O Sonho da Sultana

O Sonho da Sultana Rokeya Sakhawat Hossain

Resenhas - Sultana's Dream

_bbrcam 29/03/2023

Curto, bem curto
Mas fala sobre uma sociedade utópica dominada pelas mulheres. Tem algumas reflexões bem pertinentes e interessantes, um conto diferente.

Vitoria.Orsiolli 27/03/2023

Não entendi bulhufas
Achei meio sem sentido. A história ja começa a todo vapor, não tem uma pequena introduçãozinha basica e simplesmente acaba do nada. Não tem nenhuma explicação e olha, sei que é so um conto, mas quem escreveu deu uma viajada bacana porque foi contra todas as leis da física kkkkkkk
Sei que a intenção era mostrar como seria uma cidade completamente governado por mulheres, mas poderia ser um pouquinho só mais realista em certos aspectos. A premissa é muito boa e interessante, mas não curti a forma com que foi trabalhada.

dudínea. 26/03/2023

Perfeito!
Simplesmente maravilhoso! Esse conto traz um gostinho de uma utopia tão incrível, que da vontade de morar nela.
Gostei bastante de como a autora escreveu sobre o feminismo, destacando a inteligência, competência e habilidade das mulheres.

Danyelle22 20/03/2023

Utópico desse jeito, só poderia ser um sonho...
Livro curtinho, bem escrito e com uma narrativa muito envolvente.
Esta é uma provocação levada ao extremo: como seria um Estado governado somente por mulheres? Com um detalhe importante: os homens passariam a ocupar o papel social das mulheres.
O conceito social utópico apresentado, sob o meu ponto de vista, somente é tão extremado por causa do seu ponto de comparação: uma sociedade onde as mulheres são silenciadas em todos os pontos de vista.
Assim, aquele que nunca teve voz, quando tem a oportunidade de ser ouvido, tende a "gritar", ansiando externar tudo de uma só vez (parece que bate um medo de perder aquela liberdade). Só depois, com a constância no "exercício da voz", é que se consegue modular o tom e deixar o discurso mais palatável a todos os ouvintes. Mas isso tudo é somente minha humilde opinião.
Vale muito pela leitura e pela provocação. ?

Chelsea.Archer 19/03/2023

Encantador
A leitura foi muito gostosa e rápida. A escrita uma delícia de acompanhar. O sonho de uma terra mais justa com as mulheres me deixou encantada.

Dougnuz 18/03/2023

Sonho para se sonhar
Gente, que conto gostoso de ler! Além de bem curtinho, a escrita é bem direta, fácil e envolvente.

Uma leitura que produz reflexões que todos devem ter, que sonho incrível seria se fosse uma realidade, apesar dos tristes motivos que levaram a tal. Afinal, é um passo de cada vez.

Colecionando Planetas 17/03/2023

Uma utopia que eu adoraria viver
Adorei a utopia criada pelas mulheres e a forma como as críticas são colocadas nesse conto. Mas senti que acabou um pouco corrido demais o final.

Tainá.J 14/03/2023

Deu o que pensar... 4?
Há muito tempo esse livro estava na minha lista de desejos, simplesmente porque gostei do título e da capa, e por fazer parte desse projeto que admiro.

Quando li a sinopse e a vida da autora, percebi que a história seria completamente diferente do que tinha imaginado, mas ainda assim fiquei curiosa, por esse conto utópico, com um mundo de paz e progresso, governado apenas por mulheres!

Vários trechos dão o que pensar, sobre nossa sociedade (ainda) patriarcal, mesmo mais de 100 anos depois de ter sido escrito!

Não consegui compreender todas as "descobertas" científicas citadas, mas pesquisei e realmente o hidrogênio, por ser muito leve, é imune a ação da gravidade... O que me fez pensar que talvez esse conto seja bem mais didático do que parece...

E, apesar de achar essa estória, por vezes, tão absurda quanto a própria protagonista, ficou a pulga atrás da orelha: e se... somente as mulheres liderassem, será que poderíamos mesmo fazer tanto em tão pouco tempo?

?? No momento, o ebook está gratuito pela Amazon.

?? Gostou da resenha? Me siga tbm no Instagram: @autorando.se

Kéziah Raiol 13/03/2023

Uma utopia feminista. O livro narra a história de Sultana, uma mulher muçulmana que sonha com uma sociedade igualitária em que as mulheres possuem direitos iguais aos dos homens.

Na narrativa, Sultana é transportada para uma sociedade governada inteiramente por mulheres, onde a tecnologia e a ciência são utilizadas para tornar a vida mais fácil e justa para todos. A obra é uma crítica à opressão das mulheres na sociedade islâmica e um chamado para a igualdade de gênero.

?Um elefante também tem um cérebro maior e mais pesado que o de um homem. No entanto, o homem pode acorrentar elefantes e usá-los de acordo com os próprios desejos.?

Viviani.Bontorin 10/03/2023

Uma utopia que coloca a mulher no centro
A autora feminista traz um mundo onde a mulher tem os mesmos direitos que o homem na sociedade onde estava inserida.
Interessante avaliar as diferentes crenças entre a cultura dela e a minha.
Super recomendo a leitura!

Lucas 10/03/2023

Proposta interessante
A história é interessante ao mostrar um pais utópico governado por mulheres, onde são os homens a ficarem restritos aos afazeres domésticos. Apesar disso, por ter o formato de conto e ser bem curto, não chega a ser tão interessante quanto outras obras semelhantes, como "A república" de Platão, ou "Utopia" de Thomas More, que são mais completa nesse quesito.

Acho uma leitura divertida, embora o final, em que "é tudo um sonho" (não é spoiler, o título e o primeiro parágrafo já dão a entender isso) me incomode. Na maioria das vezes, finais assim são escolhas fáceis demais e pouco empolgantes para se terminar uma obra.

Leiam meus livros de fantasia e terror no link abaixo!

site: https://www.amazon.com.br/Lucas-Vitoriano/e/B09S5LVD8F/ref=dp_byline_cont_pop_ebooks_1

Evelyn.Vilela 09/03/2023

Simples e direto
Este conto é leve, curto e trás uma mensagem importante sobre os movimentos políticos e sociais.
Em forma de sonho foi mostrada uma "realidade" como deveria ser
Gratidão Wish por nós contemplar com esta preciosidade.

Consumidora de Histórias 15/02/2023

Maravilhoso!
Escrito 1905 pela autora, Roquia Sakhawat Hussain ou Rokeya que foi uma mulher visionária, ativista pelos direitos das mulheres muçulmanas e foi ela responsável pela abertura da primeira escola islâmica para moças, o conto O Sonho da Sultana é utopia feminista onde os papéis de gênero foram invertidos. É um ótimo conto.

Na história narrada em primeira pessoa por uma sultana que não tem seu nome revelado, conta que teve um sonho completamente diferente da sua realidade. Nesse sonho, ela conhece a Irmã Sara, uma habitante de um lugar utópico chamado TerraD’Elas. Neste lugar as mulheres conquistaram todos os direitos e exercem todo o tipo de função social sem nenhuma ajuda dos homens, os mantendo na zenana enquanto as mulheres são livres e tem acesso ao mardana.

Para quem não sabe zenana refere-se uma parte da casa que é designada para as mulheres e exercem as funções domésticas enquanto os homens têm livre acesso a mardana, a parte designada para os homens e as visitas. No sonho da protagonista, os papéis são inteiramente invertidos. A Irmã Sara é encarregada de apresentar para Sultana este mundo dominado pelas mulheres que um dia foi dos homens e atualmente, nas mãos delas tornou-se um lugar avançado tecnologicamente, próspero e saudável.

O Sonho da Sultana contém poucas páginas, eu li durante o café da manhã e foi uma leitura maravilhosa. É uma história que contém um ensinamento enorme para os leitores, especialmente para as mulheres e mostra os problemas reais e culturais das mulheres muçulmanas da época que sofria opressão fortíssima provocada pelos homens que inferioriza as mulheres.

Na história a Irmã Sara e a Rainha mostraram para a Sultana como as mulheres ganharam acesso à educação e por um decreto da rainha construíram universidades para as mulheres e com inteligência delas conseguiram ganhar uma guerra onde os homens estavam sendo derrotados e ainda levaram todos os homens sobreviventes para zenana de livre e espontânea vontade.

Enfim, só me resta recomendar o conto O Sonho da Sultana para todos os leitores, sem nenhuma restrição. Já conquistamos muito, mas ainda estamos no caminho para chegar ao nível das mulheres de TerraD’Elas. Leia Roquia Sakhawat Hussain e amplia seus horizontes.

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2023/02/o-sonho-da-sultana-rokeya-sakhawat.html

Tally 24/09/2022

Super rápido e curto para ler. O nome diz bem o que é: um sonho. Pode ser considerado um conto futurista em todos os sentidos. Pela posição de respeito a mulher e pelas tecnologias descritas.

Percebe-se que a mulher sempre teve medo de estar viva pelo simples fato de ser mulher e sempre teve que lutar o triplo para se mostrar capaz de algo.