Infinito + Um Amy Harmon

Resenhas - Infinito + Um

Thais 08/02/2016

Com certeza o que me atraiu logo de cara em 'Infinito + Um' foi a capa, que segue o mesmo estilo de 'Beleza Perdida', primeiro livro da autora a ser publicado aqui no Brasil pela Verus Editora. Outros dois grandes motivos que me fizeram querer muito ler este livro, foi por se tratar de um New Adult, e de uma autora que eu estava ansiosa para conhecer, já que a Fer recomendou bastante.

Aqui conhecemos Bonnie Rae Shelby, uma jovem estrela da música, que já está farta de tanta falsidade no mundo das celebridades e de ter sua vida conduzida por sua avó gananciosa e egoísta.
Em um ato de desespero, Bonnie está prestes a dar fim em sua vida, tentando se jogar de uma ponte. Mas é impedida por Finn - abreviação de Infinity - Clyde, um cara comum que está em busca de uma segunda chance na vida, com sua Chevy Blazer alaranjada, rumo a Las Vegas.

Após se enxergar sem rumo, e de certa forma mais segura ao lado de um estranho do que sua própria família, Bonnie decidi pegar carona com Finn. Ela só não previa o que sua vó era capaz de fazer para não perder sua 'gança dos ovos dourados', e ele, do tamanho da encrenca que estava arrumando. Encrenca capaz de leva-lo ao ultimo lugar que pensava em voltar nessa vida, a cadeia.

Amy Harmon, se inspirou na história real de Bonnie e Clyde, um casal de criminosos que cometeram assaltos pelo interior dos Estados Unidos no começo da década de 1930. Eles viveram em fuga pelas estradas, até serem mortos em uma emboscada da polícia em 1934.
Neste livro, nossos personagens não só levam os nomes dos conhecidos foras da lei, como também, viajam pelo interior dos Estados Unidos, sendo cassados pela policia, chamando a atenção da mídia e vivendo uma trágica história de amor.

O livro é narrado de forma alternativa, entre primeira e terceira pessoa, com foco nos pensamentos de Bonnie e Finn. Isso fez com que os sentimentos de ambos os personagens, ficassem claro no decorrer da leitura. No entanto, os de Bonnie se destacavam mais do que os de Finn, por estarem em primeira pessoa. Mas, conforme os dois personagens passavam mais tempo juntos, Amy Harmon os deixavam cada vez mais transparentes, e eu passei a maior parte do livro torcendo por um final feliz para Bonnie e Clyde.

Outra coisa incrível, foi a forma como a autora introduziu a matemática no enredo, e olha que não sou nadinha fã de números (hahah). Amy deu significados intensos a cada características introduzida nessa história, isso inclui também os personagens secundários, que pegaram carona na aventura de Clyde e Bonnie. E isso foi mais um dos motivos pelo qual eu amei tanto a escrita da autora.

"Quanto é infinito mais um? - ela sussurrou e beijou a boca dele sem sorrir, e ele respondeu com o coração, não com a cabeça:
- Não é infinito. Não é nem dois. É um, Bonnie Rae. Você não me disse? Você e eu? Somos duas metades de um todo. Nós somos um." - Página 326

A unica coisa que me incomodou um pouco, foi a maneira excessiva com que a autora citava os verdadeiros Clyde e Bonnie, querendo lembrar ao leitor o tempo todo disso.
Eu confesso que mal queria largar do livro, mas quando coisas como essas e os flashbacks do passado de Finn e Bonnie entravam, nas melhores parte da história, eu acabava me cansando um pouco.

Em todo caso, quero ressaltar que esse é mais um New Adult apaixonante, que te envolve de mais com os personagens e te faz torcer por eles até o final. Além de ser uma história sobre fama, injustiça social, amor e confiança. Recomendo a todos os adoradores do gênero.

site: http://www.amigadaleitora.com/2016/01/resenha-infinito-um-veruseditora.html

Allyne Araujo 18/01/2016

Infinito + Um
Beleza Perdida foi o primeiro livro que eu li da autora, e quando soube que a Verus iria lançar outro livro da Amy Harmon eu já sabia que ele estava no topo da minha "lista de leitura". E como costume a Amy Harmon me encantou e deixou mais uma lição para toda a vida.
O livro gira em torno de Bonnie Rae e Finn Clyde. Bonnie é uma estrela apaixonada pela música, rica, linda e incrivelmente famosa. Finn é um ex - presidiário, sensível, brilhante, absolutamente cínico e ama matemática.

" - Eu acredito na música. Acho que a música é para mim o que os números são para você. Existe poder na música. Existe cura. Deus também esta nela, se você deixar que ele entre."

Bonnie Rae veio de uma família pobre e foi para outra cidade participar do concurso cultural "Nashville Forever" no qual obteve vitória e assim pode tirar sua família da pobreza. Finn Clyde tem um passado nebuloso e a vida não têm sido nada justa com ele.

" - Quando foi que eu já consegui o que eu queria, pai? Não consigo pensar em uma única maldita vez."

Aos poucos vamos conhecendo o casal de protagonistas com uma narrativa que vai além do presente ao recontar acontecimentos marcantes nas vidas de Bonnie e Finn, seja pela perda de seus gêmeos, ou pelo período que Finn passou na prisão, ou até mesmo o que levou Bonnie a querer morrer.
Infinito + Um, fala sobre famílias destruídas, perdas, desespero, sobre recomeços, mas acima de tudo nos dá fé e esperança. Mais uma vez a autora aborda passagens bíblicas com uma suavidade maravilhosa.

" - Lembra do que o pastor Joseph disse? Aquela história do casal que estava esperando o convidado especial, e o convidado especial nunca aparecia? Em vez disso eram todas pessoas que precisavam de alguma coisa?
- O casal perguntou ao convidado especial por que ele nunca tinha vindo e ele respondeu que esteve lá. Ele era o mendigo, a velha, a criança com fome... "

Como obra dos "anjos" Bonnie e Finn se unem para atravessar o país em uma viagem cheia de bondade, aventuras, superações e um bônus em Vegas.

" - Quanto é infinito mais um? - interrompi Katy, fazendo a Finn minha própria pergunta.
- Ainda é infinito - respondeu ele, com um suspiro.
- Errado. É dois.
- Ah, é? Como foi que você chegou a essa conclusão?
- Infinito - disse eu, traduzindo o nome "Infinity" e apontando para Finn. Depois apontei para mim e disse: - Mais um. Ou seja, dois, gênio. "

PS: Leia, leiam e leiam, o livro é maravilhoso!

Paula Gorgatte 22/06/2016

sensacional
Somente Amy Harmon é capaz de fazer um romance clichê ser absurdamente diferente, o confuso parecer absurdamente ordenado e o sem sentido parecer o certo. Não preciso nem dizer que Amy é uma das minhas autoras favoritas, ainda não li nada ruim dela, e para não escapar da constante,” Infinito + um “me conquistou.

Bonnie está cheia de problemas, não consegue esquecer o passado e decide que não quer mais viver
Finn está cheio de problemas, quer esquecer o passado e decide que quer viver.

Bonnie Shelby e Finn Clyde.....Bonnie e Clyde. O casal protagonista guarda bastante semelhando com o casal original.

Essa dupla improvável irá se conhecer e juntos seguirão viagem atravessando o país de carro, passando por todo tipo de aventura e confusão.

Adorei Bonnie, cantora famosa porém guarda muito mais do que um rosto bonito e uma conta bancária recheada.

Já Finn eu caí de amor. Ele é fofo, lindo, bad boy...do jeitinho que amamos. Não preciso nem dizer que me apaixonei por ele. Eu sei, sou uma periguete literária. e daí.

O livro é sensacional, perfeito. Não vou falar mais nada para não dar spoiler.

Se recomendo???? SIM SIM SIM SIM

site: http://www.livrosemdoses.com.br/infinito-um-amy-harmon/
Suzi 22/06/2016minha estante
Quero tanto ler esse livro.

Paula Gorgatte 22/06/2016minha estante
Suzi, sou super suspeita para falar de Amy Harmon pq amo seus livros. Eu gostei muito do livro, complexo na medida certa. Super recomendo.

Barby 27/06/2016

Muito fofo!!!!!
Começei a ler o livro e não consegui mais largar!!! Amei a história e ainda não cheguei nem ao final , estou na pagina 282.
Engraçado que o tempo todo eu imaginava os personagens muito parecidos fisicamente com a Miley Cyrus e Liam Hemsworth .
Carol 23/10/2018minha estante
Paguei super barato 2.90 Espero gostar é me prender na história também!

Ana Luiza 21/07/2016

Infinito + Um

Bonnie Rae Shelby é uma estrela country, bonita e rica. E quer morrrer.
Finn Clyde é um zé-ninguém, e tudo que ele precisa é de uma chance na vida.
Em circunstancias pra lá de estranhas eles acabam de conhecendo.
Quanto é Infinito mais um?

Depois de ler tantos livros "pesados" por assim dizer, escolhi algo que fosse mais leve, um new-adult. A história tem como referencia a vida real de Bonnie e Clyde, o casal de criminosos mais romantizado da história dos EUA. E é aí que o problema começa, porque a autora mencionou demais esse casal real, e eu já estava com vontade gritar "- OK, EU JÁ ENTENDI!".
O inicio do livro é bom, me prendeu e eu ri em vários momentos, mas em algum ponto a autora se perdeu porque eu comecei a achar tudo extremamente cansativo, depois comecei a achar a história surreal, no fim achei sem lógica e fiquei sem entender direito qual foi a moral da história.
Pra concluir, consegui ler até o final porque a autora tem sim uma boa narrativa, fluida. Mas a história não me convenceu. Uma pena!

Barbara Lima 01/08/2016

Emocionante
Eu fiquei por alguns dias pensando se escreveria a resenha desse livro ou não, quando comecei a ler a intenção era só distração, fiquei sem internet de madrugada então nada de Netflix rsrs. Abri o aplicativo do Kindle no celular e resolvi ler o livro da Amy Harmon. Quem já leu minha resenha de Beleza Perdida sabe o quanto me apaixonei por aquela história e confesso que senti um pouco de receio de não me encantar com outro título da autora. Enfim, resolvi ler e não conseguia mais parar!

Infinito + Um conta a história de Bonnie e Clyde. Não, não os famosos foras da lei Bonnie e Clyde, mas a estrela do Pop Country Bonnie Rae e o gênio da matemática Infinity Clyde. Ela é uma estrela que está no auge do sucesso, finalizando uma turnê incrível e acaba de ser indicada ao Oscar por melhor canção original, mas nada disso consegue esconder a verdade: Bonnie está em depressão após a recente morte de sua irmã gêmea idêntica.

Finn também não está no melhor momento de sua vida, ele é um ex-presidiário que está tentando reconstruir a própria vida após viver e enfrentar seus próprios dramas pessoais. Mas reconstruir a vida não é tão simples e para um homem com a ficha suja é mais complicado ainda...

“Ela sorriu para ele, todo o seu rosto repleto de luz, e ele a perdoou.”

Um encontro em um momento de desespero de Bonnie leva esse casal, homônimo aos fora da lei, em uma viagem de carro pelos Estados Unidos onde vão viver dias e momentos emocionantes e tensos que vão mudar completamente suas vidas.

Eu não imagina que a Amy fosse conseguir me conquistar tanto quanto me conquistou em Beleza Perdida, mas ela conseguiu. BL ainda é meu favorito, mas Infinito + Um me levou a emoções extremas, ao ponto de após semanas terem se passado e eu já ter lido alguns outros livros, ele continua comigo, na minha cabeça e por isso eu precisava escrever e falar sobre ele.

“E ainda tinha muito, muito medo. Medo de amá-la, medo de perdê-la e, principalmente, medo de se perder no processo todo. Mas ele a amava. E esse sentimento era mais forte que todos os outros.”

Muitos vão achar essa história dramática demais, com clichês demais e que poderia ser resolvida muito mais rápido. Ms se fosse assim, não seria tão marcante. A cada capítulo vamos entrando cada vez mais na pele dos personagens e nos envolvendo mais com a história e aos poucos nos apaixonando pela intensidade de tudo o que eles estão vivendo.

“Mas Finn... eu estava cantando pra você. Só não tinha te encontrado ainda. Você não percebe? De agora em diante, todas as músicas vão ser suas.”

A Bonnie é uma garota incrível, que vem de uma família problemática, mas ainda assim consegue ver beleza e música em quase tudo. O Finn é um gênio mesmo! Ele só quer se reencontrar e não se envolver em mais confusões, mas a Bonnie é um furacão que domina sua vida... rsrs. Eles dois se tornam uma dupla tão apaixonante que eu tenho certeza que ao final eles vão te marcar como marcaram várias pessoas que cruzaram seu caminho ao longo da viagem, e tudo o que você irá querer fazer ao final é levantar uma placa com os dizeres:

“Eu Acredito em Bonnie e Clyde”

Não tenho mais o que dizer, só pedir: Leiam! Um livro incrível, com uma história incrível e que deve ser conhecido pelo máximo de pessoas possíveis! Leiam e depois me digam o que acharam!

Até breve.

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2016/08/resenha-162-infinito-um.html

Janise Martins 08/07/2019

Infinito + Um
Do jeito que prefiro, descobri a pouco tempo, narrado na primeira pessoa, pela Bonnie, mas também para minha surpresa, na terceira pessoa. Interessante como a autora usou a terceira para nos falar sobre Clyde. Pois é, reparou né? Bonnie & Clyde.
A história começa com um drama meio tenso. Amy Harmon foi experta e esperta, no início. Depois desse início a história começa se desenrolar de forma tranquila e envolvente. Apesar de ter uns momentos massantes, coisas para encher página e que não acrescenta nada, mas deixei passar.
Bonnie e Clyde não têm absolutamente nada em comum, ela inclusive parece meio “desnorteada”, o que vem na cabeça fala, não tem um filtro, o que pode ser constrangedor algumas vezes e nos faz rir. É gostoso o momento em que os dois vão se abrindo, se entregando as semelhanças que vão surgindo no meio das diferenças entre eles; o que parecia ser “diferença”, só cobria as semelhanças.
São dois jovens que conheceram, sendo que ela está fugindo de algumas coisas e ele a procura de outras, simples até, mas a mídia faz uma “bagunça distorcida” que vai complicando a vida dos dois. O que fazem com Clyde é de cortar o coração.
O que eu não gostei mesmo foi o tal do “amor” com uma semana depois de se conhecerem, atração tudo bem, afinal Clyde é parecido com Kurt Cobain, que para meu gosto, era lindo (ulalá!). Até a velha aqui se sentiria atraída por ele, bem, pensando bem, em um dia só eu já estaria apaixonada hehehehehe… então, esquece o que eu disse!
Uma história bonitinha para distrair, nada profundo, nem emocionante demais. Mas uma distração gostosinha. Um livro para meninas românticas.
Bjoo

site: https://janiselendo.blogspot.com/2016/02/infinito-um.html

Patricia 19/05/2019

Coisa mais linda ?
Eu só me dedico a resenhar quando acho que a leitura é imperdível. Foi assim com todos os livros de Amy Harmom. Ela tem uma escrita inigualável! Suas histórias são profundas, sensíveis e tocam o coração! Têm amor, têm reflexão e tratam de sentimentos de uma forma que chega a ser poética! Infinito + um é tudo isso . Uma experiência literária cativante e que nos faz refletir. E com um final fofinho! Adorei

Lana Wesley 17/05/2019

RESENHA: Infinito + Um, de Amy Harmon
Hoje trago a vocês a resenha do livro Infinito + Um, da autora Amy Harmon. Esse e mais um livro que estava encalhado na minha estante e que consegui lê-lo através da Meta Literária Desencalhando Livros. E apesar da história ter tido seus altos e baixos, ainda sim foi um livro que me proporcionou grandes aprendizados. Por isso, vale a pena conferir minha opinião completa sobre esta obra.

Após ter tido uma experiência incrível com a leitura do livro Beleza Perdida, da mesma autora é lógico que iria querer ler outras histórias escritas pela mesma. E logo em seguida a Editora Verus, anunciou a publicação do título Infinito + Um, e fiquei muito entusiasmada para adquirir. No entanto li algumas resenhas dizendo que esse livro não se comparava ao outro, o que acabou fazendo com que eu deixasse esse título de lado, até que ano passado resolvi dar uma chance. Os leitores estavam certo, mas não me arrependo de ter lido esse livro. Venha conferir o motivo.

Este livro narra a história dos personagens Bonnie, e Clyde. Bonnie é uma cantora country muito famosa e rica. No entanto o fato de ser famosa a impediu de fazer as coisas mais simples da vida e uma delas foi a de passar todos os momentos possíveis ao lado de sua irmã gêmea, e isso a abalou mentalmente. Já que sua fortuna lhe proporcionou uma vida boa, mas não salvou a vida de quem ela mais amava. Clyde é um cara pobre, que quer apenas viver uma vida longe do seu passado. Além de lindo, atencioso, e carismático ele possui uma inteligência superdotada para a matemática, e poderia ganhar muito dinheiro sendo um grande profissional. Contudo ele não quer dinheiro, apenas quer ser feliz, e recomeçar. Principalmente após perder a pessoa que mais amava. Ambos são opostos um do outro, mas dividem a mesma dor da perda, e é isso que vai lhes atrair. Clyde após decidir se mudar da sua cidade onde morava com sua mãe e seu irmão, acaba se deparando com alguém numa ponte tentando tirar a própria vida. E sem pestanejar duas vezes, ele arrisca a própria vida e tenta ajudar essa pessoa. O que ele não sabia e que esse ato de amor irá mudar todo o seu futuro e seus planos. Assim ambos se conhecem, em uma situação totalmente inusitada, que vai lhes aproximar e fazer com que eles viajem juntos, e acabam conhecendo-se verdadeiramente. Será que realmente os opostos se atraem ou o destino os uniu?

A personagem Bonnie está passando por uma crise existencial, ou seja, não vê motivos para viver, e no decorrer do livro a gente compreende seus motivos. Às vezes algumas pessoas vão dizer, a mais ela era rica, tinha dinheiro, podia comprar tudo. Mas uma coisa que a autora soube muito bem explorar foi a questão de que a felicidade é uma coisa bastante subjetiva, pois o que me faz feliz, ou querer viver, não é o mesmo que vai fazer o outro feliz. Tanto que Clyde tinha muito menos, e apesar de transparecer que não era totalmente feliz (mas quem é?), ainda assim via uma oportunidade de recomeçar. Após tentar salvar Bonnie, ela ainda o convence a dar uma carona, e isso se transforma em uma viagem sem fim. E no decorrer desta e que eles vão se conhecer é se aproximar. E o mais engraçado é que Clyde não faz ideia de que Bonnie é super famosa e rica. É isso me arrancou boas risadas. Mas quem vê cara, não vê coração. Não é isso que dizem?

Os personagens foram muito bem construídos, ambos possuem peculiaridades, e características próprias e reais. Eu aprendi muito sobre matemática no decorrer do livro, e Finn (Clyde) dá uma grande aula durante todo o desenvolvimento da trama. Um dos grandes pontos altos da trama, é que durante a viagem eles passam por grandes desafios, fazendo menção ao casal fora da lei Bonnie e Clyde (se não me engano), já que suas histórias era bem parecidas. De forma que me prendeu durante o decorrer da trama, pois queria saber qual caminho eles iriam seguir.. Será que Clyde se colocaria em risco por uma pessoa que mal conhece? Torci muito para que ambos fossem felizes no final, independente de ficarem ou não juntos... Mas, o ponto baixo da trama, é que a história se prolongou sem necessidade, deixando a leitura cansativa, por fim só queria finalizar a leitura para saber como os personagens iriam terminar (juntos ou separados). O livro é narrado em primeira e terceira pessoa. Em primeira pela perspectiva de Bonnie, e em terceira focando na descrição dos sentimentos e pensamento de Clyde.

Enfim, esta foi uma leitura muito gostosa de se realizar. Pois todas as aventuras que os personagens vivenciaram, até mesmo a mistura de ficção com realidade deixam a leitura ainda mais instigante e envolvente. Contudo é uma leitura para se fazer sem muitas expectativas, ou sem achar que a história irá te emocionar. Muito pelo contrário, há momentos que você vai passar raiva, tristeza, alegria, no decorrer da trama. Recomendo a leitura dessa obra, e especialmente do livro Beleza Perdida (que por sinal é uma história incrível). Mas, e vocês já tiveram oportunidade de ler este ou outro livro dessa autora? Se interessaram por esta obra?

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2019/02/resenha-infinito-um-de-amy-harmon.html

Rafyscreve 09/10/2018

Razão + emoção
Amy Harmon se tornou uma surpresa maravilhosa para mim esse ano. Estou perdidamente apaixonada por todos os livros dela, e agora que li o último publicado por aqui que faltava ler, assino embaixo!

Infinito + 1 não decepciona. O livro é cheio de tensão do início ao fim, e o romance entre os personagens principal é apenas a cereja do bolo em uma receita que está prestes a explodir depois que Bonnie decide tirar a própria vida e Clyde surge em seu caminho para impedi-la, sem esperar se envolver tanto se envolveu.

Suuuuper recomendado!
Carol 23/10/2018minha estante
Paguei super barato 2,90 Mas tava com medo de não gostar! Acho que vou!

Rafyscreve 24/10/2018minha estante
Tenho certeza que vai! É muito lindo e super bem escrito!

AndyinhA 02/09/2018

Eu já li outras coisas da autora e acho que ela pega um 8 ou 80. As vezes suas histórias são intensas, outras vezes bem superficiais. Aqui ficou um meio termo, gostei da premissa, mas a história demorou para engrenar e depois ficou no mais do mesmo. Páginas seguidas das mesmas informações. Esperava mais.

site: http://www.monpetitpoison.com/2017/01/NewAdultPoison.html

dayukie 28/08/2018

"(...)
Bonnie e Clayde, são o típico casal que você apostaria todas as suas fichas que nunca dariam certo, mas que por diversos acontecimentos, acaba se tornando seu casal favorito e você torce o livro todo para que fiquem juntos no final.
E por falar em Bonnie e Clyde, não é por coincidência que os nomes dos personagens são do casal de ladrões mais famosos da história, quem é um pouquinho mais antigo como eu, certamente já ouviu falar sobre esses dois, e um fato real sobre eles é citado no prólogo do livro que contém muitas referências ao longo da trama. Em janeiro de 1930, Bonnie Parker conheceu Clyde Barrow. Durante anos, o casal ficou conhecido por roubos a bancos e outros crimes por todo o país, porém o fim do casal foi de uma forma trágica: os dois foram pegos em uma emboscada e acabaram sendo mortos, crivados de balas.
A narrativa do livro é feita em primeira pessoa e terceira. O que deixa o livro completamente diferente de tudo que já li até hoje, somos capazes de ter uma visão da trama pelos personagens e ao redor do que acontece com eles, também somos capazes de sentir todas as emoções dos dois, até mesmo de Finn, que muitas vezes não está muito explicita.
A Editora Verus fez um ótimo trabalho como sempre na cama, os elementos combinam com a trama, não encontrei nenhum erro ortográfico e a diagramação está impecável."

Resenha completa no blog.

site: https://goo.gl/qd7S2Y

Dessa_csn 07/08/2018

Bonnie é uma cantora famosa e que está um pouco fora do eixo devido a alguns eventos recentes em sua vida, apesar de ter sido necessário uma pausa na sua turnê, ela continuou até o final para cumprir seu compromisso. Após o ultimo show do seu calendário, ela tem um surto e tenta se matar.

Finn que passou por alguns problemas sérios, está tentando dar uma guinada em sua vida e resolve mudar de cidade para ares novos, antes de sair da cidade ele vê um "menino" prestes a se jogar da ponte e para para ajudar. Esse menino na verdade é Bonnie, e a partir desse momento eles não imaginam quantas coisas ainda estavam por vir.

Esse foi mais um livro que eu gostei por causa da capa, e me interessei mais ainda quando vi quem era a escritora. Assim que comecei o livro eu não imaginava as surpresas que estariam no caminho de Bonnie e Clyde, e depois de ler a referência ao famoso casal de bandidos fiquei um pouco com o pé atrás, não curto muito releituras e não estava afim de ler a história romântica de bandidos. Fui lendo e me prendendo cada vez mais a leitura, os dois são super intensos e esse livro tem uma pegada pesada parecida com Beleza Perdida (outro livro que li dessa autora), quis saber onde aquilo tudo iria acabar. Onde eu imaginava? Sim, com certeza, mas o caminho deles foi bem diferente do que eu pensei. O bônus veio no final do livro, quando fiquei arrepiada dos pés a cabeça com uma passagem do livro, eu não esperava aquilo e pra mim fechou com chave de ouro. É um livro lindo e cheio de superação!

Conheça o meu blog, e encontre outras resenhas! https://nadafutil.net/
Gabi 20/08/2018minha estante
undefined