Como Mentir com Estatistica

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

Matheus Cunha 18/07/2018

"Mais relevante que nunca" - Bill Gates
"Mais relevante que nunca" - Bill Gates
Isso é o que consta na belíssima capa dura que a editora intrínseca lançou. E de fato não poderia ser uma afirmação mais verdadeira. Como estudioso de estatística a mais de oito anos e estando trabalhando com ela pelo mesmo período, posso garantir que é as páginas dessa obra trazem verdades que não precisam ser atestadas por mim, pois elas se atestam sozinhas com a escrita fluída e descontraída do autor Darrel Fuff acompanhada pelas divertidíssimas ilustrações de Irving Geis.
"Mapas estatísticos", "médias" e "médias percentuais", "gráficos evidentes" entre outros artifícios estatísticos que são mal utilizados por uns ao mesmo tempo que por outros são magnificamente bem utilizados para seus propósitos. A estatística é uma linguagem, tanto quanto uma ferramenta matemática que permite a observação dos mais diferentes eventos naturais e sociais e como toda ferramenta ela pode ser benéfica ou maléfica.
Em pouquíssimas 160 páginas - menos até - os artifícios utilizados em pesquisas de opinião, que não revelam nada além de que as amostras são tendenciosas, pesquisas médicas que correlacionam positivamente eventos que não se associam, ou o que são os malditos pontos percentuais que falam nos jornais, tanto nas pesquisas de opinião quanto na seção de economia. Entre outras artimanhas são reveladas, destrinchadas e evidenciadas de forma clara e divertida.
Quanto as críticas negativas. Não sei porquê, mas me senti desconfortável com a tradução. As vezes eu verificava como determinada frase ficava em inglês e a tradução me incomodava um pouco. Ainda que assuntos mais técnicos tendem a perder um pouco de sentido na tradução e - por vezes - os autores que traduzem se dão o luxo de "melhorar" para os contextos onde estão sendo traduzidos, Como Mentir com Estatística me incomodou bastante nesse sentido ao ponto de que eu precisava ler duas três vezes frases, e parágrafos que muitas vezes nem possuíam aspectos técnicos para serem levados em consideração. Muito provavelmente isso não afete a leitura de outras pessoas, pois como o livro bem ensina, um caso particular não é comparativo de nada.
Outra coisa que me surpreendeu e não atendeu as minhas expectativas. Quando a minha namorada me presenteou com o livro, eu fiquei surpreso com o tamanho do livro. Nas fotos que a editora publicou em redes sociais, que eu vinha acompanhando a meses, me sugeria que o livro viesse em um formato pocket que achei que ficaria mais atraente. De fato isso não muda em nada a experiência da leitura, contudo achei importante destacar que tive essa impressão com as fotografias do lançamento.
Enfim, leiam e se divirtam e acima de tudo, não acreditem em estatísticas duvidosas!

alvaro_becker 15/01/2019

Vale a pena
Nos tempo atuais, onde estamos "inundados" por números de todas as espécies e é tão fácil produzi-los sem mesmo compreender o que eles representam este livro é de leitura obrigatória por qualquer estudante, principalmente para aqueles que não são das exatas.

Valério 02/07/2019

Fundamental
Em um livro simples, bem explicado e resumido, o autor explica os "golpes" que vemos até hoje serem aplicados, especialmente pelos principais jornais e revistas do país.
A famosa tática de usar uma verdade para contar uma mentira, embalando-a como inexpugnável.
Necessário, para que possamos parar de ser enganados.
No Brasil, pesquisas (especialmente eleitorais) são feitas sem que sejam divulgados os critérios.

Se quer que a pesquisa aponte mais votos para o candidato "A", basta saber quais os lugares mais frequentados pelos seus eleitores. Ex.: eleitores deste candidato tendem a ser pessoas com menor renda e escolaridade? Pesquise nos locais mais pobres.
Eleitores deste candidato são de classe alta? Pesquise nos shoppings mais frequentados por pessoas de alta renda.
Mais: Contrate institutos de pesquisa liderados por pessoas com ligação com políticos e com ideologias. Que por sua vez contratarão pessoas de mesmo viés político. O entrevistador tem certa liberdade de entrevistar aqueles que ele vislumbra que irão responder de acordo com o resultado que quer.
E assim por diante.
Não deixe de ler. Entenda melhor como somos manipulados.
O mesmo ocorre também com estatísticas divulgadas por empresas para promover seus produtos. Desconfie, desconfie e desconfie
Um livro escrito há mais de 50 anos. Mas que permanece ainda mais necessário hoje que outrora.

Antonino 21/04/2020

Quer entender sobre aquele gráfico ou estatísticas que são apresentadas em jornais e TV? Leia esse livro! Ele mostra as armadilhas e artimanhas por trás desses números e gráficos.

Lucas 27/12/2020

Bom tema, mas não empolgou
A temática é interessante, porém, não gostei da forma abordada. A leitura em si é cansativa.

victorbv01 08/01/2021

"Para um livro dos anos 50, Como mentir com estatística é surpreendentemente atual. Ele nos mostra que, embora a quantidade de informação tenha aumentado de forma exponencial desde então, a qualidade da interpretação não necessariamente a acompanhou."

Ricardo.Borges 27/02/2021

Curiosidades legais
A probabilidade de 50% no cara e coroa é uma delas. Outra boa é o dos 50% de desconto e 50% de aumento.

Diogo 03/03/2021

Vale apena
Muito bom, te abre a visão para vários dados que vemos diariamente, e os explica com todas as artimanhas que podem ser utilizadas.

Rafael 12/03/2021

Um "convite" ao estudo.
O que achei mais interessante nesse livro genial foi mostrar não somente o quão atentos precisamos estar às falcatruas numéricas que vemos na mídia, mas, indiretamente, me senti impelido a entender mais profundamente esse mundo da estatística. Me surpreendeu muito positivamente.

vini_cocs 01/12/2021

Abre seu olhar para qualquer dado apresentado
Pessoas de mente aberta, que não se contentam com estatísticas e dados que apenas são apresentadas sem alguma explicação melhor, esse livro trás com clareza e fácil entendido tudo isso, não se fazendo obsoleto mesmo nos dias atuais.

July 27/12/2021

Como mentir com estatistica
Trecho do livro:
" Este livro é uma espécie de cartilha de como usar estatísticas para enganar. No geral, pode parecer muito com um manual para trapaceiros. Talvez eu possa justifia-lo como faria um ladrão aposentado, cujas memórias publicadas equivalem a um curso de pós-graduação sobre como arrombar um cadeado e andar por aí sem ser notado: os trambiqueiros já conhecem esses truques; os homens honestos precisam aprendê-los para se defenderem (p.17)."

Marcelo 01/01/2022

Muita atenção com números, eles podem estar sendo manipulados
Um livro interessante que tem por objetivo alertar a respeito do risco da manipulação intencional de números e estatísticas. Os números são muito importantes, mas para confiar neles é fundamental buscar entender se há imparcialidade na coleta e nos cálculos, se eles fazem sentido, se representam de maneira adequada uma população e etc. Vale a leitura, principalmente em tempos de Fake News.

Letícia Maia 22/01/2022

Em um mundo comandado por números, refletir sobre como os usamos é extremamente necessário. Acredito que de 1954 pra cá, os métodos científicos melhoraram. E o jornalismo também.
Mesmo assim, o livro segue sendo muito atual. Leitura necessária para pessoas de todas as áreas, basicamente. Apesar de tratar de estatística, o livro é leve, divertido e muito didático.

Luiza 22/02/2022

Leitura muito agradável, fluida, acessível e objetiva. O autor consegue tornar simples um assunto considerado difícil por muitas pessoas, aproximá-lo da realidade da vida comum com exemplos do cotidiano, além de fazer necessária crítica à imprensa de massa. São várias as estratégias úteis para análise de estatística apresentadas no livro. Dentre as que mais gostei de aprender, estão a manipulação não intencional de resultados pelas identidades do entrevistador ou do entrevistado, a ausência de número substancial da amostra que valide a média do resultado, incoerência entre o objeto da pesquisa e o que é relatado no resultado e inexistência de relação de causa e efeito por haver outras explicações razoáveis para o mesmo fenômeno. Por outro lado, achei que a objetividade do texto prejudicou a explicação mais clara de algumas partes, como a dos juros cobrados em empréstimos bancários. O autor, às vezes, vai direto do problema à conclusão, sem dar oportunidade ao leitor menos ágil (como eu haha) de entender o porquê de ter concluído determinada coisa. No geral, é um livro muito legal no campo da divulgação científica da estatística, e muito útil para qualquer cidadão que busca não ser manipulado ou desinformado por elas, como nas pesquisas médicas noticiadas diariamente nos jornais. Vale a leitura.

Tinna 28/03/2022

Um livro de exemplos...
O tema abordado é muito interessante e atual: os números e gráficos podem ser apresentados de maneira a confirmar um ponto de vista. Nem sempre são falsos, mas inteligentemente trabalhados para que o leitor/espectador tenha impressões e interpretações errôneas.

O autor usa vários exemplos de estatísticas usadas para manipular opiniões. Exemplos demais... Fica aquele gostinho de: "E a estatística em si? Onde estão as explicações?"

Portanto, se você detesta estatística, não tenha receio de ler esse livro. Ele é muito leve... Apenas cita diferentes médias, desvios e tipos de gráfico. E eles ainda estão acompanhados de ilustrações divertidas.

Como alerta para desconfiar de todos os números, pesquisas, trabalhos científicos, é muito válido! Pergunte sempre: o que esse número pode esconder? Por quê?
Mas se você quer se aprofundar no assunto... Não é o ideal...