Evangelho de Sangue Clive Barker

Resenhas - Evangelho de sangue

Marlonbsan 23/12/2019

Evangelho de Sangue
Harry D?Amour era para ser um detetive comum, mas acabou indo para o lado dos casos sobrenaturais e se envolvendo com fantasmas, demônios, magia e seres malignos. Em um de seus casos ele encontra a Caixa de Lamentações que acaba interligando o detetive com o Pinhead, o Cenobita ou o Sacerdote do Inferno. E a partir daí começa a caçada de um ao outro. Ocorre também a interligação do mundo criado por Clive Barker, em seus outros livros, e o inferno bíblico.

Narrado em terceira pessoa, o livro se inicia com Pinhead mostrando suas habilidades em matar, que são bem violentas e gráficas por sinal. As descrições disso são muito bem-feitas, além das descrições de locais e do que está acontecendo. Há todo um mundo criado pelo autor e um misticismo que interliga os acontecimentos envolvidos no livro. Porém, para mim, faltou motivação, Pinhead aparenta ser um vilão que mata, apenas por matar, ou talvez eu não tenha prestado atenção suficiente, pois esse foi um livro que abordou temas e cenários que não me interessaram, apesar de ter gostado do prólogo, mas após a inserção de D?Amour na história, deixou a desejar.

Outro ponto a mencionar, é o fato dos personagens serem irrelevantes, é daquele tipo de livro que, ao meu ver, se eles existirem ou não, não iria mudar o destino da história, claro que muda o destino deles mesmos, mas o embate não se modificaria sem eles, como se eles fossem apenas espectadores, e não atuantes de forma significativa. Como a história e os personagens não me cativaram, não me importava com os seus destinos, apenas queria terminar essa leitura logo. Não senti nenhum terror, apenas tinha violência gráfica nas descrições o que não me impressionou, já que nem o esforço de imaginar as cenas eu fiz, já que não foi uma leitura muito boa, mas é questão de gosto mesmo.

Destaque para as descrições que são bem-feitas e o universo criado.

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan, quem puder, segue lá...

Marcos 19/01/2023

Evangelho de Sangue
Harry se torna um detetive ?espiritual? após uma experiência traumática com um cenobita.

De longe o livro mais fraco do Clive Barker!

O começo investigativo é bom, mas a partir do momento que se insere o inferno na história? tudo desanda em todos os sentidos.

Chega um momento em que a história se arrasta demais, com 100 páginas a menos seria melhor.

Existe uma forçação de barra em chocar, tanto no gore como no sentido sexual, e aqui o livro se passa demais!

Algumas obras abordam a violência e o sexo de forma explícita, mas com coerência e com sentido, o que não acontece aqui.

O ponto positivo é o início com a investigação sobrenatural, mas a sensação é de um potencial desperdiçado.

Leia por sua conta e risco.
Concordo com tu

Marcos 20/01/2023minha estante
Achei que nessa história o Clive forçou demais Victor

Virou God of War no final kk

Marcos 20/01/2023minha estante
Sim kkkkkkk

Karen Pereira 08/05/2024minha estante
Perfeito! Tive a mesma perceção da história!

(lidos só 2021 em diante) 20/01/2023

Terror ou fantasia?
Evangelho de Sangue.

Terror ou fantasia?

Fui ler esperando uma chuva de brutalidades, uma tempestade de sangue, mentes torturadas. E basicamente não encontrei nada disso. Encontrei foi cenas que lembraram o jogo "God of War", do Playstation.

Algo que me incomodou muito e que geralmente me incomoda em obras com demônios e malvados seres sobrenaturais: o uso sem coesão dos poderes.

Por exemplo: logo no começo do livro, um personagem foge desesperado de um Cenobita. Mas ao longo da história, essas criaturas ultrapassam portais. Quem ultrapassa portal não precisa perseguir ninguém.

Mais pra frente, teve uma cena no apartamento, os diabos vindos do inferno. Não mataram o protagonista pois não quiseram. Só queriam assustar?

Dentro do universo proposto, acontece muita coisa que soa incoerente.

No final é pura fantasia. O tom de terror que basicamente nem existia vai embora de vez e tudo se torna uma épica batalha de Kratos + Senhor dos Anéis.

Porém, apesar da decepção na questão terror, a narrativa fluiu bem. Não achei ruim de se ler. Não foi memorável e nem me fez querer conhecer mais obras do Clive Barker. Porém, bom.

Li faz um ou dois anos. Só agora constatei que não tinha feito resenha. Daí fiz, pra postar no meu IG literário: @literatura.retumbante e aproveitei pra colocar aqui no skoob também.

Segue lá, tem resenhas de livros famosos e subestimados. Fotos lindas, também. ??

Aproveita e vem conhecer meu trabalho como escritor. Em @ariel.yoshida

Um abraço, ??
(lidos só 2021 em diante) 10/08/2023minha estante
@literatura.retumbante não existe mais. @ariel.yoshida continua lá firme e forte obg ?

Luciano Luíz 05/09/2016

EVANGELHO DE SANGUE, só pelo título tinha tudo pra ser um puta livro. Uma obra de respeito onde CLIVE BARKER mostraria o horror com todas as suas vísceras e os gritos da mais profunda e agonizante dor. Mas é somente no início, nos primeiros capítulos que temos algumas cenas realmente pesadas onde o Cabeça de Prego fica despedaçando alguns magos. Depois disso a qualidade visual das cenas de violência cai e muito.
Não tem como falar mais sem dar alguns spoilers. Portanto, se não quiser ter (más) surpresas (pois o livro é bem fraquinho em questão de narrativa e enredo) não continue lendo esta epístola.
Se você se encorajou, fique sabendo que esse romance é mais denso e melhor trabalhado que HELLRAISER. Aquele conto era simples, mas cativava e tinha seu quê de horror, mesmo sendo tão pobre, foi concebido para ser um filme. Então, você precisa do livreto e do filme para uma experiência completa.
Aqui em Evangelho de Sangue a situação é bem complicada. Mesmo sendo um trabalho superior em narrativa, contém uma quantidade absurda de falhas, como cenas que simplesmente são quebradas por motivo nenhum. Se você não entendeu o que eu quis dizer com isso, basta saber que se um personagem está conversando com outro dentro de um carro e de repente do nada continuam conversando numa calçada como se jamais estivessem dentro de um carro, bem, não preciso ser mais explícito do que isso. E não, essa cena eu inventei agora, não tem no livro. Mas ocorre o mesmo em alguns momentos...
Segundo o marketing pra esse livro, aqui veríamos a narrativa poderosa de Barker, mas tem tantas repetições (a questão de tatuagens é demais) que fiquei indagando de como um editor pode considerar esse um livro fodinha pra publicação. Outro fato que incomoda, é com questão ao enredo. Não tem absolutamente nada de novo, inédito ou impactante. Se fosse a ladainha de pegar o cubo mágico, aparecer os cenobitas e eles se divertirem em prazer causando dor, seria algo muito melhor. Mas longe disso. Aqui temos o Cabeça de Prego matando todos os demais cenobitas, indo pro Inferno, destruindo legiões de demônios (e assim vemos capetas chorando, pedindo misericórdia, se mijando, etc. e tal) até se encontrar com Lúcifer, pegar sua armadura e depois lutar com o Anjo Caído peladão em cenas que mais parecem com o game GOD OF WAR. Sim, o espartano Kratos deve ter sido um personagem do qual Barker jogou e quis fazer algo semelhante no universo dos cenobitas.
Aliás, ter revelado nesse livro que os cenobitas vêm do Inferno e não de outra dimensão desconhecida foi uma decepção das grandes. Ok, Hellraiser - Renascido do Inferno... mas assim mesmo foi uma merda...
Porém, nem tudo está perdido. O Inferno tem bicicletas, favela, TV, ricos, alguns caras fodões, chão de merda e moscas gordas.
Uma das poucas cenas interessantes de verdade, é o monstro de fezes e cabelo que sai do ralo da banheira...
Aí temos um grupo de heróis que vai pro Inferno em busca de uma amiga, uma senhora negra cega que vê os mortos e faz muitas piadas com eles... é piadinhas...
Hellraiser foi uma grande leitura. Mesmo com toda a sua simplória narrativa o enredo andou muito bem, pois cumpriu o que devia: ser uma estória (ou história se você preferir) de horror. Já Evangelho de Sangue, só teve horror no começo e em raros momentos, pois a maior parte do livro é de humor com muita, mas muita zoeira. Não tem como não segurar o riso. Sem esquecer das cenas idiotas de luta que são medíocres, mequetrefes, risonhas, debiloides...
Eu não imaginava que esse livro fosse tão fraco (e zoeiro ao extremo).
Se você nunca leu um livro de terror (ou horror), com certeza vai gostar de Evangelho de Sangue. Mas se for um leitor sofisticado, que possui uma vasta bagagem de leitura em diversos gêneros e estilos, vai se decepcionar. Ou não, sei lá...
Os diálogos são bem clichês, tem muitas perseguições e isso faz o texto mais se parecer com um roteiro de filme em determinados momentos. O livro não surpreende, é previsível demais e isso me fez sentir o maior dos horrores... chegar ao fim e saber em definitivo que escritores famosos na verdade na maior parte de suas obras são só isso... mais um nome para ser consumido.
Quando Stephen King (que nos últimos anos só publica porcarias, infelizmente) leu os primeiros volumes de LIVROS DE SANGUE (coletânea de contos) do Barker, disse: EU VI O FUTURO DO TERROR. SEU NOME É CLIVE BARKER.
Bem, Barker criou seus cenobitas, personagens fodásticos e claro, roteirizou e dirigiu o primeiro filme de Hellraiser. Mas pra mim, isso se resume a Barker. Ele também faz uns desenhos bem da hora... bom, deixa pra lá...
Evangelho de Sangue foi a completa desmoralização do Cabeça de Prego, do cubo mágico e da lenda de outras dimensões. Barker na minha humilde e sincera opinião sepultou a única criação de sua autoria que tinha algum sentido na literatura e no cinema.
Ah, na capa do livro vem um adesivo escrito: A ORIGEM DE HELLRAISER. Porém, essa frase não tem qualquer significado... vai entender por que diabos foi colocada ali...
Num aspecto geral o livro é de leitura rápida. Suas 317 páginas são viradas velozmente. Porém, se tiver de escolher entre esse e Hellraiser, fico com o Hell. É um conto que cumpre e fica na memória. Já esse Evangelho, é do tipo que fica bonito na estante, e completamente esquecido...

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/LLSantosTextos/?fref=ts
Andre.Aquino 09/09/2016minha estante
Cara! Concordo em tudo, várias vezes precisei voltar páginas pra reler alguns trechos. Alexandre callari quando se trata em narrativas mais fortes se perde na tradução em português. Acho que não é culpa dele mas sim da complexidade na tradução.

Andre.Aquino 11/09/2016minha estante
Lixo

Flavio Assunção 13/09/2016minha estante
Eu já li praticamente todos os livros do Barker impressos no Brasil e te digo: não teve um que eu dissesse ao terminar "nossa, que livro incrível". Barker é muito bom em misturar pornografia e terror, mas em termos narrativos ele é fraco. A mim só faltava esse livro dele, mas dado os seus comentários, não vou ler. Não adianta insistir. Hellraiser foi o melhorzinho, mas é extremamente raso. Talvez como contista o autor seja sensacional (não li Livros de Sangue), mas como romancista pra mim já deu.

Dafne 20/11/2016minha estante
Tinha a leve sensação de que o livro tomaria essa direção, mas a sua resenha tirou de vez as minhas dúvidas... Ainda bem que li sua resenha antes de comprar, não vou chegar nem perto disso. rs

Caim Ferreira 21/07/2017minha estante
Decepcionante. Começa com um prólogo incrível do Pinhead tocando o terror nos magos dentro do Mausoléu, com descrições grotescas típicas do Barker. Mas depois vira uma coisa jogada, uma mistura de dark fantasy e terror barato video game.
SPOILER:

O que aconteceu com aquele bebê verme do inicio? Achei que aqui no inicio seria o plot! Seriam planos pra uma continuação? Triste.

Freitas 06/12/2017minha estante
Concordo em gênero, grau e número. Virou saga (ruim) de fantasia. E todo o clima de mistério que tornava Hellraiser fascinante e perturbador se perde em um didatismo imbecil (mostrar o que é o inferno, por exemplo).

Naieni 27/12/2018minha estante
Eu desisti quando eles acharam aquele sistema de "câmeras de vigilância" no inferno, aquilo foi demais pra mim. E olha que eu gosto muito dos contos de Evangelho de Sangue, inclusive aquele em que o Harry D'Amour aparece pela primeira vez, é um terror meio absurdo, meio zoeiro, mas não ridículo assim. Não sei como ele conseguiu perder a mão desse jeito, francamente.

(lidos só 2021 em diante) 08/07/2021minha estante
Poderia indicar uns 5 livros de terror? Concordei muito na parte do God of War ???

Luciano Luíz 09/07/2021minha estante
Oi. Pega PSICOSE (não é bem terror, mas suspense, porém, vale muito a ansiedade). O ILUMINADO e a COISA do King são maravilhosos Estou lendo agora FRANKENSTEIN e tem seus momentos. No mais no momento realmente não lembro. :)

ravena 11/10/2021

nunca julgue um livro pela capa
Lembro do dia que comprei esse livro na livraria, me apaixonei assim que vi a capa, mal sabia eu que seria uma das minhas piores leituras do ano.
O início do livro me encheu de expectativas, sangue, feitiçaria, tudo que eu queria, mas logo não teve nada disso, se não fosse pelos palavrões e constante menções a sexo, eu diria que uma parte do livro pode ser comparado com um livro infantil.
Leitura tediosa e muito enrolada, não recomendo a leitura.
Talvez seja o livro mais bonito da minha estante, mas também é um dos piores.
psraissafreire 11/10/2021minha estante
essa capa me deu foi é medo

ravena 11/10/2021minha estante
kgkkkkkkkk eu achei perfeita

Solinercia 30/07/2023

Uma montanha russa do horror
Harry D'Amour, um detetive com uma história no mínimo tumultuosa, é o protagonista e testemunha da jornada de Pinhead nesse livro. Com um começo de carreira especialmente traumatizante, o detetive segue um caminho inesperado, e sua figura é no mínimo intrigante.
A continuidade de Hellraiser tem um caminho radicalmente diferente do primeiro livro, o horror se mistura com a aventura, com histórias de amizade, mas sem deixar o grotesco de lado.
Os personagens são cativantes, e entender mais da individualidade do Pinhead foi especialmente interessante, entender suas motivações e ambições. Devo dizer que o cenário infernal me surpreendeu muito, um universo a parte com a própria lógica política e hierarquia social. A mitologia em torno da figura de Lúcifer no livro é especialmente incrível.
Esse não é um livro pra quem espera uma história de horror tradicional, vai muito além disso, e te faz garantidamente gostar tanto dos personagens que é inevitável querer saber os próximos passos deles.
Não espere um livro de horror padrão, como eu esperei, mas se mesmo eu não me decepcionei, garanto, sua leitura valerá tanto a pena quanto a minha.
Vania.Cristina 01/08/2023minha estante
Interessante...

Anderson916 16/02/2023

Incrível
Muito bom... Adorei.

Malu.Oréfice 25/05/2020

Bom demais!!
Não faz muito meu estilo de livro, mas esse eu confesso que comprei pela capa! (não me julguem) e foi uma surpresa boa!
Um livro que quando lemos, sentimos a emoção e a adrenalina na história.
Diagramação ótima! A editora DarkSide não dá bola fora!

Cassianohammer 26/09/2021

indiana jones com tripas e um pouco de put@rias
Comecei a leitura esperando conhecer mais sobre a ordem dos cenobitas, com a certeza que seria um livro com clima tenso, sombrio e visceral. Ilusão total da minha parte.
O livro começa com um capitulo que tem tudo isso que eu esperava, é absurdo o impacto grotesco , com gore, e tensão no começo do livro.
Depois ele da uma esfriada, até ai tudo certo, pq precisa preparar o enredo para os próximos acontecimentos.
E é ai que o barco afunda.
O livro passa a ser o seguinte : o vilão em busca do seu sonho de ser a rainha do baile no inferno, ele vai, vai , vai , vai e você fica sem saber direito que ele quer, e o que o motiva, as ele segue em frente.
O grupinho de heróis, a única coisa que faz é ficar correndo atrás do vilão, sem saber no que vai dar, sem se assustar, ou ficar com medo, ou se fazer perguntas sobre tudo que esta ao redor deles no inferno.
é ridículo, e as vezes engraçado os diálogos pobres, as reações sem noção, algumas relações construídas entre personagens de forma instantânea, sem nexo
a historia se transforma em uma aventura do Indiana jones, boba, sem sentido que não da medo e não diverte, com direito a mostro do lago, cavernas, enigmas, armadilhas, tribos, etc...
Diálogos fracos, piadas pobres forçadas.
um pouco de sangue aqui, umas tripas ali, uma tentativa de colocar algo sexual pra chamar atenção.
Chega ao cumulo de uma batalha entre o vilão e seu inimigo, com armadura e tudo, com espadas de fogo lutando no ar, que pra mim lembrou muito os episódios de dragon Ball, com a diferença que DragonBall é bom.
Da mesma forma que eles entram com facilidade no inferno, eles saem..
E os Cenobitas? Nada sobre eles, pois a ordem dos cenobitas é destruída logo no começo, como se fossem todos de papel.
Eu ainda quero ler Livros de Sangue desse autor, pq dizem que é bom, espero que seja diferente desse

Jorge.Raitz 16/05/2021

Livro meio pesado
Livro e bom, porém achei a leitura meio pesada, não dá para perder nenhum detalhe para não se perder depois!

Brunito 29/09/2020

Hellraiser - Evangelho de Sangue
Eu gostei MUITO desse livro, tem gente que criticou ele pra caramba mas tudo bem nem tudo vai agradar a todos mesmo, mas eu gostei desse, a história me prendeu até o fim e tem uma leitura fluída, tem cortes de cenas bruscos mas mesmo assim se tornou um dos meus preferidos da DarkSide Books ??

Eduardo.Staque 13/08/2020

Fui tapeado
Clive Barker continua escrevendo e descrevendo muito bem esse seu universo e personagens, porém continua pecando no resto. As vezes deixar algo sem explicação não é bom. Claro que não é obrigação explicar e mostrar origens, mas um personagem tão forte e com "presença" como Pinhead talvez precise.
Aqui temos uma visão do lugar de onde o cenobita vem: sua estrutura e ffuncionamento, algo muito legal e que te faz querer mais, porém falta usar mais.
Não sei se em outro livros do autor, como os livros de sangue, nos agraciam com mais desse universo, que é sim assustador, com mais doa cenobitas e a ordem de gash.
Era o que eu mais queria e só pois achei que teria aqui...
A mitologia criada e apresentada é show de bola, porém perde o encanto com sua falta de profundidade e resolução rápida.
Os personagens humanos são ótimos, e muito humanos também.
Enfim, um livro com potencial, graças ao seu universo, mas cansativo pela falta desse universo.

Edit : fora algumas pontas soltas que deixam com a grande dúvida "Mas e aí? Como vai ser?

Guirocha 18/10/2016

Péssimo
Esperava muito desse livro, adorei Hellraiser, fui procurar algumas resenhas as pessoas elogiando, porém agora que eu reparei todas essas pessoas são parceiros da Darkside, no mínimo curioso esse fato!!
Arrastei a leitura por uma semana, narrativa chata, maçante, diálogos fracos!!
Decepção total!!

Bruna 22/03/2022

Evangelho de Sangue
Eu comecei esse livro sabendo que seria apenas um ?passatempo?, sem nada muito especial que fosse me marcar, mas infelizmente acabou me marcando de uma forma bem negativa.

Uma história de terror bem fraca, com personagens chatos (até os demônios são completamente sem graça), onde o autor parece que só sabia usar de genitália (mais precisamente um pinto) e coisas sexuais pra causar repulsa ou horror (chatoooooo, só me causou várias reviradas de olho)..... o cara criou uma cidade pro Inferno??????

Sei lá, não me importei com nenhum personagem e me irritou bastante o monte de pau e sexo que o cara enfiou nas páginas sem motivo nenhum.

Dito tudo isso, vale lembrar que Candyman e Helraiser é infinitamente melhor do que essa história aqui e, caso queira conhecer algo do autor, indico esses dois livros. Talvez ele devesse continuar nos livros curtos...
(lidos só 2021 em diante) 20/01/2023minha estante
Concordo, mesmo sem nunca ter lido os outros do autor kk um livro curto e eficiente pode ficar ruim se alongar demais sem necessidade

Filipe 19/12/2021

Mesmo no frio o sangue é quente como o inferno
Evangelho de Sangue é um livro interessante, mas que infelizmente não me fisgou, foi uma leitura demorada e muitas vezes entediante. A história é interessante e para os fãs do Clive e de Hellraiser é uma conclusão satisfatória para a história do famoso ?cabeça de prego?. Aqui temos toda a verborrágica escrita de Clive, com suas descrições grotescas e detalhadas da podridão humana, o que funciona muito bem no primeiro arco do livro, mas depois da metade para o final a história não sabe seu objetivo, ela se perde, sendo que os últimos capítulos você tem a sensação de estar lendo outro livro, com toda a angústia e nojeira do início sendo posta de lado.
Recomendo para os fãs, só nós para terminamos essa leitura, porque isoladamente este não é um bom livro, daria uma boa HQ, apenas isso.