O Feiticeiro de Terramar

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

Rosonnn 18/04/2022

Mágico
É inovador e revolucionário? SIM
A escrita da Ursula é linda e a história é mágica, quero logo ler o resto

Pipuli 18/04/2022

Você ficará triste ao terminar esse livro... pelo simples fato dele ter terminado!
Terramar é um mundo onde os nomes são importantes, quando se sabe o nome verdadeiro de algo ou de alguém, se tem poder sobre esse algo ou alguém. E é assim que a verdadeira magia é nesse mundo.

Nesse primeiro volume da saga do Ciclo Terramar (o que me deixa muito contente em haver mais) acompanhamos o início de Ged, mais conhecido como Gavião, um feiticeiro muito habilidoso que busca resolver um problema que ele mesmo causou por conta de seu orgulho e ódio.

Esse livro se tornou é melhor livro de fantasia para mim. A muito tempo atrás assisti o filme “O Poder das Trevas” e achei incrível, um dos melhores filmes sobre fantasia que já assisti, porém depois que comecei a ler descobri que esse filme foi uma adaptação desse livro. E a história que eu assisti e achei incrível, agora depois de ler se tornou A Melhor História.

Para quem gosta das Crônicas do Matador do Rei de Patrick Rothfuss, vai reconhecer muitas coisas nessa história, pois umas das grandes inspirações para a incrível obra do Ruthfuss foi a história de Ged em Terramar.

Quando você lê a história, se depara com algumas coisas que não são usuais em histórias contemporâneas a ela da década de 1960..., mas que no livro estão tão sutilmente colocadas que talvez passem desapercebidas. Por isso o Posfácio e o texto “A Descoberta de Terramar” ao final do livro me foram tão importantes e me fizeram perceber que as vezes você acha que uma história incrível é apenas a história em si..., mas ela possui muitas ideias e conceitos por trás, e que não vemos a princípio, que a tornam incrível.

kvtmc 26/03/2022

simplesmente a maior de todas, ursula te amo!
esse livro é incrível e o posfácio, onde a autora fala um pouco de como foi a construção da história e suas opiniões sobre o "jeito" de se escrever história de fantasia foi incrível também.
virou um dos meus favoritos

FremenJeff 25/03/2022

Esplendoroso
??Me diga apenas isso, se não for um segredo: que outros poderes existem, além da luz?

?Não é segredo. Todo poder é um só em sua fonte e seu fim, acho. Anos e distâncias, estrelas e velas, água, vento e feitiçaria, a arte nas mãos de um homem e a sabedoria na raiz de uma árvore: todos surgem juntos. Meu nome, o seu e o verdadeiro nome do sol, de uma fonte de água ou de uma criança que ainda não nasceu, tudo isso são sílabas da grande palavra que lentamente está sendo pronunciada pelo brilho das estrelas. Não existe outro poder nem outro nome.?

Uma narrativa fantástica, incrível e acima de tudo diferente sobre usar magia.

Em O feiticeiro de Terramar, primeiro volume da saga, acompanhamos Ged, um jovem feiticeiro que busca descobrir seu caminho em meio às incertezas e às imprudências da juventude. À medida que a magnitude de seu poder é revelada, a harmonia do mundo e as leis da magia são colocadas à prova: nenhum homem deve alterar o equilíbrio entre a vida e a morte.

Agora, o feiticeiro precisa iniciar a jornada que o apresentará às grandiosas palavras de poder, o fará encarar dragões ancestrais, navegar por mares desconhecidos e atravessar os portões da morte, para enfrentar a sombria criatura que ameaça não só Ged e Terramar, mas os tênues limites entre luz e escuridão.

Em um primeiro volume extremamente rico e com ideias poderosas sobre o que é ser um mago e principalmente os riscos que causam a lançar um feitiço, essa história se torna uma das minhas favoritas e apresenta um dos diálogos mais fascinantes que eu li este ano ate agora.

Morgana 17/03/2022

Este livro dispensa apresentação, embora de forma inexplicável chega ao Brasil depois de décadas (1960), criando-se o estigma em cima dele, por teorias conspirarem ser a fonte de inspiração para a origem do universo Harry Potter, da nossa musa J.K.Rowling.

Então a partir dessas informações, logo despertei uma certa curiosidade para conhecer a tal história pioneira que me influenciou a adentrar no mundo magia a ponto de não querer mais voltar ao mundo real. E mesmo muito antes de ler, criei grandes expectativas.

De fato, existem alguns pontos que nitidamente percebemos e nos identificamos com a história de HP, o fato do feiticeiro retratado também ser órfão de mãe, de possuir cicatrizes no rosto derivado de um contato com um mal maior, de ter sido criado ainda que rapidamente por uma tia e ter ingressado numa escola de magia, mas confesso que não me transportou ao cenário de esplendor e de muita imaginação da Rowling.

Na minha humilde opinião e para quem talvez tenha conhecido a história "O Nome do Vento" do escritor Patrick Rothfuss, consiga se identificar de modo mais satisfatório, pelos elementos que trazem como a importância do nome das coisas, da própria jornada do mago nas ilhas e até da Escola de Magia. Mas para quem, não teve a oportunidade de adentrar ainda em nenhum universo deste... ?Senta que lá vem a história!? Sempre gostei dessa referência trazida pelo canal da TVE, rs

O Feiticeiro de Terramar trata a respeito da jornada e transformação de um mago ? Ged, garoto prodígio que tem um destino de se tornar um grande feiticeiro - e mais do que só uma história qualquer, este trabalho veio para quebrar todos os estigmas das narrativas da sua época (período supracitado) deixando para trás todo o estereótipo construído até então ? heróis brancos, nas figuras do homens dominadores e fortes, da presença das mulheres apenas como objeto sexual, ou, símbolo de destruição e trevas e acontece bem distante dos cenários de guerras, sem a presença de oprimidos e opressores, retratado nas histórias épicas.

Neste contexto a jornada já citada do jovem mago consiste em conhecer a si mesmo (referência a Sócrates, talvez) para combater algo maior ? uma sombra ? que fora libertada através de um feitiço de invocação dos mortos, por puro ato de vaidade. A partir de então, nos embrenhamos em alto mar, pois estar em chão firme, já não é mais seguro. Suas viagens consistiam em juntar forças para cada vez mais adentrar a sua essência, seja ela qual for.

Em meio as ilhas de Terramar desbravamos lugares e conhecemos pessoas fantásticas que sempre acrescentam lições de vidas, não apenas na vida do personagem, mas nas nossas também e percebemos a importância do silêncio e o poder das palavras, principalmente do nome atribuído a cada um ou coisa, a assumir os erros e enfrentar os medos.

Ursula K. Le Guin até então era desconhecida por mim e pelo fato de ter sido a precursora do gênero fantasia despertou em mim um grande apreço que fez minha entrega pelo livro ser completa, a ponto de não querer desgrudá-lo até terminar seu conteúdo. Talvez para aqueles leitores que aguardam grandes reviravoltas, este exemplar não agrade muito, pela escrita profunda, linear e bastante madura! Melhor ainda que o livro é o prologo da escritora argumentando com maestria de forma simplista o que a fez escrever e o porquê! Conquistando-me plenamente e me despertando questão desafiadoras, entre elas: a autodescoberta!
Bruno 06/06/2022minha estante
Esse livro é muito diferente das fantasias mais modernas. É como se fosse uma aventura pura e simples. Não tem plot twist, não tem guerras, não tem intrigas politicas ou romances sem sentido e ainda é um livro curto.

Renan 14/03/2022

Uma fantasia diferente
Antes de tudo eu tenho que dizer que eh gostaria de ter lido o Epílogo antes de ter começado a leitura, esse capítulo não fala sobre o enredo, fala mais sobre a história em si e como ela se diferencia das outras fantasias, acho que se eu tivesse lido essa parte talvez eu lesse o livro com olhos diferentes. No geral esse livro é lento em relação a acontecimentos grandes, ele não é cheio de plots e coisas que vão te prender ao livro, pelo contrário é você e o desenvolvimento do personagem principal. O livro não foca em grandes guerras e batalhas, em um escolhido, em raças mitológicas disfarçadas de racismo. E a autora além de tudo ficou conhecida por ter escrito sobre protagonistas negros num mundo majoritariamente negro, que pra época era algo bem fora da caixinha.
É um livro que precisa de persistência pq você só está viajando junto com o personagem, sugiro que quem for ler leia como se tivesse descobrindo o mundo.
Bruno 06/06/2022minha estante
até hoje é fora da caixinha. Não lembro de nenhum livro de fantasia moderna (claro que em outros gêneros aparece mais) com protagonista negro ou com tantos personagens negros assim. Sério, não lembro umzinho.

Livia1405 06/03/2022

Lento mas anima depois
O livro apesar de pequeno tem um início meio lento e o personagem é detestável. Porém quando o livro passa a desenrolar fica uma aventura bem legal. Realmente é para todas as idades!

guimpinheiro 16/02/2022

Precisava de uma boa história de fantasia assim
Conheço a autora por suas obras de ficção científica imbuídas de discussões sociais e econômicas, por vezes explícitas, por vezes implícitas. E, quando descobri que ela tinha livros de fantasia, imaginei que seriam essas discussões o que pauta seus livros com a roupagem de fantasia.

Mas que alegria e surpresa ao descobrir que não. É uma típica aventura de fantasia de um garoto destinado a ter grandes poderes se desenvolvendo e aprendendo com seus erros em um mundo que a magia se apresenta da forma que acho mais interessante, não necessariamente de uma forma explícita mas sendo sutilmente evocada aqui e ai.

É claro que, conhecendo a autora, ela não poderia de usar sua obra para provocar o leitor com alguns toques como não ser uma fantasia de poder, não termos um pano de fundo militaresco ou ainda de que o protagonista não seja o típico homem branco que estamos acostumados nas obras de ficção.

Leve e delicioso de ser lido, o Feiticeiro Terramar é ótimo para quem procura uma fantasia leve, mas ainda sim cativante, de uma autora brilhante que é a Ursula K. Le Guin.

bolodelaranja 13/02/2022

Le Guin te amamos !!!! Da de 10 a 0 em todos outros livros de fantasia e Mágica e Escolas Mágicas já lançados. É um dos livros mais divertidos, interessantes, fáceis de ler sem ter escrita sem inspiração e sem alma, mais gostosos de ler em geral que eu já li, e isso se aplica a TODOS do ciclo Earthsea dela. Qualquer pessoa que curte fantasia tem que ler isso - não - qualquer pessoa tem que ler isso. Não existe uma pessoa no mundo todo que não vai se sentir alegre, entretida, emocionada com O Feiticeiro de Terramar.
Bruno 06/06/2022minha estante
também fiquei assim, sua resenha me representa, mas li tanta crítica negativa que estou sem entender nada :///

Eduardo.Staque 01/02/2022

Simples, essa é a palavra
Comparado com os livros que li da autora, esse foi muito fácil e tranquilo, apesar de um pouco cansativo no começo.
Fazia tempo que não lia algo praticamente todo narrado, com pouquíssimos diálogos, e foi uma experiência muito gostosa.
O desenvolvimento acaba sendo muito rápido, dando às vezes a sensação de que fica algo sem explicação ou resposta, porém como se trata de alguém contando uma história/lenda, isso é facilmente relevante e também abre possibilidades para ter mais espaço nos outros livros.

A trama, por se tratar de um livro de fantasia, não tem nada de "muito grandioso", mas a simplicidade de tudo deixa a história cativante e envolvente e sem enrolação, uma busca por conhecimento e amadurecimento, algo bem humano rápido de se conectar.

Caliandra.Bednarsk 29/01/2022

Comprado no impulso em um sebo
O livro é incrivelmente bom, tem frases ótimas e reais e personagens bem definidos com frases incríveis hahaha.
Livro curto, foi uma leitura rápida apesar das confusões aqui e ali e tendo que reler algumas partes.
A história em si é boa e o fato de não ter o plot que sempre tem nos livros de fantasia faz ela ser melhor ainda!

Milena 19/01/2022

Sobre amadurecimento
Diferente dos livros de fantasia mais famosinhos, O Feiticeiro de Terramar tem uma narrativa mais sensível. É um livro rápido, mas que trata de amadurecimento de uma forma maravilhosa.

Não me prendeu tanto no começo, mas decidi continuar e fiquei com um sentimento muito bom no final. Realmente gostei mais do que imaginei que iria gostar.

Não é um livro sobre grandes guerras ou romances. Embora tenha sim cenas de ação de qualidade.

Ged é um protagonista extremamente falho e acompanhamos seu crescimento como pessoa e feiticeiro.

Recomendo!

Victor225 07/01/2022

Direto ao ponto
Creio que essa frase, a do título da minha "resenha", seja bem apropriada. É um livro de fantasia épica de só 176 páginas, como poderia ser cheia de detalhes e com um desenvolvimento demorado?

Sendo esse um livro de uma série, creio que sejam bons livros pra respirar um pouco de leituras mais penosas, ótimos também para iniciantes no gênero. Enfim, pretendo ler as sequências.

Tih.castle 03/01/2022

Essa fantasia é muito boa!
Do o posfácio que deixa a fantasia mais interessante ao epillogo epico do livro, essa fantasia é boa demais! Olha só juro que nem esperava menos, mas pensem que essa autora criou personagens negros com relevância, os protagonistas e isso ai anos anos 50.
Se formos analisa só pelos cliches tudo ai parece superficial. Se analisar pela época e a coragem da autora, assim como a construção geográfica e sistema de magias, habilidades que ela criou, vai ficar melhor!
Pra começar fantasia esse deve ser um dos melhores, por isso é clássico. Não esquecer que é um livro pra criança e adolescente antes de julgar. Nos olhos nossos, pensa na sutileza que a autora teve de tratar certo tema.
Outra coisa o protagonista, além de ser negro (pros anos 50 era uma revolução) ele é bem fora daquele herói iluminado. O Ged é narcisista, as vezes até parece sociopata, mas você entende os motivos dele ser arrogante e invejoso, assim como nas obras de hoje é comum a gente se identificar com o passado de alguns antagonistas.
Falando em antagonista, achei o dragão interessante.
Livro curto, com bastante aventura e detalhamento pra lhe colocar no mundo que a Ursula criou. Muito bom ! Por isso 5 estrelas.