O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

José Vinícius 31/07/2021

Boa versão.
A primeira vez que li uma tradução foi uma edição de uma editora de Portugal. Esta respeita bem o material original, manteve o cerne da história intacto. A capa, porém, prefiro a da edição portuguesa.

VanessaRabaquim 15/07/2021

este livro .... !!! o que falar deste livro ... ???

vi algumas pessoas perguntando como terminar de ler ele .. e frustada por não conseguir ler ...

Não foi uma leitura complicada ... ela é simples e fácil ... sem duvida um livro inovador para época que foi lançado (1967) ....uma leitura rápida de 5h.
mas sem duvida nenhuma foi a narrativa mais arrastada e pouco empolgante deste ano ....

... vale muito ler .. e ver como vc pode odiar o Ged ( eu o odiei com muita força hahahaha como todo adolescente mimado e presunçoso ... Ele fez tudo que pode fazer para irritar e cometer erros irremediáveis..... mas aprendeu muito com eles .. ..)

Vamos a Ged ... ou gavião ... o menininho revoltado (eu quis matar ele por mais de uma vez... e esfolar ele outras 10 veze ) confesso... depois de um tempo eu deixei de odiar para ter pena... (e pensei em dar uma boa surra para ver se o juízo voltava para o lugar)
Quando ged fez as escolhas erradas dele ... que vontade que eu tive de socar ele até ele morrer ... (o muleque mimado ) menino pretencioso .. só pq tinha um poder nato... e um desenvolvimento natural .. se sentia o melhor .. (acho que a invocação do espirito por “acidente” foi a melhor coisa que aconteceu para ele..)

Tive pena dos professores dele .. e muito mais do diretor da escola ... o primeiro mestre dele é digno de nota ...(eu tenho o habito estranho de me apegar aos personagens secundários .. e foi a ele que eu me apeguei .. e sofri por ele não fazer parte da narrativa toda ... mas achei fundamental a existência dele na trama)

O reconhecimento das sombras por gavião (ged) é sensacional ... e surpreendente .. uma lição de vida ..

Considerando que a narrativa é de 1967... para época a ideia de magia de nome verdadeiro das coisas era novo .. e provavelmente serviu de inspiração para muitos escritores como Christophe paullini ... Dá uma sensação de .. ("eu sei o seu segredo ") é muito bom ..

O livro é legal para vc saber de onde veia a inspiração de tantos escritores .. e de onde veio a magia de tantas narrativas como Harry Potter.... A crônica do matador de reis... O ciclo a herança ( série Eragon) e como realmente eles foram influenciados por Úrsula ..
devemos agradecer muito por isto ... (Afinal todos os livros de magia que eu já li .. tem a bolinha de luz na ponta do cajado.. do dedo.. da cabeça.. da varinha .. e sei lá mais onde ) ...

O verdadeiro nome das coisas provavelmente tbm foi uma grande inspiração ...de vários escritores ...
O ciclo a herança tem por muitas vezes a descrição do nome verdadeiro das coisas como forma de magia... e realmente é de uma semelhança inacreditável com a narrativa de Úrsula .. sugerindo que as obras de Úrsula serviram de inspiração para C.Paullini .. o que é fantástico ... (pra quem quiser saber um pouco mais sobre a magia relacionada ao nome verdadeiro das coisas ... o ciclo a herança desenvolve bem este assunto )

embora o livro siga arrastado até os últimos capítulos ( não querendo desanimar mas já desanimando) os 3 últimos capítulos são bem legais . E o último e se eu não me engano o epílogo são as melhores partes do livro ..!!!( o que de certo modo é comigo .. ja que a maioria dos livros eu tendo a entrar em depressão com no final)

Quando eu comecei a ler o feiticeiro de terramar. Eu tive a impressão do livro ser cantado por possuir muitas rimas .. e não me enganeis .. no decorrer do livro vc percebe que eles entendem canções como contos .. e como narrativas de fatos históricos ..

o começo foi meio complicado ... pois ja começou falando de um herói que nunca ouvi falar (de uma maneira que me pareceu iniciar uma saga pelo ultimo livro) devo admitir que fiquei bem confusa .. pois a narrativa me dava a entender que eu tinha perdido alguma parte da historia .. e que agora eu estava ouvindo falar da infância de um herói conhecido e que eu nunca tinha ouvido falar ... ... ou melhor .. juro que no inicio eu realmente escutava um trovador cantando a narrativa dos fatos ... acho que este foi o motivo de eu ter aberto uma botella de vinho e ter acabado com ela para conseguir terminar o livro ...

Ursula possui uma narrativa limpa .. rápida (porem arrastada) e inspiradora .. realmente enlaça vidas em suas fantasias. Valeu cada minuto da minha noite lendo esta fantasia ...

para quem ja começou e parou muitas vezes este livro ....De mais uma chance....com a ideia de que vc vai ler ali ... segredos de vários escritores .. como se vc estivesse desvendando mistérios guardados por anos ..

Entenda que vc vai ler em o feiticeiro de terramar .. coisas que vc já leu em vários outros livros de fantasia (muito mais elaborados)... Mas vc pode ter certeza que a ideia inicial veio deste livro e que ursula é uma audaciosa .. entenda tbm que é uma trilogia ... e que nem sempre .. o primeiro livro de uma trilogia realmente é fantástico ... mas que sua continuação pode ser uma serendipidade ( uma descoberta afortunada)

eu encarei como sendo a descoberta de muitos segredos hahahhss .

Alan.Alerrandro 14/07/2021

Uma ótima fantasia
Primeiro livro que li quando decidi ter o hábito da leitura, apesar dos nomes difíceis, é uma fantasia muito boa. Ponto pra editora Arqueiro que fez uma ótima capa e bem chamativa

Fernando.Camargo 12/07/2021

Fantasia de primeira
O protagonista é extremamente cativante. Ged não é aquele personagem perfeitinho que não tem defeitos, muito pelo contrário. Inclusive os grandes perigos que ele passa são por culpa das merdas que ele faz.
Quero muito ler a continuação.

Bryan.Soares 28/06/2021

L3gal
Muito divertido mas foi uma leitura muito rapida, recomendo para quem q algo rápido ... Parabéns indico

José Leandro 06/06/2021

Aquela fantasia moleque que mexe com a gente?
Gostei demais! Já tinha lido algumas avaliações antes de começar esse livro e ainda assim fui surpreendido positivamente.
A magia desse universo é muito peculiar e simples, nem sabia que sentia falta dela.
Vale a pena? a saga promete!

Sthefany.Ambrosio 31/05/2021

História pouco empolgante
Tinha grandes expectativas para esse livro por adorar livros de magias e dragões, mas achei a escrita bem cansativa, o personagem principal não me cativou e a história em si não passa grandes emoções.

O capítulo sobre dragões eu achei interessante, mas foi uma pequena parte da história.

Demorei mais de um mês para ler mesmo sendo um livro pequeno, além disso achei o final sem graça.

danielrgs 24/05/2021

Interessante, mas a escrita não me pegou
Um clássico da fantasia, considerado um tanto cult por não ser muito conhecido. Várias ideias interessantes, principalmente a magia e os "nomes" das coisas, mas, infelizmente, a escrita não funcionou muito para mim, mas tenho interesse de ler outros livros de Sci-Fi da autora.

elle ð 18/05/2021

? ?????????? ?? ?????????????
[... toda palavra, todo ato de nossa arte, é falada e é feita para o bem ou para o mal. antes de você falar ou fazer, tem que saber o preço a pagar! ...]

Sayuri48 07/05/2021

O feiticeiro de terra mar.
Comprei esse livro faz anos mas apenas peguei para ler somente agora, o que é triste, já que é surpreende ótimo ao meu ver.
O livro apresenta ao nosso protagonista de uma forma vaidosa e cheio de desejo sob o poder, a construção do personagem o torna humano, vemos seus defeitos logo de começo e com o passar da história o personagem vai mudando de uma história base de um herói super poderoso e habilidoso com a magia, para um tom melancólico e de reconstrução. Ao libertar um ser escuro que pode possuir seu corpo e utilizar para algo ruim, vemos o medo, a tristeza, a ansiedade em diversas partes do livro. O que me deixou mais feliz nesse livro é a questão de Ged ter um tom de pele marrom, assim como disse a escritora no posfácio "[...] O perfil marcante e delicado de um jovem com ele marrom-acobreada - sempre pra mim foi a verdadeira capa do livro." O livro foi publicado em 1968, uma época que não se fazia personagem principais com tons escuros de pele.
Foi um livro que demorei tanto para ler mas que me surpreendeu muito, apesar da sua escrita detalhada e cheia de nomes difíceis, aqui pude imaginar de fato um ser humano, pois Ged é escrito dessa forma, recomendo muito para aqueles que gostariam de adentrar comigo nessa fantasia.

Jonathan.Queiroz 04/05/2021

Direto, profundo e fantástico
Uma fantasia incrível, direta, sutil e original ao mesmo tempo. Apesar do texto ter poucas páginas, temos uma jornada do herói completa e não muito convencional, na qual não existe um grande inimigo externo a se combater. O herói, na verdade, combate as consequências de suas próprias ações. A batalha épica desse livro é sobretudo interna e reflete muito uma faceta da passagem da infância para a vida adulta... Recomendo para todas pessoas que curtem uma boa fantasia. Só não dei 5 estrelas porque em alguns momentos o ritmo fica arrastado, mas vale muito a pena ir até o fim.

Também dou destaque para o posfácio dessa edição, escrito pela própria Ursula Le Guin, o qual me fez querer ler tudo o que ela já escreveu na vida!

Jedi Literário 04/05/2021

O começo de uma vida
O livro acompnha a história de Ged, conhecido como Gavião, aquele que viria a se tornar o maior mago que já existiu em Terramar. Neste momento, acompanhamos o início de sua história, na época de sua juventude, quando descobre seu poder por acaso e acaba enviado à escola de magia na Ilha de Roke.

É justamente a forma como concebe o conceito de magia, uma das grandes inovações que Le Guin apresenta em seu livro, publicado em 1968.
No universo apresentado pela autora, a magia reside em compreender o ser das das coisas e não apenas seus usos, conhecendo-as pela essência. A mago é aquele que conhece o nome verdadeiro das coisas, na língua ancestral, e sendo capaz de nomina-las desta forma, adquire domínio sobre elas e estabelecendo com elas um vínculo. O que traz uma dimensão de responsabilidade por parte do conjurador com as afetações que seus feitiços trazem sobre si e sobre o mundo que o cerca.

Outra dimensão interessante é o fato de este livro ser focado em Ged mais do que nas relações políticas e sociais nas quais está inserido. Mesmo que estas últimas não sejam negligenciadas no texto, não ocupam o mesmo lugar que têm em outros escritos da autora. A história acompanha a trajetória pessoal do protagonista e suas ambiguidades enquanto procura compreender sua identidade enquanto lida com as consequências de como exercita seu poder.

O Livro é outro genial exemplo do esforço da autora de construir narrativas que extrapolem uma noção simplista de "bem contra o mal", onde os elementos como o risco, o perigo, o desafio e a coragem não se limitam ao uso da violência e aos campos de batalhas físicos, mas indiquem uma busca e descoberta. Um conceito de vitória que aponte não para o fim de uma batalha, mas sim para o início de uma vida.

Garrot 03/05/2021

Que livro incrível.
Eu realmente não estava esperando muito desse livro quando comecei a ler ele, mas a história dele conseguiu me encantar, é uma história que faz você refletir sobre certas coisas de uma forma muito interessante. Não conhecia a Ursula. K. mas depois desse livro já adoro ela, e mais uma coisa se você está esperando grandes batalhas entre feiticeiros... bem o livro não é focado nisso, ele retrata os feitiços e magias de uma forma um pouco diferente, mas isso não muda o fato de que a leitura é incrível, recomendo a todos ( até porque quando eu procurei ele eu também queria um livro com muitas batalhas mágicas, acabou que o livro ñ tinha muito disso mas não muda o fato de que ele é incrível ).

Lels 09/04/2021

Não deu certo para mim
Pontos Positivos:
- O protagonista é falho e tem que se responsabilizar pelos seus atos e as consequências que isso irá trazer para o mundo.
- A autora traz um conceito diferente de magia, o que deixa o livro mais dinâmico.

Pontos Negativos:
- Apesar de ser um livro com poucas páginas, eu demorei mais de um mês para concluir por achar cansativo.
- Senti que o livro foi muito direto em partes que poderiam ser mais trabalhadas e aprofundadas.
Andreia644 09/04/2021minha estante
Concordo com você.
Pra mim também não funcionou tanto.