Depois a louca sou eu

Depois a louca sou eu Tati Bernardi

Resenhas - Depois a louca sou eu

Letícia 29/01/2022

Identificação
É muito difícil escutar pessoas falando sobre transtornos psiquiátricos. Então a gente acaba se achando meio sozinha, como se fossemos loucas e diferentes de todos, ninguém vai me entender, nunca vou melhorar, nunca vou encontrar pessoas que me entendam e aceitem minhas limitações. Esse livro foi sobre isso, sobre ver que eu sou igual, apesar de diferente, me vi em vários momentos ali, enxerguei esperança de achar pessoas que me entendam, e talvez, tenham os mesmos problemas que eu.
Essa leitura foi como um cobertor quentinho, que me abraçou num dia frio, foi ler meus pensamentos escritos por outra pessoa. Foi compreender que minhas neuras existem fora de mim também. Foi a luz no fim do túnel, que me mostrou que tudo bem ficar em casa, que tudo bem só dormir na minha cama, que eu posso ser esquisita.
Não troco minha paroxetina por nada, aumento e diminuo a dosagem pra poder ser mais eu e menos zumbi. Mas tá tudo bem né? Tá tudo bem ser louca. E a melhora vem de dentro pra fora.

Rafa 20/01/2021

Realidade em forma de texto...
Gostei bastante dessa leitura, porque entra muito em contato com a realidade de quem tem ansiedade. É realmente desesperador tentar fazer algo simples e sua mente cria uma fantasia que você sente na pele como se fosse real mesmo...

E ainda mais lidar com as pessoas que não entendem que ter algum transtorno não é uma escolha...

Luccas.Soares 20/01/2022

"se você é bizarro, saiba três coisas: (...). Uma: você não está sozinho. Duas: você é um cara legal, pode acreditar. Três: as pessoas rasas são mais felizes, mas elas nem sentem isso de verdade porque são rasas, então não vale." (P. 135)
Obrigado Tati. Me senti contemplado.

Prih Aguiar 23/04/2020

Livro: Depois a louca sou eu.
Preciso começar esta resenha contando um fato nada interessantes, pelo menos não pra vocês, mas após ler textos tão sinceros e transparentes não posso seguir essa farsa. E a farsa é, eu passei 12 anos da minha vida confundido a Tati com a Paula Pimenta, me julguem, ainda não no começo da leitura fiquei pensando com meus botões como a Paulinha ( sim eu trato os autores como se fossem meus melhores amigos), conseguia ter uma escrita tão distintas dos livros infantos juvenis que eu já havia lido na minha adolescência. É eu estava completamente distante da realidade.
Comecei a ler este livro por indicação da Beatriz Paludetto, eu simplesmente amo essa menina, porque ela sempre indica os melhores livros de gente doida. E sei lá. Gente doida me atrai.

Tah bom Priscila, mas o que tem de tão bom neste livro? Verdades, simplicidade e vulnerabilidade. No livro Tati nos conta diversas partes de sua caminhada com a ansiedade, a síndrome do pânico, relacionamentos profissionais desastrosos e amorosos também. Ok, falando assim pode parecer um pouco ruim, mas não é, esse te livro te faz sentir mais humana, mais normal mesmo indo contra a premissa do título. Quem nunca surtou que atire a primeira pedra, e pra você que atirou até te dou os parabéns, mas talvez esse livro não seja pra você. É um livro onde não se encontra perfeição e ele é extremamente perfeito por causa disso. Fazia tempo que eu não devorava um livro tão rapidamente, esse livro é ótimo pra sair daquela ressaca, é ótimo preá você que está frustrada por as coisas não saírem tão perfeitamente como nas novelas, alias está sempre bem longe disso. Esse livro nos encoraja a sermos sinceras com cada célula do nosso corpo. Sabe aquela amiga que te chama pra um rolê que você tem certeza que vai odiar, mas aceita só para fazê-la feliz? Esse livro vai te fazer questionar porquê? Sabe aquela nossa pretensão por boy lixo mesmo quando tem um todo bonzinho só esperando você dar uma chance? A Tati te entendi, e eu juro que eu também entendo, até porque eu sou a rainha desse baile.

Ianara Caleffi 01/03/2016

Eu sou essa louca
Começando que eu sou a louca do livro, Tati se inspirou em mim? Seríamos boas amigas, ou não. Tati descreve como é sempre estar um passo a frente, a minha velha companheira "e se...?"
Adorei a cor do livro, adorei a fonte, adorei as figuras em auto relevo porém devo dizer que não me fez bem pensar que a capa tem cruzes + e x, gostaria que fosse só + ou só x. Isso desencadeou um certo grau de ansiedade no meu cérebro e antes da leitura fiquei horas tentando entender por que não só X, e por que não só +. Por que Tati?
Enfim, um livro de fácil leitura e que aborda um tema sério.
Recomendo.
Livânia 21/03/2016minha estante
Você não percebeu que aqueles círculos com X e + são comprimidos de Rivotril? Não são apenas "figuras em alto relevo".

Roberta 06/12/2021

Tá todo mundo doido
É triste ver que muitas pessoas estão dependentes de remédios nos últimos anos. Porque realmente tá insuportável ter de viver sabendo de tanta coisa ruim, ter que conviver consigo mesmo e ver que a gente não é completo, não é perfeito, nunca tá satisfeito, nunca tá bom. É uma neurose sem fim. Eu não tomo nada disso porque tenho medo de morrer. Sou muito fraca pra remédio, bebida etc, não posso ver sangue (às vezes nem o fictício), então, a neurose faz por mim o que essas coisas fazem pras pessoas. No final, não existe ninguém são.

Fernando Perosa 23/06/2020

muito bom
nunca tinha lido nada (nem a coluna) da Tati e adorei a escrita dela. o livro fala sobre ansiedade e vários assuntos sérios de forma leve e engraçada. não gostei de algumas crônicas e termos mas o livro é muito bom.

Ana 20/02/2023

Não estamos sozinhos.
Sofro de ansiedade. Este livro foi uma leitura muito boa para saber que não sou só eu que tenho estes pensamentos... É horrível conviver com isso e quando você sabe que outras pessoas também passam por isso, você se sente mais confiante.

Sanchez 05/10/2020

Enganada pelo título
Pelo título achei que ia ser algo engraçado, não que não tenha rido em agumas partes, mas a menos que você não tenha empatia pelo sofrimento alheio, não é de se divertir não. Achei angustiante algumas passagens em que ela fala de como evoluem os pensamentos intrusivos, e como eles vão praticamente incapacitados ela. Pra quem tem essas tendências pode dar muito gatilho, cuidado. Mostra como a ansiedade é bem absurda e pode controlar real a vida. A escrita da autora me deu a impressão de que ela vive em desespero absolutamente o tempo inteiro. E foi o que me deixou mais desconfortável, porque seria uma vida desesperadora, mas dai ela vai falando outras coisas da vida, "coisas normais", que vai ficando mais claro que aqueles são só os momentos de crise, embora eles possam ser longos. As partes engraçadas ficam pelos momentos vergonha alhei, porém não deixava de pensar, coitada!

Ferreira Linhares 31/10/2020

Gostei!!
Bem diferente do que estou acostumada a ler. O livro conta, com um certo humor, de situações que muitos de nós já passamos ou estamos passando.
A leitura é muita fluida, gostei bastante da experiência!

Thais.Souza1 12/01/2021

Confesso que eu esperava mais do livro. Achei uma leitura cansativa, algumas partes me arrancavam umas risadas mas eram raros. Me identifiquei em alguns momentos com a ansiedade dela mas nada mais que isso.

Brunny 13/01/2021

Diferente
Triste, cômico, maluco.
Umas partes engraçadas, outras desconexas.

Luana 27/07/2021

O importante é estar bem
Um mal que asola grande parte da população, a ansiedade se faz presente na vida de muitas pessoas, e Tati Bernardi traz em seu livro o compartilhamento de situações que acolhem aqueles que também convivem com a doença, mostrando que é possível sobreviver e se sentir bem de alguma forma em certo dia.

Bia 21/12/2021

senti a ansiedade da personagem junto com ela, ou seja intensificou a minha própria ansiedade. e me deu vontade de tomar rivotril. ?

Gabriella.Anderson 27/07/2021

Mais ou menos
Esse livro pode ser um gatilho pra quem já é ansioso. O livro é muitas vezes engraçado, mas esse assunto é tão delicado.
Sim, a louca e dependente de remédios é a autora.
Esperava mais.