O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

Miranda 18/09/2022

É interessante ler um livro de fantasia tão antigo mas que traz um ponto de vista muito diferente do que costumamos ver no gênero de fantasia. Apesar de já começarmos essa história sabendo quem Ged será (um grande Mago), a jornada do livro começa lá na sua infância. Vemos aqui um protagonista curioso, ambicioso e talentoso, aprendendo sobre a feitiçaria e seus poderes, porém sua arrogância e negligência traz grandes consequências. Especialmente a si próprio. Em muitos momentos Ged é um personagem solitário que acaba tendo de lidar e confrontar suas próprias questões. Obviamente ele tem amigos, em especial Estarriol. Mesmo assim, ninguém pode ajudá lo, ele precisa arcar com as consequências de suas decisões querendo ou não. E este processo de amadurecimento de Ged é o ponto central da história. Vemos um personagem falho, mas humano, os dois lados da mesma moeda em uma mesma pessoa.

Outro ponto que me chamou atenção nessa história é que Nomes tem poder. Se você sabe o verdadeiro nome de algo/alguém, você pode ter o poder sobre ela. Dividir seu nome ou de alguém, é um ato de confiança, e em mãos erradas pode trazer sérios problemas.

Não vá esperando um livro de grandes reviravoltas, guerras e emoções, pois não é isso que Ursula propõe. Ela escreve com maestria e sem rodeios um mundo grandioso e a trajetória de autodescoberta, e apesar de eu amar histórias com épicas lutas e embates, aqui vemos um embate interno, que traz uma intensidade a história que muito me agrada.

Foi uma bela surpresa ler este livro e sentir aquele gostinho de querer saber ainda mais sobre esse mundo

Nathalia184 16/09/2022

Primeiro contato com Ursula K. Le Guin e gostei bastante.
Meu choque foi em descobrir que O Nome do Vento é baseado em Feiticeiro de Terramar e que a Ursula não enrola para mostrar as coisas boas da jornada do personagem dela.
(Talvez ela tenha feito eu ter ranço com Patrick Rothfuss, além do fato de eu já estar depois de ler O Temor do Sábio).

Mas enfim, livro muito foda, ela vai direto ao ponto nos aprendizados e nas cenas de ação que tem no livro, assim como na construção de mundo.
Definitivamente pegarei a edição atualizada e darei continuidade a essa saga ??

Luciano.Junior 14/09/2022

A palavra tem poder!
Meu primeiro livro de fantasia, escolhi ele porq vi que era pequeno, e precisa estar nesse mundo de alguma forma. Gostei muito do livro, o personagem é muito orgulhoso, da pra ver. Eu consegui sentir tudo que ele sentiu, a raiva dele, o orgulho dele. Foi bom ver como ele amadureceu, gostei muito da leitura, me diverti diversas vezes, principalmente na parte que ele tenta explicar como funciona a magia para uma menina. Só não deu 5 estrelas, porq eu queria um final mais fantástico, algo mais emocionante! Mas foi um excelente final, ele conseguindo vencer oq eu diria como seu medo!

Angélica Patriano 12/09/2022

O caminho de volta.
Assim que busquei saber um pouco sobre o livro, adquiri a saga de uma vez.
Ged, o que o orgulho e a raiva nos proporcionam?!
O livro é sobre como somos tolos por levarmos atitudes alheias que nada agregam em consideração; sobre o pilar que é a amizade, ter alguém que acredita e confia e tem estima por nós; é sobre saber o que deve ser feito, e fazer mesmo com medo, para que se faça o que é o correto, meio que "corrigir" as coisas.

Aceite suas partes, esteja ciente de seu poder e do que você pode afetar/ocasionar com suas decisões.

Julia 09/09/2022

Uma leitura monótona
Fui com uma expectativa razoável para ler esse livro, creio que não me decepcionou, contudo não achei uma leitura fluida. Além disso, demorei muito para me conectar com a escrita da autora e com os personagens.

Apesar dos altos e baixos, ainda tenho interesse em continuar lendo a série, pois, o mundo criado pela escritora é de fato fascinante. Também, gostei da forma de como a magia é descrita na obra.

Quero evidenciar o fato que, a parte que mais me chamou atenção no livro, foi a evolução do protagonista e de como ele conseguiu superar as suas dificuldades.

Vivis 08/09/2022

Um clássico que merece ser panfletado!
?Acender uma vela é lançar uma sombra??

O Feiticeiro de Terramar, é o primeiro livro do Ciclo de Terramar, escrito pela autora Ursula K. Le Guin, em 1968. Que teve sua publicação em edição especial pela Morro Branco este ano.

Ursula, é conhecida como um dos grandes nomes da ficção científica, inclusive foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Nebula, por A Mão esquerda da Escuridão de 1969.

Mas O Feiticeiro de Terramar, é uma fantasia totalmente focada no gênero, que inclusive influenciou muitos outros autores do gênero, e ele foi escrito a pedido do editor de Ursula, que gostaria de ter um lançamento voltado ao público jovem, algo que não tinha passado pela mente da autora.

Mas aceitando o desafio, ela se fez a pergunta: Os grandes clássicos de fantasia (que na época eram poucos, como O senhor dos Anéis e as Lendas de Merlim) sempre apresentavam Magos e Feiticeiro já velhos e sábios, mas como seria eles em sua juventude?

E assim nasceu a história do Grande Feiticeiro de Terramar Ged, mas enquanto ainda era uma criança sedenta por provar seu valor e curioso.

"Esse foi o primeiro passo de Duny no caminho que ele seguiria por toda a vida, o caminho da magia, o caminho que, por fim, levou-o a caçar uma sombra por terra e por mar até as orlas tenebrosas do reino da morte. Mas, durante aqueles primeiros passos, o caminho pareceu uma estrada ampla e iluminada."

Nos já começamos o livro sabendo que ele será poderoso, então, me surpreendeu de forma positiva, como Ursula escreveu a jornada dele.

Em Terramar, somos apresentados a um mundo vasto, onde magia, seres mágicos, dragões, tudo convive de forma equilibrada com os humanos.

Algo que aprecio muito nos livros de Ursula é o seu sistema de magia, em Terramar, os nomes tem poder, tudo desde seres vivos a inanimados tem um nome verdadeiro, e o poder de um feiticeiro reside muito em conhecer esses nomes e assim conseguir controlar a essência da magia.

"Apenas no silêncio a palavra,
Apenas nas Trevas a Luz,
Apenas na Morte Vida: O voo do Falcão reluz no céu límpido.
? A criação de ÉA"

Ged, quando o conhecemos é ainda Duny, uma criança pobre e negligenciada, sem muitas perspectivas de vida, até que um dia escuta sua tia, falar uma palavra que dá a ela controle sobre um animal, simplesmente encantado com essa possibilidade ele tenta reproduzir o feitiço e consegue o que chama atenção dessa tia, que ensina tudo o que ela sabe.
Neste ponto já fica bem claro a ânsia por saber e ter poder rápido de Duny, mas é seus conhecimentos que acabam salvando sua aldeia de um ataque, mas o deixando em coma, porém, os boatos deste feito atraem Ogion, um feiticeiro que vai até ele e o cura, e oferece a possibilidade de ser seu aprendiz.

É Ogion, aliás que participa de um ritual onde ele recebe seu nome verdadeiro: Ged.

"É muito difícil para o mal dominar uma alma sem consentimento."

Aos poucos vemos o jovem começar sua jornada de aprendizado. Mas nada acontece rapidamente. Aos poucos podemos compreender que Ged, tem um longo caminho para se tornar o Feiticeiro tão poderoso que o começo do livro diz que ele será.

Em diversos momentos ele se coloca em situações onde sua vida fica em risco assim como o equilíbrio do mundo, mostrando seus defeitos pessoais e como isso marca não somente sua vida.

Este é um livro de fantasia focado em uma jornada de amadurecimento, de exploração do fantástico e do potencial da magia. Não tem muitas emoções, apesar de narrar muitos anos do protagonista e vários encontros e embates mágicos. Mas não tem muitas reviravoltas e zero romances. Então não leiam esperando isso.
Os relacionamentos mais importantes de Ged são com seus mestres é melhor amigo, personagens secundários que serão muito importantes para a história.

O feiticeiro de Terramar sem dúvidas é uma leitura fluida e a escrita de Ursula é direta, ela trata o leitor como um ser totalmente pensante, então, para minha alegria não se repete, uma vez descrito algo ela não fica voltando sempre e repetindo, tornando então sua narrativa muito dinâmica.

É o primeiro livro do ciclo, então temos muito a conhecer ainda da magia deste mundo vasto, em alguns pontos do livro somos apresentados a aventuras que Ged irá viver no futuro, como um gostinho que diz mais ou menos assim: vocês podem acreditar que esse jovem imaturo no futuro irá enfrentar dragões, salvar donzelas, encontrar tesouros inestimáveis? Pois não desistam dele agora!!!

"O mundo está balanceado, em Equilíbrio. O poder de um feiticeiro para a Transformação e a Invocação pode abalar o equilíbrio do mundo. É perigoso esse poder. Muito perigoso. Deve seguir o conhecimento e servir à necessidade. Acender uma vela é lançar uma sombra?"

Eu como fã de Fantasia encontrei diversas referências no livro, no caso, lendo vi onde outros autores beberam na fonte de criatividade! É dela uma grande influência para o livro é O Nome do Vento, do Patrick Rothfuss, não pude deixar de notar isso!

Amei ler esse livro, e apesar de não ter favoritado, é uma das melhores leituras de fantasia clássica para o público infantojuvenil que li em anos!

Super indicação para quem ama Fantasia, ou para quem quer começar no gênero!

Espero que tenham gostado da indicação e até a próxima.
Resenha completa no blog: http://www.eupraticolivroterapia.com.br/2022/08/o-feiticeiro-de-terramar-ciclo-terramar.html?m=1

Christopher 14/08/2022

cara
eu não sei por onde começar, porém sigo com: é simplesmente brabo demais, sabe. Ursula K. Le Guin começa o que era para ser uma história de fantasia padrão fifa e sua jornada do herói e ela entrega uma fantasia tão potente, terna e impactante (não só no pessoal do leitor, mas no social que nos cerca). Uma leitura simples, direta, impecável, há escolhas narrativas bem perceptíveis e coerentes, mas há outras que só ficam explicitas na leitura do pósfacio, o que torna o livro ainda mais completo e de certa forma muito importante, já que a principio é um livro para um público infantojuvenil. Eu não queria entregar spoilers nem nada, por que acredito que possa estragar a experiência de quem não conhece a obra de Ursula, porém assim: LEIAM URSULA K. LE GUIN É GOSTOSO DEMAIS!!

Marciano.Silva 12/08/2022

Primeira experiência com a Escritora.
A historia e muita fluida e dinâmica fácil de entender e impossível não gostar dos personagens e enredo, vou ler mais obras da autora.

Eaisagui 09/08/2022

No posfácio, Le guin explica que não queria fazer um livro medieval sobre guerras, queria um tipo de narrativa diferente para este tipo de mundo que é tão rico e oferece tantas possibilidades.o que move a narrativa não é um ódio ou um desejo de vingança, mas sim o desejo de aprender mais, de se conhecer e o amor pelas pessoas que um dia o protegeram e por aquelas que ainda nem conhece.

Marcelo 05/08/2022

Muito bom.
Particularmente, acho que a história não envelheceu bem, parece bastante clichê visto dessa época. Na real, achei bem previsível o final, mas gostei muito da história.

-Nyx 03/08/2022

- TerraMar ? '
- Não sei nem por onde começar essa resenha.
Esse livro superou as minhas expectativas, não esperei que fosse me apegar tanto a esse universo que a Ursula criou, não imaginava que iria despertar tanta curiosidade em mim. Ainda tenho interesse em saber mais sobre todas as terras, ilhas e ilhotas de TerraMar.
Foi o primeiro contato que tive com a escrita da autora e me apaixonei, na minha opinião foi tão bem ambientado, tão bem construído, mas no começo eu não achava isso rs. No começo me sentia meio perdida em relação aos nomes dos lugares, as palavras da língua antiga, nesse quesito, eu esperava que fosse um pouco mais detalhado. Mas no final das contas, até que não se fez tão necessário, pois aos poucos fui me sentindo familiarizada com com tudo.
O final não foi como eu esperava, mas a verdade é que nem eu sabia o que esperar, não conseguia imaginar como ia acabar. Então, pode se dizer que eu gostei.
Sou suspeita para falar, porque meu gênero literário favorito é fantasia. Então, um enredo com magia, bruxas, feiticeiros e dragões me conquista facilmente.
Já estou ansiosa para ler os outros livros da série, mas não só da série, como também os outros livros escritos pela Ursula. ? '
Letícia 03/08/2022minha estante
Já assistiu Os contos de Terramar do Studio Ghibli? É baseado nesse livro. Ainda não li o livro, mas está na minha wishlist

-Nyx 03/08/2022minha estante
- Eu ouvi falar, ainda não vi, eu quis ler o livro primeiro. Agora eu quero ver a animação ? '

andreza 30/07/2022

eu gostei MUITO de uns 60% do livro, mas depois que ele enfrenta o dragão se tornou um livro de jornada onde ele vai de ilha em ilha, depois disso a parte mais legal é quando ele chega naquele castelo de gente doida da cabeça, não tem um plot tipo UAU MEU DEUS (pra época deve ter sido) mas eu gosto do jeito q ela narra a história (tirando os capítulos imensos e parágrafos enormes

Laura.Roberta 25/07/2022

#MLI2022 - Labirinto dos Sonhos
Desafio: um livro publicado originalmente antes dos anos 2000.

O livro realmente não foi pra mim. Não que não seja interessante e bem construído, muito pelo contrário, na verdade, porém o que aconteceu foi que a narrativa não me descia. Tentei MUITO gostar desse livro, mas não consegui e, pro final da história, eu só rezava pra acabar logo. Acho que pra época que foi lançado originalmente, na década de 1960, a história tenha causado bastante impacto, já que até hoje consegue ser bem original. O que me fez não gostar tanto da leitura era como parecia que tantas coisas estavam acontecendo e, ao mesmo tempo, nada acontecia. Eram parágrafos e mais parágrafos de narrativa e quando aparecia um diálogo, acabava tão rápido que nem dava pra dar um alívio. A história é perceptivelmente bem estruturada, mas senti falta de estabelecer uma conexão com os personagens, porque eu simplesmente não me importava com o que acontecia. Enfim, se você gosta de ler várias e várias páginas de narrativa e é hater de diálogo, esse livro é pra você.

E.R.A.S 22/07/2022

Pra mim não funcionou. Não sei se li errado ou se foi a escrita,a história que não ajudou! E olha que eu gosto muito da temática de magos,magia,terra média mas esse não foi pra mim. Mas vou comprar os outros volumes pra vê se melhora!

Mialle @mialleverso 21/07/2022

Uma leitura especial
Primeiro eu quero falar da edição: Esse livro é lindo demais. A capa dura, o mapa, as ilustrações. Ele é muito bonito. O Feiticeiro de Terramar é um livro lindo e a Morro Branco fez uma edição linda demais.

Agora para gostar de O Feiticeiro de Terramar você precisa se acalmar. Tem muita coisa por aí falando que o livro de Ursula inspirou um monte de gente a escrever outras coisas épicas, que O Feiticeiro de Terramar é uma fantasia loucona com dragões etc. E é, sim, mas Ursula não é sua autora de fantasia comum.

Aqui o desenvolvimento de personagens secundários e a ação são colocados para segundo plano em favor dos questionamentos internos e do processo de crescimento do protagonista.

Ursula tem uma coisa muito forte pela ambientação de suas histórias, então temos bastante disso também. Aqui não temos grandes vilões com grandes planos malignos que precisam ser enfrentados e destruídos. O foco deste livro é Ged e o mundo de Terramar, como funciona tudo e como Ged precisa aprender e evoluir como feiticeiro antes de se tornar algo grande.

Na minha primeira leitura de Feiticeiro de Terramar (por volta de 2017) eu não gostei do protagonista, não achava que personagens podiam ser assim, tão claramente falhos, estava acostumada a protagonistas bons, pessoas terrivelmente boas que jamais fariam certas coisas ou tomariam certas atitudes. Desta vez, Ged é realmente alguém que gostei muito, com suas dúvidas, com seus erros, com sua força e perseverança.

O texto de Ursula me foi muito mais agradável agora que eu já conheço a autora e sei como ela trabalha fora do que era o padrão na época dela e fora do padrão da época atual. É REFRESCANTE ler um livro que conta uma história completa sem precisar de 500 páginas.

Encerro dizendo que estou ansiosa para AS TUMBAS DE ATUAN, o próximo livro de Terramar.