho da Sultana", Rokeya Sakhawat Hossain propõe - em 1905! - uma inversão de valores.

A autora nos faz pensar como seria uma sociedade regida por mulheres e, apesar do tom onírico e até mesmo de "ficção científica" que o conto carrega, o que mais me "pegou" e me fez pensar foi no quanto estamos à mercê do machismo em nossas sociedades e, além disso, o pouquíssimo que evoluímos em questões de igualdade de gênero em mais de 100 anos desde quando o conto foi escrito.

Uma das melhores relíquias literárias até o momento ;)

site: https://resenhasalacarte.com.br/

Rita 10/11/2020

Um livro sobre um pais onírico onde os homens e mulheres trocam de papel, escrito por uma mulher mulçumana que é uma cultura essencialmente machista (mas qual não é?).

Acho muito onírico mesmo ser colocado que todos os problemas acabaram porque os homens não são mais livres, como se a maldade estivesse contida em um sexo ou gênero.
A verdade é que todas as pessoas podem ser boas e podem ser más, podem ser fortes e podem ser fracas.

No entanto, considerando o universo da história e a realidade da época, é muito boa a história.