A Cidade do Sol

A Cidade do Sol Khaled Hosseini

Resenhas - A Cidade Do Sol

Amanda Hryniewicz 15/05/2020

Esse livro tem uma violência de um ponto de vista diferente e que doeu demais em mim, sendo a violência institucionalizada, normalizada pelo Estado e que infiltra nas famílias. Foi muito importante para descobrir a história do Afeganistão e me instigou muito a curiosidade para buscar sobre a religião e a cultura muçulmana. Para mim, a história foi muito além do livro, me fazendo questionar e descobrir coisas da realidade em que vivemos.
ordinary.beraldo 17/05/2020minha estante
EU AMO DE CORAÇÃO ESSE LIVRO. *com a sua resenha eu lembrei que nao coloquei ele como lido ainda rs rs rs*

Ariella 03/01/2022

Primeiro livro do ano ?
Livro forte e necessário, conta a história de duas mulheres que vivem no Afeganistão nos anos de 1979 - 2004, com, idades, criação e histórias diferentes e em um momento a vida delas se cruza.

O livro fala sobre refugiados, a guerra do Afeganistão numa perspectiva de quem estava vivendo lá no momento, o respeito pelos costumes da religião e a incapacidade/conformismo de ação pelas restrições impostas. Fala sobre luto, sobre luta e resistência, as mulheres são fodas nesse livro. Tem quem possa discordar mas a Mariem é foda. Ela sofreu a vida toda e no final, meu deus do céu. Leiam.

Eu não consegui parar de ler até terminar. É muito forte, emocionante. Nas partes mais pesadas eu literalmente fechava o kindle, dava um respiro e ia pegar uma água pra poder conseguir continuar. Quem já leu A menina que roubava livros, o menino do pijama listrado e o caçador de pipas (esse último é do mesmo autor) vai entender o tipo de emoção que é passada. Definitivamente não é um livro leve pra começar o ano, mas eu estava muito afim de ler ele e caiu bem. Agora vou ler um romancezinho pra me recuperar.

Larissa 12/07/2023

A realidade de muitas mulheres afegã
O livro é muito bom! Me prendeu desde o início, com a história de Mariam fiquei interessada em lê-lo, não iria mentir esse livro é a pura depressão, infelizmente é uma amostra da realidade de algumas mulheres afegã passam e passaram em outros anos, compreender isso e ler o desespero dessas duas personagens te faz refletir sobre a vida e querer lutar ainda mais por seus direitos, mulheres que não tinham e não recebiam respeito e nem amor do próprio marido, que era uma pessoa muito desprezível e teve o fim que mereceu, aprendi muitas coisas com esse livro que irei levar para a vida. "Era um fim legítimo para uma vida que começou de forma ilegítima"

Daniela 23/02/2020

Maravilhoso!
Esse era um livro que eu precisava reler e quando o fiz, não me arrependi! A história é doce, nos traz os sentimentos humanos de forma fluida e verossímil. Várias vezes me peguei sabendo a verdade por trás dos atos das personagens, mas ainda assim era levada pelo que outra personagem achava que sabia, era enganada com ela, porque podia compreendê-la facilmente.
Como pano de fundo temos as mudanças políticas do Afeganistão, dos soviéticos ao talibã, que é contada através da vida cotidiana daqueles que viveram naquela época e cujo a vida era afetada pela guerra. Uma aula de história repleta de sentimentos.
É lindo, doce e triste. A leitura envolve e te leva para cenários dolorosos, onde todos tentam sobreviver e no qual as mulheres são limitadas por seu gênero.
Ambas as protagonistas me cativaram desde o início. Mariam com sua simplicidade, introspecção e ingenuidade e Laila, com sua energia, inteligência e paixão. Uma dupla unida por uma vida sofrida, mas que encontram esperança na companhia uma da outra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Lembrou da gagueira de Aziza, e do que ela tinha dito a respeito de fraturas e colisões fortíssimas que aconteciam bem lá no fundo, mas que, às vezes, nós só percebíamos como um ligeiro tremor na superfície.” (pág. 288)

site: https://www.instagram.com/p/B2HnshBDK1d/

Eliezer 15/08/2023

"A Cidade do Sol", escrito por Khaled Hosseini, é uma narrativa emocionalmente poderosa que explora os laços familiares, a amizade e a resiliência em meio às adversidades. A trama se desenrola no Afeganistão, acompanhando a vida de Mariam e Laila, duas mulheres de diferentes origens que têm suas vidas entrelaçadas de maneira complexa devido aos acontecimentos tumultuados do país.

O livro destaca a força interior das protagonistas enquanto enfrentam desafios como a guerra, a opressão e a perda. Hosseini pinta um quadro vívido das transformações sociais e políticas no Afeganistão ao longo das décadas, oferecendo aos leitores uma visão mais profunda e compreensiva desse contexto.

"A Cidade do Sol" é uma história tocante sobre esperança, superação e amor inabalável, ao mesmo tempo em que lança luz sobre a dura realidade de viver em tempos turbulentos. A prosa envolvente de Hosseini e sua habilidade de dar vida aos personagens fazem deste livro uma leitura cativante que deixa uma marca duradoura na mente e no coração dos leitores.

Esdras Castiliano 28/05/2011minha estante
Também me senti assim :/ A realidade nos dias atuais já deveria ter mudado.. não acha?

Aline 14/01/2013minha estante
O melhor livro que li em 2011.

Euborgesleticia 15/08/2023

Impactante
Esse livro foi um dos que mais mexeu comigo. Extremamente emocionante.

O livro conta a história de duas mulheres: Mariam e Laila. Duas mulheres afegãs com histórias de vida COMPLETAMENTE diferentes, mas que em algum momento da vida se encontram.
Esse livro me tirou de uma bolha. A realidade das mulheres afegãs foi extremamente dura em diversos momentos. A força que essas mulheres possuíam me deixou completamente impactada.

Além de toda a história da Mariam e Laila, havia uma descrição do contexto histórico do Afeganistão. Toda a história de guerra entre URSS x EUA, a guerra das milícias afegãs, o Talibã no comando, a queda do Talibã...enfim, a história foi extremamente bem elaborada, e além de uma obra de arte eu ganhei também aulas de história com esse livro.

É um livro que mostra o universo feminino em momentos extremamente críticos. Me mostrou que a realidade pode ser ainda mais dura do que imaginamos.

Esse livro se tornou um dos meus favoritos DA VIDA. Pretendo ler novamente em alguns anos, pois acredito que será uma nova experiência.

Se você pretende ler esse livro, já prepara o lencinho e o psicológico (você vai chorar muito e passar o dia inteiro pensando nele).

Helena 06/03/2020

Livro fantástico, super indicado para quem adora uma história contada durante um fato histórico, trata de assuntos ligados à machismo com relatos das mulheres que sofreram o machismo

Gabi 18/10/2021

Duas histórias unidas pelo destino para nos mostrar a realidade das mulheres no Afeganistão.

Mariam é marcada desde sua infância pelo suicidou da mãe, e apenas com 15 anos é dada pelo seu pai em casamento para um grande sapateiro de Cabul. E a partir daí precisa resistir dia após dia do seu casamento.

Laila, jovem que mora na mesma rua que Mariam, é criada por uma grande familia, e que possui muitas expectativas para o futuro. O que ela não imagina é o quanto esse destino pode mudar em uma fração de segundo.

É um livro doloroso de ler, com uma realidade inimaginável que as mulheres passam. Um livro que aos poucos criam vínculos com as duas histórias, o que torna-o emocionalmente.

Márcia 29/11/2009

Em cima do muro.
A Cidade do Sol me deixou em cima do muro. Não sei ainda se gostei realmente ou não.
Bem, o estilo de Khaled já me era familiar depois de O Caçador de Pipas. Talvez isso tenha atrapalhado, já que eu esperava que a narrativa de A Cidade do Sol fosse tão brilhante quanto de O Caçador de Pipas; mas não é.
O enredo é bom, mas não tem nada de especial. Talvez tenha tido esta impressão por ja estar habituada à ler sobre os horrosos que acontecem na vida dessas mulheres. Laila e Mariam - infelizmente - são apenas mais duas. Não que livros que retratam toda barbaridade que os homens desses paises causam às suas mulheres não sejam importantes; mas criei muita expectativa especialmente em A cidade do Sol, que acabou se revelando mais uma.
As histórias de Laila e Mariam são comoventes. Mas acho que já estou "treinada" o suficiente para perceber os pontos onde o autor mais trabalha para criar emoções no leitor. Enquanto lia, ao invés de me prender ao drama de Laila e/ou Mariam, eu prestava atenção nas técnicas que Khaled usou para criá-lo. É como uma "manipulação" do autor. Acabei não me emocionando. Não fiquei insensível à história de Mariam - gostei mais dela. Seu final foi muito injusto em minha opinião. Khaled provavelmente quis criar uma carga extra de emoções com esse final, mas em mim só conseguiu arrancar uma perplexidade tremenda por essa falha.

O livro é bom. Se você gosta de histórias sobre mulheres afegãs vale a pena. Eu gosto e pra mim valeu. Mas não criem muitas expectativas baseadas em O Caçador de Pipas ( quem gostou pelo menos ) - este é infinitamente melhor, porém pretendo relê-lo para tentar enxergar esses "pontos de manipulação" que enxerguei em A Cidade do Sol.

brendaflleal 11/01/2024

Fiquei presa no livro logo de cara. Estou sem palavras ainda, é muito triste, muito pesado, muito envolvente.
Recomendo muito, mas tem que preparar bem o coração.
Queria dar um spoiler sobre o retorno de uma certa pessoa, mas odeio spoiler. De todo jeito, ainda bem que essa pessoa voltou!

Annacap 17/03/2023

Um livro pra sentir - Revolta, Tristeza e MUITA Empatia.
É impossível ler ?A Cidade do Sol? e não ficar comovido (a).
O livro começa narrando a vida de uma adolescente, Marian, que junto com sua mãe, vive isolada da cidade. O motivo desse isolamento é o que leva a trama adiante até o final do livro: Marian, além de ser uma _Harami_, é mulher.

O cenário da história é a guerra do afeganistão; mas não se preocupe se não curte essa abordagem, pois o autor foca em exaltar as relações da mulher com o mundo, diante desse contexto catastrófico.

As personagens são fortes. Características muito bem descritas, atitudes coerentes com cada um deles. Isso não significa que gostaremos de todos: enquanto torcemos por alguns deles, outros queremos ver mortos. As relações são construídas de forma fluida e gradativa, o que eu considero um dos pontos altos.

Enfim, não consigo imaginar alguém lendo esse livro e não se emocionando com a história das personagens principais. Porém prepare-se, ?A Cidade do Sol? é capaz de estraçalhar intensamente seu coração. De uma forma boa, claro.

Tatiane.Gatto 29/01/2021

Releitura
Livro simplesmente maravilhoso! Nunca fui de reler alguma história, mas essa vale a pena! Terminei com lágrimas nos olhos

Biel 17/09/2020

Não se podem contar as luas que brilham em seus telhados, nem os mil sóis esplêndidos que se escondem por trás de seus muros.
Terminei essa leitura, muito feliz por tê-la iniciado. Sem dúvida, para amantes do gênero, Khaled nos cativa com um romance que desperta profundas emoções.

Eu gostei muito do livro pois é, de certa forma, uma imersão na cultura e história de outro povo, e, só por isso, já acho muito prazeroso! A descrição dos locais e dos acontecimentos históricos concomitante à vida dos personagens, dá um tom singular ao livro.

Mas o autor não apenas nos imerge, mas nos faz sentir o sofrimento dos personagens. Meu Deus, quanto sofrimento! Por mais que seja ficção, não paro de imaginar que isso não destoa tanto da realidade (às vezes a realidade é ainda pior!). Isso me fez pensar no privilégio que tenho, e por muitas vezes, não sei agradecer.

Enfim, recomendo demais a leitura, para quem gosta de romance e drama. Talvez quem não goste, esse pode ser o seu primeiro, acredito que não irá se arrepender!

Helena Vidal 11/09/2020

Real e comovente
Um livro incrível, tanto pelo conteúdo como pela abordagem. Khaled Hosseini é um autor impressionante, sua narrativa é cativante do início ao fim e seus personagens são quase tangíveis.
A situação que as mulheres se encontram é real e foi bem construída, sem fantasias. Chorei como um bebê com o desfecho de uma das personagens, o que só me fez apreciar ainda mais essa obra.
Aqueles que estiverem interessados nessa história, preparem seus corações!