Como Mentir com Estatistica

Como Mentir com Estatistica Darrell Huff
Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

gapetiste 12/02/2023

Essencial em todos os tempos
Leitura dinâmica e super fácil de compreender, em tempos de fake News e dados manipulados, é imprescindível que todo cidadão leia.

Adria Eugenio 01/11/2020

Para aqueles querem estudar ou entender estatitica.
Estatistica não é um assunto muito facil, confesso que a leitura deste livro mesmo sendo um livro pequeno, foi um pouco arrastada, não digo isso tanto pela obra mas pelo assunto mesmo. Gostei bastante das ilustrações do livro pois ajudaram a entender bastante sobre o tema, porém senti um pouco de dificildade ao entender alguns exemplos, devido datagem dos aspectos financeiros.. O valor monetario é bem diferente agora do que nos anos 50. Quem gosta do assunto ou está estudando é bem interressante ler, em base o autor trabalha bastante em não trazer somente aspectos tecnicos, mas também aspectos cotidianos, para o entendimento, eu mesma iriei rê-ler futuramente para relembrar os aspectos gerais.

Talita 01/10/2021

Como disse o Bill Gates: Mais relevante do que nunca.
É, basicamente, um manual de como não ser enganado por gráficos e números safados... hehehe
Aquela famosa frase "Os números não mentem" tá completamente errada!

Nalice 29/12/2020

Muito necessário e interessante
"Quando encontrar alguém ? geralmente uma parte interessada ? fazendo estardalhaço a respeito de uma correlação, procure verificar antes de tudo se não é um raciocínio desse tipo, produzido pelo curso dos acontecimentos, pela tendência de uma época. Em nossos tempos, é fácil mostrar uma correlação positiva entre quaisquer dois aspectos..."

Uma leitura totalmente necessária no mundo atual tão cheio de pseudociências e opiniões confundidas com fatos.
Tantas vezes estatísticas tendenciosas e falsas são usadas manipular massas. Não é de hoje e nem de ontem, é uma ferramenta que sempre foi e vai ser utilizada. Precisamos saber reconhecer para se armar e não sermos facilmente manipulados.

Uma leitura fácil para qualquer pessoa que se interesse, mesmo sem conhecer os termos estatísticos, é de fácil compreensão, e traz o panorama geral de como qualquer estatística pode ser manipulada, os famosos "viéses" que por vezes ficam invisíveis para os olhos leigos.

Me abriu os olhos para como o mundo da estatística é interessante e plural!

Leonardo 06/01/2021

Como as estatísticas podem manipular opiniões.
Mais uma indicação de Bill Gates a respeito de estatísticas.
Explica que de certa forma é praticamente impossível realizar uma pesquisa que não seja tendenciosa, pois são mínimas as possibilidades de entrevistas todos os tipos de pessoas existentes em uma região.
Achei bem interessante a abordagem sobre a diferença entre média, mediana e modal, isso nos faz pensar sobre qual tipo de escolha foi feita na pesquisa, despertando em nós a curiosidade e a capacidade de análise crítica dos dados informados.
Salvo engano, a história contida na página 70 sobre o cigarro “Old Gold” foi contada também em “Factfulness”.
Achei o capítulo 7 sobre “números semiligados” muito interessante, mas também preocupante, é incrível o poder de manipulação que a imprensa tem sobre nós, e também o capítulo 8 sobre a possibilidade de inversão de causa e efeito.
As ilustrações são bem feitas e deixam a leitura mais leve.
Um bom livro para termos uma noção maior do poder das estatísticas, quando estas são utilizadas por pessoas com intenção de manipulação de opiniões.

Início: 03-01-2021.
Conclusão: 06-01-2021.

Felipe Sampaio 18/01/2021

Resenha: Como Mentir com Estatistica, Darrel Huff
De fato temos que ter um maior discernimento sobre as estatísticas que são lançadas sobre qualquer tipo de assunto. Ter um senso crítico e não sair acreditando em qualquer percentual me parece no mínimo sensato, mas também me parece pouco importante pra maioria dos leitores o fato da estatística estar certa ou não, ou até mesmo se ela está usando artifícios para manipular e direcionar o mesmo para uma conclusão. Talvez eles saibam que estão sendo manipulados e não estÃo nem ai. Por outro lado, são tantas as informações participadas ao leitor de uma só vez e diariamente que a sensação que tenho é que esse nunca conseguirá estabelecer se a informação é ou não verdadeira, mesmo se esforçando muito. E é daí que surgem as crenças e as brigas que devem preencher as estatísticas de violência. Mas deixa pra lá, só 76,89% das pessoas realmente interessadas concordarão com esse comentário. (Zoeira.. não pra saber direito essa estatística que acabo de inventar.. e o mais certo mesmo era arredondar pra 77%.. Fonte: Google só pra ganhar veracidade)

Agatha.Uchoa 07/09/2020

Bem útil
Achei muito esclarecedor. Ajuda a saber verificar se um gráfico (do tipo que se vê em revistas, jornais, Facebook etc) é realmente digno de credibilidade.

Cilmara Lopes 03/06/2022

Desconfie até ter certeza e quando tiver certeza, desconfie
O título da minha resenha pode parecer dramático, mas te garanto que depois que ler este livro, chegará a mesma conclusão.
Algumas pessoas podem achar: Por que raios eu vou querer aprender a mentir com estatística?
Já ouvi esse comentário.
E o intuito do livro é pensando em outro objetivo, que você não seja enganado.
Como ele menciona no início: o ladrão já sabe o que fazer e você pode saber o que ele faz.
A ideia é justamente perceber o quanto as organizações, a mídia, as revistas (até as mais conceituadas) podem trazer à tona números enganosos, sem um contexto apresentado, extremamente parciais, cheio de firulas e enfeites para tirar a atenção do que é relevante e verdadeiro.
Especialmente, áreas de Marketing e Psicologia usam e abusam da estatística e é importante que façam isso, precisam se munir de dados para conseguir informações que tragam valor.
O problema está no mau uso de uma ferramenta tão poderosa e isso desencadeia uma série de mentiras, rumores, fofocas que levam a grandes alardes. É nesse momento que as pessoas mudam de casa, param de usar um determinado produto e forçam novos hábitos, tudo por causa de um dado tendencioso.
Um livro realmente importante, a título de conhecimento público mesmo, todo mundo deveria ter a oportunidade de se deparar com essa leitura ao menos uma vez na vida.

Glaucia Maria 01/08/2020

Estarrecedor
Esse livro abre os olho de qualquer cidadão para o fato de que a todo momento os autores e editores estão a tentar manipular os dados e quando descobertos usam a simples frase ?pra foi um equívoco ou erro de inexperiência?. A parte boa do livro é que ele te leva a ficar mais atento e crítico nas próximas leituras de jornais e revistas populares e científicos. E principalmente, ao dados políticos.

Babs 02/02/2022

Pesquisas mostram que 76,78% dos leitores julgaram relevante
Como mentir com estatística é um livro ilustrado que mostra claramente o poder e a influência que os números (e a forma como retratamos eles) têm de influenciar interpretações.
É de fácil leitura, embora em alguns momentos exige uma capacidade analítica mais profunda. No geral, traz questionamentos muito relevantes acerca da eficácia de várias pesquisas e como ser mais cético com as estatísticas apresentadas. Um bom livro para quem é orientado a dados!

Y. 31/05/2020

Bem humorado, objetivo e crítico
De forma sagaz, o autor traz exemplos básicos de como podemos nos munir criticamente de dados estatísticos manipulados. A leitura é fluida e foi bem fácil de ler. As ilustrações também são a cereja do bolo.

Livro essencial para quem vive numa sociedade como a nossa onde somos bombardeados por um número volumoso de informações todos os dias.
Jamile.Almeida 31/05/2020minha estante
Hummm, não conhecia, estou lendo as resenhas e ja quero!

Y. 31/05/2020minha estante
Legal. Super recomendo, Jamile. Facinho de ler, e super instrutivo. Boa leitura!

Diogo 27/06/2021

Perfeito para os dias atuais!
Um livro muito bom para ser lido em meio a tantas notícias falsas, ambíguas e/ou duvidosas. O autor utiliza uma boa didática para apresentar os fatos, usando um tom irônico e engraçado ao mesmo tempo. Gostei muito e com certeza irei utilizar os ensinamentos que aprendi no livro para a vida.

Aline 20/01/2022

O espetacular mundo de contar mentiras dizendo a verdade
Embora não seja novidade que diariamente somos inundados de notícias falsas ou tendenciosas, nos dias atuais esse livro se torna ainda mais relevante por escancarar as diversas artimanhas utilizadas para tais feitos.

Não é difícil enquadrar alguns dos muitos exemplos do livro em situações comuns do nosso dia a dia, mas vale dizer que alguns dos exemplos utilizados não envelheceram bem, mesmo q isso não mude o sentido do que é explicado.

Fica claro após a leitura o quão fácil é na pressa do cotidiano nos deixarmos influenciar por informações fora de contexto e muitas vezes intencionalmente manipuladas, e não é segredo que hoje existem "profissionais" especializados em criar narrativas deturpando dados.

Compreender como se faz a análise de uma informação torna-se cada vez mais uma habilidade necessária, especialmente em tempos digitais em que ao mesmo tempo que é fácil ter acesso a informação é igualmente facil acreditar em narrativas q distorcem a realidade.

A velha frase os números não mentem ganha o sentido novo, os números podem não mentir, mas as contas e dados utilizados ou a explicação dada à esses números podem sim mentir. E muito.
Luciano 29/01/2022minha estante
Que baita análise. Parabéns!!!

André 05/07/2021

Distorcendo a estatística
O livro é muito interessante, ele mostra como as pessoas podem distorcer a informação estatística, propositadamente ou não, para valores que mostrem um resultado desejado. O uso equivocado da estatística é feito por empresas, mídia, especialistas, muitas vezes gerando uma informação sensacionalista para atrair o público. A leitura é bastante recomendada para que saibamos identificar essas distorções.

htfreire 30/07/2021

Imprescindível leitura
Leitura fácil e gostosa. Bem didático e nos faz pensar o quanto somos enganados diariamente com dados ruins ou maliciosos que estão aí nos jornais e na política.