Corte de Espinhos e Rosas

Corte de Espinhos e Rosas Sarah J. Maas

Resenhas - Corte de Espinhos e Rosas

Karoline.Kovacs 30/04/2024

Uma releitura de Bela e a Fera, há quem diga que o primeiro livro desta saga não é tão bom, se isso não é bom, o que é então ? Kkkk ??

kami abelhinha 29/04/2024

??
Esse livro me trouxe tantas risadas, fiquei super encantada!! o rhys me fez sentir borboletas no estômago de primeiraaa. amei!
ainda não finalizei por completo, mas um dia pretendo continuar a saga.

aghata 29/04/2024

é um bom livro, mas achei um pouco cansativo em alguns momentos. vou dá continuidade na série pois dizem que os próximos são melhores, e tô doida pra ver oque deu de errado com o Tamlin (pq eu gostei dele kk)

@Toddynhaa 29/04/2024

Gostei
Olhaaaaaa...esse primeiro livro eu gostei, mas sinto que vou me iludir com alguns personagens kkkk!.é teve acontecimento que eu fiquei roendoas unhas de agonia ahaahahaa doida pra saber o que ia acontecer ! Uns amam outras odeiam, então até agora tá 10/10
Vamos ver o segundo como vai ser...

Andre.Pithon 29/04/2024

Bingo de Ficção Especulativa 2024
Casa 2.5 Romantasia

NOTA: 2.5

Sarah J. Maas é a autora de fantasia mais importante/influente contemporânea. Acho que hoje é inegável que romantasia em muito supera fantasia tradicional em vendas e alcance, e que é um dos mercados mais rentáveis literários. Dentro dele, ACOTAR é provavelmente uma das obras fundadoras. E vamos começar com a questão difícil. Romantasia é tabu, e tratado com descaso como baixa literatura pelo mesmo motivo que Crepúsculo o foi; pois é voltado para o público feminino. É óbvio que obras literárias de entretenimento voltados para mulheres, principalmente jovens, tornam-se alvo fácil de escárnio e de ridículo, por que é claro que sim. A sociedade é misógina, e ACOTAR é fantasia de garota que é raptada pela fada mágica e se apaixona e faz sexo (pouco sexo, mas logo reclamo disso), exata mesma vibe de crepúsculo. Eu não vou deixar de criticar esse livro, não temam, eu não gostei muito. Mas eu quero deixar bem claro que ele se propõe a fazer um coisa, oferecer romance de escapismo fantástico, e ele cumpre a proposta. ACOTAR não é ruim por ser romantasia, ou por ser direcionado para mulheres; é ruim porque é ruim. E adendo, nem é tão ruim assim. Já li muita fantasia tradicional voltada para um público mais esteriotipicamente masculino que é consideravelmente pior, chequem minhas estrelas. Tem coisa do Sanderson que eu considero pior que esse livro. E já ouvi dizer que é o pior da série fácil (não lerei os outros), então ACOTAR tem tudo para somente crescer.

Dita toda essa enrolação, vamos ao plot:

Feyre é pobre fodida coitada. Ela é raptada por Tamlin, homem-fada meio raivoso e presa em uma maravilhosa mansão perfeita onde ela ganha tudo do bom e do melhor. Romance ocorre. Eventualmente a rainha malvada vem estragar o romance. O escravo sexual dela malvadinho Rhysand acaba ajudando Feyre e obviamente também se apaixonando por ela, pq tem muitos livros e não dá pra ter só um interesse romântico. Tudo dá certo no final, mas Feyre sofre um bocadinho, sempre maltratada por criaturas feéricas diversas. É bem releitura de Bela e a Fera, com gotas de uma mitologia mal explorada. Eu adoro fadas, e as fadas aqui parecem elfos; e se você é um elfo você é chato e não uma fada.

Em The Spear Cuts Through Water, uma das minhas leituras recentes prediletas, tem uma cena em que um semideus se apaixona tanto por uma apresentação de dança, que obrigada a coitada da dançarina a repetir sequencial o mesmo espetáculo até que seu corpo não aguente mais, pintando o chão de sangue, até ossos começarem a quebrar e ele continuar lá aplaudindo, hipnotizado. É isso que eu espero de uma fada, uma moralidade alienígena, uma predileção por contratos e promessas, um perigo caótico e incompreensível. E tudo bem, o fato de eu preferir uma versão de fadas não torna as daqui ruins, mas achei tudo muito sem sal. Uns elfos chatos, um romance sem química, um sexo nem um pouco excitante. Esperava que pelo menos a putaria fosse entreter sabe? São cenas que não duram nem uma página, esperava bem mais de um livro onde acontece uma ORGIA FÉERICA. SE PROPÕE A COLOCAR ORGIAS NO SEU LIVRO E NÃO VAI ME ENTREGAR NADA DE PUTARIA? Inaceitável né, tá quebrando toda a proposta.

No final do livro existe um enigma, pq óbvio que tem, e ele é a coisa mais óbvia e ridícula possível, de saber a resposta instantaneamente, e faz os personagens parecerem estúpidos por não descobrirem e a antagonista ainda mais por propor tal coisa. Não faz sentido ela só oferecer essa saída pra Feyre ter um momento de glória no final.

Honestamente, a prosa é ok. Achei a tradução ruim, erros de pontuação e óbvios erros de tradução, onde você percebe que deveria ser um termo diferente aí, mas não fui checar o original e não vou retirar pontos pela localização. É um livro feito para sua leitura ser fluída e prazerosa, e ele consegue ser fluída sem cair no hediondo. Li duzentas páginas hoje, e passou voando, é uma obra feita para ser maratonada, sem pensar muito.

E quer saber? É uma fantasia decente. O mundo é até engraçadinho, com conceitos curiosos de política entre cortes de fadas (que, novamente, são elfos e não fadas), com indícios a criaturas não muito únicas, mas que tão aí. É mais worldbuilding do que eu esperava, e sai positivamente surpreso. Alguns personagens tem personalidade, Lucien é um destaque positivo, e fiquei surpreso que ele não deu em cima uma vez da protagonista, que achei ser inevitável nesse gênero.

Não é meu estilo de obra, mas fico feliz em conhecer. Como considerar-se proficiente em fantasia se eu ignoro completamente o gênero mais popular dentro do campo? Minha descoberta nessa aventura mágica foi de que é menos pior do que esperava, mas infelizmente também muito mais pudico.

Deixem as fadas(elfos) transarem.

Sthefane21 29/04/2024

Relendo pela segunda vez foi um porre aaaaaaaa.
Você consegue ver nitidamente o quão escroto o Tamilin era desde o começo e ninguém percebia.
Só consegui avançar na leitura no 80% do livro,quando o divo do Rhys começou a aparecer.
Enfim.... chato quando vc lê pela segunda vez,mas tem seus destaque.
Carulina.Maximino 29/04/2024minha estante
Estou relendo tbm e toda vez q o tamlin aparece eu reviro o olho e não me lembrava de ter achado a gente chata da primeira vez tbm, ainda bem q ela melhora

Carulina.Maximino 29/04/2024minha estante
Feyre***

pameoliano 29/04/2024

CORTE DE ESPINHOS E ROSAS
É uma história legal até, tem muitas partes interessantes mas no geral, achei a leitura um pouco cansativa, não me prendeu tanto quanto eu esperava. Mas é boa! Espero que os próximos livros sejam melhores.

Gabi 28/04/2024

Corte de espinhos e rosas
Eu gostei bastante da história, e sabendo de algumas coisas pra frente eu sei q isso vai ficar bem interessante kkkkkkkk
Me surpreendi com o final, mas sigo com a opinião de q nada vai superar TOG

Ana 28/04/2024

Turbilhão de emoções
Simplesmente amei este livro...Segunda saga que leio de Sarah e novamente mostra que sabe como nos pregar atenção...nos envolver tanto...fazendo-nos sentir muitas emoções...
Kênia 29/04/2024minha estante
Também amei! ?

Dix.Sofi 28/04/2024

Esse livro me fez chorar, me apaixonar e quebrar a cara, um dos livros mais incríveis q já li, e foi assim q acabei entrando no esquema de pirâmide Sarah J. Maas
LisBaron 28/04/2024minha estante
De nada! Kkkkkk

Dix.Sofi 29/04/2024minha estante
Não sei se agradeço ou fico chateada por ter me metido nessa, ksksksksksks

LisBaron 29/04/2024minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkk tem que me amar

Camila1856 28/04/2024

Surpreendente
Começo a ler com um pé atrás, um preconceito pelas palavra difíceis e os MUITOS detalhes que julgava desnecessários.
Depois de umas 20 páginas, o livro me prendeu de um jeito que devorei ele!
As reviravoltas, a vericidade das palavras e a intensidade me levaram realmente pra Prythian, mais precisamente para a corte primaveril com todas suas cores, sensações e vidas!
Ansiosa ler a continuidade dessa história!
Camila1856 28/04/2024minha estante
Alguns, não muitos, mas tem

Emilly 28/04/2024minha estante
Sabia que vc ia gostaaar ? Agora corre ler o segundo ??

Grazi 28/04/2024

"eu não queria que você lutasse ou que morresse sozinha"
Eu amo esse primeiro livro, porque ele engana muita gente que acha que acha que o Tam é perfeito e ao ler o segundo tudo é destruído e fica ainda melhor!
Grazi 28/04/2024minha estante
muito pouco

Marianakd 28/04/2024

Segunda vez que leio
Li essa livro a alguns anos atrás e meu cérebro simplesmente apagou toda a história da minha cabeça, não lembrava de nada, parecia que nunca tinha lido o livro. Confesso que não sou mt de fantasia mais lembro q tinha lido rápido esse livro na época e como várias pessoas começaram a falar da saga de novo decidi reler. Como disse, realmente não sou mt chegada a fantasia, não me dou bem com todas (nem pego p ler na verdade), quando li essa livro pela primeira vez vi que dei 3 estrelas, e hj dou 4 estrelas não sei oq mudou mas realmente me diverti lendo e pretendo ler o segundo, também não sou mt chega a sagas.