A guerra não tem rosto de mulher

A guerra não tem rosto de mulher Svetlana Aleksiévitch

Resenhas - A Guerra Não Tem Rosto De Mulher

fermatias 13/07/2023

Impressionante
Interessante, mas muito difícil pensar e ler sobre esses tempos extremamente sombrios da humanidade. Engrandecedor ver esse assunto delicado pela ótica de uma mulher escrevendo sobre mulheres.
Leitura difícil e um pouco cansativa.

Whatsername 11/07/2023

"Não pode existir um coração para odiar e outro para amar. O ser humano só tem um, e eu sempre pensava em como salvar o meu coração."
Nathalia547 11/07/2023minha estante
Ele livro é muito bom!!!!

Sara 07/07/2023

Foi muito legal conhecer esse novo ponto de vista da guerra, a forma como essas mulheres sofreram durante e depois de tudo e como elas tinham que ficar caladas sobre o que tinha acontecido lá.

Maria17758 01/07/2023

?Entre a realidade e nós existem os nossos sentimentos?
Os livros mais fortes e pesados que eu já li na minha vida foram de não-ficção, eles são de uma atrocidade sem igual. Como a própria Svetlana diz em certo momento, só a própria realidade tem tanta fantasia pra inventar tragédias tão imensuráveis.
Eu nunca, NUNCA, vou esquecer tudo o que eu li nos relatos dessas mulheres. Claro, não é possível se lembrar de todos, mas tem certas coisas que eu li aqui que não vão me abandonar nunca, me marcaram para sempre. Triste, é triste demais.
E como a própria Svetlana conclui, após essa leitura ficamos com mais dúvidas sobre o que é a guerra do que quando começamos. Achamos que sabemos alguma coisa sobre ela, mas ela é uma incógnita, uma bagunça total de sentimentos.
Que livro grandioso! Como as mulheres são grandiosas!

Thay 30/06/2023

Intenso
"Não pode existir um coração para odiar e outro para amar. O ser humano só tem um, e eu sempre pensava em como salvar meu coração" ?

gabs 25/06/2023

A Guerra Não Tem Rosto de Mulher
Um livro TÃO, mas TÃO intenso, que você sente a dor, os arrepios, o medo, o revirar de estômago de cada coisa que é contada.

Normalmente, quando aprendemos sobre guerra, temos ideia de que é algo horrível, assustador e sangrento, mas ter esses relatos todos escritos tão detalhadamente, de forma tão humana e carnal é chocante.

Fiz um trabalho sobre esse livro para a faculdade e tivemos que selecionar só alguns relatos pra falar sobre, mas foi uma tarefa quase impossível, porque quanto mais você lê, mais coisa tem pra falar: as mulheres do front, as que ficaram em casa, as da secretaria, todas elas, até as mães que tiveram que deixar seus filhos e maridos irem para a guerra.

Foi uma das leituras mais necessárias da minha vida e acho que, para todo mundo entender o que é a guerra de fato, precisa ler esse livro. Estou até agora sem palavras.

GioMAS 25/06/2023

A outra face da guerra.
A obra reúne depoimentos de mulheres soviéticas sobre a segunda guerra mundial, valendo-se de técnica jornalística para organização e transcrição das entrevistas.

Ao iniciar o livro, embora o tema me seja atrativo e de grande interesse, imaginei que não seria uma leitura fácil, afinal de contas - pensei - são páginas e mais páginas de um compilado de relatos, não de uma história linear, como estou habituada.

Pensamento para lá de equivocado.

A leitura é instigante, dinâmica, repleta de fatos curiosos sobre a vivência da guerra, além de trabalhar o tema sob uma perspectiva inovadora - a guerra sob o olhar feminino, não das mulheres que, restritas ao ambiente doméstico, aguardaram o retorno dos familiares, mas as soldadas, as combatentes. Mulheres que se alistaram ainda jovens, sensíveis e inexperientes, porém detentoras de invejável determinação. Mulheres cuja personalidade foi forjada pela Revolução e, depois, pela guerra em si

Isso mesmo, ao contrário do amplamente propagado na cultura capitalista ocidental, a guerra não foi feita apenas por homens. O Exército Soviético contava com bravas, competentes e idealistas soldadas de infantaria, pilotas de tanques e aviões caça, enfermeiras, médicas, comandantes de linha de frente, fuzileiras, chefes de operação de comunicação e, também, é claro, cozinheiras, lavadoras etc.

A estruturação do texto confere a linearidade necessária à persuasão do leitor. Embora não seja uma narrativa convencional, os relatos são organizados cronologicamente, perpassando pelo período de instabilidade que antecede a guerra, o sentimento de medo das famílias, a obstinação na defesa da nação, o alistamento, a adaptação à rigidez militar, o sexismo, os combates, as vivências no front, a relação ambígua com os soldados homens, as perdas, fome, mutilações, a invasão do exército nazista à Rússia, o receio da derrota e, por fim, a vitória, sua anunciação, a marcha para tomada da Alemanha ("Aí está ela, a maldita Alemanha!"), o retorno para casa, a reconstrução do país, o tratamento ingrato, segregativo e misógino conferido às combatentes no pós guerra.

Em meio a tudo isso, o livro aborda com leveza e sensibilidade as percepções subjetivas de cada uma das entrevistadas, preservando aspectos da linguagem informal oral para traduzir a carga emocional, sobretudo nos trechos que dissecam memórias sobre amores, traumas, estupro, abandono, ausência de paramentação militar compatível com a estrutura corporal feminina, medo, solidão, morte, ideologia política e decepções com o regime Soviético.

A temática também nos faz refletir sobre a desvalorização da mulher idosa na sociedade, o seu silenciamento, a forma como subjugamos suas experiências, por mais extraordinárias que sejam.

Assumindo o risco de soar cansativa, estendendo demasiadamente a resenha, há que se falar da beleza dos ideias comunistas - presente nas entrelinhas de cada um dos depoimentos que compõem a obra. A Alemanha nazista ruiu pelas mãos de mulheres e homens Soviéticos que acreditavam em um ideal, que lutaram pela Revolução em seu próprio país e não se omitiram perante uma ameaça maior. Mulheres e homens que lutaram não por Stálin, mas por um modelo de sociedade igualitária e justa.

Cacá 22/06/2023

Mulher na Guerra ?
Relato através de depoimentos verdadeiros da participação das mulheres na Guerra. Abordagem fantástica, sensível , chocante , forte, de um tema pouquíssimo falado.

Fabiana 17/06/2023

Favoritado
Essa autora tem minha profunda admiração. A forma como ela organizou as histórias se encaixa perfeitamente. Tem pessoas que não conseguem ler de maneira continua esses livros pois realmente é uma leitura dolorosa, eu sou o contrário eu não consigo esperar. Sempre gostei de livros da temática da guerra mas até conhecer a autora desconhecia a perspectiva russa. Se os relatos seguissem mais e mais não me importaria. Os comentários da autora ao longo das entrevistas enriqueceram bastante o livro também.

vitória 04/06/2023

O livro é um compilado de relatos de mulheres soviéticas que lutaram durante a segunda guerra mundial, gostei muito que a autora busca trazer um lado mais pessoal da guerra: não lemos a narrativa de heroínas, mas a de mulheres comuns, que queria lutar por seus ideias, que precisavam sobreviver, que passaram por horrores para conseguir contar a história sentadas em um sofázinho e comendo tortas. Um de meus temas favoritos abordados eram os relatos sobre o embate com a feminilidade, e a dificuldade de, além de estar na guerra, estar na guerra sendo uma mulher, e todas as humilhações, os constrangimentos e as privações que isso trazia.
O ponto que eu não gostei é que a autora claramente deixou seu viés político - claramente anti-comunista - interferir nesses relatos incríveis, senti falta de uma contextualização, a autora tenta tanto incriminar comunistas que alivia os fascistas, entendo a tentativa de passar experiências individuais, mas achei no mínimo esquisito a tentativa constante dela de tentar humanizar o máximo cada figura do livro - até os nazistas -, enfim, gostei dos relatos, mas falar sobre apagamento feminino em guerras sem citar EUA, UK, Alemanha e companhia, colocar a URSS como o maior antro de misoginia da época e vilanizar líderes que as próprias mulheres se referiam como camaradas é uma desonestidade sem tamanho, senti falta desse contexto histórico, político e social, em ambos níveis locais e mundiais.

Gomor 31/05/2023

A autora nos apresenta relatos de mulheres e jovens mulheres soviéticas que foram para a guerra. Mulheres que foram fotógrafas, sapadoras, cozinheiras, soldados, enfermeiras e tantas coisas mais. Mulheres que se dispuseram a participar e ajudar nos esforços para vencer os alemães de Hitler. O livro não traz a história de apenas uma, mas de centenas de mulheres que se engajaram junto com os homens numa luta insana. Excelente material apresentado. Gostei, embora não seja muito meu estilo de leitura.

gleice 27/05/2023

Quase um milhão de mulheres lutaram no Exército Vermelho durante a Segunda Guerra Mundial, mas a sua história nunca foi contada. Svetlana Aleksiévitch deixa que as vozes dessas mulheres ressoem de forma angustiante e arrebatadora, em memórias que evocam frio, fome, violência sexual e a sombra onipresente da morte.

bieussauro 18/05/2023

Texto muito poderoso
Svetlana apresenta ao leitor a segunda guerra mundial pela perspectiva de um dos seus componentes mais importantes e subestimado: a mulher.

Beatriz2877 17/05/2023

Expetacular!
"A guerra nunca acabou dentro de mim"
Cruel e avassalador! A outra nos apresenta relatos das mulheres após á guerra.
História nunca contadas do papel da mulher em vários papéis que foi obriga a desenvolver nesse período.
Muito triste e necessário.

Beatriz2877 17/05/2023

Expetacular!
"A guerra nunca acabou dentro de mim"
Cruel e avassalador! A outra nos apresenta relatos das mulheres após á guerra.
Muito triste e necessário.