O Mito de Sísifo

O Mito de Sísifo Albert Camus

Resenhas - O Mito de Sísifo

mands 10/02/2022

eu vejo sísifo feliz
uma leitura que conversou muito com o meu momento, é preciso apreciar a jornada, o caminho, o tédio da vida e das relações pessoais... é preciso ver sisifo feliz, nossa vida não acontece quando alcançamos um objetivo ou meta, ela existe nas sutilezas do dia a dia , e convenhamos que carga teria se tivéssemos um único motivo pelo qual viver...

Samara 27/01/2022

primeiro livro do ano
assunto interessantíssimo!!
me emocionei diversas vezes lendo esse livro, e me ajudou a pensar mais em coisas muito importantes.
É PRECISO IMAGINAR SÍSIFO FELIZ!!

rafa 23/01/2022

A leitura foi um pouco difícil pra mim, mas apesar disso eu gostei do que o livro propôs. Entendi que o homem absurdo é aquele que não precisa de um sentido ou uma razão maior para viver e que encontra felicidade até na desgraça.
?É preciso imaginar sísifo feliz?
A fé na imortalidade é necessária ao ser humano para que dê a ele um motivo para não se matar ??
Boa aí pra você sisifo que foi condenado pela eternidade a ficar empurrando uma pedra pra cima

Lays 19/01/2022

?Tenho tempo para me indignar??
Nesse livro o autor refuta váriaaaaas temáticas, achei bastante interessante.
Ele opina de uma forma bem inteligente porém com uma escrita muito sofisticada ao mesmo tempo que difícil.
Essa leitura poderia ser uma palestra, imaginei em vários parágrafos ele discutindo e refutando os assuntos citados ao longo da leitura com uma plateia.

Carol 18/01/2022

Absurdo e suicídio
Camus usa Sísifo para explicar a condição humana e a repetição diária do nosso comportamento, uma metáfora para a vida ?moderna? dos sistemas político-econômicos que despontavam na primeira metade do século passado.
Não espere uma leitura fácil, mas espere aprender bastante.

Eduardo Mendes 09/01/2022

A vida seria melhor vivida se não tivesse sentido
O Mito de Sísifo conta a história de um personagem da mitologia grega considerado o mais inteligente dos mortais. Entretanto, depois de enganar e desafiar os deuses, Sísifo recebe um castigo pior que a morte; realizar um trabalho exaustivo e sem propósito por toda a eternidade. Ele precisa rolar uma enorme pedra montanha acima, quando ele chega ao topo da montanha a pedra rola morro abaixo e ele precisa refazer o trabalho, todos os dias.

O escritor e filósofo francês Albert Camus aproveitou o potencial simbólico dessa mitologia pra escrever este ensaio que trata entre outras questões sobre nosso propósito de vida, a inadequação do ser humano, a futilidade e o absurdo da vida. Eu li “O Estrangeiro” alguns meses atrás e sinto que os livros se completam.

Desde os tempos mais remotos até os dias de hoje o ser humano continua se perguntando, “porque fazemos o que fazemos?” e “qual o sentido da nossa existência?” Camus convida o leitor a refletir sobre a falta de propósito; ele explica sua teoria sobre o absurdo utilizando exemplos e citando referência de escritores como Nietzsche, Dostoievski e Franz Kakfa.

Para Camus a vida seria melhor vivida se não tivesse sentido, e propõe que abracemos o absurdo ao invés de negá-lo. O autor compara o mito de Sísifo à nossa rotina, já que muitas vezes nos esforçamos com atividades que não nos levam a lugar algum. É sobre essa inutilidade e gratuidade da vida que o filósofo discorre seu ensaio.

Não acho que o livro tenha uma grande lição ou que possa ser visto sob apenas um ponto de vista. Cada um pode tirar alguns aprendizados com a leitura, e no mínimo olhar para si mesmo sob uma perspectiva diferente, concordando ou não com Camus.

Aqui o absurdo não é mostrado como uma saída a um mundo sem sentido, mas como uma ideia que pode libertar a sua mente e te ajudar a encontrar seu próprio sentido pra loucura que é viver.

site: https://jornadaliteraria.com.br/o-mito-de-sisifo/

Elaine Messias 06/01/2022

Texto reflexivo
Se você terminou de ler a peste e o estrangeiro, está esperando um romance, não é o que acontece aqui. O livro é um texto de reflexão filosófica riquíssimo, que faz referência a grandes obras da literatura mundial. O ponto central do texto é o suicídio.

Bruna Peixoto 01/01/2022

Livro curto, mas bastante denso, Camus busca o sentido da vida de modo filosófico, tratando do suicídio como a única questão filosófica que devemos levar a sério. O absurdo da vida é perceber que, dado que a vida não tem sentido, não se tem obrigação com nada. A única coisa limitante é moral de cada um, construída apartir de suas experiências.

rdrg 01/01/2022

empurra a pedra, Sísifo
Então, eu nunca li nada do tal Camus (fica aí no ar a pronúncia desse nome). Gostei bastante do primeiro capítulo e o segundo capítulo é certamente o ápice desse livro.
O autor busca esclarecer o que seria o absurdo e depois do segundo capítulo acho que fica mais difícil entender o que ele quer dizer, e fica um pouco repetitivo e desgastante.
Porém é bem interessante a abordagem do cara.
Espero que venham os próximos dele em 2022.

Mar 30/12/2021

É preciso imaginar Sísifo feliz
Bom, quem sou eu para criticar livro de filosofia, ou filosofia como um todo. Baseio qualquer opinião portanto na minha experiência técnica com como Camus posa sua filosofia.

No geral, Camus é dado à referências e preâmbulos. Depende demais de que quem lê possua conhecimento de outros autores (sim, no masculino) assim como outras filosofias, a própria filosofia do absurdo parecendo muito reacionária à outras ideias - essa parte natural, claro.

Além disso, há uma relação complexa e pouco definida com Deus, deuses e religião no geral. Camus afirma que não parte da pretenção de desmentir a existência de um deus, e de fato não o faz, mas ainda assim toda sua filosofia depende de reagir à possibilidade (ou a não-possibilidade) de uma eternidade divina. Seria, pessoalmente, mais interessante ver o absurdo como o abismo de conhecimento humano, sem necessitar tanto de deus(es) não apenas para comparação mas também definição.

É isso. Não apresentarei pontos fortes nem nada porque é Camus. Filosofia não parte do princípio de ser boa ou ruim, apenas apresentar formas de ver o mundo, né? Então essa é minha deixada de discussão singela pós leitura.

Stephany 25/12/2021

Demorei mais de dois anos para criar a coragem que me faltava para iniciar essa leitura, mas acredito que tenha feito ela no tempo correto. Uma obra simplesmente incrível.

Indie.girlx 14/12/2021

Em uma das mais incríveis narrativas míticas gregas ocorreu um episódio de punição devido à esperteza de Sísifo que enganou os deuses e foi condenado a um trabalho sem fim.
Camus inicia seu livro com o tema do suicídio, coloca a questão se a vida vale ou não a pena ser vivida, apresentando esta como a principal questão a ser feita, antes de qualquer outra, pois todas as outras questões decorreriam dela. Segundo ele, a filosofia tradicional é incapaz de responder essa questão colocada pelo suicídio.

Paulo 28/11/2021

Primeiro desse autor
Assim como eu pensei durante a leitura, o pensamento complexo dessa obra está no momento além de mim, eu sei que não consegui absorver ou até mesmo compreender tudo o que está escrito. Porém mesmo assim, e juntamente com o que tive êxito em acompanhar, consigo sentir a profundidade dessa obra. E com isso toda a última parte me comoveu, com as palavras finais como uma sentença partindo de Camus.

Joao.Gabriel 11/11/2021

Três estrelas porque não entendi muita coisa então burrice plena
Mas gostei do livro sim, temos de viver APESAR do absurdo e não recusá-lo... A parte que não consegui entender é o motivo de que devemos conviver com o absurdo, mas sei que o Camus explica. Em uma releitura vou captar melhor o conceito de absurdismo, mas por enquanto dá pra entender o básico mesmo

Alpinista Niilista 28/10/2021

Livro que ampliou infinitamente minha concepção de realidade. Leitura essencial pra quem curte filosofia °-°
JurúMontalvao 28/10/2021minha estante
vlw a dica?