O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

J. R. P. LIMA 11/02/2021

O Jovem Mago
O Feiticeiro de Terramar é uma dessas obras envolventes, rápidas e fluidas. Escrito por Úrsula K. Le Guin, premiada romancista e poetisa, esse livro narra o início da história de Ged, um jovem de origem humilde que acabaria por se tornar um grande mago e conquistar seu lugar de sucesso.

Bem, nada do que eu disse pode ser considerado spoiler (essas informações estão nos primeiros parágrafos do livro). Aqui o leitor vai acompanhar uma jornada, já sabendo qual será o seu fim. No entanto, isso não se torna frustrante. Ao meu ver, em o Feiticeiro de Terramar temos a certeza sobre aquele ditado popular "a jornada é mais importante que a chegada" (Ou algo assim).

Vale citar também que temos Nomes como Neil Gaiman, Autor de Sandman, Stardust, American Gods entre muitas outras obras... também Patrick Rothfuss, Autor de O Nome do vento e o Temor do Sábio como escritores altamente influenciados pelo trabalho de Úrsula. Logo, se restam dúvidas sobre ler qualquer coisa escrita por ela... não sei mais como te convencer.

Resumo:

Um garotinha de origem humilde, criado entre cabras e que jamais conheceu a falecida mãe, acaba por se mostrar dono de grandes aptidões mágicas. Ged, se ver levado a educação dos magos e acaba por mexer com forças profundas e maiores que seu entendimento.

Na obra, veremos coisas que levarão o protagonista a correr grandes riscos. poderes sombrios, Dragões, e o pior de tudo... O ego de um jovem imaturo ( O próprio Ged), esses são alguns desafios encontrados nestas quase 180 páginas.

Terramar é um um grande conjunto de Muitos arquipélagos (dezenas de ilhas de todos os tamanhos) cada qual com cultura e idiomas difentes. Um lugar onde a Palavra tem poder e molda o mundo a sua volta, a magia vem do "saber o verdadeiro nome das coisas", é um lugar fantástico.

Thiago S. R. Silva 08/02/2021

Fantasia antitética
O primeiro livro do Ciclo de Terramar marca um ponto de virada na literatura fantástica. O livro tem tudo que define o gênero e, ao mesmo tempo, não tem os clichês quase mandatórios das narrativas de fantasia contemporâneas.

Le Guin rompe com o status quo da fantasia épica "viril", enchendo o mundo de Terramar de relações e sentimentos humanos muito mais verossímeis e profundos do que vários clássicos do gênero.

Laura Santos 03/02/2021

O preço da soberba
"Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda. Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários. Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia".

Pra quem gosta de magia e feitiços esse livro e um prato cheio. A história de Ged começa de forma lenta, mas extremamente interessante aos olhos do leitor. Assim como toda ação tem uma reação, toda magia tem o seu preço, e o nosso herói aprende isso da pior forma possível devido ao seu orgulho. Então junto ao Gavião vamos desbravar as ilhas de Terramar em busca de desfazer esse mal.

É um livro curto e cheio de aventura, em poucos dias dá pra terminar ele tranquilamente. A edição é maravilhosa, desde o tamanho satisfatória das letras, até a utilização de uma papel de alta qualidade. A capa é uma das mais lindas da minha estante e bastante elogiada pela própria autora.

Juro que me deu vontade de saber fazer uma magias e enfrentar uns dragões kkkk

Thiago Araujo 31/01/2021

Mal acostumado
Acostumado com Fantasias mais densas, com roteiros mais detalhados, Le Guin vai justamente na direção contrária com o Feiticeiro de Terramar.

Narrativa rápida, sem grandes rodeios ou reviravoltas, faz o livro ser lido bem rápido.

Não é ruim, mas não foge do lugar comum, embora tenha sido fonte bebida por outras obras, como o próprio Nome do Vento, de Rothfuss.

Vale muito a leitura por conta desse contexto e para conhecer um pouco mais da brilhante Le Guin.

O feiticeiro de terramar
E um livro pequeno, porém a história e o desenvolvimento dos personagens são bons que leva o leitor junto ao personagem principal o seu amadurecimento no decorrer da narrativa.

Gabriel Landim 14/01/2021

O posfácio desse livro já vale a compra
Esse não é o melhor livro de Ursula k le guen, é um livro com uma linguagem mais simples pra que possa atingir um público mais amplo, como as crianças e adolescentes. Apesar disso, indico o livro pra todo mundo. O posfácio dele é incrível!!

Trajano 13/01/2021

Não esperava amar essa história tanto quanto eu a amo agora
Nunca tinha imaginado um mundo tão belo a partir de um livro, um mundo que eu poderia implorar só pra fazer uma viagem de barco e visitar muitas das ilhas de Terramar.

Sério mano, que livro lindo.
Nele percebemos a mensagem de luta consigo próprio, um protagonista cativante e perfeitamente humano, que tem seus defeitos e falha frequentemente, mas que aprende com eles e se torna mais forte derrotando o mal dentro de si. Um livro que eu indicaria não somente pros amantes de fantasia, mas para qualquer leitor que esteja disposto a embarcar numa aventura divertida, viciante, fluída e que deixa muitas lições a quem as sabe procurar.

Mal acabei e já estou com saudades de Ged e dos feitos dos magos das ilhas de Terramar.

Uma obra de arte que eu farei questão de indicar até o mais ferrenho hater de fantasia hehe

tcharles 10/01/2021

gostei muito
a história se desenvolve bem e a autora sabe como criar o derredor do personagem principal, porém foi uma história difícil pra mim apesar de curta, gostei, no geral.

Allife 06/01/2021

Terramar
Realmente um livro de fantasia fora do padrão. É nítido que o Patrick se inspirou nesse livro para compor diversos elementos do livro o nome do vento. Gostei mto e na expectativa dos próximos.

Niki-Hildebrand 31/12/2020

Para terminar um ano ruim com essa escritora maravilhosa aaa ????

Miguel 30/12/2020

Um bom livro de fantasia para ser lido e relido!
Conheci as histórias de Terramar através da animação dos estúdios Ghibli, quando descobri que tinha um livro corri pra ler. A primeira leitura q fiz me agradou, mas não me marcou muito. Como queria ler as continuações da saga resolvi reler... e dessa vez me senti muito mais tocado com a narrativa. Certos pontos me haviam passado despercebidos! É uma pena que a Úrsula não receba o devido reconhecimento junto ao grande público, mas isso é algo que tem mudado um pouco nos últimos tempos. As aventuras do Feiticeiro de Terramar possuem hoje em meu coração um lugarzinho especial junto das aventuras de magos como Gandalf e Merlin.