Gigantes Adormecidos

Gigantes Adormecidos Sylvain Neuvel

Resenhas - Gigantes Adormecidos

Sabs.sz 31/12/2020

Muito bom, o livro me prendeu do início ao fim.
Pensei que nao iria curtir muita a escrita do livro, em forma de entrevista, foi uma novidade pra mim, mas a leitura é muita boa, a história te deixa curioso, é divertida e sem muita enrolação, e o final é realmente bom. Estou anciosa pra ler o próximo

Ronelson 20/03/2022

Muito bom, a forma em que a trama é narrada pode ser considerado um dos diferenciais do livro, além disso o percurso para a resolução do mistério, os personagens e suas perspectivas sobre os eventos nos incentivam a "devorar" às páginas.

Israel.Leite 31/05/2022

Livro de robôs gigantes focado em humanos
Admito que termino a leitura desse livro com um sentimento de decepção, porque meio que não aconteceu "nada" nesse primeiro livro.
O enredo é muito bom. O contexto e as funcionalidades do robô são muito bem explorados. Só que é tudo extremamente introdutório, então, quando acaba, parece que o livro não teve realmente uma conclusão. É como se faltasse alguma coisa.
Os personagens são bons, principalmente a Kara (eu facilmente me apaixonaria por ela se ela existisse), mas eu simplesmente não entendi porque o Inominado foca tanto na relação pessoal deles (pensei que isso seria explicado em algum momento, mas chega o final e nada).
A história acontece de forma bem frenética, no sentido de que a passagem do tempo é bem rápida (enquanto um capítulo acontece hoje, por exemplo, o próximo pode ocorrer quatro meses depois e assim por diante). Eu, pessoalmente, não curto esse modo de passagem de tempo, ainda mais porque nesse livro não há a indicação direta de datas, mas isso é um gosto pessoal.
E a forma como a história é contada é bem interessante, por que é através de relatórios e entrevistas (com exceção de uns capítulos aqui e ali), mas é ao mesmo tempo um tanto monótona. Faz falta uma narração mais detalhada. É como assistir um filme found footage ou escutar a ligação de alguém, onde vc só escuta a voz das pessoas que estão na linha.
Enfim... Recomendo esse livro, porque ele tem uma premissa muito interessante. Mas ao mesmo tempo alerto que ele não é uma ficção de robôs no estilo "Círculo de Fogo", é mais um triller de conspiração, misturado com ficção científica, com um robô gigante de fundo. Pretendo ler a continuação, esperando que mais coisas sejam explicadas e que a ação possa finalmente acontecer, mas não tô muito confiante.

Rene Brito 08/05/2021

Surpreendente
Com certeza esse foi um livro que me surpreendeu, a narrativa em entrevistas não faz a história ser prejudicada em nada.

O livro vale ser lido só pelo Arquivo N° 121... que diálogo incrível! E o que falar sobre o epílogo, que reviravolta meus amigos!

Vieira 20/07/2023

Até que começou bem interessante mas do meio pro final ficou confuso, estranho, não sabia onde o autor queria chegar e ainda não faço ideia com um final mais confuso ainda. Perdi o interesse de continuar a trilogia mas vou ler por pura curiosidade.

oli_mi 12/07/2023

Gigantes adormecidos
Sci-fi é sem dúvidas um dos meus gêneros preferidos então quando comecei o livro não sabia muito bem o que esperar mas sabia que ia gostar msm assim, dei 3.5 pois achei que o único erro foi um pouco de falta de desenvolvimento em partes do livro.

A narrativa em forma de entrevistas na minha opinião foi muuuuito legal e tornou a leitura fluída, mas confesso que preciso ler o segundo livro agora porque estou com 395 dúvidas diferentes sobre a história que simplesmente não foram respondidas.

Enfim recomendo mesmo assim. ?

Dani 11/02/2017

Intrigante
Intercalei essa leitura entre o livro físico e o audiobook. Para quem sabe inglês, recomendo muito o audiobook. A narração foi feita com um full cast e o resultado foi um dos melhores audiobooks que já ouvi. Ouso dizer, que inclusive preferi o audiobook à leitura física.
Este é o inicio ( do que parece que será uma trilogia) de uma ficção científica contada de forma atípica, através de entrevistas, relatórios e diários. Esse formato inusitado gera algumas dificuldades no desenvolvimento da história e dos personagens, mas achei que o autor soube lidar muito bem com elas. Ele conseguiu introduzir alguma ação através das gravações e um certo desenvolvimento dos personagens através das entrevistas ( embora as entrevistas focadas no lado pessoal dos personagens possam parecer um pouco forçadas para esse objetivo).
A história é intrigante e levanta algumas reflexões sobre política, ciência e nosso lugar e importância no universo. Foi um tipo de leitura divertida e que, ouvindo ao audiobook, comparo à sensação de assistir a um bom filme de ficção.
Recomendo a leitura para quem gostou de livros como "Perdido em Marte" e "illuminae"
John 11/07/2017minha estante
Você comprou o áudio book?

Dani 11/07/2017minha estante
Não. Se não me engando, esse encontrei pra baixar em torrent pelo isohunt.to
Dê uma olhada se ainda tem lá que eles somem com frequência.

John 11/07/2017minha estante
Obrigado! Vou dar uma olhada!!

clara3709 08/09/2023

Uma história de ficção científica muito bem escrita e com enfoque em política internacional. A história das peças de um robô gigante deixado por alienígenas na Terra que desafiam as leis da física, química, biologia e até mesmo da religião parece uma ideia um tanto infantil, mas, quando a história é desenvolvida a partir de arquivos secretos do governo e narrações oriundas de gravações, percebemos o impacto social, emocional, econômico e astronômico que essa história tem.

Paty 02/07/2020

Legalzinho
Não é um livro ruim, mas não consegui me empolgar muito com ele. Tem alguns momentos bem interessantes, mas quando achei que a trama ia crescer, ela caiu e eu dei uma desanimada.
Tirando as primeiras páginas, o livro é contado em forma de transcrições de entrevistas, o que é uma proposta diferente e, a princípio, bem legal. Mas, pessoalmente, chegou uma hora que eu não aguentava mais uma narrativa só com diálogo atrás de diálogo, achei meio cansativo... Por vezes, senti que a própria construção dos personagens e minha conexão com eles acabou sendo prejudicada por depender tanto desse recurso também.

Mas admito que ficção científica não é bem meu estilo literário favorito. Pode ser que o livro funcione para quem está mais acostumado e goste mais desse tema, mas para mim não foi o caso....

raphaelrtw 01/09/2016

Agrada, mas falta um clímax
É evidente que o autor é um novato no ramo quando ele se aventura por diversos campos e não se foca em nenhum. O livro começa sendo uma promissora ficção científica, deixando evidente que houve um esforço do autor em pesquisar conceitos interessantes.

No entanto, a narrativa (muito bacana, feita na forma de diálogos e entradas de diários) descamba para uma mistura de romance, política e estratégia militar. O que não é de todo mal, pois os personagens são bem construídos. Entretanto, o personagem mais interessante (e talvez o mais importante) aparece muito pouco.

A história, no entanto, não possui um final satisfatório. Pouco após terminar o livro, descobri que foi estruturado para ser uma história em vários volumes - o que hoje em dia, infelizmente, parece ser o padrão. Por ser fã de histórias concisas, não gostei da ideia, mas fico aliviado de saber que a trama pode ser melhor desenvolvida.

Como fã de ficção científica, me decepcionei pois o livro não entrega o que promete - justamente, robôs gigantes. Minha sincera opinião: vale a leitura, mas não vale o preço. Eu não me vejo pegando este livro no futuro, e também não me vejo acompanhando a série com fervor.

Manu 26/05/2021

Adorei desde o comecinho
Eu já tinha me empolgado com ele ao ler a sinopse, mas enquanto ia lendo fui gostando ainda mais. Adoro tudo que tem neste livro: a temática, o bom desenvolvimento da história, os personagens, a narrativa, a mitologia por trás do ponto principal, a ciência, TUDO. Espero que a continuação seja tão boa quanto este primeiro livro, porque fiquei realmente presa à leitura e empolgada com o que aconteceria a seguir.

Jhully 02/06/2021

Perfeito
Caralhoooo, q livro bom. Entrega tudo que prometeu e ainda mais um pouco.
Se vc gosta de histórias futurísticas com aliens, robôs, espaço, evolucão, contexto militar, é quase garantido gostar desse livro. Muito bom. Foi surto atras de surto. Muitas reviravoltas. E o melhor é a forma como a história é contada. É através de arquivos, transcrições, diários. Perfeito para os fãs de Illuminae Files e sci-fi.

Fabricio~Raito 08/09/2016

Um ode ao bom sci-fi
Rose passeia de bicicleta pelo bosque perto de casa, quando de repente é engolida por uma cratera no chão. A cena intriga os bombeiros que chegam ao local para resgatá-la: uma menina de onze anos caída na palma de uma gigantesca mão de ferro. Dezessete anos depois, Rose é ph.D em física e a nova responsável por estudar o artefato que encontrou ainda criança.Várias outras partes vão sendo encontradas ao redor do mundo, aumentando o mistério da incrível, potente e desconhecida tecnologia.
Havia lido em um site norte-americano boas críticas sobre Gigantes Adormecidos. De que seria uma revelação para a ficção científica em 2016. E certamente a trama é bem trabalhada, viciante e narrada de maneira a corroborar para com o mistério desta tecnologia encontrada. O autor. Sylvain Neuvel, discorre em vários relatórios, seja em forma de entrevistas, gravações ou narrações, a partir do ponto de vista dos personagens envolvidos. Parte sci-fi, parte thriller, Gigantes Adormecidos aborda política, burocracia, ciência, sabotagens e um sentimento de uma catástrofe eminente. Contudo, ele certamente é parte introdutória de algo muito maior. O que ficou evidente quando descobri que ele é o primeiro livro de uma trilogia, chamada de "Arquivos Têmis". Sofrido esperar o segundo livro, prometido para 2017.

rich 01/07/2021

Devorável
Um assunto totalmente interessante, uma escrita rápida, objetiva e uma robô gigante.

O livro é totalmente incrível, do tipo que você simplesmente não consegue largar e fica ansioso para saber o que vai acontecer a cada virada de páginas.

Muito ansioso para ler a continuação que de tão bom que o primeiro livro da trilogia é, comprei logo em seguida de terminar de ler o primeiro, coloco muitas expectativas nessa trilogia e vai ser facilmente favoritada.