O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

Bryan.Soares 28/06/2021

L3gal
Muito divertido mas foi uma leitura muito rapida, recomendo para quem q algo rápido ... Parabéns indico

José Leandro 06/06/2021

Aquela fantasia moleque que mexe com a gente?
Gostei demais! Já tinha lido algumas avaliações antes de começar esse livro e ainda assim fui surpreendido positivamente.
A magia desse universo é muito peculiar e simples, nem sabia que sentia falta dela.
Vale a pena? a saga promete!

Sthefany.Ambrosio 31/05/2021

História pouco empolgante
Tinha grandes expectativas para esse livro por adorar livros de magias e dragões, mas achei a escrita bem cansativa, o personagem principal não me cativou e a história em si não passa grandes emoções.

O capítulo sobre dragões eu achei interessante, mas foi uma pequena parte da história.

Demorei mais de um mês para ler mesmo sendo um livro pequeno, além disso achei o final sem graça.

danielrgs 24/05/2021

Interessante, mas a escrita não me pegou
Um clássico da fantasia, considerado um tanto cult por não ser muito conhecido. Várias ideias interessantes, principalmente a magia e os "nomes" das coisas, mas, infelizmente, a escrita não funcionou muito para mim, mas tenho interesse de ler outros livros de Sci-Fi da autora.

elle ð 18/05/2021

? ?????????? ?? ?????????????
[... toda palavra, todo ato de nossa arte, é falada e é feita para o bem ou para o mal. antes de você falar ou fazer, tem que saber o preço a pagar! ...]

Sayuri48 07/05/2021

O feiticeiro de terra mar.
Comprei esse livro faz anos mas apenas peguei para ler somente agora, o que é triste, já que é surpreende ótimo ao meu ver.
O livro apresenta ao nosso protagonista de uma forma vaidosa e cheio de desejo sob o poder, a construção do personagem o torna humano, vemos seus defeitos logo de começo e com o passar da história o personagem vai mudando de uma história base de um herói super poderoso e habilidoso com a magia, para um tom melancólico e de reconstrução. Ao libertar um ser escuro que pode possuir seu corpo e utilizar para algo ruim, vemos o medo, a tristeza, a ansiedade em diversas partes do livro. O que me deixou mais feliz nesse livro é a questão de Ged ter um tom de pele marrom, assim como disse a escritora no posfácio "[...] O perfil marcante e delicado de um jovem com ele marrom-acobreada - sempre pra mim foi a verdadeira capa do livro." O livro foi publicado em 1968, uma época que não se fazia personagem principais com tons escuros de pele.
Foi um livro que demorei tanto para ler mas que me surpreendeu muito, apesar da sua escrita detalhada e cheia de nomes difíceis, aqui pude imaginar de fato um ser humano, pois Ged é escrito dessa forma, recomendo muito para aqueles que gostariam de adentrar comigo nessa fantasia.

Jonathan.Queiroz 04/05/2021

Direto, profundo e fantástico
Uma fantasia incrível, direta, sutil e original ao mesmo tempo. Apesar do texto ter poucas páginas, temos uma jornada do herói completa e não muito convencional, na qual não existe um grande inimigo externo a se combater. O herói, na verdade, combate as consequências de suas próprias ações. A batalha épica desse livro é sobretudo interna e reflete muito uma faceta da passagem da infância para a vida adulta... Recomendo para todas pessoas que curtem uma boa fantasia. Só não dei 5 estrelas porque em alguns momentos o ritmo fica arrastado, mas vale muito a pena ir até o fim.

Também dou destaque para o posfácio dessa edição, escrito pela própria Ursula Le Guin, o qual me fez querer ler tudo o que ela já escreveu na vida!

Jedi Literário 04/05/2021

O começo de uma vida
O livro acompnha a história de Ged, conhecido como Gavião, aquele que viria a se tornar o maior mago que já existiu em Terramar. Neste momento, acompanhamos o início de sua história, na época de sua juventude, quando descobre seu poder por acaso e acaba enviado à escola de magia na Ilha de Roke.

É justamente a forma como concebe o conceito de magia, uma das grandes inovações que Le Guin apresenta em seu livro, publicado em 1968.
No universo apresentado pela autora, a magia reside em compreender o ser das das coisas e não apenas seus usos, conhecendo-as pela essência. A mago é aquele que conhece o nome verdadeiro das coisas, na língua ancestral, e sendo capaz de nomina-las desta forma, adquire domínio sobre elas e estabelecendo com elas um vínculo. O que traz uma dimensão de responsabilidade por parte do conjurador com as afetações que seus feitiços trazem sobre si e sobre o mundo que o cerca.

Outra dimensão interessante é o fato de este livro ser focado em Ged mais do que nas relações políticas e sociais nas quais está inserido. Mesmo que estas últimas não sejam negligenciadas no texto, não ocupam o mesmo lugar que têm em outros escritos da autora. A história acompanha a trajetória pessoal do protagonista e suas ambiguidades enquanto procura compreender sua identidade enquanto lida com as consequências de como exercita seu poder.

O Livro é outro genial exemplo do esforço da autora de construir narrativas que extrapolem uma noção simplista de "bem contra o mal", onde os elementos como o risco, o perigo, o desafio e a coragem não se limitam ao uso da violência e aos campos de batalhas físicos, mas indiquem uma busca e descoberta. Um conceito de vitória que aponte não para o fim de uma batalha, mas sim para o início de uma vida.

Garrot 03/05/2021

Que livro incrível.
Eu realmente não estava esperando muito desse livro quando comecei a ler ele, mas a história dele conseguiu me encantar, é uma história que faz você refletir sobre certas coisas de uma forma muito interessante. Não conhecia a Ursula. K. mas depois desse livro já adoro ela, e mais uma coisa se você está esperando grandes batalhas entre feiticeiros... bem o livro não é focado nisso, ele retrata os feitiços e magias de uma forma um pouco diferente, mas isso não muda o fato de que a leitura é incrível, recomendo a todos ( até porque quando eu procurei ele eu também queria um livro com muitas batalhas mágicas, acabou que o livro ñ tinha muito disso mas não muda o fato de que ele é incrível ).

Lels 09/04/2021

Não deu certo para mim
Pontos Positivos:
- O protagonista é falho e tem que se responsabilizar pelos seus atos e as consequências que isso irá trazer para o mundo.
- A autora traz um conceito diferente de magia, o que deixa o livro mais dinâmico.

Pontos Negativos:
- Apesar de ser um livro com poucas páginas, eu demorei mais de um mês para concluir por achar cansativo.
- Senti que o livro foi muito direto em partes que poderiam ser mais trabalhadas e aprofundadas.
Andreia644 09/04/2021minha estante
Concordo com você.
Pra mim também não funcionou tanto.

Fabian Rodrigo 01/04/2021

Sou apaixonado por histórias de mag@s, feiticeir@s, brux@s e este livro não deixa a desejar, principalmente porque não são personagens ocultos, pelo contrário, vivem abertamente, são estudiosos e - ao menos nesse primeiro livro - usam suas habilidades em prol do bem.

Daniel.Callabieto 31/03/2021

Bom para passar o tempo
O Feiticeiro de Terramar é um livro bem interessante, uma das primeiras fantasias juvenis e traz um conceito de magia bem interessante: tudo possui um nome verdadeiro, e se você conhecê-lo, tem poder sobre isso. O poder está no conhecimento. A ideia da aventura é muito boa: a jornada de um jovem mago desde a tolice, até a sabedoria. Não é sobre guerras, monstros ou vilões, mas sobre o caminho de um mago para encontrar a si mesmo, vencer suas próprias falhas e obstáculos para enfim se tornar completo. Infelizmente é uma obra que é bem presa aos estigmas da época (mulheres são apenas secundárias), mas é um mundo muito interessante de se conhecer, você viaja junto com o Gavião pelas ilhas e conhece cada parte desse mundo de lendas. Uma leitura bem leve para quem quer relaxar, recomendo.
Ingrid 31/03/2021minha estante
Vou colocar na minha lista pra esse ano ainda, porque depois que você me recomendou Percy Jackson confio no seu gosto pra esse tipo de livro.

Diego 18/03/2021

Uma bela e linda obra de fantasia que fazia tempo que não lia. Com personagens fortes e marcantes e uma história cativante. Recomendo para todos fãs do gênero.

Edgar Augusto 13/03/2021

Obrigatório para os fãs de fantasia
Antes de ser uma história fantástica, O Feiticeiro de Terramar é uma história de autoconhecimento do protagonista. De órfão filho de pastores ao reconhecimento como um dos maiores magos de todos os tempos, vemos como nossas escolhas impactam muito mais em nossa vida do que o que somos ou nascemos. E o final é surpreendente. Recomendo.