As Chamas do Paraíso

As Chamas do Paraíso Robert Jordan

Resenhas - As Chamas do Paraíso

Nathalia.Ramos 28/06/2022

Eu gosto muito de ver os diversos pontos de vista nessa história
E vejo grande desenvolvimento nos personagens, mesmo eles me irritando muito
Mas é muito complicado engolir os desfechos dos livros dessa série, como problemas gigantescos se resolvem em minutos

Renata.Oliveira 13/06/2021

Ok, foi bom
Gostei de algumas informações que recebemos no final, mas eu não gostei muito do desenvolvimento de história contada pela Nynaeve e pela Elayne, teve informações importantes mas eu achei que muita coisa lá não era necessária. Gostaria que tivesse mostrado o Perrin pelo menos em um capítulo.
O Jordan criou um monte de personagens, mas sempre deixa algum meio que de lado pra dar mais atenção a outro.
AIELS OS MAIORES E OS MELHORES.

Kell 12/06/2023

Mais um livro muito bom
Esse livro seguiu uma linha muito parecida com a do livro anterior (que eu amei muito), mas trouxe muitas coisas interessantes sobre aprender mais da magia desse mundo, toda a historia do mundo dos sonhos foi muito interessante e expandiu ainda mais o universo magico dos livros. To gostando de ver o Rand tomando mais o lugar de lider, de ver ele lidando com as consequencias dele e obvio de ravienda kkkk. Mat me surpreendeu, apesar de continuar sendo levado pelas coisas e a Ninaeve tbm me surpeendeu, gostei de ver ela sofrendo um pouco e aprendendo que ela n é dona do mundo.
Enfim, mais um livro muito bom, 4 estrelas e meia pq eu acho que ele me perdeu um pouco ali antes do final, mas ainda assim eu amei.

julia 09/07/2020

Uma melhora em relação ao último livro. Maaas o ritmo é muito arrastado e o Perrin não aparece. Melhor parte é o final!
MariPhoenix 13/07/2020minha estante
Mano, onde foi parar Egeanin, a Seanchan? Até o livro 4 ela estava lá, no livro 5 ela não está mais e ninguém fala nas a respeito. Será que fui eu que perdi algum detalhe?

Math 29/06/2022

Lágrima do paraíso
Esse livro foi perfeito para mim, até as partes que muita gente acha chata (a parte do circo) eu amei, achei super divertida.
Foi um livro mais lento em algumas partes, mas com muita ação e coisas q não esperava também... e com certeza foi o q mais ri, principalmente com as partes da Nynaeve hahahah que inclusive teve uma evolução muito boa!!
Bom, não è uma resenha, mais minha opinião msm.
Amei o livro, ri e chorei muiiitooo com o final, q na minha opinião foi uma das melhores batalhas, mas me deixou devastado, quem leu sabe doq estou falando...

O Crowler 15/03/2022

Achei bacana.
Gosto cada vez mais do Rand, a Moirane também se consolidando como uma das melhores personagens da obra. Gosto de todos os personagens que contém pov nesse livro, por isso não tem como não deixar 5 estrelas.

Jefferson Nóbrega 01/12/2022

As Chamas forjaram finalmente o Dragão
No quinto livro da Série, Rand depois da jornada ao Deserto Aiel é consagrado como ?Aquele que vem Com a Aurora? e ser torna o líder profetizado do povo Aiel, mas não sem oposição. Com os Shaido Aiel como inimigos Rand inicia sua saída do deserto e seus planos de lutar contra os Abandonados.

O livro conseguiu fazer bem a transição de Rand o garoto, para o Rand Dragão Renascido. Algo que sempre me incomodou foi como jovens camponeses do nada se tornaram líderes e lutadores ou espadachins consagrados, porém essa obra responde muito bem isso com Lewis Therin na cabeça de Rand e Mat com as memórias de generais passados obtidas em Rhuidean.

Aliás, se no livro anterior Perrin recebeu destaque e teve foco em seu desenvolvimento como Lorde de Dois Rios, nesse ele não aparece e Mat Cauthon faz a transição de um garoto em luta constante contra seu destino para general do Dragão Renascido.

Esse é um livro com muita ação, reviravoltas e cenas que conseguem prender o leitor. Porém mantenho minha crítica ao núcleo feminino.

A Torre Branca se dividiu, Siuan foi estancada, Nynaeve e Elayne viram peças chaves no núcleo de Tar Valon, porém o autor novamente as deixam presas em dilemas frívolos na maior parte do tempo. Não digo que seja um núcleo negativo, pelo contrário, Nynaeve tem papel importantíssimo na luta contra os Abandonados, porém não deixa de ser na maior parte do tempo chato.

Apesar disso, não é fácil chegar no quinto livro com a história em nível elevado, mas Robert Jordan consegue.

Cris 01/02/2022

?O pensamento é a flecha do tempo, a lembrança jamais apaga?
?Com sua chegada, renascem os temidos fogos. As colinas ardem em chamas e a terra se reduz a
cinzas. As investidas dos homens minguam, e as horas se tornam exíguas. Transpassa-se a muralha, e ergue-se o véu da divisão. Tempestades ressoam além do horizonte, e as chamas do paraíso purgam a terra. Não há salvação sem destruição, não há esperança deste lado da morte.?

Neste quinto livro, Rand e seus amigos saem do deserto Aiel, perseguindo Couladin para pôr um fim às dúvidas quanto a quem seria o Dragão Renascido. Enquanto isso, as meninas Nynaeve e Elayne seguem em perseguição da Ajah Negra mas encontram uma inimiga muito mais poderosa.

Senti falta da narrativa de Perrin, o que aconteceu depois da invasão dos Trollocs? E aquele final supreendente entre Moiraine e Lanfear? Espero realmente que suas aventuras não termine assim! No mais foi o livro mais ?arrastado? deles, o que gostei menos mas ainda assim a história vai se transformando e podemos perceber que Rand deixa um rastro de destruição por onde passa. E ainda assim todos o seguem, aonde quer que passe e destrua, há homens e mulheres o seguindo. A mudança é caótica e visível.

E a Glória da Luz brilhou sobre ele. E a Paz da Luz lhe rendeu homens. Unindo nações a ele. Tornando muitos um só. Mas os fragmentos de corações machucavam. E o que um dia havia sido se fez novamente - em fogo e em tempestade, dividindo tudo ao meio. Pois a paz dele? pois a paz dele? era a paz? da espada.?

Tati.Oliveira 19/06/2022

Rand segue crescendo
Livro maravilhoso, o final deste volume não é tão emocionante quanto os demais, gostei muito do desfecho da Moiraine, entemos muita coisa do comportamento dela. O Rand e o Mat cresceram e amadureceram demais como personagens, se compararmos com os meninos que sairam dos Dois Rios. Considero uma das melhores séries a Roda do Tempo, quem gosta se Senhor do Anéis ou Guerra dos Tronos, precisa ler pois não fica atrás.

Leandro 26/10/2021

Excesso de detalhes desnecessários
As Chamas do Paraíso não mantém o mesmo nível do anterior. Excesso de detalhes, por vezes cansativos e desnecessários, contribuem para deixar boa parte da leitura longa e cansativa. Outro ponto negativo é a ausência do melhor personagem dos 2 livros anteriores neste quinto livro. Acho q a história do livro poderia ter sido contada sem muita enrolação em 500 paginas, no maximo, ao invés das 900 deste volume. Apesar de tudo, classifico o livro como Bom. Mesmo assim aguardo ansioso pelos próximos volumes e torço para q os preços absurdos atuais deles baixem!

Sods 24/09/2020

Muito Personagem, Pouco Plot
E aqui estamos nós, rumo a metade dessa grande saga, e temo que o quinto livro já comece a mostrar os ponto fracos de uma série que tem 14 livros. "As Chamas do Paraíso" faz um estupendo trabalho com todos os personagens, pelo menos os que estão nele (saudades Perin), mas faz um grande desserviço ao plot.

Todos os principais personagens passam por muito desenvolvimento e processos de amadurecimentos. Temos Rand, Matt e até mesmo Moraine aceitando melhor seus destinos e sabendo lidar mais com o que eles tem que fazer para cumprir seus objetivos, e Nynaeve abaixando um pouco a cabeça e sofrendo grave consequências pelo o seu jeito de ser, o que me parece ser o começo de seu arco de mudança de comportamento e amadurecimento. E Elayne está ficando um pouco insuportável.

Porém isso vem ao custo de poucos avanços na história. No geral o livro trata de resolver o que foi deixado pelo anterior, como Rand terminar de unir os Aiels e de resolver o "problema Couladin", enquanto os outros dois núcleos de Aes Sedai e Min fogem por ai. De resto parece que estamos pavimentando a rua para o próximo livro. Nada além dessas coisas acontece, tanto que os acontecimentos mas fortes se desenrolam nas ultimas páginas, e sinceramente eles vem meio que do nada, de repente um carroção explode e tudo vai pras cucuias. E claro tem o fator enrolação aonde capítulos gigantescos não servem pra nada, não desenvolvem nem personagens e nem plot.

No geral o livro foi bastante agradável, a dinâmica Rand - Aviendha é a minha favorita, acho o conflito interno da Aiel bastante interessante e tem uns momentos engraçados, mas as coisas começam a desacelerar, e temo que isso passe a ser mais comum, apesar de ter certeza que nunca vou perder o interesse de saber mais desse mundo, seus personagens e de ambos seus destinos.

Beto Lima 21/11/2020

As Chamas do Paraíso
Na minha opinião, o melhor livro desta saga.

Os personagens finalmente começam a aceitar de fato o que são, e o que tem que fazer. Isso já é um pouco feito no 3º e 4º livro, mas é neste que vemos de fato, cada personagem aceitando o seu fardo, e seguindo em frente.

A evolução do Rand é notável, é quase outro personagem se lembrarmos do começo da história. Ele aceitou seu manto de dragão, e tenta ao máximo desempenhar um bom papel como líder, mesmo que aqui ou ali, ele acabe falhando, algo normal, de quem teve esse fardo jogado em suas costas.

Dos outros, todos tiveram sua parte importante (menos Perrin, que sequer aparece). Mas é Nynaeve que tem o maior destaque. Ela tem sua personalidade dura e cheia de ego, praticamente quebrada, e assim finalmente começa a repensar suas atitudes. É o arco de reflexão e evolução da personagem, que deve continuar ainda nos próximos livros.

O final do livro é incrível. As últimas 150 páginas são de pura urgência, com batalhas e confrontos de magia enormes. E com isso, também temos mortes (ou não?) de alguns personagens. Sei que fiquei sem respirar por umas boas 50 páginas por tudo o que estava acontecendo.

E por fim, a série continua no meu gosto, o autor está com pleno domínio do mundo e de seus personagens. Que venha O Senhor do Caos.

Brenno.Gomes 31/12/2020

Nesse livro a história atinge um novo patamar e a força do Rand como ta'veren e sua capacidade de influenciar nos acontecimentos dos povos e do mundo começa a ficar bastante evidenciada. Gostando demais, a história só melhora a cada livro.

kk3thess 06/12/2021

Como de costume, a conclusão é excelente e tem momentos inspiradíssimos durante o livro. Ao contrário do costume, esse livro não justifica seu número de páginas de maneira alguma.

Por mais interessante que seja ver o mundo ganhando vida, que nem tudo tenha a ver o Dragão vs o Tenebroso, quando os momentos empolgantes e relevantes ficam quase que completamente reunidos na segunda metade do livro, algo não está certo. Até mesmo pensando em termos de adaptação, eu consigo enxergar esse livro todo sendo feito em 4/5 episódios da série televisiva sem perda de qualquer coisa substancial.

É uma decaída em comparação aos quatro anteriores sim, mas o universo de A Roda do Tempo continua tão rico, tão encantador e tão vivo que essa queda sequer abala minha empolgação com essa saga.