O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

Juliana 18/12/2022

Eu tinha muita expectativa em relação a esse livro porque tenho gostado demais do trabalho da autora. Mas, achei que é um livro que apesar de bem escrito, de ter um universo bem desenvolvido, ele acaba engajando pouco a gente. Senti pouquíssima vontade de seguir lendo, descobrir o final e não esperava ter essa sensação

Thai.Campos 18/12/2022

Fantasia inicial
Apesar da construção fantástica ser referência para muitas outras, o livro não prendeu minha atenção. O carisma dos personagens é pouco desenvolvido, fazendo com que eu sinta falta apenas do dragão ameaçado por Ged.

joolia 10/12/2022

O feiticeiro mais do mar do que da terra
Terminei esse livro com uma alegria imensa e uma vontade capitalista enorme de possuir o proximo da saga.
O livro eh ÓTIMO melhor do que eu imaginei, a motivação de ir atras dessa leitura se deu depois de eu ter assistido o filme da ghibli inspitado nesse livro ( contos de terramar ).
E a bixa é boa mesmo, viu? nao tava colocando muita fé, as explicações no começo sobre magia me deixavam confusa e tambem tava achando o fluxo da historia mt chato, mas da uma melhorada apartir do momento que Ged (o protagonista) entra pra escola de feiticeiros em Roke, E FICA INCRIVEL MESMO depois que Ged tem a conversa com o dragao. Depois desse acontecimento eu fiquei vidrada, nao consiguia parar de ler nem de pensar no livro, é uma otima história, com otimos personagens apesar de serem poucos, e uma conclusão mt boa.
Várias passagens no livro voce pode levar pra sua vida, leia com atenção!! e fora isso é sempre bom a inclusão racial que se tem nesse livro a maioria dos personagens sao pretos e pardos, inclusive o protagonista?

Sabrina 25/11/2022

URSULA K. LEGUIN EU TE AMO!
Além obviamente da grande importância que tem esse livro de fantasia como sendo o primeiro com protagonista negro em uma época que apenas tinha feiticeiro brancos, "sábios" e já velhos, o feiticeiro de terramar veio como um "mundo novo", criado para jovens mas não unicamente para eles, com uma jornada pessoal em vez de uma história com inúmeras guerras e com uma grandíssima carga espetacular.

Devo sim admitir que não é a primeira vez que pego esse livro mas sim a primeira vez que termino, comprei a muito tempo atrás e nunca cheguei a finalizar pois a leitura não prendia, era "chato", ou apenas difícil para se ler facilmente. Levou bastante tempo mesmo agora para que eu conseguisse finalizar por isso que antes minha nota seria apenas 3,5 mas depois do capítulo 10, do fim dessa jornada incrível, 4,5 não poderia ser uma nota mais apropriada!

E o posfácio então! Mulher vai com calma que assim eu me apaixono. A Úrsula não poderia ser mais perspicaz a forma que ela se expressou na última página foi suficiente para que me fizesse querer ler os seus outros livros.

Portanto termino aqui essa resenha desse livro que acredito ser um dos mais importantes nesse meu mundo de leitura, além da carga que ele já carrega mais também pelo fato de ter sido meu primeiro livro adquirido, e de realmente ter sido o PRIMEIRO?

Só não dou 5 estrelas por que em grande parte a leitura foi bem maçante e as vezes eu não entendia nada.

luiza luiza 14/11/2022

Ai sla, não me tocou e teve muita enrolação sem sentido pro final ser curto e fácil de resolver, embora a escrita seja boa

Paojjas 13/11/2022

Acompanhar o Gavião em sua jornada é um processo leve e de bastante aprendizado. Apesar de ser um livro infanto-juvenil, as resoluções de conflitos não são tão óbvias.

FERES. D. 12/11/2022

Não me prendeu
Apesar de ser tão aclamado, a mim não conseguiu captar. Entretanto o livro não é ruim. Só achei lento e um tanto previsível.

Lucs 03/11/2022

Bacaninha mas dispensável
A ideia do livro, de saber ou não o nome real das coisas pra ter poder sobre elas, assim como outras coisas são bacanas mas achei a história muito linear, sem muitos pontos memoráveis.
Eu ia ler os demais livros da série mas acho que vou deixar pra lá e partir pra algo diferente.

Rique 20/10/2022

O feiticeiro de Terra Mar
Esse livro foi bem complicado, eu demorei demais para terminar de ler, e acho que foi por causa que achei o livro muito chato, isso se deve ao fato da narrativa do livro, porque como o livro se passa em muitos anos, ele passa pouco tempo nos anos em que se passa, eu não consegui me apegar a nenhum personagen, somente com uma escesão, o personagem principal.
Mais algo que achei bom, foi a escrita da autora, que é bem fácil e bela.e também gostei muito do pósfassio do livro. E também gostei muito do sistema de magia do livro que é basiado em palavras.
Miguel 27/10/2022minha estante
oie, td bem? desculpa atrapalhar. meu nome é Miguel, tenho 14 anos e recentemente publiquei um conto chamado ?Prezado Howard? e estou à procura de pessoas que se interessem. caso vc tenha vontade de ler, está disponível no Kindle Unlimited. é bem curto e rápido! muito obrigado e novamente me desculpe pelo incômodo ???

PedroMeerholz 12/10/2022

Achei a história bem detalhada e bem contada durante todo o livro, mas acho que o final poderia ter sido um pouco melhor.

katesamos 02/10/2022

meio termo
Muito parecido com o nome do vento, as ideologias e os que os personagens passam parece a mesma história.
Gostei muito do universo, mas as vezes ficava confuso algumas cenas e nomes.

Fabio293 26/09/2022

Ciclo terramar
Ursula com certeza hoje é uma das minha autoras prediletas. Escreve com uma fluidez incrível e toca em pontos delicados de forma simples e direta. Uma história incrível sobre o jovem Ged um mago preto que começa sua jornada em direção de se tornar o maior de terramar. Fantasia de primeira qualidade.

PedroH 25/09/2022

Uma pérola que todos deveriam apreciar
Uma experiência nova, apesar de ser um livro antigo, que me apresentou um novo modo de enxergar a fantasia, com toda a representatividade e a maneira como os conflitos se resolvem. Em um mundo onde as palavras têm poder, a violência não precisa ser a resposta.

Andre.Pithon 21/09/2022

Acho que nunca foi tão difícil para mim dar nota para um livro.

Obviamente é um livro importante, e obviamente é uma obra que faz várias coisas corretamente. É uma escolha narrativa interessante usar de pinceladas distantes e pouco pessoais, cortando diálogos e interações, não realmente entrando nas minúcias de cada situação e conseguir a façanha de conter uma épica narrativa de fantasia em duzentas páginas. A linguagem é bonita, com passagens poéticas de introspecção, e isso é algo que eu costumo apreciar. Brevidade. Prosa boa. Tem muito que eu deveria adorar nesse pilar da fantasia durante meu primeiro contato com a obra de Le Guin. E ainda assim, sinto-me completamente intocado pela obra.

Extremamente episódico, a busca de Ged para lidar com sua sombra é quase mitológica em escopo, os temas maiores que os personagens, principalmente por estes quase não possuírem nenhuma personalidade além de sua caracterização mais superficial. E eu entendo que esse é o objetivo, a intenção da obra, focar no protagonista e apenas nele, cercando-o com o tom ancestral de uma narrativa oral passada de geração pra geração, pintando o passado misterioso de um figura que virá a se tornar magnífica no mundo em que vive. Mas o elenco não me cativou, a narrativa passa de aventura para aventura sem nunca gerar tensão (muitas soluções simplesmente caem do céu para o mago titular) ou profundidade, as viradas na história podem ser vistas uma eternidade antes delas chegaram. Mas é bem feito, poético, importante. Óbvio de se perceber as linhas de inspiração saindo daqui e moldando obras mais recentes.

Então resta o tema como pilar, o ponto mais forte, e discutir o tema aqui seria spoillar a narrativa, mas resume-se em uma clássica jornada de autoconhecimento, Ged entendendo quem é Ged, e atravessando a dura e confusa fase entre criança e adulto. Mas ainda assim, isso não me tocou. Não peço por explosões e emoções e personagens apaixonantes, não era essa a proposta, entrei sabendo o que leria. A proposta era introspecção e me fazer pensar, e não realmente sucedeu nisso. Quer dizer, me fez pensar em como expressar minha indiferença com a obra nessa review. E por isso acho que a subjetividade é sempre implícita, que é impossível existir uma nota factualmente correta. Eu categorizo Earthsea baixo, pois falhou em me tocar. É incrivelmente fácil perceber como este livro pode ser o favorito de alguém. Não foi o meu.