Como Mentir com Estatistica

Como Mentir com Estatistica Darrell Huff
Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

Y. 31/05/2020

Bem humorado, objetivo e crítico
De forma sagaz, o autor traz exemplos básicos de como podemos nos munir criticamente de dados estatísticos manipulados. A leitura é fluida e foi bem fácil de ler. As ilustrações também são a cereja do bolo.

Livro essencial para quem vive numa sociedade como a nossa onde somos bombardeados por um número volumoso de informações todos os dias.
Jamile.Almeida 31/05/2020minha estante
Hummm, não conhecia, estou lendo as resenhas e ja quero!

Y. 31/05/2020minha estante
Legal. Super recomendo, Jamile. Facinho de ler, e super instrutivo. Boa leitura!

André 05/07/2021

Distorcendo a estatística
O livro é muito interessante, ele mostra como as pessoas podem distorcer a informação estatística, propositadamente ou não, para valores que mostrem um resultado desejado. O uso equivocado da estatística é feito por empresas, mídia, especialistas, muitas vezes gerando uma informação sensacionalista para atrair o público. A leitura é bastante recomendada para que saibamos identificar essas distorções.

Glaucia Maria 01/08/2020

Estarrecedor
Esse livro abre os olho de qualquer cidadão para o fato de que a todo momento os autores e editores estão a tentar manipular os dados e quando descobertos usam a simples frase ?pra foi um equívoco ou erro de inexperiência?. A parte boa do livro é que ele te leva a ficar mais atento e crítico nas próximas leituras de jornais e revistas populares e científicos. E principalmente, ao dados políticos.

Agatha.Uchoa 07/09/2020

Bem útil
Achei muito esclarecedor. Ajuda a saber verificar se um gráfico (do tipo que se vê em revistas, jornais, Facebook etc) é realmente digno de credibilidade.

Paulo Henrique 12/06/2016

Mentira marketeira
O livro foi escrito na década de 50, e trata de algumas malandragens sobre como distorcer uma notícia utilizando a estatística. Um exemplo do cotidiano é utilizar a média para informar sobre a renda per capita de um país, cidade, bairro, quando há uma elite pequena que ganha a maior parte da renda e uma parcela maior ganhando nada. Entretanto, as notícias fiquem apenas com esse dado, que nada informa e não se permite tirar nenhum tipo de informação útil. Trata também das amostragens erradas que distorcem a realidade da notícia, bem como de propagandas que informam que um produto é 20% mais eficiente, mas utilizou como espaço amostras meia dúzia de clientes. Obviamente que o dado é uma farsa que se aplica apenas a um viés propagandístico. ‘
É um livro curto e de fácil leitura e nos leva a pensar melhor sobre analisar com maior criatividade o que lemos.

Paulo, o Vitor 13/10/2020

Cumpre o que promete
É um livro interessante, a medida que se lê você tem novas informações acerca de como usam os gráficos e estatísticas para nos ludibriar. Porém nenhuma surpresa ou algo do tipo, fora que algumas partes são bem maçantes por isso só dei 4 estrelas de resto não tem do que reclamar.

Leonardo 06/01/2021

Como as estatísticas podem manipular opiniões.
Mais uma indicação de Bill Gates a respeito de estatísticas.
Explica que de certa forma é praticamente impossível realizar uma pesquisa que não seja tendenciosa, pois são mínimas as possibilidades de entrevistas todos os tipos de pessoas existentes em uma região.
Achei bem interessante a abordagem sobre a diferença entre média, mediana e modal, isso nos faz pensar sobre qual tipo de escolha foi feita na pesquisa, despertando em nós a curiosidade e a capacidade de análise crítica dos dados informados.
Salvo engano, a história contida na página 70 sobre o cigarro “Old Gold” foi contada também em “Factfulness”.
Achei o capítulo 7 sobre “números semiligados” muito interessante, mas também preocupante, é incrível o poder de manipulação que a imprensa tem sobre nós, e também o capítulo 8 sobre a possibilidade de inversão de causa e efeito.
As ilustrações são bem feitas e deixam a leitura mais leve.
Um bom livro para termos uma noção maior do poder das estatísticas, quando estas são utilizadas por pessoas com intenção de manipulação de opiniões.

Início: 03-01-2021.
Conclusão: 06-01-2021.

Cilmara Lopes 03/06/2022

Desconfie até ter certeza e quando tiver certeza, desconfie
O título da minha resenha pode parecer dramático, mas te garanto que depois que ler este livro, chegará a mesma conclusão.
Algumas pessoas podem achar: Por que raios eu vou querer aprender a mentir com estatística?
Já ouvi esse comentário.
E o intuito do livro é pensando em outro objetivo, que você não seja enganado.
Como ele menciona no início: o ladrão já sabe o que fazer e você pode saber o que ele faz.
A ideia é justamente perceber o quanto as organizações, a mídia, as revistas (até as mais conceituadas) podem trazer à tona números enganosos, sem um contexto apresentado, extremamente parciais, cheio de firulas e enfeites para tirar a atenção do que é relevante e verdadeiro.
Especialmente, áreas de Marketing e Psicologia usam e abusam da estatística e é importante que façam isso, precisam se munir de dados para conseguir informações que tragam valor.
O problema está no mau uso de uma ferramenta tão poderosa e isso desencadeia uma série de mentiras, rumores, fofocas que levam a grandes alardes. É nesse momento que as pessoas mudam de casa, param de usar um determinado produto e forçam novos hábitos, tudo por causa de um dado tendencioso.
Um livro realmente importante, a título de conhecimento público mesmo, todo mundo deveria ter a oportunidade de se deparar com essa leitura ao menos uma vez na vida.

Fernanda 08/12/2020

Super educativo
O livro é muito claro, trazendo diversos exemplos reais de péssimas aplicações da estatística.

Com essa leitura você irá entender mais sobre porque muitos números estão errados nas notícias e como se prevenir desses embustes (sim na tradução tem essa palavra).

chfranca 06/04/2020

Neste livro o autor aborda de forma irreverente as armadilhas por trás dos estudos estatísicos. Um amostragem mal dimensionada pode não descrever a população que se deseja analisar e tornar os resultados tendenciosos. Além disso, mais que mostrar os problemas, o autor conduz o pensamento de forma que entregue ferramentas ao leitor para aprender a questionar os resultados quanto a veracidade do estudo conduzido. Realmente uma boa leitura, curta e informativa, que é fundamental para qualquer pessoa que atue com dados.

htfreire 30/07/2021

Imprescindível leitura
Leitura fácil e gostosa. Bem didático e nos faz pensar o quanto somos enganados diariamente com dados ruins ou maliciosos que estão aí nos jornais e na política.

Nalice 29/12/2020

Muito necessário e interessante
"Quando encontrar alguém ? geralmente uma parte interessada ? fazendo estardalhaço a respeito de uma correlação, procure verificar antes de tudo se não é um raciocínio desse tipo, produzido pelo curso dos acontecimentos, pela tendência de uma época. Em nossos tempos, é fácil mostrar uma correlação positiva entre quaisquer dois aspectos..."

Uma leitura totalmente necessária no mundo atual tão cheio de pseudociências e opiniões confundidas com fatos.
Tantas vezes estatísticas tendenciosas e falsas são usadas manipular massas. Não é de hoje e nem de ontem, é uma ferramenta que sempre foi e vai ser utilizada. Precisamos saber reconhecer para se armar e não sermos facilmente manipulados.

Uma leitura fácil para qualquer pessoa que se interesse, mesmo sem conhecer os termos estatísticos, é de fácil compreensão, e traz o panorama geral de como qualquer estatística pode ser manipulada, os famosos "viéses" que por vezes ficam invisíveis para os olhos leigos.

Me abriu os olhos para como o mundo da estatística é interessante e plural!

Marina 07/09/2022

Leitura bem fluida e muito simples, ideal para quem quer começar a se situar no tema, o autor trás vários exemplos onde rapidamente somos levados a refletir sobre informações do nosso dia a dia e explica de forma leve como devemos ficar atentos aos dados estatísticos que nós é apresentado, estou iniciando meus estudos na área de dados e recomendo!

Carol 18/12/2021

Merece o reconhecimento que tem
Mesmo que você já tenha um conhecimento básico em estatística, saiba as equações e a definição de alguns termos, pode não parar pra pensar e analisar de fato as estatísticas que encontra por aí. Pelo menos, esse era o meu caso.
A amostra utilizada realmente é significativa? Existe correlação entre os eventos?
A linguagem utilizada é bem simples e é um livro que pode ser compreendido por qualquer pessoa que tem curiosidade em saber mais sobre o assunto, mas continua sendo um livro interessante também pra quem já conhece sobre estatística, o que é um equilíbrio difícil de ser alcançado.

Anna 09/08/2020

Se o Bill Gates recomendou, quem sou eu pra não ler não é? Kkkk
Interessantíssimo todos os exemplos dados e como realmente podemos nos deixar enganar por manobras estatísticas.. afinal são números, usemos as informações a nosso favor!