Gigantes Adormecidos

Gigantes Adormecidos Sylvain Neuvel

Resenhas - Gigantes Adormecidos

Veronica @gatonolivro 26/08/2016

Quando eu li sobre o livro me interessei na hora, logo em seguida saiu no Brasil então comprei. O formato é diferente escrito quase todo em diálogos, mas isso não deixou o livro ruim, a leitura é rápido e cheia de mistérios que não deixa você parar de ler, o livro acaba no querendo saber mais, mas o próximo livro só sai em 2017.

Luan 31/08/2016

Chato no início mas interessante no fim, Gigantes Adormecidos é uma divertida leitura
Falar de Gigantes Adormecidos é um pouco complicado pois o livro tem um início confuso e uma narrativa diferenciada. Mas depois de superados estes dois aspectos, ou seja, quando você se acostuma à história e também à forma em que ela é narrada, a leitura passa a ser prazerosa e divertida. Simpático e sem grandes pretensões, o livro tem claras intenções de apenas divertir e entreter o leitor. Consegue isso, apesar o início um pouco penoso. De forma geral, objetivo alcançado.

Misturando alienígenas e uma trama política, Gigantes Adormecidos, de Sylvain Neuvel, conta uma história em que a própria história é a protagonista. Embora o ponto de partida seja um acidente que acontece com a pequena Rose Franklin, que acaba tendo presença em todo livro, o protagonismo fica mais com "os gigantes adormecidos". Mas eu explico: Rose, quando criança, acaba caindo em uma grande cratera, local em que se encontra também uma grande mão de ferro. Anos mais tarde, ela se torna ph.D em física e também uma das responsáveis pelos estudos que quer entender do que se trata esse grande material metálico encontrado – acidentalmente - por ela anos atrás. A partir daí, nos é relatada a corrida para entender o que é o objeto.

Como a narrativa é escrita a partir de relatos em forma de entrevistas, diários ou relatórios, temos em mãos uma série de materiais coletados que documentam os fatos ocorridos. É por isso que eu digo que não temos exatamente um personagem protagonista e sim uma história que pega para si esse papel, embora haja sim personagens com mais ou menos importância. Apesar de um início um tanto quanto complicado por ter uma narrativa diferente, depois de ambientado, o leitor é conquistado. E ao fim é possível perceber quão bem o autor conseguiu montar uma história cronológica e muito bem contada fora do padrão normal de narrativa – que não em primeira, segunda ou terceira pessoa.

O livro tem cerca de seis personagens mais recorrentes, entre eles a dr. Rose e um misterioso entrevistador, que não nos é revelado em momento algum, tampouco no fim do livro, que acabam se sobressaindo aos demais. Mas, tirando a piloto de aviões Kara Resnik, nem um outro personagem é detalhado mais profundamente. Não que eles sejam rasos, mas a vida pessoal deles acaba não importando tanto, justamente por aquilo que já falei: os personagens não são os protagonistas. Além deles, ainda é possível destacar Ryan Mitchell e o linguista Vincent Couture – aquele que consegue despertar no leitor alguma compaixão. Mas é o entrevistador o personagem que mais intriga o leitor, um homem misterioso e também aquele que comanda todo o audacioso e misterioso projeto que visa desvendar o mistério por trás daquela gigante mão e de tudo mais que ela traz consigo. Ele é um tipo muito bem construído, esperto, inteligente, irônico, sarcástico. O autor soube mostrar muito bem as nuances da personalidade dele quando ele é o líder de uma situação ou quando é subalterno em outra.

Como já comentei, a história aborda vários assuntos, começando do sobrenatural, passando por alienígenas e terminando e uma grande trama política, sem esquecer da abordagem de guerra entre nações. Ufa. E nada deixa a desejar conforme o autor vai avançando na história. Aliás, pelo contrário. A história só melhora e Neuvel consegue te convencer de quase tudo aquilo que está contando - há alguns exageros ali no meio. Sem dúvida, a segunda parte do livro é que a conquista, quando uma série de reviravoltas, revelações e novas tramas são contadas. É um livro que não se contenta com o pouco que apresenta na sinopse e vai muito além no desenvolvimento.

A parte ruim desta gostosa leitura é o início, ou, pode-se dizer, a primeira metade. O começo é lento, confuso, às vezes até tedioso. Li algumas páginas quase dormindo. Se era a intenção do autor, me desculpe, mas falhou. Mas isso é tranquilamente relevado ao fim da leitura, já que você é fisgado pela boa escrita e o ritmo ágil que ele emprega – lembrando, na segunda parte. Não fosse esse início enfadonho, o livro ganharia muito mais elogios de minha parte. Mas ele conseguiu, de forma geral, agradar e divertir sem grandes pretensões. Por isso, dou tranquilamente quatro estrelas ao primeiro volume desta série que terminou com um epílogo com gosto de quero mais.

Pri 15/11/2016

{Resenha} Gigantes Adormecidos - Blog As Meninas que leem livros
Sinceramente, acho que foi um dos melhores livros de Ficção Científica que li até hoje. A escrita é fluida e bem feita, prende a atenção de modo incrível, pois a trama é muito bem feita. Os capítulos são arquivos de entrevistas gravadas e diários dos personagens no decorrer das missões, mas são separados em partes que traduzem os próximos acontecimentos.

As entrevistas são realizadas por um homem que em momento algum é identificado. O cara é incrível, só para começar. Tem sempre uma carta na manga e sabe surpreender a todos com sua genialidade e manipulação. E ele quem dá início ao projeto e busca as pessoas perfeitas para trabalhar com o gigante que, no decorrer dos acontecimentos, vamos entendendo um pouco mais sobre o mistério que nos é apresentado.
[...]
Continue lendo no blog!

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2016/09/resenha-gigantes-adormecidos.html

Maria1691 19/11/2016

Gigantes Adormecidos, por Sylvain Neuvel
Neste livro vamos conhecer Rose Franklin; quando criança, em seu aniversario de onze anos, ela ganhou uma bicicleta e saiu para passear no bosque perto de sua casa quando, de repente, caiu em uma enorme cratera na forma da palma de uma mão .

Dezessete anos depois, Rose é uma ph.D em física e foi incumbida de estudar o artefato misterioso que “encontrou” tantos anos antes, e enquanto faz seus estudos várias outras partes dele vão sendo encontradas ao redor do mundo, aumentando assim o mistério em torno dessa incrível descoberta.

Resenha Completa Em:

site: http://palavrasradioativas.com/resenha-gigantes-adormecidos-por-sylvain-neuvel/

Gramatura Alta 19/06/2017

Este livro é diferente de todos os outros que li. A narração é feita como uma entrevista, com os personagens da premissa, apenas em alguns momentos que possuímos páginas dos diários destes mesmos personagens contando o que está acontecendo, o que pensam e o que pode ocorrer em breve.

Rose, nossa protagonista, ainda é criança quando passa por um acontecimento nada agradável para a época. Ganhou um bicicleta nova de seus pais e resolve ir passear no meio da noite, escondida, é claro, e quando menos espera, cai dentro de um buraco enorme. Sem conseguir sair, ela cai no sono. No outro dia, seu pai a encontra junto com os bombeiros, retiram a garota de lá e todos ficam boquiabertos com o tamanho da cratera, bem ali no meio de um bosque.

Alguns dias depois, batem na porta da casa de Rose. É um bombeiro que lhe entrega uma foto do dia do acidente em que a garota caiu da cratera. Olhando bem para a foto, pode-se perceber que Rose caiu em cima de uma mão gigantesca, que esta no fundo. Algo bem extraordinário e que foi estudado por algum tempo pelo exército, mas estes não conseguiram descobrir o que era o artefato e o projeto foi arquivado.

A história tem um pulo de 17 anos, onde Rose, agora adulta, tornou-se ph.D em física e conseguiu autorização para estudar o artefato que encontrou quando era pequena. Rose consegue uma grande equipe e a liberdade de estudar o objeto de uma maneira que nunca imaginou. Assim, nossos outros personagens aparecem.

Kara Resnik se tornou minha personagem favorita deste livro, é 3ª subtenente do Exército dos EUA, piloto de helicóptero. Participou de uma missão para resgatar um objeto que não sabe informar o que seria, mas sofreu um acidente, já que o motor parou e, com isso, ficou sem seu posto, já que houve um deslocamento na sua retina, assim perdendo um pouco da visão de um dos olhos.

Ryan Micthell era um personagem agradável, mas se tornou arrogante no decorrer da história, 4º Subtenente do Exército e co-piloto. Trabalha lado a lado com Kara, contudo os dois não possuem um relação amigável, Kara não colabora tanto, já que sempre é arrogante com ele e com todos os homens do exército que trabalham ao seu redor, mas é uma boa mulher e uma ótima piloto de acordo com Ryan.

Já apresentados os personagens principais, voltamos para o enredo. A tal mão encontrada pela dr. Rose faz parte de um corpo de um um robô gigantesco. Suas partes estão escondidas ou, no caso, soterradas por todo o planeta. Nosso entrevistador, que não sabemos o nome, tem o devido poder para conversar com o presidente e consegue toda a liberdade possível para "entrar" escondido em territórios inimigos para resgatar todas essas peças.

Poderia ser algo inofensivo, mas o robô se torna algo que chama a atenção por todo o planeta, não pelo tamanho, mas pelo modo que são encontradas as peças. Estas sobem para a superfície quando ativadas por um objeto feito pela equipe da dr. Rose. Estão localizadas em qualquer lugar possível, no meio do mato, em estradas e em cidades e vilas.

Os governos de todos os países caem em cima dos Estados Unidos, querendo descobrir o que esta causando todas essas destruições e também querem fazer parte, ou roubar algumas peças do objeto que não foi criado por mãos humanas, já que o material é quase inexistente na superfície terrestre e o tamanho é inimaginável para lugares grandes.

Uma leitura agradável. Com grandes reviravoltas, traições, perdas, alegrias e tristezas. Personagens que possuem pensamentos grandiososs mas que podem trazer consequências desastrosas por causa das suas escolhass que muitas vezes são precipitadas. O livro me mostrou que devemos pensar muito bem nas pessoas que queremos ao nosso lado e pensar mais ainda se vamos colocá-las em nossa vida, me fez pensar mais ainda sobre a confiança que muitas vezes damos para as pessoas que mal conhecemos.

RESENHA ESCRITA PELA LARISSA PARA O GETTUB!

site: http://www.gettub.com.br/2017/06/gigantes-adormecidos.html

Lari 20/06/2017

GIGANTES ADORMECIDOS

site: http://www.gettub.com.br/2017/06/gigantes-adormecidos.html

Marcelo Santana 03/08/2017

Intrigante
Gigantes Adormecidos é um livro de ficção científica que faz parte série Themis Files escrito pelo norte-americano Sylvain Neuvel. Nesse primeiro volume, conhecemos a doutora Rose Franklin, que é ph. D. em física. Quando criança, Rose foi surpreendida no dia em que completava onze anos, ela andava em sua nova bicicleta que havia ganhado naquele dia quando um buraco se abriu na terra e ela caiu dentro. No buraco havia uma leve luz turquesa que era emitida das paredes, passada uma semana depois do acontecido, um dos bombeiros que resgatou Rose foi visita-la e trouxe algumas fotos daquele fatídico dia, em uma das fotos Rose estava dentro do buraco em cima de uma gigantesca mão de metal.

Passados dezessete anos, Rose agora é ph. D. em física. Dentro desse período, ela nunca teve nenhuma notícia do misterioso artefato em que caiu quando criança. Agora ela será responsável por estudar a gigante mão de metal com recursos bancados pela Agência Nacional de Segurança, o pouco que se sabe é que a mão mede quase sete metros pesando trinta e duas toneladas, estudos preliminares apontam que essa mão de metal tenha entre cinco e seis mil anos, e há alguns símbolos que ninguém conseguiu interpretar até o momento.

Outra peça com as mesmas características da primeira foi descoberta em outro lugar, dessa vez na Turquia. Kara Resnik é 3ª subtenente do exército dos Estados Unidos e voltava de uma missão pilotando um helicóptero quando este teve uma pane e caiu. A nova peça pode ter sido a responsável por derrubar o helicóptero, ela tem as mesmas características da primeira, só que essa é um antebraço e também foi entregue à Dra. Rose. tudo indica que aos poucos estamos construindo um gigante robô.

A partir desse momento é montada uma equipe para decifrar esse mistério e procurar novas peças desse misterioso robô ao redor do mundo.

O livro é narrado em uma espécie de relatório, e há uma pessoa quem faz todas as perguntas a alguns dos personagens principais do livro, essa pessoa tem bastante liberdade para tomar qualquer tipo de decisão e quebrar qualquer cadeia hierárquica, e fará de tudo para encontrar novas peças desse robô. Essa pessoa não tem em nenhum momento a sua identidade revelada e nem para quem ela trabalha.

Neuvel procurou nesse primeiro livro da série nos dar uma introdução da história, deixando o leitor com muitas perguntas que acredito serem sanadas no próximo - ou próximos livros. Como é narrado em forma de relatório, ficamos órfãos de características dos personagens e cenários apresentados, sem falar que as coisas acontecem de uma forma muito fácil, não dando maiores detalhes de alguns acontecimentos ao leitor.

A narrativa é intrigante em alguns momentos, cheia de surpresas e nos prende à medida que a história se desenvolve e eu espero ansiosamente pelo segundo livro entender esse misterioso quebra-cabeça.

site: http://www.sugestoesdelivros.com/2017/08/resenha-gigantes-adormecidos-suma-de.html#.WYJZhITyvDc

joabe.lins 10/08/2017

Ainda não sei se gostei muito da forma como foi escrito, esse lance de entrevista não passa tanta emoção assim, mas o enredo é bom.

livrosepixels 18/02/2019

Robôs alienígenas, guardião estelar, o que será?
Se você é um grande fã de alienígenas e robôs gigantes (como nos filmes Pacific Rim) provavelmente irá gostar desse livro. Na trama, uma gigantes mão robótica e ultra tecnológica é encontrada pela jovem Rose Franklim. Apesar da descoberta, nenhum progresso foi feito e somente anos mais tarde, quando Rose então se torna uma cientista, é que uma nova pesquisa retoma o estudo da mão, e com ela, faz novas descobertas. Ao mesmo tempo, um personagem cujo nome não é revelado monitora as operações o tempo todo, faz entrevistas, e aos poucos revela uma trama sobre a origem da gigante robô e por qual motivo ela estava na Terra.

A trama do livro é muito bacana e interessante de se ler, uma mistura entre ficção científica com suspense de conspiração. Aqui temos órgãos do governo envolvido, pessoas que escondem verdades sobre o passado da Terra e um possível contato com uma civilização extraterrestre. Porém, a forma como o autor optou por narrar o livro é que também o torna um pouco sem graça e sem encantamento.

Narrado apenas com diálogos e em forma de arquivos militares e/ou recortes de jornais, é muito difícil criar empatia pelos personagens, compreender suas emoções e até mesmo imaginar o cenário ao redor, já que só temos diálogos frios na trama. Uma pena, pois é uma história com muito potencial. Esta foi a primeira releitura que fiz deste livro, para relembrar da trama e poder dar sequência nela.

Acompanhe esta e outras resenhas em instagram.com/estantexbooks

site: http://instagram.com/estantexbooks

Jess 31/08/2017

Rose estava passeando de bicicleta quando é engolida por uma cratera no chão. Ninguém entende muito bem, testemunhas contam que a menina foi encontrada na palma de uma mão de ferro gigante. 17 anos depois, Rose é uma especialista em física e trabalha com uma equipe para tentar entender a origem daquele objeto que ela acidentalmente encontrou quando criança.

"Por que fui a primeira a encontrar a mão depois da queda? Com certeza existem outras estruturas como essa. Por que ninguém mais encontrou? Por que aconteceu naquele dia? Qual foi o gatilho?"

Gigantes adormecidos é meio thriller meio ficção científica com um toque de romance. A narrativa é diferente pois a historia é apresentada através de entrevistas e diário de bordo. Por conta disso, a leitura flui muito bem mas ao mesmo tempo, algumas partes ficam vagas.

No todo, é um livro muuuuito interessante e envolvente. Alguns pontos poderiam ser melhor abordados mas a historia cumpre seu papel e o final é super AI MEU DEUS COMO ASSIM?! QUERO O PRÓXIMO! Um livro que traz questionamentos e nos mostra como somos pequenos nesse universo gigante.

"Só sei que a empreitada é maior do que eu, minhas inseguranças ou qualquer crise de consciência. Agora reconheço de verdade como sou absolutamente insignificante diante de tudo."

site: www.instagram.com/saymybook

Felipe Pincelli 23/09/2017

gostei, mas podia ser melhor
- Eu estava de olho neste livro a algum tempo, e por haver uma promoção na Amazon que o deixou a R$10,50 eu o comprei sem pestanejar, o livro relata a estoria de uma cientista que na sua infância sofreu um acidente descobrindo uma mão gigante que surgiu do nada em seu bairro, e ao estudar esta peça vê que o que esta por trás dela e muito mais do que ela imagina.

- O desenvolvimento da trama e feito coma leitura dos arquivos do ocorrido e entrevistas, que no inicio parece algo legal, me induzindo a ler mais a cada pagina, porem com o tempo se torna algo cansativo, pois da espaço para falhas no desenvolvimento da trama em si, faz com que os seus personagens percam o carisma fazendo com que a estoria não tenha tanta emoção.

- Em minha sincera opinião, não sei se vou comprar o livro 2, justamente por que o modelo deste enredo não me agradou muito, porem se procura uma forma diferente de leitura e gosta do tema proposto e pode se tornar uma boa experiencia.

Ricardo.Vibranovski 02/10/2017

Muito bacaninha.
Gigantes Adormecidos é um livro sem grandes pretensões além de proporcionar uma história divertida e boas horas de entretenimento. Se isso é bom? Claro que sim! Antes de embarcar na leitura é bom saber que ele não traz um arco de história fechado, mas é parte de uma narrativa maior. Vou ler as continuações com certeza.

Kelly 05/12/2017

Nem de longe o que eu esperava
Gigantes
Adormecidos vem me enganando já tem um tempo, primeiro achei a capa linda, mas quando chegou descobri que nada nela brilhava, depois me prometeram uma história meio Sci-fi, mas o que recebi foi um livro de entrevistas bem complexas e às vezes confusas.
Rose descobriu a primeira peça do gigantes quando tinha 11 anos, caiu na cratera onde a peça, uma mão, estava escondida, depois desse relato o livro salta 17 anos, Rose agora é uma PHd em física e trabalha na universidade de Mishigan, por incrível que pareça depois de tanto tempo sem ver a mão, ela é designada a estudar o artefato desconhecido.

O livro é narrado em entrevistas, alguém desconhecido que acredito ser do Governo dos EUA está entrevistando não só Rose, como também a 3ª Subtenente do Exército Kara Resnik, responsável por descobrir a segunda peça do artefato.

E é nesssas entrevistas que Rose entende o que está revelando as peças, um composto de gás pode ser o responsável por fazer com que as próprias peças se revelem, e assim ela monta uma equipe, contando com a Subtenente Kara e parte em busca das próximas peças, visando montar aquilo que ela acredita ser uma mulher e descobrir como, e porque estavam escondidos na terra.

Quando solicitei o livro imaginava uma história cheia de ação, e apesar de conter um pouco no enredo, nada é como eu esperava, além de passar todas as páginas esperando que o bendito robô gigante fosse montado, a única ação envolvida na história era governamental. Decepção não descreve o que sinto, talvez frustração!

O livro tem um tema interessante e poderia ser ótimo, mas o autor se utilizou das mais de 200 páginas para discutir coisas políticas e governamentais, e no final não passa disso, tratados e mais tratados misturados com tramoias, todos demonstrando a eficácia dos EUA em arquitetar algo e manter protegido.

O tal personagem entrevistador não é identificado em nenhum momento é isso chega a ser frustrante, apesar da forma de narrativa do livro ser diferente, isso não incomoda, até é interessante, mas tirando algumas páginas de diário, falta e muita a interação dos personagens.

Enfim, vou ler o segundo porque houve uma revelação que quero entender. Espero que esse seja só o volume explicativo e que o segundo tenha a tão esperada ação.

Se você gosta de temas políticos e debates de poder acredito que vai gostar de Gigantes Adormecidos.

site: https://paraisodasideas.blogspot.com.br

Debora.Oliveira 24/07/2018

Que livro foi esse ...
Meu Deus, que final foi esse. To chocada e estremamente curiosa com o que vai acontecer agora .

No início foi meio "estranho" para mim a forma da qual foi feita o livro. Mas, acho q ressaltou o mistério que tem por trás dos ocorridos. Teria sido mais legal e melhor para entendimento se eles tivessem colocado as datas das entrevistas.

Amanda 15/07/2018

Brincando de robô
O poder das novas tecnologias sempre seduziu a humanidade a usar e abusar de qualquer descoberta e sempre tirar proveito daquilo que tem em mãos. Todo leitor assíduo de ficção científica sabe que entre espaçonaves, robôs, alienígenas e todo tipo de elemento high tech, o questionamento mais profundo do gênero sempre foi, sempre será sobre a natureza humana. Gigantes Adormecidos segue o raciocínio do bom e velho sci-fi, mas com uma narrativa bem diferente.

Tudo começa quando Rose Franklin cai em uma cratera, quando criança, e descobre uma mão metálica gigantesca, rapidamente confiscada pelas autoridades. Seria uma tecnologia alienígena? Teria pertencido a uma civilização antiga? As possibilidades são o ponto de partida da narrativa.

A sinopse nos envolve em uma trama de mistérios científicos e conspirações e nos dá uma ideia de linearidade, de ação robótica e tensão, mas não é bem assim e esse é o primeiro ponto da leitura de Gigantes Adormecidos necessário a ser destacado. Muito do que recebemos de um livro diz respeito à expectativa criada em cima de uma proposta de história, e aí vem o susto: a narrativa não é a prosa fluída e contínua a qual estamos habituados, mas sim uma reunião de entrevistas e fragmentos de diários sobre as descobertas feitas ao longo da trama.

Esse formato epistolar não agrada a todos e nem sempre é bem construído porque tem limitações óbvias, como profundidade de personagens, falta de detalhes etc. No entanto, a escrita do Sylvain Neuvel me impressionou de diversas formas, apesar do formato narrativo, e inclusive pelo mesmo motivo. Os arquivos variam entre os principais personagens, em grande parte sendo entrevistados, e nos ajudam a montar a história, encaixando peça por peça. E esse é o início da mostra de talento do autor, porque assistimos a busca e a construção dos artefatos recolhidos enquanto nós mesmos estamos ajustando e construindo as informações recebidas.

“– A guerra mostra o pior e, algumas vezes, o melhor de cada pessoa”.

Ainda sobre a escrita e composição do livro, Sylvain é simples e objetivo, sem explicações mirabolantes, sem termos complicados, tudo muito fácil de visualizar e entender, tornando um tema cheio de desdobramentos complexos, como a tecnologia, muito mais próxima da nossa realidade. Talvez alguns possam sentir falta de mais informações, mais descrições, mas, sinceramente, o modelo enxuto e correto do autor foi proposital e muito bem articulado.

Temos poucos personagens sendo trabalhados, mas cada um deles é bem feito. Ainda tendo poucas informações sobre eles, é muito fácil visualizar a tenente Kara e a a Dra. Franklin, por exemplo. Com atenção aos detalhes fornecidos conseguimos criar um perfil para cada um dos personagens sem muita dificuldade. Poderiam ter sido melhor trabalhados em uma trama mais extensa, sim, mas não me incomodei com isso e não senti dificuldade em gostar (ou detestar) da maior parte. O mais curioso deles, entretanto, é o único personagem do qual não nos é dito quase nada, mas isso eu deixo para vocês descobrirem sozinhos.

A narrativa sofre com a estranheza causada pelo seu modelo e pela falta de empatia imediata com os personagens, mas assim que nos habituamos vemos a história ser contada de forma bastante ágil e com bastante tensão entre cada arquivo. O enredo em si, inclusive, sugere algumas reviravoltas muito boas, embora eu tenha sido realmente surpreendida em poucos momentos. Mas tudo é muito coerente e claramente prepara um grande terreno a ser explorado pelos dois volumes seguintes.

A temática essencialmente humana é presente ao longo da narrativa, sempre relacionando as maravilhas da ciência com a fome de poder e a corrupção do homem, enfatizando a questão bélica e armamentista, as políticas de guerra norte-americanas e as disputas internacionais. A crítica é muito bem explorada e ultrapassa a ficção, fazendo-se atual e muito real através da metáfora tecnológica.

Sylvain Neuvel mistura mitos antigos e modernos, tecnologia, robôs e a indiscutível natureza humana em um livro inteligente, objetivo, cheio de simbolismos e meias palavras forçando o leitor a pensar e a montar seu próprio quebra-cabeça. Sem perder tempo com descrições e detalhes que se provaram dispensáveis para uma boa história, Gigantes Adormecidos é uma aposta certa para uma ficção científica mais sóbria, e promete ser apenas o começo de uma trilogia que ainda tem muito a mostrar.

“– Sempre há uma escolha. Sempre houve uma escolha. Você deveria estar feliz por ter a possibilidade fazer essa escolha quando o que está em jogo é muito claro. Raramente é assim”.

site: http://www.ficcoeshumanas.com/fantasia--ficcao-cientifica/resenha-gigantes-adormecidos-arquivos-themis-vol-1-de-sylvain-neuvel