O Mito de Sísifo

O Mito de Sísifo Albert Camus




Resenhas - O Mito de Sísifo


302 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |


Elaine Messias 06/01/2022

Texto reflexivo
Se você terminou de ler a peste e o estrangeiro, está esperando um romance, não é o que acontece aqui. O livro é um texto de reflexão filosófica riquíssimo, que faz referência a grandes obras da literatura mundial. O ponto central do texto é o suicídio.
comentários(0)comente



Bruna Peixoto 01/01/2022

Livro curto, mas bastante denso, Camus busca o sentido da vida de modo filosófico, tratando do suicídio como a única questão filosófica que devemos levar a sério. O absurdo da vida é perceber que, dado que a vida não tem sentido, não se tem obrigação com nada. A única coisa limitante é moral de cada um, construída apartir de suas experiências.
comentários(0)comente



rdrg 01/01/2022

empurra a pedra, Sísifo
Então, eu nunca li nada do tal Camus (fica aí no ar a pronúncia desse nome). Gostei bastante do primeiro capítulo e o segundo capítulo é certamente o ápice desse livro.
O autor busca esclarecer o que seria o absurdo e depois do segundo capítulo acho que fica mais difícil entender o que ele quer dizer, e fica um pouco repetitivo e desgastante.
Porém é bem interessante a abordagem do cara.
Espero que venham os próximos dele em 2022.
comentários(0)comente



Mar 30/12/2021

É preciso imaginar Sísifo feliz
Bom, quem sou eu para criticar livro de filosofia, ou filosofia como um todo. Baseio qualquer opinião portanto na minha experiência técnica com como Camus posa sua filosofia.

No geral, Camus é dado à referências e preâmbulos. Depende demais de que quem lê possua conhecimento de outros autores (sim, no masculino) assim como outras filosofias, a própria filosofia do absurdo parecendo muito reacionária à outras ideias - essa parte natural, claro.

Além disso, há uma relação complexa e pouco definida com Deus, deuses e religião no geral. Camus afirma que não parte da pretenção de desmentir a existência de um deus, e de fato não o faz, mas ainda assim toda sua filosofia depende de reagir à possibilidade (ou a não-possibilidade) de uma eternidade divina. Seria, pessoalmente, mais interessante ver o absurdo como o abismo de conhecimento humano, sem necessitar tanto de deus(es) não apenas para comparação mas também definição.

É isso. Não apresentarei pontos fortes nem nada porque é Camus. Filosofia não parte do princípio de ser boa ou ruim, apenas apresentar formas de ver o mundo, né? Então essa é minha deixada de discussão singela pós leitura.
comentários(0)comente



Stephany 25/12/2021

Demorei mais de dois anos para criar a coragem que me faltava para iniciar essa leitura, mas acredito que tenha feito ela no tempo correto. Uma obra simplesmente incrível.
comentários(0)comente



Indie.girlx 14/12/2021

Em uma das mais incríveis narrativas míticas gregas ocorreu um episódio de punição devido à esperteza de Sísifo que enganou os deuses e foi condenado a um trabalho sem fim.
Camus inicia seu livro com o tema do suicídio, coloca a questão se a vida vale ou não a pena ser vivida, apresentando esta como a principal questão a ser feita, antes de qualquer outra, pois todas as outras questões decorreriam dela. Segundo ele, a filosofia tradicional é incapaz de responder essa questão colocada pelo suicídio.
comentários(0)comente



Paulo 28/11/2021

Primeiro desse autor
Assim como eu pensei durante a leitura, o pensamento complexo dessa obra está no momento além de mim, eu sei que não consegui absorver ou até mesmo compreender tudo o que está escrito. Porém mesmo assim, e juntamente com o que tive êxito em acompanhar, consigo sentir a profundidade dessa obra. E com isso toda a última parte me comoveu, com as palavras finais como uma sentença partindo de Camus.
comentários(0)comente



Joao.Gabriel 11/11/2021

Três estrelas porque não entendi muita coisa então burrice plena
Mas gostei do livro sim, temos de viver APESAR do absurdo e não recusá-lo... A parte que não consegui entender é o motivo de que devemos conviver com o absurdo, mas sei que o Camus explica. Em uma releitura vou captar melhor o conceito de absurdismo, mas por enquanto dá pra entender o básico mesmo
comentários(0)comente



Alpinista Niilista 28/10/2021

Livro que ampliou infinitamente minha concepção de realidade. Leitura essencial pra quem curte filosofia °-°
JurúMontalvao 28/10/2021minha estante
vlw a dica?




DD 12/10/2021

Que livro meus amigos, que livro
"Assim, convencido da origem totalmente humana de tudo o que é humano, cego que deseja ver e que sabe que a noite não tem fim, ele está sempre em marcha. A rocha ainda rola."
comentários(0)comente



Julio.Argibay 28/09/2021

Sisifo
O mito de Sisifo ? Albert Camus. Eu achei uma leitura que necessita de muita concentração. Ao perceber este fato, parei de me preocupar em entendê-la inicialmente e apenas deixei fluir as ideias e seguir o fluxo. O tema abordado na obra é o suicídio e percebi que ele é apresentado de uma forma diferente, eu diria até literária. O autor aborda o tema, sob a ótica de diversos escritores, importante da literatura mundial, tais como: Dostoievski, Kafka, Proust, Kierkegard, Chestov e Nietzsche. O autor aborda também o mito de Sisifo ? que demonstra como um trabalho pode ser inútil e sem sentido. Todos estes romances e estórias nos levam a perceber o ato do suicídio de maneiras bem diferentes.
comentários(0)comente



Sepolar 28/09/2021

Se encontrar no absurdo
Camus faz muito bem o trabalho em relacionar o dia a dia com o que nomeou como absurdo. Após a leitura é comum saber encontrar-se vivendo o absurdo e saber como se rebelar a ele, imaginando Sisifo feliz.
comentários(0)comente



Luiz Henrique 21/09/2021

O mito de Sísifo
Livro para quem gosta de filosofia e já tem algum conhecimento básico. Eu gostei das reflexões mas senti a necessidade de ter feito algumas leituras prévias a essa para ter um entendimento mais amplo. Leitura densa mas agradável.
comentários(0)comente



Arthur B. Senra 20/09/2021

Uma leitura essencial e existencial. Reflexões necessárias para viver, pensar, agir, criar e se revoltar. Viva o absurdo da vida!
comentários(0)comente



302 encontrados | exibindo 196 a 211
14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |