O Cão dos Baskerville

O Cão dos Baskerville Sir Arthur Conan Doyle
Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Cão Dos Baskervilles

Augusto Bogo 22/01/2021

Leitura rápida e envolvente, como todos os livros de Sherlock.
Em alguns momentos o suspense é tamanho que fiquei angustiado.
Indico a leitura.

michl 17/01/2021

Notas sobre uma tragédia movediça
Uma mansão. Uma aleia. Um pântano.

Garras verdes-musgo, preto e cinza formam abóbadas de melancolia, que se fincam nos corações daqueles que habitam o pequeno círculo de Devonshire, onde se encontra a secular mansão dos Baskerville.

Verde e cinza. O tempo escorre na janela e não há gentileza, exceto nos passos que se esgueiram, furtivos, rumando para onde é sombra. Todo lugar é sombra. Aqui é sombra também. Não há nada que distingua os passos do homem, das pegadas de um cão monstruoso. O homem também é monstruoso e no olho vermelho do cão, há um homem, vendo a vida explodir no peito ? e caindo, por fim, em um suave leito de folhas, flores e lama. O homem está tão em paz que não se atreve a mover. Não se deixe enganar por sua face disforme de dor.

É que ninguém, nenhum detetive, nenhuma ternura hispânica, em olhos castanhos femininos, nenhuma borboleta rara, nem doutor, nem fantasma, nem esposa, nem marido ? ninguém nunca há de nos salvar.

Eu ouço e eu só ouço. Não vejo nada... mas só por isso não existe?

Esse é o lugar onde os cavalos vem para morrer e os peões vem para cair. Tudo seria mais fácil, se você, lendo, lembrasse que enquanto se morre, um salgueiro em algum lugar do pântano, está chorando. Um cão solitário lhe faz coro. Isso é o mais próximo do que, por aqui, se pode chamar de paz: um silêncio que morre em silêncio.

Essa introdução longa acompanha uma nota bastante breve dessa vez. Sem dúvidas é o melhor romance das aventuras de Sherlock Holmes e dr. Watson que li até agora. Para ser justa, convenhamos que a melhor história de Sherlock é protagonizada, em boa parte do tempo, (digamos, por 70% do livro) justamente pelo dr. Watson. Foi muito prazeroso acompanhar as investigações de uma pessoa sem grandes habilidades cognitivas (opa), mas apenas um amigo leal, com a melhor das intenções, cumprindo ordens e buscando a cobiçada aprovação do nosso amado S.H.

Em termos narrativos, gosto de como são bem dosados o esquema de relato, com cartas/relatórios e trechos do diário de Watson, o que dinamiza o formato da história, ao passo que, no plano dos acontecimentos, ainda que um ou outro possam ser previstos, no geral, são todos muito instigantes e até surpreendentes.

Fora que boa parte do livro trata de uma experiência sensorial, que tentei reproduzir muito porcamente na minha introdução, recuperando fragmentos do que vim lendo na última semana. A atmosfera de melancolia é pesada, espaço perfeito para a corrupção dos afetos, para chuvas torrenciais, para o escuro, para rochas que brilham afiadas como estacas de ossos brancos, para orvalho misturado a sangue sobre o limo ancestral. As cores, os cheiros, o visual descrito tem um peso muito grande neste romance e os sentimentos dos personagens são habilmente coloridos pela relação mútua entre homem e natureza.

É difícil viver sabendo que se está amaldiçoado. Mais grave ainda é notar o impacto disso nas vidas daqueles que tampouco carregam o sobrenome Baskerville, mas que estão igualmente amaldiçoados e enredados na mesma trama atroz. Achei muito bem pensado e estou convicta de que essa história faz justiça a fama que possui e as marcas que deixou para a cultura pop.

Com o prato cheio que foi este romance, me encaminho, em breve, para os três últimos livros acerca do detetive da Baker Street 221B. A próxima leitura deve ser o romance "O Vale do Medo" ? e medo tenho eu de chegar ao fim dos meus divertimentos com as criaturas de Sir Arthur Conan Doyle!

rafaah 13/01/2021

Sherlock Holmes.
Tive sempre paixão grande por todos os contos de Sherlock, mas este é um dos meus preferidos, confesso que guando ganhei, tive a intenção de nem mesmo tocar nele, mas quando simplesmente comecei a ler, algo me prendeu para saber mais e descobrir mais, cada página é uma surpresa, e quando mais Lemos, mais intenso a história fica.

Binary 12/01/2021

Poderia ser melhor aproveitado
Honestamente eu gostei do contexto de um "cão infernal", mas uma coisa que sinto é que Conan Doyle tem muita coisa que poderia desenvolver, mas acaba não desenvolvendo.
Alguns diálogos são expositivos - como o do último capítulo - ou confusos em sua forma de escrita. Eu irei dar um exemplo do livro (não se preocupem, não haverá spoilers).

? Mas primeiro a colocamos em perigo. Já pode se levantar?
? Dê-me mais um pouco de conhaque e estarei pronto para qualquer coisa. Por favor, ajudem-me a levantar. O que faremos agora?

Essa parte ficou muito "seca" diga-se de passagem, a falta de narração é pecadora e o leitor sente falta.
Outra parte que me incomodou foi que muitas vezes o autor duvida da capacidade intelectual e dedutiva do leitor. Eu, por exemplo, havia descoberto tudo na página 30-50, mas Watson, que é contado no ponto de vista do mesmo, só descobre na página 120+, o que faz a história ficar maçante e os "plots" não fazem o leitor ficar surpreso, mas entediado.

É uma leitura interessante de 4h-5h e levaria para lê-lo durante uma viagem, mas definitivamente não leria se tivisse outra opção.

SandyLane 09/01/2021

Fácil leitura
O que gostei dele é que não enrola muito o leitor e a leitura flui facilmente.

Karol Rodrigues 29/12/2020

Ótimo livro, ótima leitura e ótima tradução. O confronto perfeito para Sherlock entre o mundo da razão e o da superstição.

Le Lecteur 28/12/2020

Maravilhoso! Segunda leitura e continua sendo um dos melhores que já li.

Nilson 23/12/2020

Arrastado
Considerada uma das grandes obra do autor, foi uma leitura que não funcionou muito bem pra mim.
Talvez uma releitura possa mudar minha opinião. Mas, isso não será tão cedo.

Vasya 21/12/2020

Tranquilo, Tranquilo Totó
“O mundo está cheio de coisas óbvias que ninguém jamais observa.”

#168 - Desde que terminei eu fico me perguntando, eu já tinha lido esse livro em 2014? Eu li uma grande parte das obras dele na escola mas como minha memória de peixe me faz esquecer as coisas depois de cinco anos quando peguei esse livro eu tinha certeza que nunca tinha lido mas depois da metade eu parei e me perguntei "será que eu tive aquela ideia pra aquela fanfic em 2015 ou eu plagie esse livro minha Maria Amada?”
Claramente devo ter lido - e plagiado kkk - mas o importante mesmo é que eu adorei esse livro, ele tem esse quê de "não vou deixar você dormir a noite" - seja por medo ou curiosidade - ainda tem uma reviravolta incrível.

Israel Miranda 18/12/2020

Elementar, realmente
Escrito em 1902 e publicado em capítulos numa revista britânica, O Cão dos Baskervilles é um dos mais famosos trabalhos de Doyle, tendo recebido dezenas de adaptações pra cinema, televisão, teatro, etc. Dito isso, devo admitir que ainda não foi desta vez que me tornei fã do escritor.

O problema é meu, claro, já que a trama é bem escrita e tem lá uma ou duas boas surpresas, apesar da resolução final ter me parecido um tanto elementar. Uma coisa que de cara me aborreceu é que temos pouco Sherlock Holmes: assim como no livro anterior que li (Um Estudo em Vermelho), o brilhante detetive dá as caras praticamente nos momentos decisivos, até lá temos uma overdose de Watson e outros personagens aborrecidos.

Um bom trabalho, mas como todos o considerarem um dos melhores do escritor, uma pequena decepção foi inevitável. Na minha próxima incursão a um livro do Doyle, espero resolver este impasse de vez.

3 estrelas

Karine 13/12/2020

Nada muito além do que se espera desse gênero
A leitura é tranquila e simples, muito boa pra passar o tempo.
Foi o segundo livro concluído desse autor, então não tenho tanto comparativo, mas...
Gostei muito da forma como a ambientação foi construída e detalhada na medida certa (pra mim pelo menos).
Também achei interessante os questionamentos que foram trazidos à tona pela figura "sobrenatural" sobre as crenças dos personagens.

Nanda 08/12/2020

Sir Arthur Conan Doyle, que obra!
Com certeza de longe um dos meus livros preferidos do gênero.
Conseguiu me prender do começo ao fim, com cada descrição!

Capitu 02/12/2020

Para se divertir e ficar curioso
Ótima leitura para quem deseja distrair um pouco. Quem está de ressaca literária, eu super recomendo Sherlock Holmes, é uma leitura leve, cheia de humor, de surpresas e uma narrativa que desenvolve de uma maneira muito fácil e gostosa! Dr. Watson e Sherlock já me cativaram desde o primeiro livro que li deles "Um estudo em vermelho". O Cão dos Baskerville é divertido, pois quem vai dar uma de investigador é o doutor Watson na maior parte do livro, mas depois aparece o Sherlock é claro para dizer que ele está errado, coitado.