O Sonho da Sultana

O Sonho da Sultana Rokeya Sakhawat Hossain

Resenhas - Sultana's Dream

Coruja 15/03/2021

Utopia feminista em que um reino - semelhante a países islâmicos mais extremistas na forma como tratam as mulheres - passa por completa revolução após uma guerra desastrada levar os homens a se recolherem à esfera privada, deixando os negócios da vida pública em mãos femininas. Paz, prosperidade e notável avanço tecnológico são apenas alguns dos ganhos com a inversão de papéis.

O conto me fez lembrar bastante de A Rainha do Ignoto, que também li numa edição da Wish. E, embora Hossain leve a situação imaginada a um extremo do qual discordo - preferia uma utopia em que a igualdade de gêneros funcionasse -, posso compreender o objetivo do exagero da autora; especialmente se ela mesma teve a experiência de ser trancada, excluída de toda a vida na esfera pública.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2021/03/sociedade-das-reliquias-literarias-um.html

Elisa.Motta 26/02/2021

Fiquei feliz demais de ter lido esse texto. Talvez alguém possa alegar que ele pareça buscar um revanchismo, mas pra mim foi mais como uma tentativa de mostrar os absurdos com que as mulheres lidam diariamente.

Ana Elisa 22/02/2021

Sonhos...
A Sultana teve um sonho, um sonho sobre um local onde os homens não estão no controle, onde as mulheres tomam conta do que deve e do que não deve ser feito.

A Sultana se encanta com tudo aquilo e imagina como seria ela viver em um lugar onde as mulheres não ficam somente com as funções de cuidar da casa, cuidar dos filhos.

Um mundo onde tudo é resolvido mais facilmente, sem brigas, sem guerras, onde a inteligência é a maior arma que eles poderiam ter.

Mas era somente um sonho, um sonho que nos deixa uma pulguinha atrás da orelha de como seria se realmente fosse possível ter um mundo assim. Se coisas como essa acontecessem, como seriam? Seria possível? Seria real? Seria válido?

O Livro Preciso 19/02/2021

Terra D'Elas
Mais uma história sobre uma terra em que as mulheres mandam e o lugar é perfeito.

Dessa vez se passa num sonho, onde é explicado brevemente como usaram seus cérebros para subirem a posições de poder e inverteram os papéis.

Bem interessante, creio que se você for mulher aprecie mais, principalmente pelo humor cheio de criticas e alfinetadas.

Hanns 06/02/2021

Reconfortante
Pouco falávamos sobre autoras feministas que usavam o dom da escrita como meio de propagar seus ideais, ambos os contos são rápidos e cheios de reflexões implícitas, me trouxe felicidade e tristeza ao ler e sinto que foi um excelente uso do meu tempo.

Ohara 16/01/2021

Conto 8 da Sociedade das Reliquias Literárias da Editora Wish.

Lucas 16/01/2021

Um sonho
A breve leitura é deslumbrante e com vários elementos fantásticos. Contudo, se por um lado subjulgar o poder das mulheres é errado, também é equivocada a ideia de se exagerar em elementos que seriam, em tese, características inerentes aos homens como prejudiciais, mostrando um mundo utópico e tecnologicamente avançado quando somente mulheres estão no comando. O mundo ideal é feito por todos, homens e mulheres, cada qual com suas peculiaridades - qualidades e defeitos, mas sempre com respeito um ao outro. Ademais a isso, a história é apenas uma alegoria e, como tal, é bem escrita e descreve belas paisagens, momentos e diálogos gostosos de se ler, é um bom conto.

Luciano 29/12/2020

Ficção científica feminista. Uma grande novidade pra mim. Mas gostei, foram bons contos.

Drigo 25/12/2020

Que conto lindo
Conto lindo que mostra uma sociedade utópica e maravilhosa!

Jan... 17/12/2020

O sonho da sultana, foi publicado em 1905 pela autora muçulmana Rokeya Sakhawat Hossain. Ela foi escritora, feminista e ativista social em Bangladesh. Responsável pela abertura da primeira escola islâmica para moças.

O conto narra a história de um país chamado TerraD'Elas. Uma sociedade matriarcal dominada por mulheres cientistas, que resolvem todos os problemas com a inteligência, sem violência. E os homens.... ficam em casa fazendo serviços domésticos. A mesma ideia daquele filme "Não sou um homem fácil". Inverter os papéis mostra o quanto a opressão sexista é absurda. Mas ela também exalta o "jeito feminino" de fazer as coisas como algo menos destrutivo. Fiquei surpresa com a ousadia dessa escritora em... 1905.

"Nós mantemos os homens dentro de casa. É muito injusto trancar as mulheres inofensivas e soltar os homens."

Isabela.Lopes 17/12/2020

Um conto escrito em 1905, onde o país passa a ser governado somente por mulheres enquanto os homens ficam em casa. Alguns pontos que me chamaram a atenção foram a importância dada ao que acontece se nós investirmos no conhecimento das mulheres, a priorização deste ao invés de armas e quando a autora fala que quando nos mantemos ocupados, não temos tempo para desentendimentos.
Karoline67 22/12/2020minha estante
Isabela, onde cê conseguiu a versão ebook?

Isabela.Lopes 24/12/2020minha estante
Karoline, eu financio um grupo no catarse chamado Sociedade das Relíquias Literárias. De tempos em tempos, eles disponibilizam um e-book gratuito para quem está ajudando.

Karoline67 25/12/2020minha estante
Comecei a assinar também ?

Hugo. 16/12/2020

Futurista
Interessante a escrita da autora em relação ao ano. Não gostei muito da ideia de polarização porque mostra uma ideia que só basta um tipo de pessoas no poder que daria certo. Mas é um ótimo conto para conversar com crianças sobre a importância de participação de ambos os sexos para a construção de uma civilização boa.

Andressa Popim 07/12/2020

Encantador
Um conto escrito em 1905 por Rukeya Sakhawat Hossain.
Nesse conto, a "Sultana" sonha com um país em que as mulheres governam e os homens ficam em casa cuidando dos afazeres domésticos e dos filhos.
Pra uma história escrita em 1905, fui surpreendida pelos ideais apresentados.
Um excelente conto!