As Chamas do Paraíso

As Chamas do Paraíso Robert Jordan

Resenhas - As Chamas do Paraíso

@procura_se_umlivro 17/08/2023

Ela sabia ? e a gente sabia que ela sabia kkk.
Cara, não entendo o povo criticando os livros, a leitura é muita boa e os únicos povs que eu detesto é o dos fanáticos pq não suporto fanatismo burro.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 06/01/2017

JÁ LI
Rand al'Thor, Mat Cauthom e Perrin Aybara são três garotos fazendeiros que, um dia, foram raptados de sua aldeia isolada, Campo de Elmond, por uma mulher misteriosa. Eugene, uma amiga dos três garotos, e Nynaeve, a Sabedoria da aldeia (uma espécie de Curandeira) vão atrás deles. Posteriormente, eles descobrem que a mulher misteriosa, chamada Moirane, é uma Aes Sedai - mulheres poderosas dotadas de saidar, um poder mais antigo que o próprio tempo e capaz de fazer milagres ou provocar tragédias. Os garotos também descobrem que são ta'veren, ou seja, eles são imprescindíveis para a Roda do Tempo continuar girando e terão um papel fundamental na Era em que vivem, pois poderão ou salvar o mundo, ou destruí-lo de uma vez por todas.

Os livros alternam os protagonistas e cada volume tem o destaque de alguma das personagens. Neste quinto volume, o foco da narrativa se alterna entre Rand al'Thor e Nynaeve, predominantemente, embora as outras personagens apareçam em capítulos dedicados a elas.

Em "As Chamas do Paraíso", Rand al'Thor já se consagrou como Aquele que Vem com a Aurora, o que significa que ele, finalmente, aceitou a profecia que diz que ele será o salvador da Era. Rand al'Thor, nos volumes anteriores, tentou lutar contra esta profecia, pois tinha medo de que fosse enlouquecer por deter o poder de saidin, a metade masculina de saidar. Para o leitor, é um alívio que ele tenha, enfim, aceitado seu destino, pois estava cansativo lidar com um Rand al'Thor resmungão e apático.

Para que ele possa, de fato, completar a profecia, ele precisa obter o apoio de seus ancestrais, os Aiel. Os Aiel são um povo que vive no Deserto, com costumes, moral, leis e práticas muito específicos e são, de longe, a parte mais interessante de "A Roda do Tempo". As mulheres Aiel, principalmente, são incríveis, pois foram escritas na contramão de todos os clichês femininos que existem. Assim, as partes com os Aiel são revigorantes, inspiradoras e muito interessantes. Neste quinto volume, Rand al'Thor vai coletando o apoio das diversas sociedades Aiel e, também, dominando os demais reinos.

Em paralelo, Nynaeve e Elayne - a filha herdeira do Reino de Andor - precisam encontrar as Aes Sedai que não foram para "o lado negro da força". Poucas Aes Sedai não foram dominadas pela Aja Negra, um ramo dissidente das Aes Sedai que quer destruir o mundo. Assim, as duas garotas (que estão estudando para tornarem-se Aes Sedai no futuro) precisam encontrar aliadas para juntarem forças com Rand al'Thor. Particularmente, nem Nynaeve nem Elayne são minhas personagens preferidas, então me desanimei um pouco quando percebi que grande parte do livro seria com ambas.

Robert Jordan manteve seu ritmo e estilo neste livro e parte-se do princípio que, a esta altura, ele já conquistou seus leitores e fãs, já acostumados com a narrativa lenta e cadenciada. Na minha opinião, o grande ponto positivo deste quinto volume é um maior aprofundamento na estória dos Abandonados. Eles foram presos através de selos construídos pelas Aes Sedai e estes selos os impediram durante milênios de destruir o mundo. Porém, os selos estão enfraquecendo e os Abandonados começam a se libertar, se infiltrando em reinos, sociedades e aldeias. Embora todos eles tenham características de vilões, suas personalidades são muito interessantes e fico curiosa em saber o que irá acontecer quando Rand al'Thor encontrá-los.

Já estou com o sexto volume em mãos, em inglês (porque ainda não foi traduzido para o português), chamado "Lord of Chaos" e iniciarei a leitura em breve. Rumo ao 14º volume!

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com.br/2017/01/ja-li-32-roda-do-tempo-vol-5-as-chamas.html

Rabello 23/01/2019

Jordan se solidifica como um dos mestres da fantasia!!!
5° livro da épica série A Roda do Tempo!!!
É incrível ver como a escrita do autor obtém uma alta de qualidade no decorrer dos livros. Vemos como ele conseguiu construir um mundo vasto, personagens fortes e que criam vida em nossa imaginação. Me impressiono com o crescimento dos três personagens principais dessa trama: Rand, Mat e Perryn.
Esse livro grande com algumas partes massantes, o que pode e faz parte de um livro extenso, nos leva a expansão da conquista do dragão renascido e as reviravoltas das Aceitas da torre branca e reviravoltas no final, mostrando que essa saga merece um reconhecimento melhor em nosso país.

Gabriel Matheus 30/01/2017

Tradução?
Os livros da Roda do Tempo são realmente muito bons, mas não sei se foi impressão minha, esse último livro estava diferente, não sei se foi a tradução, mas eu achei até algumas coisas mais enroladas, meio confusas ou com significados dúbios, não sei ao certo se é algo particular meu, espero que seja, mesmo assim foi uma ótima leitura :)

Felipe Paranhos 05/07/2022

A saga continua excelente
Para quem tem saudades de uma longa saga, porém com boas histórias, personagens, plots etc? ler a roda do tempo é essencial.

Marcos Antonio 16/03/2018

As chamas do paraíso
Desejo informar que quando me disseram que Robert Jordan era Tolkien dos tempos moderno eu não quis acreditar e me apaixonei por todos os seus livros. Ele tira o jovem Rand AL'Thor de sua fazenda tranquila com a vida já planejada e o transforma através do aprendizado no Dragão Renascido, Morraine tem a participação de doar sua vida por uma causa maior, o crescimento do amor de Aviendha, o crecimento de Nynaeve, a corda bamba de elayne e Tom Merley diz por veio. Mat sai de jogador para um estrategista de guerra. Livro é fantástico .

Lidia 27/04/2022

Gostei do livro, gostei de saber que é possível que uma aes sedai como Naynaeve consegue lidar com uma abandonada.

Augusto 26/01/2019

O mais fraco dos cinco livros...
Demorei... demorei muuuito para vencer as mais de 900 páginas de As Chamas do Paraíso. Pela primeira vez desde que fui introduzido à trama de Jordan me peguei desanimado e sem vontade de prosseguir com a leitura. Por vezes senti raiva mesmo.
Mas, como de costume, Jordan deixa o melhor para o final, acelerando muito a narrativa numa sucessão de acontecimentos que quase sempre nos deixam atordoados... (literalmente fiquei boquiaberto em alguns momentos).
Quase me fez esquecer do tempo imenso que ele gastou com Nynaeve e sua infantilidade, arrogância, teimosia e misandria crescentes. Cada vez mais intragável, a personagem segue convicta de que absolutamente todas as pessoas do mundo lhe devem obediência cega. Parece não ter se dado conta de que os tempos em que ocupava o cargo de Sabedoria em Campo de Emond pertecem à outra vida. Isso sem mencionar a quase total ausência de capacidade autocrítica.
Os outros personagens, ao contrário, cresceram... amadureceram... uns mais rapidamente que outros. Mat ainda é uma exceção. O comportamento obstinado chega a irritar em alguns momentos... ao mesmo tempo, o potencial do personagem empolga (assim como o de Nynaeve, pra ser justo)... desde que ele pare de brigar contra o Padrão e aceite o que está reservado para ele na Roda do Tempo.
A sensação de que a batalha final contra o Tenebroso se aproxima é onipresente, embora o "Grande Senhor", como dizem os Abandonados, tenha tido menos destaque neste volume.
As 200 páginas finais do livro me fizeram voltar a ansiar pelo "próximo capítulo" da batalha.
Que venha então O Senhor do Caos.
MariPhoenix 13/07/2020minha estante
Que interessante, eu acho os livros de um a três mais morosos. Legal como opinião muda de pessoa pra pessoa =)

Augusto 13/07/2020minha estante
Verdade, Mari. Eu adorei os três primeiros, mas desacelerei nos últimos.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/06/2019

Depois de uma perigosa jornada ao Deserto Aiel, Rand se consagrou como Aquele Que Vem Com a Aurora, conforme profetizado por seu novo povo. Ter um exército de homens e mulheres extremamente hábeis na batalha deveria ser uma vantagem, mas, conforme se apega aos novos aliados, o Car'a'carn, chefe dos chefes, se sente cada vez mais vulnerável às tramas de seus inimigos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580579857

LP_Chaun 21/04/2020

Mais um tijolo.
Chamas do Paraíso pode ser considerado um livro de continuidade, importante para a trama, mas incrivelmente cansativo.
Os problemas de trocas constantes de personagens continuam, mas foram atenuados com um tempo maior entre uma troca e outra. As tramas estão mais amarradas e os acontecimentos menos individualistas.
Robert Jordan é um excelente escritor de fantasia e oferece o que queremos, quantidade com qualidade. Algumas vezes a quantidade não se justifica com partes que realmente parecem enrolação para que o livro tenha mais páginas. Não compromete, todavia longe de causar expectativas... irrita!
Apesar dos pontos baixos os altos são em maior número, o que por si só já torna a leitura recomendável.

Vinícius 09/01/2022

Estou realizando a releitura pra recordar a história. Dos primeiros 5 livros esse é o que eu menos gostei, simplesmente não teve trecho sobre o Perrin, achei sacanagem demais.
De qualquer modo a leitura ainda vale a pena

Allan.Oliveira 22/08/2021

Melhor do que o esperado
Vi tanto review negativo desse livro que tive foi medo, mas foi muito melhor do que as expectativas disparado, o desenvolvimento da nynaeve simplesmente incrível, e ainda teve aquele final pra quebrar meu kokoro de gayzinha sensível.

Jussara 22/06/2021

Meu primeiro 5 estrelas da série, com certeza o melhor livro até agora, até a Egwene que tava me irritando ficou legal nesse livro, adorei o desenvolvimento da Nynaeve também.