1+1: A matemática do amor

Augusto Alvarenga

Resenhas - 1+1

Jean Carlo 16/11/2020

Meio decepcionado
Fazia muito tempo que não criava uma vibe tão alta para ler um livro, como foi com 1+1 A Matemática dos autores Augusto Alvarenga e o Vinícius Grossos que foi publicado pela editora Faro Editorial no ano de 2016 e a minha versão é a reimpressão de 2020.

Irei adiantar a todos que essa resenha vai ter um gosto mais pungente aos leitores, pois infelizmente o livro não me agradou ou se quer correspondeu a minha vibe que tinha antes de ter lido suas páginas, ou seja! Essa é minha opinião de leitor e qualquer um pode discordar o quanto quiser, mas sempre lembrando da boa e velha educação.

A história é do Lucas e Bernardo, ambos com 16 anos que são vizinhos, melhores amigos desde quando suas mente se lembram e que infelizmente um deles terá que se mudar do país porque um dos pais conseguiu uma proposta de emprego irrecusável.
O desenrolar da história vai deixando bem claro que existe um sentimento muito maior entre os dois.

Meu primeiro incômodo foi a questão de um dos jovens (Bernardo) não estar conseguindo lidar com os seus problemas e simplesmente ir para a bebidas e nelas encontrar a “paz e o conforto” que estava precisando para silenciar seus sentimentos conflituosos.

Não estou dizendo que jovens não fazem esse tipo de coisa, mas é que apenas reafirma que quando um adolescente não consegue lidar com seus problemas é nas bebidas que irá ter as respostas, sendo que esse tipo de coisa pode acabar evoluindo a longo prazo para um vício.

O real motivo dos pais do Bernardo se mudar é um possível trauma que a mãe dele estava passando ao acabar tendo um aborto inesperado, a questão do preconceito da cidade deles (cidade do interior) foi completamente forçado e posso dizer que a história pra mim não fluíu.

A premissa foi boa, mas aos meus olhos ela teve várias pontas soltas que poderia ter sido mais aprofundada que infelizmente não foi e a trama focou exclusivamente nos protagonistas e senti que lia uma história completamente artificial.

MayCruzz 28/12/2022

Mt legal!
Livro super leve e fácil de ler!
Gostei muito dele, romance para quem gosta de histórias fofinhas de friends to lovers!

Sparr 25/11/2020

" Espero que Nós Dois Sejamos Eternos"
Ahhhhhhhhhh o surto, meu Pai!!
Que livro fofo. Eu queria que meus amigos tivessem a oportunidade de ler um livro fofo e com tanta representatividade e de maneira tão possível quanto esse. Quem não cresceu em escola pública, brasileira, nos anos 90 sabe bem o que era a reprimenda que os personagens enfrentam daquilo que sentem. E poxa, vi tanto dos meus amigos aqui.
Sou hetero, cis, branca, mas eu queria que em minha adolescência a possibilidade de não estar na bolha fosse tão possível quanto é agora. Eu amei as referencias pop BRASILEIRAS, MEU AMOR!!
Me vi, chegando da escola, colocando Pitty para ouvir, querendo muito um bloquinho de Veveta no Carnaval e que meus amigos pudessem ser livres ser eles, se pertencer, sem medo, sem dor. Essa descoberta do amor do Lucas é do Bernardo foi tão real, tão forte. Ai. Eu amei. Eu vi tanta gente nesse livro, saio dele feliz por isso. Tô apaixonada. Minha única crítica é que tem muita descrição narrativa, o que em si, não é ruim, mas achei excessos em algumas partes... No todo, só amor. Ouvi o audiobook com a voz do Vitor Melo. Amei.

Duilio.Jeferson 26/02/2022

Puro, Belo e Inocente
Esse livro tocou nas profundezas da minha alma. É tão belo a forma que nós apresenta a história do Lucas e do Bernardo, puro e tocante.
Me prendeu desde do prólogo ao epílogo. Cada capítulo que passa é um nova emoção para eles e para você, uma autodescoberta tocante, impossível não se identificar com o Lucas ou o Bernardo ao decorrer de suas histórias.
Se você leu Aristóteles e Dante, vai gostar desse livro, o Friends to Lovers idênticos.

Mandy 28/07/2022

Livro cheio de frases fofas, amo!!!
"Não importava o lugar pra onde eu fosse: se o Lucas estivesse comigo, tudo ficaria bem."
"No fundo, acho que o Lucas era a minha casa." ????

Pudim.Frango 10/04/2022

Tá...
Bom, vamos lá. Peguei esse livro nos escolhidos porque apresentava três coisas que gosto: representatividade, matemática e literatura brasileira, massss, nem tudo são flores, e já imaginei que não seria um livro incrível
Algumas partes me incomodaram um pouco por passarem sem nem explicação, e outras por serem interrupções bdm fora de contexto (tipo a janela batendo sendo que uma página antes falaram que nem tinha vento)
Enfim, não é um livro bom, mas também não é um livro ruim. Não sei se recomendo, acho que vai de pessoa para pessoa

Will 08/02/2021

Um toque de doçura
Sabe aqueles livros pra clarear a mente, é esse!

Fiquei bem apreensivo pra quando de fato rolaria o beijo, e com isso não parava de ler, porque a cada capítulo uma oportunidade e nada haha

Isso me agoniou, mas instigou em mim a querer mais e mais

E ambos os personagem, Lucas e Bernardo, eram novo, e se descobrir com ele, aquilo que nem eles sabiam é mágico
Leiam, vocês vão amar! ??

daniel.s 26/04/2022

1+1 pode vim a ser 1.
Bernardo e Lucas foram o motivo da minha cura de uma ressaca literária.
Desde "Feitos de Sol" do Vinícius Grossos tenho vontade de ler "1+1 A Matemática do Amor", já esperava que ia gostar muito do livro, mas superou minhas expectativas.
Um livro com um romance lindo e complicado algumas vezes, fácil e ao mesmo tempo complexo.
Recomendo a leitura!!!

Carolinaaaaaaaa 03/05/2022

Muito fofinhoo
O romance muito lindo e levinho dos dois é maravilhoso de ler
Deu até pra chorar um pouquinho
Super recomendo

ana 26/05/2021

estou sem chão
CHOREI IGUAL UMA CONDENADAAAAAAA
5 estrelas, favoritado e recomendo

ESSE LIVRO ME SURPREENDEU
realmente achei que seria um romance friends to lovers água com açúcar mas eu acabei me apegando demais neles.
as referências de músicas são impecáveis.
Quando rola o tcham não dá pra esconder e realmente não deu
Lucas e Bernardo estão no meu coração pra sempreee

bruno 28/03/2021

se eu podesse daria infinitas estrelas
Que livro maravilhoso
Fico pasmo como os autores conseguiram de uma forma tão linda relata a evolução dessa amizade até um amor eterno, e ainda retratar de uma mais forma mais linda ainda toda esse inocência que foi vivi pelo Bê e pelo Lucas, acho que enviarei uma carta para os autores suplicando uma parte dois da trajetória deles
foi a leitura mais feroz que fiz em dois anos pois simplesmente não conseguia dormi sem saber o que viria depois, agora resta sonhar com uma amor como deles dois

Carol.Justin 02/04/2021

Esse livro...
Me surpreendeu muito, ele é fofo, vai acontecendo e o amor crescendo e n tem como n se apaixonar.
O carinho entre eles foi lindo genteeee.
Amei a trilha sonora (sim o livro tem muita trilha sonora)
A unica coisa q eu tive problemas no começo foi a idade deles, eles tem 16/17 anos mas ao ler pareçe q eles tem menos anos la pelos 13/14 anos.
Amei o livro, vai estar entre os melhores BLs q eu ja li.
A proposito o B e L (Bernado e Lucas) seria uma referencia a BLs? (Boys love) Kkk isso me veio na mente.
Amei! Amei!

Lix 24/06/2022

gostei da forma que mostra o ponto de vista dos dois, lindinho demais, amo livros nacionais, as referencias de pitty são tudoo, são melhores amigos que acabam de apaixonando, mas um vai ter que se mudar, enfim, lindinho