O Feiticeiro de Terramar

O Feiticeiro de Terramar Ursula K. Le Guin

Resenhas - O Feiticeiro de Terramar

Fabio Di Pietro 09/12/2023

Surpreendeu
No começo, fiquei um pouco de bode do que pareceria aquela mesma ladainha do menino marrento e vaidoso que quer ser mais f*da do que o outro menino também implicante. Mas a espera valeu a pena. Depois do evento descrito no verso do livro, a história parece realmente iniciar. Fui tomado por uma fantasia simples, mas profunda. Por sendas de autoconhecimento e não de guerras, da dicotomia do bem e do mal.
Certamente vou ler os próximos.

Carla.Ligia 05/12/2023

Úrsula Kinga
Quanto mais leio essa mulher, mais amo ela. O Feiticeiro de Terramar é exatamente o que ela propõe no posfácio, uma jornada de herói tradicional, focada nas mudanças internas do Gavião, que aprende com seus erros, tenta recuperar aquilo que já se perdeu quando possível e entender quando já não o era.
Nem vou pautar as questões sociais que ela imiscui tão sutilmente no texto, vocês que lutem, ???
LEIAM essa diva da ficção científica!!!

Cristiano 30/11/2023

Impressionante
Mais uma vez Ursula K. Le Guin consegue surpreender e reter o leitor ao virar de cada página. A jornada de Ged em busca de autoconhecimento faz o leitor refletir sobre as consequências de suas ações e da importância de amizades verdadeiras.

Savin 30/11/2023

"Naquela época, em 1967...
...os feiticeiros eram todos, mais ou menos, Merlin e Gandalf. Velhos, chapéus pontudos, barbas brancas. Mas este era para ser um livro juvenil. Bem, Merlin e Gandalf devem ter sido jovens um dia, certo? E quando eles eram jovens, quando eram crianças tolas, como aprenderam a ser feiticeiros? E lá estava meu livro."

- Ursula K. Le Guin

Aplausos brilhantes! Um deleite!

Samuel.Moreira 25/11/2023

Um ótimo início
Sim, esse livro é auto suficiente, porém eu sei que a criação de mundo foi tão boa que eu tenho que ler o resto da série, eu adorei tudo, desde a forma que a magia funciona até o poder que as palavras emitem, o nome sendo algo tão importante para a história e para o mundo é fenomenal.

L Soares 23/11/2023

A história de Ged, o gavião, que saindo da ilha de pastores de cabra em que vivia, foi se tornar aprendiz de feiticeiro na ilha de Roke, o centro do mundo, primeira ilha a surgir do mar na criação do mundo e que será a última a voltar às profundezas segunda as histórias.

O mundo criado pela autora é muito bacana, todo ele espalhado pelo mar, nas diversas ilhas que compõem todo o mundo conhecido, um reino sem rei no trono, esperando seja cumprida uma profecia para que alguém use a coroa, povos em guerra, arcanistas e bruxas de aldeia, junto com os feiticeiros e os raros dragões, enchendo o mundo de encanto e magia.

Ged, ainda novo, enganado e vítima de seu orgulho, acaba tocando um mal além do mundo, e mais velho, quando se esperava mais sábio, novamente se vê cometendo o mesmo erro e indo além, despertando esse mal e trazendo uma sombra para o lado de cá.

Muitos anos mais tarde, após conseguir seu cajado de feiticeiro e ser mandado para o seu primeiro trabalho, saindo da segurança de Roke, descobre estar sendo perseguido em qualquer lugar que vá por essa sombra inominada.

O empolgante início da jornada, confrontando dragões, uma perseguição continua, navegando até as terras além do mundo, e encontrando vários poderes malignos.

É uma releitura, de um livro que gosto muito. Infelizmente a editora, que publicou os dois primeiros volumes uns anos atrás, abandonou a série.

Agora, depositando fé e esperança na editora , já temos os 3 primeiros livros, edição capa dura, com ilustrações, e marcadores de página, uma belezura (sério mesmo, a edição está linda).

Julia4744 03/11/2023

No começo, não acontece nada. No meio do livro, Ged faz uma cagada tão grande que isso o persegue até o final da história. Literalmente. O problema é que isso se resume a perseguições sem fim, e sacrifícios para salvar um jovem metido a sabichão.
A história é chata e não me prendeu. Não me fez querer saber mais, nem mesmo simpatizei com os personagens. Simplesmente não me interessou.

Alex.Starick 26/10/2023

A história flui bem e é bastante direta o que faz com que a leitura ser rápida, aqui acompanhamos a jornada de um jovem feiticeiro pra combatar um mal que ele próprio liberou, a história apesar de toda magia envolvida foge bastante dos clichês do gênero, em alguns momentos esperando do personagem e da história determinado caminho ou atitude e nos leva a outra, o livro toca  em questões raciais mas de uma forma bem sutil, dando destaque a personagens que geralmente em outras histórias são minorias o que surpreendente dada o ano de publicação do livro. A história e escrita não me cativou o suficiente pra acompanhar as sequências mas é bom.

Leonardo649 25/10/2023

Excelente surpresa
Confesso que fiquei receoso no início por se tratar de uma narrativa em terceira pessoa, porém a forma de escrita fluida, com boas descrições e ótimas informações. Adorei a forma que a autora afirma a importância de ressaltar a pluralidade. Vou ler com certeza as sequências.

Maria V 18/10/2023

Eu amo fantasias e não podia deixar de conhecer esse mundo incrível criado pela Ursula K Le Guin. Apesar da leitura desse livro ser muito arrastada, é muito legal conhecer o mundo de Terramar.

Esse primeiro volume é extremamente introdutório e demora para mostrar para o que veio e esse foi meu maior problema com a obra.

Não foi fácil, mas no final conseguiu me convencer que valia a pena continuar a saga de Ged.

Ley 15/10/2023

é um bom livro
O Feiticeiro de Terramar foi um livro publicado em sua língua original em 1968. Essa informação me assustou porque não imaginava que a fantasia era tão antiga. Também tive outro pensamento, de que a escrita poderia ser mais densa, mas apesar de ter encontrado uma escrita objetiva, ela é rápida e nada densa, como outras fantasias complexas.

Ged veio de uma ilha simples, e ainda criança demonstrou interesse pela magia aprendendo sobre as possibilidades dela com uma tia. Mas Ged também é impulsivo. Ele possui uma enorme quantidade de poder, facilidade em aprender, seu potencial é imenso, mas suas escolhas podem ser perigosas. O protagonista passa um tempo com seu primeiro mestre, mas acha que o aprendizado é lento demais e embarca para uma escolha de magia.

É nesse lugar que Ged passa mais tempo, conhece mais pessoas, nem todas garantindo um laço de amizade. Com o tempo, ele percebe quão grande pode ser seu poder, mas comete erros nessa jornada. Depois de um estopim na escola, Ged assume novos riscos, e passa a ser perseguido por seu antagonista.

Até 30% da história, Ged aparenta ser um personagem impulsivo, com pensamentos egocêntricos e cheios de fome do saber. Ele não é mau, mas quando insiste em algo, vai até o fim, mesmo se isso for algo perigoso. E em suas rivalidades, ele se apresenta como implacável. Após um incidente, tudo muda, até mesmo a forma de aprendizado do personagem. Ao invés de termos um Ged corajoso e prodígio, ele se torna mais cauteloso, também ciente do grande mau que agora o persegue.

A maior jornada do protagonista tem início aí, com acontecimentos cheios de aventura ocorrendo nesse meio tempo. O livro é bem curto, pouco mais de 200 páginas, mas como acontece muita coisa, a sensação que tive é que se passaram muitos anos e é um livro mais extenso. E se tratando do protagonista, tudo ocorre antes dele sequer chegar aos 20 anos.

A escrita do livro é objetiva, poupando detalhes e proporcionando um panorama geral. Não sei se é possível se apegar de verdade aos personagens por haver um tipo de narrativa sem trazer tanto sentimento. Até os diálogos são menos frequentes. O sistema de magia é muito interessante, nada difícil de compreender. E se você já leu O Nome do Vento, vai notar uma semelhança absurda com esse livro.

Cheguei a pensar que um livro seria inspirado no outro, mas quando vi que O Feiticeiro de Terramar foi publicado em 1968, percebi que O Nome do Vento que pegou bastante inspiração. Isso me fez comparar as duas obras, mas a semelhança permanece até a universidade e o sistema de magia, quanto ao resto, destoa bastante.

Ainda sobre o universo de O Feiticeiro de Terramar, o livro cita que há inúmeras ilhas, e a quantidade pode ser observada no mapa. Ged se aventura por vários lugares em sua trajetória, e o leitor pode ir acompanhando enquanto isso. O mundo, no livro, também cita diferenças raciais. Inclusive, o protagonista é negro, e ele passa boa parte da infância na sua região. Quando visita lugares com pessoas de pele clara e as vê, é interessante acompanhar sua reação.

O livro foi publicado anteriormente no Brasil, mas passou um tempo fora de circulação e sem o terceiro volume confirmado. Pouco tempo atrás, a editora Morro Branco anunciou a compra dos direitos da trilogia. Então agora temos os três livros publicados em uma edição totalmente nova e em capa dura.

A história é rápida, então pode ser lida em um dia. Apesar de não ter sido um livro que amei, reconheço que tem potencial, mas acredito que irá continuar com o mesmo esquema de narração, objetiva e superficial em alguns momentos. O interior do livro me surpreendeu. Por fora, a estética é simples e linda, mas por dentro há diversas ilustrações de Charles Vess, que acompanham a história.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2023/05/resenha-ciclo-terramar-o-feiticeiro-de.html

NatalNaLua 06/10/2023

O feiticeiro de Terramar
Esperava muito desse livro, acho que por isso não gostei tanto dele. É um bom livro, o começo principalmente, mas em certas partes do livro fica muito chato de acompanhar.

Milena.Saleh 04/10/2023

Fantástico
Sumariamente, o livro trata de um garoto que descobre ter habilidades mágicas e decide aprimorá-las, aprimorando também seu caráter no caminho. Parece familiar, não?
Pois quem ler este livro verá na hora que ele inspirou Harry Potter. Só que Ursula Le Guin tem sua forma de ver e narrar o mundo que é única a ela - os livros mais lindos que já li são de sua autoria - , e seu senso de dever, que a faz inserir assuntos que considera importantes, apesar de indigestos, em suas histórias. Não é o tipo de ficção de que nada se aproveita além do entretenimento. Essa série irá marcar para sempre quem decidir lê-la, e fortemente recomendo que o façam.