Gigantes Adormecidos

Gigantes Adormecidos Sylvain Neuvel

Resenhas - Gigantes Adormecidos

Julia.Olivier 02/12/2018

Ótimo,
O livro é singular, a forma que ele foi escrito e o desenrolar da história foram surpreendentes.
Quando descobrem várias partes de um corpo de um robô ou um ser alienígena, vários acontecimentos são desencadeados em escala mundial por causa desse artefato.
Confesso que o prólogo foi a coisa que mais me intrigou. Quero logo o segundo livro.

Porco 24/07/2018

#3 Gigantes Adormecidos
Mais do que ficção-científica ou fantasia, Gigantes Adormecidos é uma pequena aula de psicologia, diplomacia, poder, política e, por que não, de economia. Quando escolhi lê-lo, principalmente me baseando pela sinopse, acreditei que fosse ser uma aventura com robôs gigantes, onde a humanidade precisaria se unir para combatê-los. Algo bem clichezão. Não poderia estar mais enganado.

Lenha a resenha completa no link!

site: https://porcoleitor.wordpress.com/2018/06/12/4-gigantes-adormecidos/

Debora.Oliveira 24/07/2018

Que livro foi esse ...
Meu Deus, que final foi esse. To chocada e estremamente curiosa com o que vai acontecer agora .

No início foi meio "estranho" para mim a forma da qual foi feita o livro. Mas, acho q ressaltou o mistério que tem por trás dos ocorridos. Teria sido mais legal e melhor para entendimento se eles tivessem colocado as datas das entrevistas.

Amanda 15/07/2018

Brincando de robô
O poder das novas tecnologias sempre seduziu a humanidade a usar e abusar de qualquer descoberta e sempre tirar proveito daquilo que tem em mãos. Todo leitor assíduo de ficção científica sabe que entre espaçonaves, robôs, alienígenas e todo tipo de elemento high tech, o questionamento mais profundo do gênero sempre foi, sempre será sobre a natureza humana. Gigantes Adormecidos segue o raciocínio do bom e velho sci-fi, mas com uma narrativa bem diferente.

Tudo começa quando Rose Franklin cai em uma cratera, quando criança, e descobre uma mão metálica gigantesca, rapidamente confiscada pelas autoridades. Seria uma tecnologia alienígena? Teria pertencido a uma civilização antiga? As possibilidades são o ponto de partida da narrativa.

A sinopse nos envolve em uma trama de mistérios científicos e conspirações e nos dá uma ideia de linearidade, de ação robótica e tensão, mas não é bem assim e esse é o primeiro ponto da leitura de Gigantes Adormecidos necessário a ser destacado. Muito do que recebemos de um livro diz respeito à expectativa criada em cima de uma proposta de história, e aí vem o susto: a narrativa não é a prosa fluída e contínua a qual estamos habituados, mas sim uma reunião de entrevistas e fragmentos de diários sobre as descobertas feitas ao longo da trama.

Esse formato epistolar não agrada a todos e nem sempre é bem construído porque tem limitações óbvias, como profundidade de personagens, falta de detalhes etc. No entanto, a escrita do Sylvain Neuvel me impressionou de diversas formas, apesar do formato narrativo, e inclusive pelo mesmo motivo. Os arquivos variam entre os principais personagens, em grande parte sendo entrevistados, e nos ajudam a montar a história, encaixando peça por peça. E esse é o início da mostra de talento do autor, porque assistimos a busca e a construção dos artefatos recolhidos enquanto nós mesmos estamos ajustando e construindo as informações recebidas.

“– A guerra mostra o pior e, algumas vezes, o melhor de cada pessoa”.

Ainda sobre a escrita e composição do livro, Sylvain é simples e objetivo, sem explicações mirabolantes, sem termos complicados, tudo muito fácil de visualizar e entender, tornando um tema cheio de desdobramentos complexos, como a tecnologia, muito mais próxima da nossa realidade. Talvez alguns possam sentir falta de mais informações, mais descrições, mas, sinceramente, o modelo enxuto e correto do autor foi proposital e muito bem articulado.

Temos poucos personagens sendo trabalhados, mas cada um deles é bem feito. Ainda tendo poucas informações sobre eles, é muito fácil visualizar a tenente Kara e a a Dra. Franklin, por exemplo. Com atenção aos detalhes fornecidos conseguimos criar um perfil para cada um dos personagens sem muita dificuldade. Poderiam ter sido melhor trabalhados em uma trama mais extensa, sim, mas não me incomodei com isso e não senti dificuldade em gostar (ou detestar) da maior parte. O mais curioso deles, entretanto, é o único personagem do qual não nos é dito quase nada, mas isso eu deixo para vocês descobrirem sozinhos.

A narrativa sofre com a estranheza causada pelo seu modelo e pela falta de empatia imediata com os personagens, mas assim que nos habituamos vemos a história ser contada de forma bastante ágil e com bastante tensão entre cada arquivo. O enredo em si, inclusive, sugere algumas reviravoltas muito boas, embora eu tenha sido realmente surpreendida em poucos momentos. Mas tudo é muito coerente e claramente prepara um grande terreno a ser explorado pelos dois volumes seguintes.

A temática essencialmente humana é presente ao longo da narrativa, sempre relacionando as maravilhas da ciência com a fome de poder e a corrupção do homem, enfatizando a questão bélica e armamentista, as políticas de guerra norte-americanas e as disputas internacionais. A crítica é muito bem explorada e ultrapassa a ficção, fazendo-se atual e muito real através da metáfora tecnológica.

Sylvain Neuvel mistura mitos antigos e modernos, tecnologia, robôs e a indiscutível natureza humana em um livro inteligente, objetivo, cheio de simbolismos e meias palavras forçando o leitor a pensar e a montar seu próprio quebra-cabeça. Sem perder tempo com descrições e detalhes que se provaram dispensáveis para uma boa história, Gigantes Adormecidos é uma aposta certa para uma ficção científica mais sóbria, e promete ser apenas o começo de uma trilogia que ainda tem muito a mostrar.

“– Sempre há uma escolha. Sempre houve uma escolha. Você deveria estar feliz por ter a possibilidade fazer essa escolha quando o que está em jogo é muito claro. Raramente é assim”.

site: http://www.ficcoeshumanas.com/fantasia--ficcao-cientifica/resenha-gigantes-adormecidos-arquivos-themis-vol-1-de-sylvain-neuvel

happymoon 24/04/2018

Intrigante e fácil de ler
A história é bem bacana e a dinâmica da escrita te prendem logo de cara. Gostei bastante de ler e toda a questão fantástica da coisa é abordada de forma muito pé no chão e bem plausível. Já comecei a ler a sequência.

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 03/04/2018

Sugestão de leitura
Lingüista de formação, Sylvain Neuvel, canadense, nem sempre foi escritor. Ele já vendeu sorvete, descontaminou solos e largou o ensino médio, para onde retornou anos depois. Ele parece ser uma pessoa, no mínimo, interessante, o que refletiu em sua obra.

"Arquivos Têmis" é uma trilogia de ficção-científica que parte do pressuposto de que uma civilização alienígena deixou na Terra, há cinco mil anos, partes de um robô que se completariam formando uma arma com poder destrutivo nunca antes visto. Não sabemos se esta arma foi deixada como defesa para a Humanidade contra algum mal vindo do Universo ou se a própria raça alienígena virá buscá-la em algum momento. Também não sabemos se a tal raça retornará à Terra e com qual intenção.

Antes de contar sobre a estória, quero falar sobre o formato narrativo deste livro. A estória é contada através de relatórios e entrevistas das pessoas envolvidas na escavação do robô - um lingüista canadense (Vincent, igual a Sylvain), dois ex-militares (Kara e Ryan), uma geneticista (Alyssa) e uma médica (Rose Franklin). Tais relatórios e entrevistas são fornecidos a um homem, cuja identidade e nome não são revelados em nenhum momento, que parece ser o coordenador do projeto e é quem intermedia as relações da equipe com o governo norte-americano, através do Secretário de Segurança. No começo, estranhei bastante a narrativa, pois o leitor conhece os fatos a partir dos relatos da equipe e precisa fazer algumas inferências e extrapolações. Porém, passada a minha estranheza, fiquei completamente tomada pela leitura e devorei o livro em dois dias.

Quando criança, a Dra. Rose Franklin encontrou uma mão metálica gigante em seu quintal, depois de uma pequena explosão causada por "uma luz azul". Anos depois, a própria Rose encabeça a equipe de resgate das demais partes do robô, no projeto que virá a ser nomeado como Arquivos Têmis. Maternal, cautelosa e protetora, ela é o oposto de Kara, a militar responsável por dirigir os helicópteros que recuperam as peças. Kara é indomável, impulsiva e desbocada, mas extremamente comprometida com a missão. O co-piloto de Kara é Ryan, um militar conservador bem aos moldes do Capitão América, o que ressalta ainda mais a personalidade de Kara. Vincent, no início apenas um coadjuvante, mostra-se um ótimo anti-herói, e a geneticista Alyssa vem como a antagonista que a equipe precisava para que se gerasse conflito no enredo.

O nome Têmis veio quando, após descobrirem a cabeça do robô, a equipe percebeu que era uma criatura do sexo feminino e sem olhos, assim como a Deusa Têmis, a Justiça. Também ventila-se uma passagem da Bíblia que diz que a Terra, no início, era habitada por gigantes - seis do sexo masculino e seis do sexo feminino - e tal passagem parece ser confirmada com uma inscrição encontrada na robô e decifrada por Vincent. Achei esta teoria muito interessante e me deixou ainda mais entretida no livro.

O entrevistador misterioso precisa lidar com os conflitos da equipe (interesses pessoais, mortes, amores não correspondidos, acidentes) e, ao mesmo tempo, impedir a Terceira Guerra Mundial. Diversos países desejam a posse da robô, devido ao seu ato poder de guerra, e muitos acordos e tratados precisam ser feitos para que a Guerra não aconteça. Ele tem uma personalidade ótima: sarcástico, frio, racional e calculista mas que, às vezes, transmite brevemente o afeto que criou pelos membros da equipe.

As personagem foram muito bem desenvolvidas por Sylvain. Como só a conhecemos a partir dos relatórios e das entrevistas. Sylvain fez um trabalho brilhante pois, mesmo com este distanciamento das personagens, é possível apreendê-las e criar vínculos. A forma de falar de cada uma, a maneira como elas reagem ao entrevistador, o ponto-de-vista que dão para os acontecimentos - tudo isso muda completamente de relatório a relatório, o que mostra um trabalho muito sólido de Sylvain.

Além disso, as personagens femininas são completamente badass, o que sempre faz o livro ganhar muitos pontos. Além de as mulheres serem as figuras centrais da trama (incluindo a robô), elas também ocupam cargos de poder - por exemplo, tanto a presidente dos Estados Unidos quanto a Secretária de Segurança são mulheres. Todas elas vão na contramão de todos os clichês de personagens femininos e são maravilhosas.

site: http://perplexidadesilencio.blogspot.com.br/2018/04/sugestao-de-leitura-arquivos-temis-vol.html

Jeff.Rodrigues 24/03/2018

Resenha publicada no Leitor Compulsivo.com.br
Gigantes Adormecidos é uma daquelas gratas surpresas que tive. Sabe aquele livro cuja sinopse soa interessante e a capa te convence? Então… Foi assim que embarquei nessa história de robôs gigantes e tecnologias desconhecidas. O estreante Sylvain Neuvel nos leva pela trajetória de um grupo heterogêneo de pesquisadores e militares recrutados para desvendar os segredos por trás de um gigantesco robô cujas peças do corpo estavam espalhadas pelo planeta. O resultado é uma trama de ficção científica que mistura o contato com uma possível raça super avançada de alienígenas a interesses políticos mundiais, além de alguns segredos bem guardados para a continuação da série.

A trama começa num ritmo um pouco lento, necessário para situar o leitor na história, mas assim que deslancha, somos tragados pela avalanche de acontecimentos e mistérios que vão se sucedendo. Escrito em forma de entrevistas, cada capítulo traz a transcrição ou o relatório da conversa entre um personagem e o misterioso interlocutor, que em nenhum momento é identificado. Esse formato narrativo é excelente para conferir ritmo e dinâmica para a história, mas talvez alguns leitores possam não se adaptar muito bem.

Os personagens ainda aparecem de forma mais rasa, até porque nós conhecemos apenas aquilo que é perguntado a cada um deles, e a todo momento fica a impressão de que há muito por ser revelado, o que contribui para o mistério da história. Melhor forma de exemplificar isso é falarmos da figura do interlocutor. Ele está presente em quase todos os capítulos, nada é dito sobre ele, e ora ele age como mandatário, ora como subordinado. Fora isso, acho impossível não simpatizar com o pouco que nos é permitido conhecer de cada personagem.

Gigantes Adormecidos tem uma história que convence e envolve. Todas as explicações se encaixam e mesmo se tratando de um livro que terá sequência, o autor não deixa muitas lacunas em aberto. Apenas as essenciais, claro, mas mesmo assim, finalizamos uma obra redondinha com um início, meio e fim muito bem definidos. Sylvain Neuvel entreou com o pé direito e deixou claro que tem muitas cartas na manga desses robôs. O maior defeito da obra foi deixar aquele gostinho de “quero mais” e uma expectativa grande para saber como continua essa saga.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2016/11/22/resenha-gigantes-adormecidos-sylvain-neuvel/

@tigloko 10/02/2018

Corrida Armamentista Robótica
Empolgada com sua bicicleta nova, Rose da um passeio pelo bosque quando acaba caindo num buraco e acaba desacordada. Quando acorda, bombeiros estão acima dela. E ela se vê em cima de uma mão gigantesca, emitindo uma estranha luz. Passados 17 anos, Rose agora PH.D em física, fica a cargo da missão de estudar a mão gigante. No decorrer da história começam a surgir outras partes do corpo gigante. E uma equipe é reunida para desvendar o que seriam essas partes, de onde vieram e quem os construiu. Mas principalmente seu uso como armamento...

O livro é em formato de entrevista( tendo alguns diários e reportagens no meio) o que me agradou bastante. Deixando aquele ar de documentário mas de uma forma muito mais dinâmica. O clima de conspiração política é bastante presente. Como se fosse uma corrida Armamentista para quem vai obter posse do gigante. As explicações científicas não causaram dificuldade para mim. A não ser uma ou outra, não tive problemas com isso. Gostei da maioria dos personagens. Mas o entrevistador( ou consultor) foi o melhor. Aquele mistério em volta dele, de quem ele é. E ele tem as melhores tiradas do livro [risos].

Fazia tempo que não me empolgava de verdade em uma leitura, daquelas que você não consegue largar. E mesmo não lendo pensar na mesma. Uma ótima ficção científica/thriller, empolgado com a sequência.
Weslei Barbosa 10/02/2018minha estante
Toppppp

Mislene 16/02/2021

Ahh como eu amo histórias relacionadas a alienígenas. AMO!
Estranhei um pouco a narrativa, pois, nunca li nada no formato. Mas foi bem interessante.
Ansiosa pelo próximo...do jeito que acabou me deu uma esperança ?

Rotina Agridoce 15/01/2018

O que mais gostei em Gigantes Adormecidos? Seu formato incomum, afinal a história não segue aquele formato tradicional de narrativa, as informações aparecem por meio de transcrições de entrevistas, artigos de notícias e registros de diários. Uma maneira sutil e muito agradável de contar uma história. Para quem curte personagens bem construídos talvez sofra um pouco com a falta de minuciosidade nos mesmos, mas garanto que ganhará muito nos pormenores das próprias transcrições. Esses fragmentos de história falam por si mesmos trazendo uma perspectiva totalmente diferenciada.
Gigantes Adormecidos traz aquele velho questionamento à tona: será que estamos realmente sozinhos nesse universo? Será que não existe vida fora da Terra e estamos sendo mesquinhos acreditando que somos os donos do pedaço?

Assim, a história segue a Dra. Rose Franklin, uma cientista que ainda criança encontrou uma misteriosa mão robótica da atmosfera terrestre. Já adulta ela se torna responsável por estudar tal artefato que ainda continua sendo um mistério muito além das capacidades do homem. Dessa maneira, se inicia uma jornada na tentativa de descobrir o resto das partes do corpo do robô em todo o mundo, bem como os mistérios por trás do ser desconhecido e as consequências que poderá gerar sobre os seres humanos.

Leia a resenha completa no blog Rotina Agridoce

site: http://www.rotinaagridoce.com/2018/01/resenha-1551-gigantes-adormecidos.html

Paraíso das Ideias 10/12/2017

Nem de longe o que eu esperava

Gigantes
Adormecidos vem me enganando já tem um tempo, primeiro achei a capa linda, mas quando chegou descobri que nada nela brilhava, depois me prometeram uma história meio Sci-fi, mas o que recebi foi um livro de entrevistas bem complexas e às vezes confusas.
Rose descobriu a primeira peça do gigantes quando tinha 11 anos, caiu na cratera onde a peça, uma mão, estava escondida, depois desse relato o livro salta 17 anos, Rose agora é uma PHd em física e trabalha na universidade de Mishigan, por incrível que pareça depois de tanto tempo sem ver a mão, ela é designada a estudar o artefato desconhecido.

O livro é narrado em entrevistas, alguém desconhecido que acredito ser do Governo dos EUA está entrevistando não só Rose, como também a 3ª Subtenente do Exército Kara Resnik, responsável por descobrir a segunda peça do artefato.

E é nesssas entrevistas que Rose entende o que está revelando as peças, um composto de gás pode ser o responsável por fazer com que as próprias peças se revelem, e assim ela monta uma equipe, contando com a Subtenente Kara e parte em busca das próximas peças, visando montar aquilo que ela acredita ser uma mulher e descobrir como, e porque estavam escondidos na terra.

Quando solicitei o livro imaginava uma história cheia de ação, e apesar de conter um pouco no enredo, nada é como eu esperava, além de passar todas as páginas esperando que o bendito robô gigante fosse montado, a única ação envolvida na história era governamental. Decepção não descreve o que sinto, talvez frustração!

O livro tem um tema interessante e poderia ser ótimo, mas o autor se utilizou das mais de 200 páginas para discutir coisas políticas e governamentais, e no final não passa disso, tratados e mais tratados misturados com tramoias, todos demonstrando a eficácia dos EUA em arquitetar algo e manter protegido.

O tal personagem entrevistador não é identificado em nenhum momento é isso chega a ser frustrante, apesar da forma de narrativa do livro ser diferente, isso não incomoda, até é interessante, mas tirando algumas páginas de diário, falta e muita a interação dos personagens.

Enfim, vou ler o segundo porque houve uma revelação que quero entender. Espero que esse seja só o volume explicativo e que o segundo tenha a tão esperada ação.

Se você gosta de temas políticos e debates de poder acredito que vai gostar de Gigantes Adormecidos.

site: https://paraisodasideas.blogspot.com.br

Kelly 05/12/2017

Nem de longe o que eu esperava
Gigantes

site: https://paraisodasideas.blogspot.com.br

Ricardo.Vibranovski 02/10/2017

Muito bacaninha.
Gigantes Adormecidos é um livro sem grandes pretensões além de proporcionar uma história divertida e boas horas de entretenimento. Se isso é bom? Claro que sim! Antes de embarcar na leitura é bom saber que ele não traz um arco de história fechado, mas é parte de uma narrativa maior. Vou ler as continuações com certeza.

Felipe Pincelli 23/09/2017

gostei, mas podia ser melhor
- Eu estava de olho neste livro a algum tempo, e por haver uma promoção na Amazon que o deixou a R$10,50 eu o comprei sem pestanejar, o livro relata a estoria de uma cientista que na sua infância sofreu um acidente descobrindo uma mão gigante que surgiu do nada em seu bairro, e ao estudar esta peça vê que o que esta por trás dela e muito mais do que ela imagina.

- O desenvolvimento da trama e feito coma leitura dos arquivos do ocorrido e entrevistas, que no inicio parece algo legal, me induzindo a ler mais a cada pagina, porem com o tempo se torna algo cansativo, pois da espaço para falhas no desenvolvimento da trama em si, faz com que os seus personagens percam o carisma fazendo com que a estoria não tenha tanta emoção.

- Em minha sincera opinião, não sei se vou comprar o livro 2, justamente por que o modelo deste enredo não me agradou muito, porem se procura uma forma diferente de leitura e gosta do tema proposto e pode se tornar uma boa experiencia.