A cidade sitiada

A cidade sitiada Clarice Lispector

Resenhas - A Cidade Sitiada

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mel 30/12/2022

Mais um lido e instantaneamente favoritado. E que forma sublime de escrever, de ver o mundo! Mal tenho palavras pra essa grandeza, mas vamos lá:
Conhecemos uma pequena cidade do interior pela perspectiva da personagem Lucrécia, em uma mescla entre pessoa e espaço, onde os limites as vezes são quase indistinguíveis

"[...] tudo o que Lucrécia Neves podia conhecer de si mesma estava fora dela: ela via."

E há quem diga que Clarice era alienada, mas nessa obra, não obstante das demais, ela prova o contrário. São Geraldo nada mais é do que um reflexo das transformações urbanas que aconteciam no Brasil na década de 40 - a transição de um país rural para um país industrializado.

Nada é explícito, nada é óbvio, não há um caminho único, ela capta o que nos escapa, o mais sutil do ser e do estar.

"[..] não era isso o que sucedia às coisas? - inventando por impotência um sinal misterioso e inocente que exprimisse sua posição na cidade, escolhendo a própria imagem e através desta a dos objetos."

Anna 21/12/2022

foi dificil pra me adaptar a narrativa no inicio mas depois ficou fácil e ate bem fluido.
fico surpresa com o quanto a clarice consegue me entender e entender exatamente o que sinto e penso. talvez seja por isso que eu a admire tanto. é como eu disse uma vez: pra me compreender basta ler clarice.
mais um romance que me identifico com a personagem principal e suas questões na vida.
me levou a muitas reflexões.

Maura15 22/11/2022

Pensei que ia amar!
Mas não. É Legal, até, mas não o suficiente para me prender.
Terminei de forma forçada, mas de todo o modo, até que foi legal.

Andre 29/10/2022

Não sei se para um leitor já muito experimentado em Clarice seja tão difícil, para mim, que até então só havia lido A Hora da Estrela, foi muito desafiador.

Deixo como dica para alguém que estiver tendo problemas com o entendimento e que tenha em mãos essa edição específica e está pensando em abandoná-la, que leia o posfácio, ele clareia bastante as coisas.

Kael.Paulino 19/10/2022

Diferente de todos que li
Foi o primeiro livro que li da Clarice antes dos 30 anos e eu senti uma enorme inspiração em Virgínia Woolf quando ela trouxe personagens sem um contexto, sem um desenvolvimento e eu confesso que achei uma leitura bem confusa por conta disso, além da questão do foco na cidade, na configuração da cidade. Preferia mais a mãe da Lucrécia Neves no decorrer da história do que a própria protagonista. ?

Kaillane 12/10/2022

A cidade sitiada ?
Com certeza esse livro entrou para a lista dos meus livros preferidos da vida! Eu sou completamente apaixonada pela essa mulher, o jeito que a Clarice coloca seus sentimentos e sua forma de ver o mundo nos seus livros é algo lindo. Todos os livros dessa mulher é uma obra de arte!

Ler Clarice é uma terapia pra mim, os sentimentos que ela desperta é único, a forma como eu me vejo, como eu vejo as pessoas e como eu vejo a vida, é sempre uma evolução cada vez que termino um livro dela.

Poucas pessoas falam desse livro, e acho que deveriam falar muito mais! A Lucrécia virou uma das minhas personagens preferidas dela, mesmo ela sendo bem diferente de todas as outras, mas a construção dela foi maravilhosa. Eu recomendo muito! Esse livro te faz pensar muitas coisas, como se realmente não somos pessoas em evolução, e que mesmo assim isso as vezes não muda muito o rumo de nossa existência... Leiam! não é o livro mais fácil de se ler da Clarice, ele parece ir acontecendo de trás para frente, mas com o decorrer da leitura você vai encaixando tudo e realmente não entendo apenas a escrita, mas sim, sentindo cada palavra.

E Clarice, você vai ser sempre a maior para mim! ????

Neylane Naually 30/08/2022

desafiador
Terminar um livro da Clarice é sempre um acontecimento, e aqui não foi diferente. A Cidade Sitiada quase destruiu a carreira da autora, na época não foi bem recebido pela crítica e leitores por ser considerado muito denso. A Clarice que escreveu esse livro estava em um momento complicado da vida, vivendo em outro país e com saudades de casa. Escrever A Cidade Sitiada salvou Clarice, tanto que essa é sua obra mais citada por ela mesma. O livro foi tão mal recebido que ela só conseguiu publicar o próximo, A maçã no escuro, 12 anos depois.

Sabendo disso, o estudioso de Clarice Benjamin Moser afirma que todo brasileiro instruído conhece G.H. e Macabéa, mas só o leitor clariceano devoto reconhecerá o nome Lucrécia Neves, a protagonista de A Cidade Sitiada. E fica a questão, o livro é mesmo tão complicado assim de ler? A resposta é sim, porque Clarice nunca é fácil, e também não, porque uma vez conectado com a obra, as páginas deslizam na mente do leitor.

E nessas 191 páginas nós seguimos duas transformações, a da protagonista e a da cidade de São Geraldo. Na medida que a cidade vai mudando e se modernizando, também Lucrécia vai crescendo, apesar de diferentemente das protagonistas prévias da autora (Joana e Virgínia), Lucrécia se mostra uma mulher rasa e até mesmo fútil. Não existe muito enredo, e o livro é basicamente a história da garota de São Geraldo, obviamente com várias implicações. A escrita é belíssima, e aqui eu destaco o capítulo 10, “O milho no campo” que eu grifei praticamente tudo!

“A mulher parecia mesmo viver na linha do horizonte. Era de lá que via cada pequena coisa com suas luzes, esse estranho mundo onde em tudo se poderia inutilmente tocar”.

Eu com certeza indico o livro, principalmente se você já leu alguma outra obra da Clarice antes. É uma leitura desafiadora, que exige do leitor em alguns pontos, mas você termina a leitura com um sorriso no rosto e uma sensação de dever cumprido, é quase como se a autora estivesse desafiando seus leitores, ela mesma disse em a um entrevistador que lesse A cidade sitiada — “se você conseguir”.

Craotchky 18/08/2022

Os mistérios da esfinge brasileira
Eis uma obra um tanto quanto singular em relação a outras que li de Clarice. Aqui a narrativa não explora a internalidade de sua protagonista, coisa que acontece em outros títulos, nos quais essa característica acaba sendo exatamente o elemento central. Lucrécia não é uma personagem questionadora, tampouco é perpassada por indagações existenciais. Ao contrário, parece vazia de matéria-prima. Ela apenas vê e se compõe com o que viu, mas sem processar o conteúdo visto. Ela meio que é apenas o lado de fora.

"Só que se via como um bicho veria uma casa: nenhum pensamentos ultrapassando a casa."

Lucrécia é superficial; se constitui tão somente com conteúdos externos, não germina nada dentro de si; quer florescer a partir do lado de lá. Seu ímpeto é somente para construções palpáveis. Não quer e sequer cogita edificar-se por dentro. Ela (sobre) vive do avesso; ela sitia-se; ela sim parece ser a verdadeira cidade sitiada da história.

Não há aqui o tradicional e poético fluxo de consciência da autora, embora a hermetidade (neologismo meu?) esteja presente de outras formas. A leitura é desafiadora na medida que abstrai sobre ambientes externos e objetos, ao invés de sensações e sentimentos. Um livro difícil, que exige atenção e pode causar fadiga. Não se pode lê-lo com simples intuição. Assim como O lustre, estou convicto que A cidade sitiada não é uma boa porta de entrada para quem deseja conhecer a autora, uma vez que é possível se perder por aqui. Ainda que "[...] perder-se também é caminho."

Quanto à relação Lucrécia-Cidade, parece indiscutível que ela se fundamenta na própria Clarice que, enquanto gestava a obra, estava "sitiada" em Berna, na Suíça, acompanhando o marido, em uma estada que absolutamente não lhe foi agradável.

" 'Esta Suíça', escreveu à irmã, 'é um cemitério de sensações.' " - do posfácio.

Lucrécia se confunde com a cidade em uma relação de espelhamento, em um paralelismo evidente. A cidade de S. Geraldo é o duplo de Lucrécia, ou vice-versa. Estou ciente que isso soa esquisito. É que qualquer coisa de Clarice tem seu Mistério próprio. Quem frequenta Clarice sabe. Certamente não serei eu que vou decifrá-la. Que me devore, portanto.

O fato de que foi um dos livros da Clarice mais mal recebidos pela crítica, bem como por grande parte do público ("As vendas indicam que é o menos popular dos romances de Clarice." - do posfácio.) é compreensível. Nem Lucrécia, nem a cidade de S. Geraldo e em consequência, nem o livro me cativou. A história não conseguiu me machucar, infelizmente. Em outras palavras: não me conectei.

Ah!, os cavalos e as características equinas também me intrigam.
Nath 18/08/2022minha estante
"Ainda que [?]perder-se também é caminho" ?????????? Arrasou na resenha você! ? Ainda não li esse específico da Clarice, mas a relação simbólica da personagem com a cidade é um tema que no mínimo me apetece, vc sabe.

Craotchky 18/08/2022minha estante
Leia e perca-se,

Emi 05/07/2022

Perfeição em forma de livro
É um romance bem ala Clarisse Lispector o qual contará a história da nossa personagem que vive a jovem Lucrécia Neves, remotamente inconformada com a mesmice de um ambiente sem futuro. O confronto entre campo e cidade.
É uma leitura bem rápida e completa no mundo de Clarisse.

Liz Silva 09/06/2022

O gesto que interrompe a vida instintiva
A Cidade Sitiada é o terceiro romance de Clarice Lispector. Possui narrativa em terceira pessoa e estrutura linear.

Acompanhamos a história de Lucrécia simultaneamente à história de São Geraldo, região suburbana em desenvolvimento. Lucrécia e São Geraldo são inseparáveis e indistinguíveis ao longo da trama.

No processo de buscar conhecer a si mesma, Lucrecia se exterioriza, tudo o que ela sabe de si é o que ela vê ao seu redor. Até por isso, Clarice não utiliza aqui o fluxo de consciência. O "ser" não está no pensamento e sim no olhar.

Geane.Gouvea 04/03/2022

Desafio 12 livros em 12 meses - Clarice Lispector #livro1
Bora falar dessa leitura de janeiro?
(Aliás a primeira do desafio 12 livros em 12 meses - Clarice Lispector).

Sabe quando você se desafia a ler em cada mês um livro de uma escritora, mas não fazia ideia do nível de dificuldade que encontraria? Bom, a isso justifica minha nota 3 para essa leitura. Mas você não vai ler aqui eu falar mal do livro ou não recomendá-lo. Pelo contrário... Se desafie também, e a explicação de tudo está no posfácio.

?Em resumo:
"A cidade sitiada", fala da transformação de uma menina em mulher, e da transformação de uma comarca em metrópole. A ?civilização? do assentamento torna vivazes e tagarelas seus outrora humildes moradores; e, à medida que São Geraldo se expande, palavras, posses e casamento descavalizam progressivamente Lucrécia. Ela é grata por se ver domesticada ? mas os animais se retiram, e A cidade sitiada termina com sua capitulação: ?os últimos cavalos já haviam emigrado, entregando a metrópole à glória de seu mecanismo.?

? Minha experiência:

? Voltar na leitura e ler o parágrafo de novo..
faz parte;
?Se confundir e, pesquisar o nome do personagem para entender melhor de quem se trata;
? Não tem muita emoção, mas algumas falas que te chamam um pouco, a atenção;
?Leitura detalhista, faz imaginar todo o cenário da narrativa.

? Curiosidade:

Em 1971, Clarice Lispector disse a um entrevistador que lesse "A cidade sitiada" ? ?se você conseguir?, acrescentou, em tom de dúvida. ?Eu mesma acho difícil.? Em outro lugar ela se referiu a seu terceiro romance como ?um dos meus livros menos gostados?, e professou sua perplexidade com a história da garota de São Geraldo.

? Fala da escritora:

?Minha gratidão a este livro é enorme: o esforço de escrevê-lo me ocupava, salvava-me daquele silêncio aterrador das ruas de Berna, e quando terminei o último capítulo fui para o hospital dar à luz o menino?.

Ana.luisa.campos 20/01/2022

Sinceramente achei meio blé. Não gostei não só temho q descobri o motivo agora e urgentemente!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6