O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

Edgar Augusto 13/03/2021

Obrigatório para os fãs de fantasia
Antes de ser uma história fantástica, O Feiticeiro de Terramar é uma história de autoconhecimento do protagonista. De órfão filho de pastores ao reconhecimento como um dos maiores magos de todos os tempos, vemos como nossas escolhas impactam muito mais em nossa vida do que o que somos ou nascemos. E o final é surpreendente. Recomendo.

Nathan Soares 07/03/2021

O Feiticeiro de Terramar conta a vida de Ged que, desde pequeno, tem o poder dentro de si. Um poder ainda incompreendido, mas que com a sua ida a Roke, fortaleza onde os meninos são mandados para se tornarem magos, ele terá acesso a sua verdadeira natureza. Terá de enfrentar os seus medos e, principalmente, a si mesmo.

Marcele 02/03/2021

Adoro um dragão para contar estórias
O feiticeiro de Terramar - Ursula K. Le Guin
Este livro, escrito por essa diva da literatura fantasiosa, faz parte de uma sequência infanto-juvenil que infelizmente traduzido aqui no Brasil só temos o primeiro ?O feiticeiro de Terramar? e o segundo ?As tumbas de Autuan? (que ainda não li, mas pretendo).
Essa estória narra as aventuras do feiticeiro Ged (nome verdadeiro)/ Falcão (nome pelo qual é conhecido) entre terras, línguas e povos criados pela autora, além do clássico dragão na literatura fantástica bem como o próprio mago. Leitura gostosa é bem escrita.

thyarac 01/03/2021

Não sei porque demorei tanto tempo pra ler obras dessa autora. Já estou em busca de outras obras para colocar na minha lista interminável de livros para ler.

Denise.Marreiros 27/02/2021

O livro te prende do início ao fim, é fascinante encontrar aqui, elementos de tantos outros livros que fizeram sucesso com o passar dos anos. É mágico entender que esse foi o início, que mesmo não sendo o maior ou o melhor livro de fantasia, foi ele quem inspirou livros como O Nome do Vento.
Escrito de forma simples, bastante objetiva e com personagens muito bem criados, esse é um livro que tem tudo para encantar leitores de todas as idades.

@shaneingrado 26/02/2021

Leitura obrigatória para fãs de fantasia
"Acender uma vela é lançar uma sombra..."

E difícil falar sobre O Feiticeiro de Terramar, principalmente de forma objetiva. São muitos sentimentos que entram no caminho e nos fazem escreve com o coração e não com a razão.
Ursula K. Le Guin nós presenteia com uma obra fantástica, cheia de sentimento, aventura e reflexão. É o segundo livro que leio dela e já posso afirmar que ela é minha autora favorita. Ela brinca com as palavras de tal forma que uma simples frase pode te deixar refletindo por horas, são raros os escritores com essa habilidade.

Falando sobre a obra em si, sem dar spoilers. Ged é um protagonista incrível, tão verdadeiro e complexo que parece uma pessoa real. O sistema de magia é algo que merece total destaque, simplesmente perfeito.

Por favor, leiam O Feiticeiro de Terramar, vocês vão se apaixonar por essa obra assim como eu me apaixonei, ela já divide o espaço do meu coração com O Senhor dos Anéis, o que eu diria ser impossível de acontecer antes.

Termino essa resenha com uma pequena passagem que mostra toda a poesia da escrita de Ursula:
"Ainda assim, ele tinha uma habilidade maior, que não se ensina: a bondade. Naquela noite e em todas as outras, a partir de então, ele ofereceu a Ged sua amizade, uma amizade tão confiante e aberta que o outro nada pôde fazer senão retribuir."
Panfeca | @Panfeca 27/02/2021minha estante
Eu amo essa passagem. Tocou muito forte.
Esse livro é lindo de mais!!!!

Mika 25/02/2021

Um livro bom, porem enrolado
A história é contada em terceira pessoa, o que me encomodou na leitura mas acabei me acostumando.
No inicio não consegui me apegar ao personagem principal por acha-lo chato e sem graça mas consegui gostar de outros pesrsonagens coadujvantes, so que no decorrer das paginas comecei a gostar mais dele
O personagem principal demonstrou grande evolução no decorrer da historia e o final é a melhor parte do livro

Fernanda2477 25/02/2021

O Feiticeiro de Terramar, de Ursula K. Le Guin, é uma das melhores histórias de fantasia que já li. Neste livro de menos de 200 páginas, acompanhamos como o jovem Ged tem seu primeiro contato com a magia e como, a partir de então, trilha o caminho para se tornar um dos magos mais poderosos do mundo. O livro é muito bem escrito, o universo criado pela autora é muito rico e os personagens são muito bem trabalhados. A história em si é simples quando comparamos com outras histórias de fantasia, sem todos aqueles inúmeros personagens, casas, descrições, etc, mas não deixa de ser incrível por conta disso. O posfácio escrito pela Ursula K. Le Guin é tão bom quando a história em si. Além disso, é possível perceber como esta obra influenciou inúmeras outras. Uma pena que a coleção inteira do Ciclo de Terramar ainda não esteja traduzida para o português, mas certamente irei atrás das obras em inglês mesmo. Recomendo muito para todos que gostam de fantasia. Na verdade, para todos que gostam de boas histórias.

kauzzara 20/02/2021

Foi uma leitura bem envolvente e fácil no começo, mais pro final comecei a ter um pouco de dificuldade de continuar com esses capítulos enormes mas ainda sim foi uma leitura ótima e gostosa, os poucos diálogos do livro também foi algo diferente do que tô acostumada, esse livro tem pouquíssimos diálogos mas história te envolve que você quase nem percebe. Foi uma história de aventura que me deixou tão curiosa sobre o final dessa longa jornada que não consegui parar de ler.

Danylo.Paiva 18/02/2021

Espetacular e atemporal!
Le Guin fez escola ao criar seus próprios conceitos de magia num mundo épico distanciado de guerra contra forças das trevas e lordes sombrios, nos apresentando Gued, que de pronto já sabemos que será um grande mago mas que por ora é um menino destinado a tal, que será desenvolvido ao longo da jornada que o mudará para sempre.
Em uma época onde todos os magos da ficção eram como Gandalf e Merlin, Le Guin nos apresenta ao mundo dos magos em Terramar tal como J.K, uma de suas "discípulas literárias" nos apresenta o mundo dos bruxos em Harry Potter, desconcebido de clichês e humanizado para a narrativa juvenil.
O primeiro livro da tetralogia Ciclo Terramar é uma jornada épica, mágica e cativante, que se desenvolve rapidamente ao longo das páginas marcando o estilo literário de Le Guin, uma aventura por ilhas e cidades, cortes e ruínas que é grandiosa demais para se lembrar de tudo sem esforço após o término da leitura.
Essencial aos leitores de fantasia e obrigatória aos aspirantes a escritores do gênero, o Feiticeiro de Terramar é eternamente um marco da fantasia como gênero literário, e responsável pela valorização do mesmo talvez até tanto quanto Tolkien, e a genialidade de Le Guin permanece moderna, em duas palavras: espetacular e atemporal!

Graci 15/02/2021

Não é bem oq eu esperava, mas o livro é bom. Vamos tirando aprendizagem do livro que querer ser melhor que os outros sempre, pode trazer consequências e depois temos que conviver com elas.

Pablo 14/02/2021

Com grandes poderes, grandes responsabilidades
Parafraseando Tio Ben de Homem Aranha, poderes e conhecimentos são advindos de estudo e esforço e ter determinado poder não é justificativa para usá-lo irresponsávelmente.

Duas coisa me chamaram a atenção, a primeira, Ged, o protagonista, não é infalível, tem defeitos e qualidades que o torna crível e facilita termos empatia por ele e sua jornada. A segunda , a magia, ela tem um preço no seu uso, não se pode usá-la de forma irresponsável e em decorrência dessa premissa os feiticeiros mais poderosos e experientes de Terramar costumam se portar com mais humildade, diferente de outras obras onde mais poder é sinônimo de arrogância e soberba.

Boa obra, recomendo a leitura.

Caiana 13/02/2021

Obrigatório
Superou demais minhas espectativas. Definitivamente um livro completo, tem ação, aventura, suspense e humor. O personagem principal é completamente humano e passa por um desenvolvimento muito bom. Ele começa sendo inocente, despreocupado, travesso, mas quando acontece uma coisa que ele mesmo causa, ele fica amoado, inseguro, triste, sério e temeroso. É muito bom ver a jornada de Ged e a luta que ele trava consigo mesmo, que é a única que ele parece não vencer até então.
Livro maravilhoso, um livro que os veteranos e novatos em fantasia amariam igualmente.

J. R. P. LIMA 11/02/2021

O Jovem Mago
O Feiticeiro de Terramar é uma dessas obras envolventes, rápidas e fluidas. Escrito por Úrsula K. Le Guin, premiada romancista e poetisa, esse livro narra o início da história de Ged, um jovem de origem humilde que acabaria por se tornar um grande mago e conquistar seu lugar de sucesso.

Bem, nada do que eu disse pode ser considerado spoiler (essas informações estão nos primeiros parágrafos do livro). Aqui o leitor vai acompanhar uma jornada, já sabendo qual será o seu fim. No entanto, isso não se torna frustrante. Ao meu ver, em o Feiticeiro de Terramar temos a certeza sobre aquele ditado popular "a jornada é mais importante que a chegada" (Ou algo assim).

Vale citar também que temos Nomes como Neil Gaiman, Autor de Sandman, Stardust, American Gods entre muitas outras obras... também Patrick Rothfuss, Autor de O Nome do vento e o Temor do Sábio como escritores altamente influenciados pelo trabalho de Úrsula. Logo, se restam dúvidas sobre ler qualquer coisa escrita por ela... não sei mais como te convencer.

Resumo:

Um garotinha de origem humilde, criado entre cabras e que jamais conheceu a falecida mãe, acaba por se mostrar dono de grandes aptidões mágicas. Ged, se ver levado a educação dos magos e acaba por mexer com forças profundas e maiores que seu entendimento.

Na obra, veremos coisas que levarão o protagonista a correr grandes riscos. poderes sombrios, Dragões, e o pior de tudo... O ego de um jovem imaturo ( O próprio Ged), esses são alguns desafios encontrados nestas quase 180 páginas.

Terramar é um um grande conjunto de Muitos arquipélagos (dezenas de ilhas de todos os tamanhos) cada qual com cultura e idiomas difentes. Um lugar onde a Palavra tem poder e molda o mundo a sua volta, a magia vem do "saber o verdadeiro nome das coisas", é um lugar fantástico.