Cilmara Lopes 03/06/2022Desconfie até ter certeza e quando tiver certeza, desconfieO título da minha resenha pode parecer dramático, mas te garanto que depois que ler este livro, chegará a mesma conclusão.
Algumas pessoas podem achar: Por que raios eu vou querer aprender a mentir com estatística?
Já ouvi esse comentário.
E o intuito do livro é pensando em outro objetivo, que você não seja enganado.
Como ele menciona no início: o ladrão já sabe o que fazer e você pode saber o que ele faz.
A ideia é justamente perceber o quanto as organizações, a mídia, as revistas (até as mais conceituadas) podem trazer à tona números enganosos, sem um contexto apresentado, extremamente parciais, cheio de firulas e enfeites para tirar a atenção do que é relevante e verdadeiro.
Especialmente, áreas de Marketing e Psicologia usam e abusam da estatística e é importante que façam isso, precisam se munir de dados para conseguir informações que tragam valor.
O problema está no mau uso de uma ferramenta tão poderosa e isso desencadeia uma série de mentiras, rumores, fofocas que levam a grandes alardes. É nesse momento que as pessoas mudam de casa, param de usar um determinado produto e forçam novos hábitos, tudo por causa de um dado tendencioso.
Um livro realmente importante, a título de conhecimento público mesmo, todo mundo deveria ter a oportunidade de se deparar com essa leitura ao menos uma vez na vida.