Depois a louca sou eu

Depois a louca sou eu Tati Bernardi

Resenhas - Depois a louca sou eu

Bianca 21/03/2021

Identificação total!
Contando casos de pânico e ansiedade com muito humor, eu consegui me identificar em muitos daqueles acontecimentos. O livro conversou diretamente comigo, me fez chorar, rir, dizer "é isso aí que acontece e ninguém entende" e também me tirou de uma solidão de achar que só eu que pensava daquela forma, só eu que tinha pensamentos sem lógica, sabendo que eram sem lógica, mas não conseguindo impedir. Eu amei e recomendo a quem tem ansiedade, pânico ou fobias e recomendo também para quem tem alguém que ama e diz que sente essas coisas. Ele dá um entendimento de quem sabe, sente e sofre com males que, para muitos, são invisíveis, mas que, para quem sente, é até muito palpável.

Nicolly 25/07/2021

Confesso que o que me chamou a atenção desse livro foi o título e quando descobri que era Tati Bernardi, me empolguei mais ainda, pois já tinha lido algumas coisas dela e gostado muito.
Infelizmente, o livro não funcionou para mim. Imagino que deva fazer muito mais sentido para que sofre de ansiedade e sente na pele o que é passar por isso.
Foi uma leitura rápida, mas confusa e monótona. Não curti.

Thais.Souza1 12/01/2021

Confesso que eu esperava mais do livro. Achei uma leitura cansativa, algumas partes me arrancavam umas risadas mas eram raros. Me identifiquei em alguns momentos com a ansiedade dela mas nada mais que isso.

Babi.Suemi 19/05/2021

Odeio dar títulos para resenhas
Essa nota é pessoal e mesmo assim me sinto um pouco mal por dar duas estrelas para uma escritora que me identifiquei tanto com muitos trechos que li por aí em tumblers da vida na época que ainda sofria de amores e que tumblers ainda existiam. Enfim, estou escrevendo isso e me sentindo um pouco como a Tati, pois é fácil perceber que ela escreve exatamente o que passa na cabeça dela. E isso fez com que eu levantasse MUITAS questões ao longo da leitura. Algumas delas:

1- Eu não sou tão doida assim

2- Como deve ser difícil sofrer de ansiedade

3- Será que quem sofre de ansiedade se identifica e gosta mais da leitura?

4- Será que ela realmente sofre esse tanto que ela diz? Porque quando conto algo que vivi adoro adicionar um drama e ela por ser escritora com certeza tem certa tendência a dramatizar situações. Então vai ver nem é tão difícil assim ser ela. É só um jeitinho angustiante de tornar a leitura um pouco cômica

5- Achei ela bem arrogante em alguns pontos do livro por expor a opinião dela como verdade absoluta. Mas afinal de contas, é um livro dela, sobre a vida dela. Como essa resenha é minha sobre uma leitura minha, também devo estar soando arrogante nesse momento

Você deve ter percebido que é um livro repleto de noias e que vai te deixar bem noiado também. No meu caso resultou em algo positivo. Me sinto plena e muito bem resolvida comigo mesma, obrigada Tati!

Ferreira Linhares 31/10/2020

Gostei!!
Bem diferente do que estou acostumada a ler. O livro conta, com um certo humor, de situações que muitos de nós já passamos ou estamos passando.
A leitura é muita fluida, gostei bastante da experiência!

Sanchez 05/10/2020

Enganada pelo título
Pelo título achei que ia ser algo engraçado, não que não tenha rido em agumas partes, mas a menos que você não tenha empatia pelo sofrimento alheio, não é de se divertir não. Achei angustiante algumas passagens em que ela fala de como evoluem os pensamentos intrusivos, e como eles vão praticamente incapacitados ela. Pra quem tem essas tendências pode dar muito gatilho, cuidado. Mostra como a ansiedade é bem absurda e pode controlar real a vida. A escrita da autora me deu a impressão de que ela vive em desespero absolutamente o tempo inteiro. E foi o que me deixou mais desconfortável, porque seria uma vida desesperadora, mas dai ela vai falando outras coisas da vida, "coisas normais", que vai ficando mais claro que aqueles são só os momentos de crise, embora eles possam ser longos. As partes engraçadas ficam pelos momentos vergonha alhei, porém não deixava de pensar, coitada!

Victoria.Bispo 23/03/2021

Você também já foi uma Tati Bernardi
Voltar a ler Tati Bernardi me deu uma grande nostalgia e esse livro chegou na hora certa em minhas mãos. A maneira com que ela trata os problemas com piadas e certo grau de sátira da um gostinho de normalização. Tudo bem ser ansioso, tudo bem tomar remédios controlados. Tudo bem não ser normal.

Luccas.Soares 20/01/2022

"se você é bizarro, saiba três coisas: (...). Uma: você não está sozinho. Duas: você é um cara legal, pode acreditar. Três: as pessoas rasas são mais felizes, mas elas nem sentem isso de verdade porque são rasas, então não vale." (P. 135)
Obrigado Tati. Me senti contemplado.

Ju Cleto 29/11/2016

Detestei
Já tive síndrome do pânico e quero que fique claro que não tenho preconceito contra enfermidades psicológicas.
Mas eu odiei o jeito que ela escreve. É chato, como se ela estivesse reclamando no seu ouvido. Linguagem pobre, repetitiva, horrível.
Não consegui passar da segunda página.
luzmarinafg 21/12/2016minha estante
Nossa, eu tive a mesma sensação, de ter alguém reclamando sem parar na minha cabeça.

Fernando Perosa 23/06/2020

muito bom
nunca tinha lido nada (nem a coluna) da Tati e adorei a escrita dela. o livro fala sobre ansiedade e vários assuntos sérios de forma leve e engraçada. não gostei de algumas crônicas e termos mas o livro é muito bom.

Luiza 09/06/2021

ninguém está bem
Esse livro é uma viagem sem filtro pela cabeça da Tati Bernardi, que expõe de forma bem humorada todos os seus transtornos, fobias, manias e medos. Sendo alguém que já teve e ainda tem problemas de ansiedade e depressão, eu me identifiquei demais com certas coisas do livro. Às vezes ler sobre as crises de pânico dela me dava muita angústia, mas o livro é tão bom que até isso valeu à pena. Me senti menos sozinha.

Karen 30/05/2020

Ler relatos de uma pessoa ansiosa sendo ansiosa tambem pode ter efeitos positivos, como se identificar e não sentir-se tão estranha e só durante as crises ou efeitos negativos como ficar ainda mais ansiosa com a leitura pelo que foi e pelo que pode ser.
Infelizmente achei que Tati pesa um pouco na narrativa e acaba romantizando drogas de farmácia e comportamentos decorrentes de transtornos psicológicos que precisam ser tratados. Não acho que separar um capítulo no final para amenizar a fala no livro inteiro funciona para todo mundo. Também achei que ela, tão brilhante escritora, que acompanho há muitos anos, soou algumas vezes como uma garota branca de classe média preocupada apenas com o próprio umbigo.

Prih Aguiar 23/04/2020

Livro: Depois a louca sou eu.
Preciso começar esta resenha contando um fato nada interessantes, pelo menos não pra vocês, mas após ler textos tão sinceros e transparentes não posso seguir essa farsa. E a farsa é, eu passei 12 anos da minha vida confundido a Tati com a Paula Pimenta, me julguem, ainda não no começo da leitura fiquei pensando com meus botões como a Paulinha ( sim eu trato os autores como se fossem meus melhores amigos), conseguia ter uma escrita tão distintas dos livros infantos juvenis que eu já havia lido na minha adolescência. É eu estava completamente distante da realidade.
Comecei a ler este livro por indicação da Beatriz Paludetto, eu simplesmente amo essa menina, porque ela sempre indica os melhores livros de gente doida. E sei lá. Gente doida me atrai.

Tah bom Priscila, mas o que tem de tão bom neste livro? Verdades, simplicidade e vulnerabilidade. No livro Tati nos conta diversas partes de sua caminhada com a ansiedade, a síndrome do pânico, relacionamentos profissionais desastrosos e amorosos também. Ok, falando assim pode parecer um pouco ruim, mas não é, esse te livro te faz sentir mais humana, mais normal mesmo indo contra a premissa do título. Quem nunca surtou que atire a primeira pedra, e pra você que atirou até te dou os parabéns, mas talvez esse livro não seja pra você. É um livro onde não se encontra perfeição e ele é extremamente perfeito por causa disso. Fazia tempo que eu não devorava um livro tão rapidamente, esse livro é ótimo pra sair daquela ressaca, é ótimo preá você que está frustrada por as coisas não saírem tão perfeitamente como nas novelas, alias está sempre bem longe disso. Esse livro nos encoraja a sermos sinceras com cada célula do nosso corpo. Sabe aquela amiga que te chama pra um rolê que você tem certeza que vai odiar, mas aceita só para fazê-la feliz? Esse livro vai te fazer questionar porquê? Sabe aquela nossa pretensão por boy lixo mesmo quando tem um todo bonzinho só esperando você dar uma chance? A Tati te entendi, e eu juro que eu também entendo, até porque eu sou a rainha desse baile.

Lais da Mata 20/12/2021

Tati sendo Tati
Quem ouve seus podcasts já sabe de trás pra frente as histórias desse livro! Nele, Tati Bernardi conta as histórias de suas crises de ansiedade e pânico. Li com amigas, e algumas comentaram sentir o livro como gatilho emocional.