Como Mentir com Estatistica

Como Mentir com Estatistica Darrell Huff
Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

Davi 07/03/2020

Um livro mais do que necessário nessa época de abundância de informações
Atualmente somos bombardeados com informações 24 horas por dia, muitas vezes com números que, teoricamente, deveriam servir como fatos, mas que muitas vezes são apenas uma cortina de fumaça. O autor mostra como é possível torturar médias, amostras e resultados de forma a usar um inocente número como desinformação.

tmgoncalves 20/11/2022

Fenomenal. Cirúrgico nas colocações !!
Este livro deveria compor a lista de leitura obrigatória do ensino médio, com o intuito de ensinar as pessoas, desde cedo, a compreensão estatística de publicações, seja acadêmica, corporativa, jornais e revistas, relatórios financeiros, entre outras áreas.

O livro possui um tipo de leitura fácil de interpretar bem como diversos exemplos reais para ilustrar os conceitos abordados na narrativa. Também há várias figuras no livro com a intenção de inserir um pouco humor em determinados estudos de casos.

A principal mensagem que o autor deseja transmitir aos leitores é o cuidado, que a pessoa deve ter, ao interpretar estudos estatísticos publicados. Ou seja, identificar o viés por trás da publicação, seja para favorecer um aumento no número de vendas de um determinado produto, manipular dos dados financeiros como inflação, taxa de desemprego com o objetivo de beneficiar avaliações positivas de governos, entre outros cenários.

Em síntese, é um livro pequeno com alto teor de conhecimento para vida !!

Way 23/07/2020

Leve
Boa leitura para quem precisa manipular a informação para dar valor a suas ideias

13/06/2021

"Como encarar uma estatística falsa"
O autor diz que o propósito do livro é explicar como encarar uma estatística falsa e acho que ele cumpre o propósito. O livro nos ajuda a ter um olhar mais crítico aos dados. Um livro rápido e bem informativo.

Anna 09/08/2020

Se o Bill Gates recomendou, quem sou eu pra não ler não é? Kkkk
Interessantíssimo todos os exemplos dados e como realmente podemos nos deixar enganar por manobras estatísticas.. afinal são números, usemos as informações a nosso favor!

Marco 19/04/2021

Esse livro já tem alguns anos, mas é incrível como continua atual. Com boas intenções ou não, ainda temos aos montes informações que são publicadas como verdade absoluta, e não passam de uma estatística mal colocada.

Juntando isso ao agravante de manchetes clickbait e artigos muitas vezes fechados com paywall, fica mais difícil ainda combater informações falsas (ou no mínimo duvidosas).

Fernanda.Torres 07/04/2021

Não era o que esperava... mas gostei!
A minha expectativa era que o livro tratasse de forma mais didática como encontrar o small datas e como utiliza-los.
Na verdade a maior parte do livro consiste no autor contando sobre alguns trabalhos que fez e quais small datas ele usou para detectar o que o consumidor queria.
Mesmo não sendo o que eu imaginei, o livro é muito legal e reforçar a importância da pesquisa qualitativa frente aos grandes volumes de dados.

L U I S A 12/02/2022

extremamente importante
o livro é bem antigo, consequentemente os dados apresentados também, porém podemos fazer paralelos com várias situações atuais e refletir sobre. é um bom livro

joao 08/02/2023

De São Tomé a era do Big Data
O livro apresenta algumas técnicas usadas para validar informações falsas ou que convém para o momento. Na era em que vivemos, onde a metralhadora de informações é disparada 24hrs por dia, sem cético é o básico para não ser manipulado ou enganado. A estatística é linda, mas usada de forma incorreta pode causar impactos gigantescos. Sabendo de tudo isso, continuo seguindo firmemente a cartilha de São Tomé, ?ver pra crer? e não acreditar em tudo a primeira vista.

Patricia 15/02/2021

Uma ótima leitura para nos fazer refletir sobre gráficos e estatística que são vistos na imprensa, e atualmente muito na internet. Bem como o quanto os números podem ser manipulados para dar ênfase ao que se quer mostrar.

Luiz.Felipe 30/12/2020

Obra clássica necessária para entender o que matemática pode fazer para enganar.

Andrea 20/01/2021

Vou deixar apenas meus históricos de leitura registrados dessa vez porque pressinto que vou reler este livro, aí eu faço uma resenha melhor. :D

[Período de leitura: de 16 a 19/01/2021]

HISTÓRICO DE LEITURA

16/01/2021 - 26% (42 de 160)
Evito comprar na Amzn ao máximo, mas esse e-book ficou aparecendo pra mim direto e fui convencida. Acabei comprando e já comecei a ler! Primeiro, me surpreendeu por ser um livro escrito há quase 70 anos e ainda ser considerado relevante. Depois, eu acho estatística um assunto fascinante. Tive um período na faculdade e foi uma disciplina que teria estudado mais tempo de bom agrado. E já naquela época, conhecia e brincava com a minha professora sobre você poder demonstrar qualquer coisa com estatísticas. Parece que vai ser uma leitura bem básica e rápida (estou relembrando vários conceitos que aprendi). Algumas citações pra se pensar:

«Analise mais a fundo as coisas que lê e poderá evitar aprender um monte de coisas que não são verdadeiras.» (Página 21)

«Nenhuma conclusão de que '67% dos americanos são contra' isso ou aquilo deve ser lida sem a pergunta persistente: 67% de quais americanos?» (Página 27)

17/01/2021 - 60% (96 de 160)
Que livrinho viciante, viu. E é tão gostoso de ler, que estou fazendo isso no tablet mesmo, nem usei o leitor de livros. Vontade de recomendar pra um monte de gente, principalmente pra equipe desse (des)governo que definitivamente não entende estatística. Ou de qualquer coisa, né. Mais citações:

«O teste [de QI] ignora características importantes como liderança e imaginação criativa. Não leva em conta o discernimento social nem aptidões musicais, artísticas, entre outras, sem falar em questões de personalidade como empenho e equilíbrio emocional.» (Página 55)

«Se você não consegue provar o que deseja, demonstre alguma outra coisa e finja que são equivalentes.» (Página 75)

17/01/2021 - 83% (133 de 160)
Hahaha, não acredito que estou brigando com a matemática!! Tive até que abrir a calculadora pra fazer umas contas, de porcentagem, e inclusive tem uma aqui que não bate...

19/01/2021 - 100% (160 de 160)
Livro muito bom, viu. Fiquei em dúvida com algumas informações, relembrei conceitos de faculdade e espero ficar mais atenta quando ver gráficos agora, hahaha.

Julinhafox 31/12/2020

desconfie.
Livro divertido e didático, daqueles que nos ajudam a abrir os olhos, questionando e refletindo sobre as informações que chegam até nós.
Leitura leve, recomendo.

Renata 27/11/2022

Muito bom ler sobre estatística de uma forma divertida, não tenho muito a dizer, apenas recomendo a leitura