O Fantasma da Ópera

O Fantasma da Ópera William Shakespeare
Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Stephanys27 08/12/2023

No início do livro estava achando a leitura bem bobinha estilo filme de terror pra crianças que passa na sessão da tarde. Já no meio achei bem meloso com toda a história da Cristine e seus suplicios. E o final foi bem mirabolante. Mas considerando a época e contexto em que foi escrito eu gostei da experiência dessa leitura.

Welodas 05/12/2023

Mais um monstro que ganha meu coração
Sempre falo que adoro terror, mas não qualquer história de terror, somente a de monstros, demônios e espíritos. Evito toda e qualquer história de assassinos cruéis, serial killers e afins porque sei que existem muitas pessoas ruins por aí e, como mulher, o medo é constante de encontrar um doido por aí.

Entretanto, a história do Fantasma da Ópera nos encanta com tamanho talento que o Erik tem em todas as suas artimanhas. Ele sempre foi meu foco durante a leitura e o que mais me divertia. Peguei ranço do Raoul e acho romance dele com a Christine super morno.

É mais uma história que pego amor, junto com a história de Frankenstein. O Fantasma da Ópera é lindíssimo e muito emersivo com as ambientações da Ópera.

*Quando só recebe ódio, nojo e desprezo; retribuir amor, por mais grande e bondoso que seja o coração, torna-se impossível pois como fazer e demonstrar algo que nunca aprendeu na vida?

ClaOex 03/12/2023

Romance dark
Adorei essa leitura!!!
O suspense e o mistério me prenderam do início ao fim! O Fantasma realmente é bem macabro, mas juro, defendi ele até o final.
Esse livro trás uma sensação de que realmente a história é real, onde o autor afirma nesse livro, baseado em pesquisas que o próprio fez.
Um dos melhores livros que li esse ano, espero reler em breve e indico para quem gosta de uma leitura gótica e com um pouco de romance.

Biblioteca19 30/11/2023

O Fantasma da Ópera está dentro da MINHA MENTE!
Uma obra atemporal e um tesouro da humanidade que se tornou uma das minhas favoritas desde que eu vi a versão cinematográfica. Um retrato de uma sombra à margem da sociedade, tão ignorada e desconhecida como um fantasma, e eis a questão: vítima ou culpado? Psicopata romantizado ou apenas um injustiçado digno de pena? Independente da resposta, acho essa obra possível de se entrar em qualquer assunto, de escrita inteligente e estética gótica, se prepare para a voz do Anjo da Música invadir sua leitura.

Quel Bastos 28/11/2023

É como ir ao teatro ver uma peça repetida
O livro é tão bonito quanto ir ao teatro assistir um musical, tem toda essa magia dos palcos.
A inspiração é interessante, os fatos reais envolvendo a opera são legais, mas pra mim faltou algo.
Gostei de toda a narrativa mas não foi tão cativante quanto achei que seria. Talvez por ja conhecer a história, talvez por achar a protagonista pouco carismática. Divertido, mas nada de mais.

lehdotartaro 26/11/2023

Um clássico
Eu amo toda a história do fantasma da ópera, e essa edição está impecável. É linda e tem tantos detalhes que é impossível não gostar.
Um clássico da literatura, e pra mim indispensável para quem gosta da peça/filmes.
Muito bom!

Ellen 23/11/2023

Esperava mais
Pela grande fama da obra eu esperava uma coisa extraordinária, porém, para mim, foi no máximo bom.
Nem tenho muito o que dizer, deu para matar a curiosidade, a edição é linda porém não leria novamente.

Andreia 23/11/2023

Um romance gótica onde a história fictícia tem como pano de fundo fatos históricos ligados à Ópera de Paris no século XIX.
O livro conta a história do triângulo amoroso entre Christine, Raoul e Erik, o fantasma da ópera, assim chamado por viver clandestinamente no subterrâneo do teatro devido a uma deformidade em sua aparência. Erik nunca foi amado, mas acredita que a talentosa Christine possa vir a amá-lo, então faz de tudo para que ela se apaixone e viva com ele, inclusive chantagem. Já Christine e Raoul se amam e têm seu romance ameaçado pelo fantasma.
Minha segunda experiência com romance gótico, sendo que a primeira foi Frankenstein, ambos não me agradaram, talvez porque me pareçam muito dramáticos, mas são clássicos e merecem ser lidos.

asisoynara 18/11/2023

ARREBATADOR!!!
"(...) Ele só pedia para ser alguém, como todo mundo! Mas era feio demais! E teve de esconder o seu gênio ou aplicar golpes com ele, quando, com um rosto mais comum, teria sido um dos mais nobres da raça humana! (...) Decididamente, há que se ter pena do fantasma da ópera!"

Ah, meus amigos... Le Fantôme de l'Opéra. Como resumir esse livro a uma palavra sem ser PERFEIÇÃO?! Quando iniciei a leitura dele confesso que já tinha grandes expectativas por já conhecer o musical e considerá-lo estupendo, mas devo admitir que esse livro superou as minhas expectativas e me entregou uma experiência tão imersiva que o enredo e seus personagens chegaram a me visitar em sonho.

O Fantasma da Ópera conta a história trágica de um triângulo amoroso passado nos bastidores de uma ópera parisiense. O protagonista, uma entidade mascarada que assombra a local, desenvolve uma paixão obsessiva por Christine, a jovem soprano que ficou órfã e foi acolhida pela trupe. Esse romance gótico do início do século passado traz personagens e elementos arrebatadores em sua narrativa, onde nada, absolutamente nada é cansativo/enfadonho de se ler. Criamos uma conexão imediata com a história de cada personagem e nos pegamos com sentimentos e emoções mistos ao longo dessa jornada por cada um deles. Devo admitir: senti pena do fantasma! Inclusive, o autor é tão talentoso que consegue fazer uma figura como a do fantasma ser capaz de inspirar terror e piedade ao mesmo tempo.

O triângulo amoroso é instigante e atrativo, o casal principal (que eu me rendi a ele e shippei) não é construído de forma rasa e apressada - pelo contrário, existe uma ligação entre eles desde a infância e a profundidade do sentimento e das declarações que compartilham mexeram com o meu coração de leitora apaixonada pelas nuances do Romantismo Literário. Os ambientes descritos no livro também são fascinantes! O mundo dos Porões do Teatro são incrivelmente brilhantes. O autor criou ali um reinado de fantasia, com monstros, personagens obscuros que perambulam. É genial!

Entre todos os capítulos, todos muito bem elaborados e atrativos, destaco o que mais me marcou, que foi o capítulo 12: "A lira de Apolo". Nesse capítulo, que é essencialmente a alma do livro, é quando somos apresentados ao fantasma em toda a sua essência. E que personagem fascinante! E como é igualmente fascinante a relação dele com Christine, que é quando se descortina a cena do telhado - a inebriante cena em que Christine se declara para Raoul, sem saber que lá, escondido, enchendo-se de fúria e vingança, estava o fantasma da ópera.

E o que dizer sobre o personagem mais interessante e mais bem trabalhado de toda essa narrativa? O fantasma, cujo nome é Erik, tem uma história complexa de abandono social, deformação física e distúrbios psicológicos. Não obstante, ele consegue ter uma voz poderosíssima, uma criatividade cigana invejável com manipulações e ilusionismo, além de capacidades fantásticas como ventriloquismo. É um ser perturbado que traz em sua bagagem emocional uma história de abandono e violência que o levam a lutar por amor e aceitação que lhe foram negados devido a sua horrenda aparência física. Aqui podemos estabelecer uma crítica em relação aos padrões estéticos impostos pela sociedade, onde somente se tem algum valor e aceitação quando se é belo e admirado por seus atributos físicos.

Ao final, não existe fantasma além do fantasma da rejeição e da falta de amor que assusta Erick durante toda sua vida em decorrência de suas características físicas disforicas e que o fizeram recorrer a reclusão e inúmeras formas de violência para sobreviver em um mundo tão hostilizante. Lembrando que as atitudes horrendas do fantasma não devem ser romantizadas, mas tampouco condenadas em uma época literária cujos costumes, crenças, estilos de escrita e período da história eram totalmente diferentes do cenário atual.

O fantasma da ópera é um clássico arrebatador que me impactou enquanto leitora e ser humano e que entra para a lista dos favoritos e melhores que já li.
Keilizie.Santaroza 19/11/2023minha estante
Essa resenha definiu exatamente a história !! Perfeição é o que ha! Concordo em absolutamente tudo o que voce pontuou amiga! Não tem como ser diferente ! E meu coração se enche de alegria em saber que você amou essa história estupenda ????

asisoynara 28/11/2023minha estante
Que perfeição de comentário, amiga! Feliz que alguém me entende sobre essa obra magnífica... ??

Regis 13/12/2023minha estante
Sua resenha ficou perfeita, Nara! ????
Adoro essa história, mas até o momento só assisiti a filmes e musicais. Ele já está na minha lista para o próximo ano. ?

analice 14/11/2023

Tenho gostado muito desse estilo de narrativa em que o autor é um pesquisador e o livro é todo um grande boato. Funciona muito bem aqui, principalmente pela história ficar indo e voltando, adicionando novas perspectivas e explicações (acaba que entramos bastante na mente dos personagens assim, apesar de não termos realmente acesso a seus pensamentos).

Fica meio arrastado as vezes, principalmente pro final, quando começa a ter uma atenção muito grande a arquitetura da ópera (não é muito minha praia).

Casquei de rir que o fantasma é patético