Como Mentir com Estatistica

Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

Lali 04/06/2021

Atual, irônico, preciso?
Para quem trabalha com estatísticas é um tiro? quem nunca usou uma dessas técnicas pra ?vender? um resultado melhor que atire a primeira pedra. Para quem não manja nada de estatística é uma aula.
No momento atual que vivemos, bombardeados de fake news por todos os lados deveria ser uma leitura obrigatória? mas obviamente quem dissemina fake news não estaria interessado ?????

Vinícius 11/10/2022

Como nós somos enganados
A quase 70 anos Darrell Huff escreveu este livro que mostra como empresas de pesquisa e inclusive da área médica, contorce números e amostras para criar um impacto na população. Um verdadeiro circo, onde nós somos feitos de palhaços. A linguagem é divertida e as idéias de fácil compreensão. Indico para quem quer aprender a ver com outros olhos o números que nos apresentam, sejam em propagandas, artigos científicos e pesquisas das mais diversas inclusive eleitorais.

Acácio 02/10/2022

Essencial para a quem lê notícias
Terminei de ler esse livro no dia da apuração de resultados do primeiro turno da eleição presidencial de 2022.
Erros significativos em diversas pesquisas eleitorais, gráficos mal construídos provavelmente de maneira intencional, dados insuficientes para se avaliar os feitos dos candidatos e mais uma salada de outras artimanhas fizeram as notícias e campanhas.
A situação se repete nas propagandas, reports financeiros de empresas de capital aberto e até mesmo no ambiente acadêmico.
Com isso, percebo o quão fundamental é o conhecimento da estatística e como utilizá-la de maneira correta tanto para comunicar de maneira honesta os resultados de qualquer estudo quanto para se defender de eventuais pilantras.
O livro é bem humorado, extremamente fácil de ler e didático. Recomendo a todos os que mexem com dados e consomem bastantes notícias.

Anderson 10/09/2020

Números
Uma boa leitura para entender como podemos ser enganados pela forma em que os dados são apresentados

rai_sabreu 06/04/2023

Dei uma estrela antes, porém eu vi que esse livro é super necessário, como pode ter tanta gente que acredita e usa tanta estatística kkkkkkk dando 5 estrelas porque merece. Leiam!

Lais Duanne 11/05/2021

Livro interessante
É um livro curto, com leitura fácil.

Apresenta várias dicas para não cair em "manobras" realizadas com os dados para justificar o que se interessa.

Batatinha 06/05/2020

Não como mentir, mas sim como saber a mentira
O livro é extremamente humorado com bastantes ilustrações. Abordando assuntos como: média, nem sempre ela vai ser o modelo ideal pra uma análise e exemplificação da população; gráficos exageradamente distorcidos para se adequar a interesses muitas vezes de empresas. E tudo isso com uma linguagem simples e na sua grande maioria sem matemática.

Isso porque Estatística é basicamente interpretação de dados, não adianta você descobrir que uma população tem média 500 e não saber interpretar esse dado.

Resumindo... O livro é ótimo, li em uma semana, recomendo pra quem gosta (em geral) de ser curioso sobre tudo e gostar de ler.
giovannaariah 06/05/2020minha estante
Comprei pro meu namorado de dia dos namorados ?

Fran Piva 29/09/2021

Um livro antigo, mas atual
O autor apresenta algumas técnicas (de forma sarcástica) de como mentir com estatística, e ao mesmo tempo, aprendemos a ler de forma mais crítica as informações que obtemos por meio de dados, estatísticas, entre outros, apresentados de forma tão frequente para vender um produto, uma ideia, falsas informações e até mesmo defesas políticas. Em tempos de desinformação, achei esse livro bem bacana.
Ao final, o autor dá algumas dicas que ajudam bastante a refletirmos sobre os dados que temos acesso, inclusive, antes da gente ficar por ai reproduzindo asneiras:
Quem está falando?
Como ele sabe?
O que está faltando?
Alguém mudou de assunto?
Isso faz sentido?

Leonardo 29/10/2020

Tem certeza que vai compartilhar a notícia e a opinião ali inserida?
Reflita um momento e seja sincero consigo mesmo. Você leu a notícia? Sabe do que se trata aqueles números? Já se perguntou porque é que foi apresentado desta ou daquela forma um determinado gráfico? Você entende um pouco do assunto ao qual está sendo tratado? Quando você leu a notícia, agradou-lhe por confirmar o que você esperava, pois ela afirma ainda mais sua aversão a um determinado parlamentar? No fim das contas, aquilo ali faz sentido? Estes e outros questionamentos mais entraram em minha cabeça após o término da leitura deste pequeno livro que, com uma leitura simples e exemplos primorosos auxilia o leitor a compreender aonde é que ele pode estar errando no seu julgamento ou na sua, digamos assim, propagação de opinião convergente à da notícia apresentada em questão.

Além dos questionamentos citados anteriormente, nem todos eles explícitos na obra, algo que muito auxilia o leitor que pouco ou nada entende de estatística é uma sugestão, ao final do livro, de cinco perguntas que podem ser feitas para auxiliar no descobrimento de uma apresentação não tão clara dos números.

D. Inocêncio 16/07/2022

Este livro, apesar de ter sido escrito no fim dos anos 1950, é extremamente atual, tendo em vista que somos bombardeados por estatísticas por todos os lados. Além disso, a linguagem dele é super leve e divertida!

Beca 25/01/2022

Como mentir com estatística
O livro é muito bom, e apresenta diversos exemplos que passam pelo nosso dia a dia. Isso faz com que tenhamos um olhar muito mais crítico nas estatísticas que muitas vezes os jornais nos apresentam. Mas, em alguns momentos achei a leitura maçante e isso fez com que eu demorasse mais que o esperado para finalizar o livro.

Felipe.Teixeira 10/06/2020

Estatísticas tem perna curta
Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo. Abraham Lincoln
Leitura bem fácil e bem humorada. O autor, além de demonstrar varias estatísticas equivocadas, ensina como identificar dados suspeitos.

Adrian.Daniel 10/12/2021

Estatisticamente bom
O livro como mentir com estatística é um manual de como se fraudar e como verificar fraudes no que se refere a dados, estatísticas, falas, médias e estimativas.

Coloca em texto quase um manual de como se fazer pesquisa, detalhes como amostras e conta muito sobre como os detalhes importam e a informação pode ter posicionamento de acordo com quem a manipula.

Sua leitura é rápida e recomendado para quem quer pesquisar ou quem depende de estatísticas e dados para dar sequência na vida.

gapetiste 12/02/2023

Essencial em todos os tempos
Leitura dinâmica e super fácil de compreender, em tempos de fake News e dados manipulados, é imprescindível que todo cidadão leia.

Isaac 11/04/2023

Didático
Um livro de caráter didático, com uma linguagem simples, para qualquer leigo com Estatística, assim como eu.
Foi muito legal ler os exemplos do cotidiano. Um livro para você presentear aquele familiar que acredita em tudo que vê.