Gigantes Adormecidos

Gigantes Adormecidos Sylvain Neuvel

Resenhas - Gigantes Adormecidos

Milene Farias 20/01/2018

Obra prima da ficção científica
Divido em 5 partes, o autor nos conta a história de uma maneira diferente, como o próprio nome da trilogia diz, são muitos arquivos reunidos que vão nos mostrando todos os lados da história. Eu nunca tinha lido nada que fosse dessa maneira. Esse compilado de entrevistas, relatórios, gravações e diários fazem com que você veja a história de fora, já que é narrado em terceira pessoa. Nos raros momentos em que é o próprio personagem quem fala ele apenas grava o que está fazendo naquele momento e o que pensa mas você não consegue sentir o que o personagem sente. É como se você recebesse em casa um envelope marrom sem identificação e com muitos papeis, você senta, abre o pacote, folheia rapidamente e começa a ler sem uma ordem muito definida. Essa é a sensação.
Nosso personagem principal, o cara que entrevista os envolvidos no caso, que não tem nome, reúne a primeira pessoa que teve contato com o estranho artefato quando ainda era criança, Dra. Rose Franklin. Mas para encontrar o restante das peças ele precisa de uma equipe especializada, assim, os pilotos da aeronáutica Kara Resnik e Ryan Mitchell são escalados de imediato e mais tarde temos o gênio e linguista Vincent Courture que vem do Canadá e a geneticista grega-bosnia Alyssa Papantoniou.

Com uma mistura chamada Arcana, criada pela Dra Rose, eles vão detectando pés, panturrilhas, antebraços, tronco e todas as partes serão levadas para um Complexo Subterrâmeo em Denver para montagem e estudo de como aquilo tudo funciona.

Todas essas pessoas estarão diretamente envolvidas com a descoberta mais importante da ciência e da história moderna já vista. Afinal, não é todo dia que você encontra peças de um robô alienígena que tem mais de 6 mil anos, o que balança as teorias evolucionistas e confirma a ideia de que não estamos sozinhos no Universo.

O livro traz mais do que uma história sobre alienígenas e a origem da vida na Terra. Neuvel vai nos pôr a par da Geopolítica. Todas as jogadas dos governos e os conflitos e tensões que uma arma desse porte, ainda sem muitas informações de como ela funciona e para que foi "deixada aqui" causa.
Ao longo da leitura - que é hipnotizante - você vai descobrindo tudo o que as pessoas fazem pelo poder. E principalmente o quanto é uma má ideia sair por aí montando um robô alienígena sem ao menos saber para que ela foi construída.
O livro desperta nossa curiosidade sobre os segredos do Universo e da evolução humana. Levanta questionamentos sobre nossa própria raça e acima de tudo o quanto somos cruéis uns com os outros, como podemos transformar qualquer coisa em algo destrutivo e prejudicial só para mostrar a nossa força e audacidade.
O tempo inteiro da leitura você fica esperando apreensivo a parte que vai dar problema. Por isso, além um ótimo romance de ficção científica ele também é um thriller bem construído.
É uma leitura indispensável para qualquer um, principalmente quem já é fã de ficção científica.
Os personagens são incríveis, a forma da narrativa com arquivos de entrevista tornam ainda mais interessante a história. O narrador/entrevistador sem nome te dá a possibilidade de se colocar no lugar dele e isso torna a leitura envolvente e muito mais empolgante.
Achei maravilhoso como o enredo vai desenvolvendo a história e tudo isso faz desse livro uma leitura essencial e ele já se tornou uma das melhores leituras desse ano!

Maicon.Cassio 13/02/2019

Livro para ir para ponto do Sofa...
Era um livro que está na lista de possível leitura qualquer dia deste e tal... Nunca foi uma prioridade. Mas sabe aquele domingo fim do dia sem nada para fazer.. ai vc procura no google melhor livros de ficção cientifica, Ali ele estava la no meio, os ou outros vc já leu ou largo no meio... hoje com amazon o ebook chega na hora.. que é um problema para o leitor compulsivo.
Mas foi neste contexto que comecei a ler ele... sem pretensão e com baixa expectativa. Afinal li algumas resenhas (Ex..não fico legal a forma em entrevista) mas sempre gosto quando pessoas falam que não gostaram porque saiu do padrão isso indica duas coisa:
1° o cara não gosta de sair da zona de conforto e deve ter achado estranho, então não gosto.
2° é ruim mesmo!
Mas a primeira a longo prazo tornou-se a mais verdadeira.
O livro tem um formato diferente mesmo, consigo até imaginar como seria a adaptação para tv, como está em uma resenha aqui, foi pensado para isso. Mas duvido que o diretor(a) consiga fazer este modelo funcionar na Tv vai acabar em uma coisa genérica que não tem foco nas dinâmicas de entrevista.
O livro começa simples e vai te explicando o passado, como funcionas as coisas, projeto científico, exército, política que deixa a coisa muito verosímil e vai aumentando o tom. Sabe quando vc está vendo filmes e vai indo para ponto do sofá.
Gostei até do MICRO romance no meio do livro que um dos pouco que vi que faz realmente influencia na trama.. as reviravolta são ótimas e realmente faz ir mais para ponta do sofá.
Vc sente que o entrevistador sem nome tem um controle total das coisas. E consegue pegar pequenos coisa largas no meio do caminho para ficar lembrando la na frente.
Acabei lendo ele em dois dias.. é um livro ótimo. Foi feito para ser trilogia e não tem um final.. tem cara de fim de temporada.. vc fica “e agora”?? Tenho que ler o segundo... o problema que é que vc termino o livro as 2:00AM..rsrs

diggs 24/07/2018

Uma mistura de "Contato" com "Pacific Rim"
Fazia realmente muito tempo que um livro não me agarrava ao ponto de tirar o sono. Gigantes Adormecidos é uma mistura de Contato com Pacific Rim, narrado através de entrevistas e depoimentos. A premissa nós já vimos antes: Partes de um imenso robô são encontradas ao redor da terra, mas o desenvolvimento é focado na descoberta do motivo pelo qual esse robô estão aqui e no que a humanidade fará com isso. A leitura é bem ligeira, devo ter levado umas 12 horas no total e é difícil encontrar um ponto onde "parar para descansar", certamente uma das melhores leituras que fiz esse ano.
Weslei Barbosa 20/06/2019minha estante
Livrão

Paluke 03/11/2023

Difícil é parar de ler esse esse livro
Que história fantástica. Ela me fez não sentir o tempo passar e ficar horas com os olhos vidrados nessas páginas.

Diferente de outro livro que eu havia lido em outubro, esse aqui conseguiu balancear as múltiplas narrativas e pontos de vista perfeitamente. O formato em registro de áudio deu uma personalidade única pra essa história. A forma que é construída a relação entre os personagens, a urgência de encontrar todas as partes do robô, os problemas que isso causou. A tensão enorme entre a equipe que tava trabalhando nele.

Eu adorei cada personagem. Cada motivação. Cada dilema. Tudo nessa história é perfeita.

Fico extremamente feliz por favorita ele.

Davi.Holanda 13/10/2023

Sempre tive dificuldade com leitura de livros, mas este foi o primeiro que me fisgou do início ao fim da história, e me fez estar disposto a ler mais livros

Vera 29/12/2020

Eles estão entre nós?!
O livro trata sobre a descoberta de um robô "alienígena", resgatado em várias partes espalhadas por todo o mundo.
A história é contada a partir de entrevistas, na maioria das vezes, em lugares não identificamos, num estilo de base secreta.

Vamos ao próximo...? - Deuses Renascidos

Nayra 20/11/2016

A ideia da história é interessante, mas o desenvolvimento é um tanto tedioso..
O autor traz diversos elementos pra história, mas não foca e/ou desenvolve um específico, o que tornou a leitura um tanto chata, não acontecendo nada mais emocionante, um clímax, nada.
Apesar disso o fim foi até surpreendente, deixando uma possibilidade de que a história seja melhor desenvolvida nos próximos livros.

Audrey 26/07/2020

Intrigante
A escrita do livro não é o habitual ao qual estou acostumada. Toda a história é contada por meio de relatos e entrevistas. O livro tem um enredo que poderia ser muito melhor desenvolvido caso conhecêssemos melhor os nossos personagens. Muitas perguntas não foram respondidas, e a cronologia ficou confusa. Mas é um ótimo livro e nos deixa curiosos. Quem quer ler sobre seres de outros planetas, este livro é uma ótima oportunidade.

Fabricio~Raito 08/09/2016

Um ode ao bom sci-fi
Rose passeia de bicicleta pelo bosque perto de casa, quando de repente é engolida por uma cratera no chão. A cena intriga os bombeiros que chegam ao local para resgatá-la: uma menina de onze anos caída na palma de uma gigantesca mão de ferro. Dezessete anos depois, Rose é ph.D em física e a nova responsável por estudar o artefato que encontrou ainda criança.Várias outras partes vão sendo encontradas ao redor do mundo, aumentando o mistério da incrível, potente e desconhecida tecnologia.
Havia lido em um site norte-americano boas críticas sobre Gigantes Adormecidos. De que seria uma revelação para a ficção científica em 2016. E certamente a trama é bem trabalhada, viciante e narrada de maneira a corroborar para com o mistério desta tecnologia encontrada. O autor. Sylvain Neuvel, discorre em vários relatórios, seja em forma de entrevistas, gravações ou narrações, a partir do ponto de vista dos personagens envolvidos. Parte sci-fi, parte thriller, Gigantes Adormecidos aborda política, burocracia, ciência, sabotagens e um sentimento de uma catástrofe eminente. Contudo, ele certamente é parte introdutória de algo muito maior. O que ficou evidente quando descobri que ele é o primeiro livro de uma trilogia, chamada de "Arquivos Têmis". Sofrido esperar o segundo livro, prometido para 2017.

Karcossa 31/08/2016

Na dúvida, leia!
Gigantes Adormecidos não é um livro clichê, com narrativa e ou personagens rasos, apesar de que, tratando-se, do primeiro livro de uma trilogia, é de se esperar, que o autor não revele todo esse mistério. No entanto, nos apresenta, de forma maestral, o contexto político, aliás, muito semelhante ao atual!

Quando iniciei a leitura, o sentimento era: Transformers; ao ler mais alguns capítulos nos deparamos com singela referência a "Pacifoc Rim" do diretor Guilherme Del Toro. O fato do autor preferir trabalhar cada capítulo como "Arquivos" que foram reunidos numa sequência não linear, mas coerente nos dá esse efeito de "possível".

Creio que os capítulos/arquivos que são ocultados neste primeiro livro sejam utilizados no segundo, aprofundando esse caso.

Vale muito a pena ler Gigantes Adormecidos! E pra quem é fã, assim com eu, de Arquivo X, irá gostar da referência no final.

Beatriz.Gonzaga 28/01/2024

Diferente de tudo que já li!
O livro é uma ficão científica com triller que deixa você muito envolvida na história, é bem diferente de todos os livros que já li!
Todos os conflitos políticos, humanos, sociais que vão surgindo ao decorrer da história sem dúvida trás uma inquietação para o leitor. Muitas vezes me peguei pensando até que ponto eles iriam.
Ansiosa para o ler o próximo livro, pois a origem dos gigantes é bem nebulosa, mas sem dúvidas dá uma expectativa a mais para ler os próximos.

4 estrelas porque em algumas partes foi cansativo de ler, pois gostava dos relatórios de algumas pessoas e não de outras haha! Porém é um livro bem diferente do comum e vale muito a pena ler!

Mayara780 12/09/2023

Livro subestimado
Confesso que me interessei pelo livro pela arte da capa, que achei linda d+...Quando comecei a ler em Abril/23 achei um pouco chato, a história é contada em forma de entrevista e nunca tinha visto um livro dessa forma.
Mas como sou brasileira e não desisto nunca, voltei a ler do início semana passada 05/09/23 e por incrível q pareça me conectei com o conteúdo do livro e gostei da forma como está sendo contada essa história.

Achei um livro bom e recomendo a leitura :D

As capas da trilogia são lindas s2

No aguardo da sequência - " Deuses renascidos"

ziemi 03/02/2024

é ok
Eu realmente gostei da premisa, da ideia por traz do livro, mas me pegou muito no desenvolvimento, por ser algo narrado por entrevistas, e ocasionalmente os diários, na minha opinião foi muito difícil me apegar a história e aos personagens, como nós não víamos o desenrolar na nossa frente parecia que ninguém tinha personalidade ou sentimentos reias sobre os acontecimentos, ou por exemplo, eu achei que a figura da Kara de sempre ser teimosa e rabugenta foi muito forçada ao longo da narrativa, o autor não conseguiu realmente se aprofundar nas coisas. Enfim, essa é a minha opinião sobre, e apesar de ter ficado um pouco curiosa com esse epílogo, não me despertou nenhum vontade de ter que ler outros livros nesse estilo arquivos de entrevista.

Jess 31/08/2017

Rose estava passeando de bicicleta quando é engolida por uma cratera no chão. Ninguém entende muito bem, testemunhas contam que a menina foi encontrada na palma de uma mão de ferro gigante. 17 anos depois, Rose é uma especialista em física e trabalha com uma equipe para tentar entender a origem daquele objeto que ela acidentalmente encontrou quando criança.

"Por que fui a primeira a encontrar a mão depois da queda? Com certeza existem outras estruturas como essa. Por que ninguém mais encontrou? Por que aconteceu naquele dia? Qual foi o gatilho?"

Gigantes adormecidos é meio thriller meio ficção científica com um toque de romance. A narrativa é diferente pois a historia é apresentada através de entrevistas e diário de bordo. Por conta disso, a leitura flui muito bem mas ao mesmo tempo, algumas partes ficam vagas.

No todo, é um livro muuuuito interessante e envolvente. Alguns pontos poderiam ser melhor abordados mas a historia cumpre seu papel e o final é super AI MEU DEUS COMO ASSIM?! QUERO O PRÓXIMO! Um livro que traz questionamentos e nos mostra como somos pequenos nesse universo gigante.

"Só sei que a empreitada é maior do que eu, minhas inseguranças ou qualquer crise de consciência. Agora reconheço de verdade como sou absolutamente insignificante diante de tudo."

site: www.instagram.com/saymybook