O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Priscilla280 31/12/2023

Quem não ama um clássico
Livro maravilhoso, com suspense, comédia, drama, romance e até um pouco de terror! Um clássico gótico, aqui acompanhamos a história do Fantasma da Ópera que fica vagando pelos corredores e bastidores da ópera de Paris, e também a sua obsessão por Cristine Daaé. Um grande clássico que teve sua primeira publicação em 1910! A leitura foi muito prazerosa e fluida!

letAcia203 30/12/2023

"Tudo o que eu queria era ser amado por quem sou."

Provavelmente é uma opinião polêmica, mas eu não gostei muito!!
Tudo é muito dramático, exagerado e irreal para o meu gosto e eu entendo que o livro tem esse objetivo, mas enteder isso não me fez gostar mais!!
Apesar da história ser interessante não conseguiu me prender, comecei gostando, mas no final eu já estava torcendo para acabar logo porque não aguentava mais. A história é triste e tem uma mensagem legal, eu queria MUITO ter gostado, fiz questão de ler ouvindo as músicas, mas no fim não foi para mim.
Apesar de tudo gostei bastante do epílogo!!

Bem a música é muito melhor kkkkk

Stela 30/12/2023

Muito bom! Achei o livro bem colocado dentro de sua proposta, os personagens são bem desenvolvidos e os plots são ótimos.
Com certeza lerei outras obras do autor.

Clara2852 29/12/2023

F. da Ó e sua melancolia apaixonante
A história é realmente envolvente e apaixonante. poucos pontos a tornam monótona, na verdade, apenas a enrolação do autor em descrever detalhadamente todos os acontecimento e cenários que vejo como detalhes negativos. claro, muito compreensível se observado o ano de lançamento e padrões literários da época, então se torna "passavel" essa situação.

de resto, é possível de se apaixonar por cada personagem e entender os motivos que levam cada mínima ação e desdobramento de enredo. a empatia é geral e conseguir entender cada traço de loucura, paixão, crueldade é tão fascinante que nos faz se jogar de cabeça nessa história tão comovente.

a dor e solidão de erik se mostram histéricas mais para o final o que ocasiona uma empatia por parte do leitor. claro que não leria novamente devido a escrita do autor ser muito enrolada, mas com certeza recomendaria a algum amigo!

a dor misturada de angústia e sofrimento, a esperança de um final feliz, de um amor correspondido, de uma normalidade e a perda de tudo isso em um piscar de olhos. as motivações cruéis de uma mente perturbada devido aos descasos sofridos ao longo da vida, a naturalidade tanto da maldade quanto da bondade e um coração quase que ingênuo que não distingue ambos.

o fantasma da ópera é uma obra apaixonante!

Wiliane.Franca 29/12/2023

Obsessão pela Ópera Garnier criada com sucesso!
Que história incrível, instigante, intrigante e que nós deixa presos do início ao fim!! Não esperava que esse livro fosse me causar tantas sensações ao mesmo tempo!

E quanto a edição, li em Ebook porém posso dizer que essa edição é super completa, trás muitas informações que me deixaram louca pra conhecer a Ópera na vida real!

alicia 27/12/2023

Se coloca no lugar dele 5 segundos
Pra mim esse meme resume o livro todo, se as pessoas se colocassem no lugar do Éric 5 segundos entenderiam a verdadeira história de vida dele kkkkkkk
Eu li a história só sabendo o mínimo do mínimo sobre o que se tratava, e pretendo assistir o filme é a adaptação pra peça em breve (já estou sabendo que é bem diferente). Decidi ler pois "O Fantasma da Ópera: é uma das histórias mais comentadas e adaptadas de todos os tempos, pensei comigo que seria um baita livro, me decepcionei um pouco. Óbvio que é um livro muito interessante, mas eu esperava mais pelo hype que tem (desconfio que a história tenha esse alcance todo pq a adaptação pro teatro deve ser muito boa).
A história em si é bem monótona, acho que o grande forte desse livro é o cenário e sua atmosfera gótica, que realmente é muito instigante e bonita, que faz nós leitores sentirmos que estamos dentro das galerias da Ópera Nacional de Paris (inclusive fiquei com vontade de visitar hahaha).
Sobre os personagens principais:

Cristhine: é uma querida, ingênua em muitos momentos, e muito esperta em outros, querendo ou não, é a vítima dessa história, já que tudo gira em torno dos dois caras que estão obcecados por ela.

Raoul: Ele tem os defeitos dele, mas uma coisa temos que admitir, ele é obstinado pelo que quer.

Éric: Como disse anteriormente, a história do livro em si é bem fraca, porém há alguns pontos altos no livro que justificam sua popularidade, óbviamente um desses motivos é a atmosfera da história, e o outro motivo com certeza é o Éric. Ele é um personagem muito denso que nos faz ter sentimentos ambíguos por ele, ora temos repulsa, ora temos compaixão (e por isso defendo a Christine, pq ela também se sente assim a história toda.)
Ou seja, tive momentos que fiquei com raiva de suas atitudes, e em alguns momentos literalmente chorei de compaixão (e identificação rsrs).
O que eu achei muito bad é que o Éric é super talentoso e inteligente, mas é condenado a viver uma vida escondido por causa de sua aparência. #triste

Persa (menção honrosa): único personagem que usava a razão nessa história, no meio de tanta gente desequilibrada, foi um alívio aparecer alguém mais centrado.

Eu ia dar menos estrelas pro livro, porém gostei muito do final, acho que a narrativa cresce bastante mais pro fim do livro, e é um final muito justo pra história. Vi algumas interpretações psicanalistas da história e achei bem interessante :)

Aninhalaz 26/12/2023

"As pessoas são tão infelizes quando amam?
- Sim, Christine. Quando amam e não tem certeza de que são amadas."

Alle_Marques 24/12/2023

– Os segredos de Erik não dizem respeito a ninguém!
[...] ‘É muito difícil’, eu disse, ‘ser amada dentro de uma tumba.’ [...]
...
Infelizmente é mais “romance” do que o drama e o suspense que estava esperando, além disso, tem umas coisas difíceis de acreditar, o fantasma é incrivelmente toxico e o romance dos protagonistas, assim como o suposto “triangulo amoroso”, não funcionou pra mim, não me convenceu.

Mas o livro trabalha muito bem abordando os sentimentos, desenvolvendo seus temas e propondo reflexões, do amor, o ódio e a paixão, aos preconceitos, a solidão e a busca pelo pertencimento, Leroux também consegue desenvolver bem seus mistérios, nos deixa curiosos em saber como será o final e criar um vilão marcante, complexo e inesquecível.
...
“Só me faltou ser amado para ser bom!”
16° Livro de 2023, 22ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023
Leitura coletiva com o canal “Ler Antes de Morrer” (Isabella Lubrano)

maLu 20/12/2023

Me pegou no final
Com certeza, esse livro foi um dos clássicos com a leitura mais fluida que eu já vi, demorei muito tempo pra ler porque estava de ressaca literária, mas não achei um livro difícil, até mesmo pra quem não está acostumado com clássicos.

Essa obra me transportou para o mundo da Ópera de Paris. A trama retrata uma história de amor e traz com diferentes elementos a musicalidade, vai se criando uma atmosfera emotiva e misteriosa muito gostosinha de acompanhar.

Eu como fã do teatro, e da peça, amei ter a experiência dessa leitura? acho que os fãs da peça deveriam conhecer e gostariam muito.

Lorena 19/12/2023

Erik era o verdadeiro anjo da música
Esse livro foi um clássico muito fácil de ler (demorei porque entrei em ressaca literária, mas a leitura é bem fluída).

Eu amei o Erik do começo ao fim, sem mais.

Chorei bastante com o final e o que mais me empolgou na leitura foi a forma como Gaston faz a gente crer que tudo aconteceu, trazendo provas e tudo mais! Eu AMEI!

Ali :p 18/12/2023

Muito mais interessante do que eu pensei
Sempre fui fã do musical, então peguei o livro pra ler pra faculdade. Posso dizer que a história do livro é muito mais interessante, sendo, inclusive, muito mais emocionante o final.

Helô 17/12/2023

Uma grande história, porém a narrativa não faz juz :( nao gostei mt da leitura mas amei o universo e os personagens. chorei horrores no final.

annikav.a 16/12/2023

Mas ele era feio demais!
Farofada histórica das boas, perfeita pra quem gosta de um drama bem barroco, narrativas oitocentistas mirabolantes, misteriosas, um tanto angustiantes, e arquitetura - não é exagero falar que a Ópera Garnier é uma personagem principal, detentora de mistérios e mundos ímpares. Aliás, arriscaria dizer que é ótimo também para aqueles que gostam de cinema, pois Leroux foi precursor dessa escrita cinematográfica. Por vezes (sobretudo na cena da sala de tortura, no final) eu conseguia imaginar tudo nitidamente, como um roteiro de filme (tenho de ir atrás das impressões de Leroux sobre a adaptação de 25!). Todos os personagens são unidimensionais, mesmo os principais- Christine, Raoul, o Persa- como é comum ao Romantismo. Quem mais foge da tipificação é o Erik -a quem a narrativa faz muito esforço para humanizar-, multitalentoso e profundamente perturbado por um "amor" que " o faz ser" ao mesmo tempo o homem mais terrível e o mais bondoso de Paris. Isso não significa que eu goste dele. Muito pelo contrário, acho-o insuportável. Entendo seus motivos, mas nunca poderia concordar com/simplesmente relevar suas ações. Não paro de pensar que todo mundo só glorifica esse personagem por ele ser homem. Enfim, foi uma leitura divertida, o livro é bastante bem escrito, embora eu não tenha gostado da edição da Pandorga, pois ela cortou partes relevantes do texto original.

VivianRayna 13/12/2023

Tocante
Surpreendente a forma como as coisas foram construídas, amei a proximidade do autor com os leitores. Amei o relacionamento das personagens e sobretudo quando estava na iminência do final, o clima de tensão, como tudo foi descrito, consegui imaginar bem as cenas. Fiquei muito impressionada com as atitudes do fantasma e com o que ele se mostrou ser no final. Maravilhoso!!!

celina.laura 09/12/2023

Lindo. o final me pegou muito, porque eu achei que seria uma coisa igual romeu e julieta, mas não foi! tadinho do Erick, ele só queria ser amado, e ser "normal".