O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

bobbie 21/01/2023

Parei neste primeiro.
No posfácio deste livro, Ursula conta que começou a escrevê-lo depois de um convite de seu editor para escrever para adolescentes. O feiticeiro de Terramar, segundo ela, começou, não sem muita resistência, com o desenho do mapa das ilhas fictícias onde a história fantástica se ambienta. Só depois as histórias começaram a brotar. Há alguns pontos a serem levantados sobre esta primeira aventura: o interesse da autora, pensando em grandes magos da ficção como Merlim e Gandalf, era escrever sobre o amadurecer de um grande feiticeiro. Daí nasceu Ged. O leitor não o conhece grande, velho, sábio e temeroso. Conhecemo-lo ainda criança, descobrindo as artes da magia. O segundo ponto é que não há um grande enredo (pelo menos neste primeiro volume) ou uma grande batalha no clímax. E mesmo o pequeno enfrentamento que há não é entre o "bem e o mal". Ged lutará contra sua própria sombra, seus próprios medos. O terceiro ponto é que o mundo pensado por Ursula é tão rico, mas tão rico, que seria impossível explorá-lo em um primeiro livro. Pouquíssimo dele é mostrado, embora o pouco que de fato é mostrado é descrito em detalhes, exaustivamente. Sim, este é um livro altamente descritivo: o leitor será apresentado às ondas do mar, aos picos e sopés das montanhas, às neblinas e espumas das ondas, enfim; Ursula não mede palavras para descrever, descrever e descrever. Talvez este seja um grande prelúdio para os próximos cinco livros da série que começou não sem muita resistência da autora. Eu, contudo, paro neste primeiro. Acho que deixei minha essência adolescente dormente, lá onde ela ocorreu, 30 anos atrás; pelo menos para ter ânimo de acompanhar séries como esta. Não me leve a mal: o livro tem muitos méritos e é muito bem escrito: o universo de Terramar e dos feiticeiros é riquíssimo. Só não me fisgou.

brufaber 20/01/2023

Uma ótima fantasia
"O Feiticeiro de Terramar" não é apenas uma fantasia com ação e aventuras, mas também uma narrativa que demonstra o desenvolvimento de um jovem perante decisões que precisa tomar e erros para consertar.
Eu gostei bastante dessa leitura, é um livro pequeno mas com uma construção muito boa de personagem e mundo. A história é também bem objetiva, o que por um lado é interessante mas que também me deixou certas vezes querendo algo mais.
Esse é um livro que eu nunca pensei que leria, mas quando li, achei muito bom.

Hugo Sales 19/01/2023

Excelente leitura que foge de padrões.
Que belíssima fantasia, hein?

Pensar o quanto ela é a frente de seu tempo tendo sido publicada em 1968 me dá até arrepios.

Na edição da Arqueiro, Ursula conta um pouco sobre a ideia para o livro e quais elementos gostaria de utilizar ? como ter um protagonista não-branco e evitar uma guerra entre o bem e o mal. Achei fantástico o olhar dela sobre a fantasia.

Vou ler tudo e mais um pouco da Ursula, sem dúvidas.

Lucas Mart1m 19/01/2023

Uma jornada
Acompanhar o crescimento de Ged e conhecer as ilhas de terramar é uma incrível experiência, a história tende a ser direta no caminho de aventuras e auto descoberta do protagonista. Em mundo vivo e sistema de magia muito interessante. Me faz esperar o melhor dos próximos livros

Entretanto para mim é o posfácio é um ponto destoante

_Jorgeft 17/01/2023

Não é sobre guerras e matança, mas sim sobre se encontrar!
Já tinha ouvido falar sobre a genialidade da Úrsula K Leguin, mas nunca tinha lido nada dela. E como foi bom conhecer a autora por esse livro... Um livro pequeno, 208 páginas, mas que é profundo, com conteúdo, e muitas camadas.

O feiticeiro de terramar veio bem antes da saga Harry Potter e tenho certeza de que a JK copiou bunito várias coisas dessa história. Mas não vou falar mal da JK, e sim falar muito bem da Úrsula.

Sério que mulher FENOMENAL! Os dois textos extras que esse livro traz onde a autora fala sobre o universo e como foi difícil pra ela, uma mulher, escrever fantasia nos anos 60 é FENOMENAL! Ela tava muito na frente do seu tempo. E isso fica claro nós pequenos detalhes que ela salpica ao longo da obra. Sério... Isso daqui já do mesmo nível de Senhor dos Anéis pra mim. É muito, mas muito bom!

Que venham todos os 6 Livros da saga!

Rita 13/01/2023

Li o livro lentamente e tive certa dificuldade de me interessar no começo, mas o final da história foi fantástico e me fez apreciar todo o caminho que a levou até ele.

Então veio o posfácio, não vou mentir, a melhor parte do livro para mim. A contextualização e reflexão sobre a história tornou a experiência muito melhor.

Fiquei interessada nas continuações, mas consigo pensar nesse como um livro autossuficiente, o que é ótimo!

Kléver 10/01/2023

Fantasia
A obra tem potencial para ser uma das melhores, porém a falta de detalhes me incomodou muito.

A jornada do herói se faz presente, mas as finalizações dos plots não foram suficientes, na minha opinião.

sarah 06/01/2023

Surreal.
Queria conseguir achar as palavras corretas para descrever esse livro, mas creio que beire ao impossível. O Feiticeiro de Terramar é uma obra inexplicável, por mais complexo que seja e, as vezes, difícil de ser lido, esse livro vale cada segundo gasto nele. Em O Feiticeiro de Terramar temos um livro de fantasia que foi tão bem escrito, o mundo e as magias são tão complexas e geniais que me perguntei como uma mente humana conseguiu criar tudo isso do zero. Consigo dizer que ele é, facilmente, um dos melhores livros de fantasia que já li, e, obviamente, o melhor estruturado.
Por mais que muitas vezes eu não achei fluida a leitura e pensei que estava cansativo, cada capítulo tínhamos novas descobertas e digo com certeza: a leitura vale muito a pena!

Camila0831 04/01/2023

Quando esse livro ressoará
Os truques que uma escritora tem de empregar para fazer sua voz e seu posicionamento prevalecerem frente às limitações do preconceito. Entrei nessa leitura temerosa de encontrar mais do mesmo, mas fui positivamente surpreendida por uma narração distante sobre um personagem já consolidado, mas que, para nós, se apresentará em meio aos erros sempre presentes da juventude e do aprendizado que é descobrir a si mesmo. Obra que pode ser lida como uma aventura mágica e busca ontológica. Cabe ao leitor e ao momento da vida em que este se encontra o modo que esse livro ressoará dentro de si.

Willy_Rodrigues 31/12/2022

Quase desisto de ler fantasia
Adorado por muitos, O Feiticeiro Terramar foi uma das minhas apostas para leitura do ano e infelizmente, parece que o saudosismo de muitos abranje uma qualidade inexistente nessa obra. Com uma narrativa mais acelerada que a velocidade da luz e uma série de conceitos já ultrapassados, a obra se mostra um clássico que envelheceu demais para ser considerado divertido ou intrigante nos dias atuais. Repleta de momentos desnecessários, desconexos e similares a um grande esqueleto de romance (e nãoo romance propriamente dito), essa obra me impediu de buscar qualquer outro livro da autora que, diga-se de passagem, tem um nome gigantesco e uma quantia acalorada de fãs ao redor do mundo (e certamente é muito mais talentosa do que se mostrou neste volume da obra, qual a própria salientou no posfácio ter sido escrito sem uma ideia em mente).

Mediano é um elogio para esse volume.

Helô 25/12/2022

Não gostei muito do livro, magos e feiticeiros, achei cansativo, deu preguiça, mas cheguei ao fim .

Bethania.Medeiros 25/12/2022

Expert em barcos
Mesmo tendo dificuldade em prosseguir com fantasias que não envolvam o sobrenatural, e que fique mareada (recente descoberta) com cenários em alto-mar, a leitura flui, e foi o que me segurou até o fim. O grande incômodo envolveu o meu distanciamento ao personagem; tive pouco de sua intimidade para assistir sua busca. E as descrições demoradas sobre embarcações me irritaram.

Duda 23/12/2022

Não foi uma leitura que me cativou, acredito que muito por ser fantasia. Achei a história arrastada e com explicações excessivas de coisas desnecessárias.
Sigo tentando achar um livro de fantasia que eu goste.

Carolina.Frade 21/12/2022

Acho que fantasia não é meu forte
Li em conjunto com o grupo de leitura Minervas, e é maravilhoso fazer parte dele. Do contrário, acho que nunca leria fantasia... Tive bastante dificuldade com a linguagem muito descritiva. Fui me envolver e ficar curiosa somente nos dois últimos capítulos.

Mesmo assim, acho que a leitura é muita válida, especialmente o posfácio em que a autora explica porque escreveu uma fantasia onde não existe o clichê bem x mal. Meu aspecto favorito é a forma como aqueles que usam magia estão conscientes das consequências do uso dela, e também como é algo que se estuda e desenvolve, não somente um dom que veio do nada.

Rodrigo Cunha 21/12/2022

Pouca ação, pouco detalhado, mas interessante
Uma história curta que não gasta muito tempo com cenas de ação ou com ?enrolações?, é bem direto ao ponto.

Gostei da saga, gostei do mundo, mas talvez não seja exatamente o que eu queria ler agora, por isso acabei demorando mais do que deveria pra terminar.