E Se For Você?

E Se For Você? Rebecca Donovan

Resenhas - E Se For Você?

Victoria Guará 16/02/2020

Um pouco confuso, mas tem um final surpreendente!

Lane 30/07/2020

Você pode começar de novo ... todo os dias !
Gente, que livro. Superou minhas expectativas, é um livro que faz a gente repensar o modo como a gente vive, que dá um incentivo pra gente viver a nossa vida da melhor forma possível, aproveitando cada momento ? Amei a forma como a autora colocou um mistério no meio disso tudo, esse é um livro que tem uma mistura de tudo, romance, amizade, recomeços ... Amei por completo esse livro, é muito fofo como a estória se desenvolve e você fica envolvida no mistério que roda essa estória. Super recomendo essa belezura .

Kennia Santos | @LendoDePijamas 28/03/2016

O epítome da fofura.
Cal, Rae, e Richelle são amigos desde infância. Conhecidos pela vizinhança, todos os dias sempre aprontavam uma coisa diferente, que sempre acabava em risadas e pura diversão. Um dia, chega uma menina nova nos arredores, que depois é descoberta como Nicole, e desde que a viu pela primeira vez, Cal sentiu algo lá dentro que, de forma inexplicável o mudou de forma permanente. De uma hora para outra, Richelle precisa se mudar e sequer avisa Cal ou Rae deixando apenas Nicole ciente, abalando os laços criados e cultivados através de anos de convivência.
Desde a mudança de Richelle, quando começa o ensino médio, nada mais foi o mesmo: Nicolle abandona Cal e Rae começa a andar com o grupo popular da escola, sempre se destacando por sua beleza e inteligência, e não explica ou dá uma satisfação para tal mudança. Com o passar do tempo, Cal e Rae se acostumam com a perda, e simplesmente se apoiam um no outro pra seguirem seus caminhos.
Quando Cal vai para a faculdade, como um garoto da sua idade, além de ir às aulas frequenta festas e se diverte com garotas e bebidas. Em uma festa comum, depois de beber um pouco à mais, em um momento, tudo muda.
Porque ELA aparece.
À primeira vista, Cal repara algo extremamente familiar NAQUELES olhos. Eles o lembram Nicole a garota com quem ele perdeu contato desde que começaram a cursar o ensino médio e que ele não via desde a formatura.
Mas é impossível, certo?
Depois de conhecer aos poucos a garota, que se chama Nyelle, Cal descobre seu enorme equívoco: Nyelle é livre, extrovertida, corajosa, perspicaz, sorridente... vive a vida de forma muito intensa, se doa à isso, a cada minuto (e come muito doce, muito doce!), poderia quebrar barreiras gigantes com seu sorriso e incendiar um iceberg com seu olhar.. totalmente diferente de Nicole, que era totalmente focada, séria, controlada e destinada a Harvard...
Cal começa a questionar sua sanidade. Afinal, Nicole não pode ser Nyelle porque está em Harvard. E Nyelle definitivamente não é Nicole, não com toda essa peculiaridade.
Mas aqueles olhos...
Os capítulos são intercalados entre presente e passado, mudando o personagem que redige a narrativa. É um livro um tanto juvenil? Sem dúvidas. Mas definitivamente, não é só isso.
Abrange amor, idealização, amizade, laços familiares e por fim.. sacrifício. Até onde iria pela vontade da pessoa que você ama? Por uma promessa?
E se for você? vai te fazer rir, questionar, refletir e o principal... valorizar quem está do seu lado, para que aquele dia, o tarde demais simplesmente não exista.
Érica | @aquelacomlivros 29/03/2016minha estante
Quero leerrr...Conta mais, Kennia! Kkkkk

Kennia Santos | @LendoDePijamas 29/03/2016minha estante
Se eu falar mais que isso, vai ser spoiler atrás de spoiler KKKKKKKKK

Jeizy 30/03/2016minha estante
poxa Kennia, fiquei curiosa! kkkkkk

Érica | @aquelacomlivros 30/03/2016minha estante
A Kennia é muito má! Kkkkk

Kennia Santos | @LendoDePijamas 30/03/2016minha estante
Gente é muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito fofinho s22

Iana Rany 13/07/2020

Seja sempre você mesmo(a)
Livro maravilhoso, que ensina sobre amor, amizade, família. Narrativa leve que apresenta personagens maravilhosas.

Ingrid.Oliveira 03/04/2019

Que livro doido é esse?

Essas justificativas finais foram simplesmente nada a ver. Coloquei uma super expectativa sobre o segredo e porque Nyelle era tão louca e tão cheia de mistérios, mas a justificativa simplesmente não convenceu.

A justificativa para a mudança de Nyelle e sua forma de agir não foram plausíveis, na minha opinião ela sofre de bipolaridade e outros problemas comportamentais.

Luciana Galvão 04/03/2020

Amei
Amei, amo ler livros assim fofos e ao msm tempo penso caramba como vida de leitor é punk, você chora horrores, fica com aquela sensação de buraco no peito, um nó enorme na garganta, e pensa caraca este foi o melhor livro que eu já li este ano, dai vem outro livro que te deixa destroçada mais uma vez e esse me deixou assim, é que final!

Jessica Pereira 10/02/2020

Um livro OK
Sempre quis ler esse livro, mas ainda não tinha comprado, até que peguei uma promoção na Black Friday e o livro saiu por R$6,20??

O livro fala sobre a amizade de 4 amigos: Call, Richelle, Nicole e Rae. Até que Richelle se muda para outro lugar e Nicole se enturma com um pessoal popular da escola no ensino médio, não se importando mais com o Call e a Rae.

Após a formatura, Call começa estudar em Crenshaw, enquanto Nicole passou para Harvard, que era o desejo do seu pai. O Call não teve mais notícias de Nicole desde então.

Um ano se passa e Call acaba cruzando com uma garota no campus que é idêntica a Nicole, mas seu nome é Nyelle Preston e sua personalidade é muito diferente, Nyelle é impulsiva e aproveita a vida intensamente, enquanto Nicole é uma pessoa tímida e é totalmente insegura. Call terá momentos inesquecíveis e marcantes com Nyelle. Será que é a mesma pessoa? Será que quem ela é realmente importará para Call?

O livro possui 416 páginas, mas metade dele achei muita enrolação, o começo dele é um pouco arrastado, mesmo assim ele não é ruim. É o primeiro livro que leio dessa autora e a narrativa é boa, emocionante e apaixonante. É uma leitura leve e tranquila.

É misterioso, mas ao mesmo tempo não tem nada de mistério, já que na metade do livro você já sabe que será previsível, porém não tirou o encanto do final salvando o livro.??

Sandra 07/06/2020

Perfeito
Não tenho palavras para descrever esse livro. Eu ri, chorei, procurei pistas, fiquei com raiva, me empolguei. Esse livro é incrível de tantas formas diferentes que eu nem sei explicar. É tão bonito como fala da amizade e da ideia de ser a "garota perfeita". De como é o primeiro amor e como ( talvez ) nós nunca nos recuperamos dele.
Eu amei do começo ao fim. Desde a primeira palavra. Eu não mudaria nem uma vírgula desse livro.

Nanda {@talvezumaleitura} 14/10/2016

E Se For Você?
To com a opinião meio incerta em relação a esse livro: começou lento e me irritava da metade pro final que ficou bom porém o grande segredo, eu já sabia e não foi nada surpreendente, nem o final. Não sei se eu que estou sem paciência/numa época boa pra esse tipo de leitura haha enfim, é isso.

Tamirez | @resenhandosonhos 29/08/2018

E se for você?
Esse é um daqueles livros que tem tudo pra encher seu coração de amor e também para despedaça-lo, e é um pouco de cada coisa que E se for você? faz. Com uma narrativa super fluida, Rebecca Donovan conduz o leitor entre o presente e o passado de capítulo em capítulo, fazendo com que a ânsia por descobrir a verdade e finalmente ver nosso protagonista feliz finalmente chegue.

Mas ai também entra o que achei ser o principal problema do livro, ele é grande demais e volta em momentos que não são essenciais para a história, dando um ar ao leitor de enrolação. Bem como, durante quase todo o livro, queremos sacudir Cal e fazer com que ele pergunte a Nyelle se ela é Nicolle e o que aconteceu. Porém, esse momento só chegará bem perto do fim, e até lá vamos sendo carregados pela história que é super bonitinha e empolgante, mas que assertivamente poderia ser mais curta.

Não saber quem é a garota e o que aconteceu com Nicolle e ir juntando as peças do quebra cabeça que os flashbacks norteiam toda a história e, por mais que eu entenda os motivos pelos quais Cal não quer fazer a pergunta definitiva e, na cabeça dele, assustar a garota fazendo com que ela desapareça, fico imaginando que o tempo todo ele está vivendo uma mentira e sendo conivente com isso, única e exclusivamente pelo egoísmo de poder viver aquele amor que desejou desde a infância, pelo tempo em que ele durar.

Nyelle acabou me lembrando um pouco a Margo de Cidade de Papel e também a Alaska de Quem é você, Alaska?, ambos livros do John Green. A personalidade misteriosa e pulsante, que quer realizar coisas não corriqueiras e sem se preocupar muito com a opinião alheia é bem condizente com o perfil dessas outras personagens. Enquanto Cal era antes o garoto minguado e com poucos amigos e hoje é o bonitinho namorador que não se prende a ninguém, não por maldade, mas por não conseguir encontrar o verdadeiro amor.

“Ainda não descobri como fazê-la contar pra mim tudo o que ela não quer que eu saiba. Gosto de Nyelle como ela é, apesar de não saber por que ela se tornou que é. E não tenho mais certeza de querer saber. Prefiro deixá-la ser exatamente quem precisa ser.”

Apesar das mais de 400 páginas que compõem essa trama, acabei lendo o livro todo em um dia só e não consegui parar até que tudo fosse exposto. No fim, no mesmo momento em que a felicidade se aproximava, tive meu coração partido pela revelação do que realmente motivou a história. E, sim, eu meio que já vinha pensando que esse talvez fosse o motivo e, mesmo assim, ele me acertou em cheio.

E se for você? é um jovem adulto para encantar e entreter e também para que você se questione sobre o que está fazendo com sua vida: é realmente esse o caminho que você quer seguir e a pessoa que você quer ser, ou você só faz tudo isso para agradar alguém, para ser quem alguém quer que você seja? O livro causa aquele desconforto emocional que obriga o leitor a refletir um pouco mais sobre como e porque faz suas escolhas e isso é algo muito importante, principalmente no fim da adolescência e começo da idade adulta.

Esse foi meu primeiro contato com a autora e quero muito ler outras coisas dela, porque adorei a narrativa e fluidez da escrita. Pra você que está em busca de um livro cheio de amor, mas que também é divertido e misterioso E se for você? está ai pra ser lido!

site: http://resenhandosonhos.com/e-se-for-voce-rebecca-donovan/

Nathalia 24/04/2018

Enrolado
Comecei a ler o livro curiosa para saber o que havia acontecido para que Nicole tivesse mudado tanto mas no meio já estava sem paciência. A enrolação é grande, Nicole tem muitas atitudes que desanimam e Cal parece mais menina do que ela. Mereceu 3 estrelas por conta do final que foi o que salvou o livro.
Ana Paula 18/10/2018minha estante
undefined

Camila TQR 11/01/2017

Se chorei ou se sorrir, o importante é que emoções eu vivi
Confesso que demorei muito tempo para ler este livro, por acha o começo monótono, na verdade recomecei ele umas teste vezes.
Mas conforme a estória vai avançando, v certo fica mais intrigada sobre o que aconteceu.
A estória tem como objetivo principal saber se Nyelle é Nicolle. Mas conforme tudo vai a contendo, percebemos que não é apenas isso.
Tudo começa com Cal, que está na Universidade, e em uma festa da fraternidade conhece uma moça chamada Nyelle, mas que se parece MUITO com sua amiga de infância Nicolle. Ele fica confuso, e começa a procurá-la para ter mais certeza, porém as duas são totalmente diferentes (em questão de personalidade, mas iguais em aparencia).
Para tirar a dúvida, ele convida sua amiga Rae, também conviveu com Nicolle , para tirar essas dúvidas.
A trama segue com alguns trechos do presente e do passado, e então você começa a entender se Nyelle é Nicolle.
Há também uma quarta personagem muito importante nessa estória, na verdade ela é o elo entre os três que é a Richelle.
Apesar de ter alguns cliches, mas a estória é fofa e começa a ser envolvente. Como eu disse, no começo é chato, mas lá pelo quarto capítulo começa a ter dar aquela curiosidade para saber como irá acabar.
Eu recomendo.

Mands 02/08/2016

416 páginas de segundas chances
Alguns livros são simplesmente subestimados não apenas pelo fato que eles podem te fazer derrubar lágrimas doloridas em público, mas por tudo que podem te ensinar sem que você espere por isso.
E se for você? é exatamente assim. Você não espera, mas ele te ensina tanto (tanto) sobre amizade, relacionamentos, vida e família que você se sente apenas grato ao terminar de lê-lo.
É um daqueles livros que te faz querer ser uma pessoa melhor, rever a maneira que você conduz a sua vida, ser mais verdadeiro consigo mesmo e o melhor de tudo; ele vai te mostrar que tudo bem sonhar os sonhos mais malucos que sua mente pode produzir e seu coração desejar.
É uma história cheia de esperanças e é isso que fica no final, a mais pura esperança na amizade, nos relacionamentos, na família e nas segundas chances da vida.

Isla 04/06/2020

E se fosse você?
É, eu sei, o livro não tem uma bolsa capa, a história, bom, comecei a ler 3x pra pegar gosto e segui adiante e me interessar pelos personagens.. até o aparecimento de Nielly, uma garota misteriosa que come a a mexer com Cal, por se parecer com seu primeiro amor, Nicole!
História de amizades, promessas, amores, vida, pais abusivos e "perfeitos".
Leiam e acima de tudo, sejam livres e permitam ser quem você quer ser!