Como Mentir com Estatistica

Como Mentir com Estatistica Darrell Huff
Irving Geis

Resenhas - Como Mentir com Estatisticas

Fernanda.Torres 07/04/2021

Não era o que esperava... mas gostei!
A minha expectativa era que o livro tratasse de forma mais didática como encontrar o small datas e como utiliza-los.
Na verdade a maior parte do livro consiste no autor contando sobre alguns trabalhos que fez e quais small datas ele usou para detectar o que o consumidor queria.
Mesmo não sendo o que eu imaginei, o livro é muito legal e reforçar a importância da pesquisa qualitativa frente aos grandes volumes de dados.

Way 23/07/2020

Leve
Boa leitura para quem precisa manipular a informação para dar valor a suas ideias

Marco 19/04/2021

Esse livro já tem alguns anos, mas é incrível como continua atual. Com boas intenções ou não, ainda temos aos montes informações que são publicadas como verdade absoluta, e não passam de uma estatística mal colocada.

Juntando isso ao agravante de manchetes clickbait e artigos muitas vezes fechados com paywall, fica mais difícil ainda combater informações falsas (ou no mínimo duvidosas).

Andrea 20/01/2021

Vou deixar apenas meus históricos de leitura registrados dessa vez porque pressinto que vou reler este livro, aí eu faço uma resenha melhor. :D

[Período de leitura: de 16 a 19/01/2021]

HISTÓRICO DE LEITURA

16/01/2021 - 26% (42 de 160)
Evito comprar na Amzn ao máximo, mas esse e-book ficou aparecendo pra mim direto e fui convencida. Acabei comprando e já comecei a ler! Primeiro, me surpreendeu por ser um livro escrito há quase 70 anos e ainda ser considerado relevante. Depois, eu acho estatística um assunto fascinante. Tive um período na faculdade e foi uma disciplina que teria estudado mais tempo de bom agrado. E já naquela época, conhecia e brincava com a minha professora sobre você poder demonstrar qualquer coisa com estatísticas. Parece que vai ser uma leitura bem básica e rápida (estou relembrando vários conceitos que aprendi). Algumas citações pra se pensar:

«Analise mais a fundo as coisas que lê e poderá evitar aprender um monte de coisas que não são verdadeiras.» (Página 21)

«Nenhuma conclusão de que '67% dos americanos são contra' isso ou aquilo deve ser lida sem a pergunta persistente: 67% de quais americanos?» (Página 27)

17/01/2021 - 60% (96 de 160)
Que livrinho viciante, viu. E é tão gostoso de ler, que estou fazendo isso no tablet mesmo, nem usei o leitor de livros. Vontade de recomendar pra um monte de gente, principalmente pra equipe desse (des)governo que definitivamente não entende estatística. Ou de qualquer coisa, né. Mais citações:

«O teste [de QI] ignora características importantes como liderança e imaginação criativa. Não leva em conta o discernimento social nem aptidões musicais, artísticas, entre outras, sem falar em questões de personalidade como empenho e equilíbrio emocional.» (Página 55)

«Se você não consegue provar o que deseja, demonstre alguma outra coisa e finja que são equivalentes.» (Página 75)

17/01/2021 - 83% (133 de 160)
Hahaha, não acredito que estou brigando com a matemática!! Tive até que abrir a calculadora pra fazer umas contas, de porcentagem, e inclusive tem uma aqui que não bate...

19/01/2021 - 100% (160 de 160)
Livro muito bom, viu. Fiquei em dúvida com algumas informações, relembrei conceitos de faculdade e espero ficar mais atenta quando ver gráficos agora, hahaha.

13/06/2021

"Como encarar uma estatística falsa"
O autor diz que o propósito do livro é explicar como encarar uma estatística falsa e acho que ele cumpre o propósito. O livro nos ajuda a ter um olhar mais crítico aos dados. Um livro rápido e bem informativo.

Flávia 04/04/2024

A mágica da estatística contextualizada
Vejo a interpretação de dados como uma ferramenta muito poderosa, que torna possível encaixar um valor real obtido a um contexto em que ele levará a conclusões completamente opostas.
Como Mentir com Estatística traz uma série de exemplos e situações em que essa manipulação se faz com leveza suficiente para que (quase) nunca se evidencie a desonestidade mas sim a falta de capacidade por parte de quem o fez.
A escrita é bem leve e traz humor a temas que poderiam ser vistos como complexos. No geral, é um livro agradável e fluido, com teorias em contextos variados, sobre como a estatística não deve ser utilizada.

Julinhafox 31/12/2020

desconfie.
Livro divertido e didático, daqueles que nos ajudam a abrir os olhos, questionando e refletindo sobre as informações que chegam até nós.
Leitura leve, recomendo.

L U I S A 12/02/2022

extremamente importante
o livro é bem antigo, consequentemente os dados apresentados também, porém podemos fazer paralelos com várias situações atuais e refletir sobre. é um bom livro

Luiz.Felipe 30/12/2020

Obra clássica necessária para entender o que matemática pode fazer para enganar.

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Como Mentir com Estatística" é uma obra clássica que ensina o leitor a interpretar os números e a lidar com estatísticas de maneira crítica. Através de exemplos e ilustrações simples e didáticas, os autores mostram como as estatísticas podem ser usadas de maneira manipuladora e enganosa em diversas áreas, desde a publicidade até a política.

A obra é dividida em dez capítulos que abordam diferentes temas relacionados à estatística. O primeiro capítulo apresenta os conceitos básicos de estatística e mostra como os números podem ser usados para distorcer a realidade. Nos capítulos seguintes, os autores abordam temas como amostragem, gráficos e tabelas, médias e percentuais, correlação e regressão, entre outros.

Em cada capítulo, os autores apresentam exemplos reais de como as estatísticas podem ser usadas de maneira enganosa. Além disso, o livro traz ilustrações que ajudam o leitor a entender conceitos mais complexos de forma clara e objetiva. No final do livro, há ainda um apêndice com exercícios para que o leitor possa testar seus conhecimentos.

Com uma linguagem acessível e exemplos práticos, "Como Mentir com Estatística" é uma leitura recomendada não apenas para profissionais da área, mas também para qualquer pessoa que queira aprender a interpretar as estatísticas com mais cuidado e discernimento.

Palavras-chave: Estatística, manipulação, engano, publicidade, política.

Indicação de uso: O livro "Como Mentir com Estatística" pode ser utilizado como material de apoio para aulas e cursos de estatística, bem como para leitores em geral que desejam aprimorar sua capacidade de leitura crítica de estatísticas e números em geral. É uma obra recomendada para estudantes, profissionais e interessados em geral.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Lucas.Teles 07/04/2024

Literatura básica
É um tipo de literatura, a primeira vista básica, mas enigmática de certa forma. É uma leitura que lhe trás informações sobre estatística e como ela é manipulada para favorecer determinada estatística.
Entretanto, o livro é um tanto repetitivo e enfadonho em alguns de seus tópicos

João Victor 11/05/2017

Caso esteja procurando algo mais aprofundado, a leitura talvez não te agrade. O grande mérito do livro é conseguir abordar o assunto de maneira descontraída e simples. Quando você menos espera já acabou, onde os vários exemplos citados ilustram as situações que o livro se propôs abordar.
É uma forma interessante de abordagem do assunto, principalmente no início da formação escolar.

Roger Ruiz 13/03/2017

Bom e direto!
Gostei da abordagem do autor, sem milongas, direto ao ponto com exemplos reais, bem oportuno para o tema. Recomendo a leitura, não por causa da estatística em si, e sim para abrir os olhos quanto às malícias ou inocências que causam mal em deturpas informações.
Jim 07/05/2018minha estante
Coloque as estrelas,senão a nota fica sendo zero! Abç!

alvaro_becker 15/01/2019

Vale a pena
Nos tempo atuais, onde estamos "inundados" por números de todas as espécies e é tão fácil produzi-los sem mesmo compreender o que eles representam este livro é de leitura obrigatória por qualquer estudante, principalmente para aqueles que não são das exatas.