Como Mentir com Estatistica

Como Mentir com Estatistica Darrell Huff
Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

Senses 28/09/2021

Livro curto e simples, mas que mostra como números podem mentir, mesmo quando vindo de supostos especialistas.
Para aqueles que não aguentam mais os supostos dados e estatísticas cheios de números jogados na sua cara diariamente, é um bom livro, e explica bem como cada uma dessas coisas funciona. Lendo esse livro me veio a mente aquele número repetido a exaustão alguns anos atrás, de que o Brasil era supostamente o país mais homofôbico do mundo pois supostamente quase 500 homossexuais foram mortos no pais em um determinado ano, repercutiu tanto que até leis foram criadas para proteger essa suposta minoria que morria tanto, mas analisando a fundo descobriram que a maior parte dos casos eram de certa forma falsos, com alguns não tendo nada a ver com homofobia, e outros nem sendo no país, e mesmo que os quase 500 casos fossem reais, eles foram contabilizados nos piores anos do país em questão de assassinatos, onde mais de 60 mil morriam todos os anos, ou seja, mal passavam de 0,5% de todos os homicídios, mas sim, como eu disse, esse número não saia das manchetes.

PaMeirelles 01/10/2021

Simples, preciso e bem-humorado
Um guia necessário sobre manipulações estatísticas de vários tipos, o livro desenvolve seus tópicos de interesse de modo sucinto, sem prolongar-se ou tornar o livro desnecessariamente grande. Curto e divertido, uma leitura que certamente vale a pena.

João 02/11/2021

Imprescindível
Acho que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez, é pequeno, cômico, com bons exemplos e ilustrações. Ótimo pra passar o tempo. Tive ótimas gargalhadas com exemplos absurdos e erros estatísticos de instituições de renome nos EUA. E lembrando de muitos gráficos absurdos principalmente em período de campanha eleitoral aqui no Brasil. Mas também é um bom alerta pra ser um pouco mais cético e tentar investigar os tantos % de que das tão citadas médias nas manchetes dos jornais. Se a média escolhida realmente é a que faz sentido ou a que favorece alguma instituição. Enfim, ótimo livro.

vini_cocs 01/12/2021

Abre seu olhar para qualquer dado apresentado
Pessoas de mente aberta, que não se contentam com estatísticas e dados que apenas são apresentadas sem alguma explicação melhor, esse livro trás com clareza e fácil entendido tudo isso, não se fazendo obsoleto mesmo nos dias atuais.

July 27/12/2021

Como mentir com estatistica
Trecho do livro:
" Este livro é uma espécie de cartilha de como usar estatísticas para enganar. No geral, pode parecer muito com um manual para trapaceiros. Talvez eu possa justifia-lo como faria um ladrão aposentado, cujas memórias publicadas equivalem a um curso de pós-graduação sobre como arrombar um cadeado e andar por aí sem ser notado: os trambiqueiros já conhecem esses truques; os homens honestos precisam aprendê-los para se defenderem (p.17)."

Marcelo 01/01/2022

Muita atenção com números, eles podem estar sendo manipulados
Um livro interessante que tem por objetivo alertar a respeito do risco da manipulação intencional de números e estatísticas. Os números são muito importantes, mas para confiar neles é fundamental buscar entender se há imparcialidade na coleta e nos cálculos, se eles fazem sentido, se representam de maneira adequada uma população e etc. Vale a leitura, principalmente em tempos de Fake News.

Leo Vieira 05/01/2022

Dicas legais para não ser enganado
O livro é antigo e nos deixa esperto sobre como confiar nas linguagens rebuscadas em quem tenta nos firmar uma opinião falsa ou defasada. Aprendemos a diferenciar as informações ocultas e disfarçadas sofismadas pelas empresas. política e mídias gigantes.

Letícia Maia 22/01/2022

Em um mundo comandado por números, refletir sobre como os usamos é extremamente necessário. Acredito que de 1954 pra cá, os métodos científicos melhoraram. E o jornalismo também.
Mesmo assim, o livro segue sendo muito atual. Leitura necessária para pessoas de todas as áreas, basicamente. Apesar de tratar de estatística, o livro é leve, divertido e muito didático.

Luiza 22/02/2022

Leitura muito agradável, fluida, acessível e objetiva. O autor consegue tornar simples um assunto considerado difícil por muitas pessoas, aproximá-lo da realidade da vida comum com exemplos do cotidiano, além de fazer necessária crítica à imprensa de massa. São várias as estratégias úteis para análise de estatística apresentadas no livro. Dentre as que mais gostei de aprender, estão a manipulação não intencional de resultados pelas identidades do entrevistador ou do entrevistado, a ausência de número substancial da amostra que valide a média do resultado, incoerência entre o objeto da pesquisa e o que é relatado no resultado e inexistência de relação de causa e efeito por haver outras explicações razoáveis para o mesmo fenômeno. Por outro lado, achei que a objetividade do texto prejudicou a explicação mais clara de algumas partes, como a dos juros cobrados em empréstimos bancários. O autor, às vezes, vai direto do problema à conclusão, sem dar oportunidade ao leitor menos ágil (como eu haha) de entender o porquê de ter concluído determinada coisa. No geral, é um livro muito legal no campo da divulgação científica da estatística, e muito útil para qualquer cidadão que busca não ser manipulado ou desinformado por elas, como nas pesquisas médicas noticiadas diariamente nos jornais. Vale a leitura.

Tinna 28/03/2022

Um livro de exemplos...
O tema abordado é muito interessante e atual: os números e gráficos podem ser apresentados de maneira a confirmar um ponto de vista. Nem sempre são falsos, mas inteligentemente trabalhados para que o leitor/espectador tenha impressões e interpretações errôneas.

O autor usa vários exemplos de estatísticas usadas para manipular opiniões. Exemplos demais... Fica aquele gostinho de: "E a estatística em si? Onde estão as explicações?"

Portanto, se você detesta estatística, não tenha receio de ler esse livro. Ele é muito leve... Apenas cita diferentes médias, desvios e tipos de gráfico. E eles ainda estão acompanhados de ilustrações divertidas.

Como alerta para desconfiar de todos os números, pesquisas, trabalhos científicos, é muito válido! Pergunte sempre: o que esse número pode esconder? Por quê?
Mas se você quer se aprofundar no assunto... Não é o ideal...

Castilhos 28/04/2022

Senso crítico
Livro traz várias ideias a respeito de estatística e até mesmo design de gráficos, como ferramentas para induzir o leitor a conclusões que não são verdadeiras.
Senso de humor bom, mas muitas vezes o autor faz afirmações que exigem um conhecimento de mundo e noção de estatística básica do leitor.
Algumas passagens não entendi as referências e ficou como afirmações soltas no texto.
De qualquer modo, nosso ceticismo agradece.

taisbellini 01/08/2022

Fluido e divertido
O livro é um serviço à sociedade, trazendo de forma fácil e divertida um assunto muito importante sobre a manipulação de dados estatísticos em propagandas, matérias jornalísticas, relatórios empresariais, etc. A obra teve a sua primeira publicação nos anos 60, mas os exemplos de mau uso dos números são extremamente familiares e podem ser reconhecidos hoje em dia em qualquer portal de notícias ou outdoor. Eu achei a leitura fácil, mas tenho formação na área da estatística, não sei alguns conceitos não ficariam confusos para um leigo por serem abordados tão superficialmente (o intuito do livro não é ser técnico).

Dani 07/09/2022

Rápido, objetivo e leve.
O autor consegue trazer leveza e diversão para a temática muitas vezes confundida pela população. Gostei bastante da didática e forma de condução do livro.

"Há algo de fascinante na ciência. Obtém-se um retorno tão substancial de conjecturas com um investimento tão insignificante de fatos."

Renato.Yodono 14/09/2022

Leitura fácil, com ilustrações e exemplos. Aborda o tema de forma leve e instrutiva, ao mesmo tempo.

Elisio Rebouças 28/12/2022

Informativo
Livro simples, mas com tudo que é necessário para que você aguce seu senso crítico sobre informações e textos que contenham estatísticas. Deveria ser obrigatório ler esse livro na escola