Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria

Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria São Luís Maria Grignion de Montfort...

Resenhas - Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem

Viih.Bispo 17/08/2021

Tratado da verdadeira devoção à Nossa Senhora
Um livro sem dúvidas muito rico. São Luís de Monfort consegue deixar as coisas bem claras e o livro possui uma linguagem simples, que contribui bastante para minha preparação para ser Consagrada!

leitorah estranha 23/05/2021

Mudou a minha vida
Releitura obrigatória para todos os anos da minha vida,aqui São Luís nos dá um verdadeiro Manual de como seguir a Jesus de maneira concreta e perfeita,desejo que todos apreciem e meditem esse livro na presença do Espírito

Lemos 12/05/2021

Uma lição de humildade
A leitura do Tratado da Verdadeira devoção me proporcionou, dentre outras coisas, uma melhor compreensão da virtude da humildade, algo tão esquecido ultimamente. Não tenho certeza de quantas vezes já li esse livro, no mínimo umas 4, mas sempre consigo aprender um pouco mais a cada leitura. Por isso o considero um livro muito importante para a vida espiritual, o que com certeza trará bons frutos também para a vida pessoal de quem lê e medita essa obra.

Natasha 27/03/2021

Maravilhoso!
São Luís de Montfort nos ajuda a aumentar a devoção à Santíssima Virgem, sua obra é essencial para a nossa santidade. Mal vejo a hora de me consagrar!

Michele Duchamp 03/02/2021

"Tratado da Verdadeira Devoção A Santíssima Virgem" - São Luis Maria Grignion De Montfort
Louis-Marie Grignion, mais conhecido como São Luís Maria Grignion de Montfort (31 de Janeiro de 1673 - 28 de Abril de 1716), foi um sacerdote francês e é um santo católico. Ele é reconhecido por ser um pregador e um escritor, cujos livros são amplamente lidos nos dias atuais e considerados de extrema importância no Magistério da Igreja Católica. (retirado da Wikipedia).

Li esse livro faz alguns anos, quando era tradicionalista (continuo católica, mas não sou mais dessa vertente) , pois havia resolvido fazer a consagração à Virgem Maria, algo quase obrigatório nessa ala conservadora da Igreja, embora não exclusiva deles, claro.

É um livro - como a maioria das obras, sem surpresas aqui - que tem que ser colocado dentro do contexto da época e local em que foi escrito, a saber, França do século XVIII.
Ele enfatiza ao máximo as qualidades perfeitas de Nossa Senhora, sempre pontuando que ela é a estrada para Jesus Cristo, o objetivo final.

Algumas partes talvez sejam um pouco polêmicas, como a necessidade de ser devoto da Virgem Maria para ser salvo, algo que não é um dogma da Igreja, embora possa ser reconhecido como uma escolha muito boa e de grande ajuda. Prova disso é que Montfort, para sustentar a defesa dessa tese, não traz citações oficiais, mas opiniões de santos e visões místicas. Se alguém puder me trazer um embasamento maior para que eu amplie meu conhecimento, ficarei imensamente agradecida.

Trecho retirado do livro:
“Em segundo lugar, sendo a Santíssima Virgem necessária a Deus, duma necessidade que se chama hipotética, em conseqüência da Vontade Divina, é preciso concluir que Ela é muito mais necessária aos homens para alcançarem o seu fim último. Em razão disto não se deve confundir a Devoção à Santíssima Virgem com a devoção aos outros Santos, como se Ela não fosse muito mais necessária, e fosse apenas de superrogação, isto é, um acréscimo.”

A mentalidade da época me parece ser bastante focada em um Deus severo e punitivo, atraindo para a devoção mais à base da obrigatoriedade do que da lógica de amar alguém que só é puro amor, como a Virgem. Atualmente, tento fugir dos extremos, portanto esse tipo de espiritualidade - que considero legítima para os que se atraem por ela - não se harmoniza comigo.

A minha impressão, quando ele lista os tipos de devotos falsos da Virgem Maria, é que é humanamente impossível não cair em uma das categorias citadas, tornando o nosso relacionamento com a Mãe de Deus algo quase impossível de ser vivido na realidade. Pelo menos foi essa a sensação que eu tive.

O Cardeal John Newman pontuou muito bem o que eu senti ao ler o livro quando ele próprio disse o que sentia em relação ao Tratado. Em “The Life of John Henry Cardinal Newman” por Wilfrid Ward, há referência a um texto onde o Cardeal explicitou que esse tipo de devoção montfortiana “o assusta e o confunde”. “Eu não seria mais santo, mas espiritual, mais certo da perseverança, se eu retorcesse o meu senso de moral ao recepcioná-los.” (...) “Permancerei na simples devoção a ela praticada pelos Padres da Igreja”.

Minha conclusão: todas as qualidades de Maria citadas por Montfort são verídicas e a devoção a ela só tem a trazer frutos maravilhosos para a alma; meu problema foi com a obrigatoriedade e a linguagem agressiva que ressoou mal em MIM. Fico feliz de que muitas outras pessoas se deram melhor com essa obra, graças a Deus! Assim continuem.

Eryka 31/12/2020

Perfeição
Uma perfeição de livro, uma vez que, nos faz conhecer muito mais a Virgem Maria Santíssima; sobre falsas devoções; sobre graças alcançadas pela meditação do santo terço... É sem sombra de dúvidas, um livro extraordinário.

beatlesisland 30/12/2020

Obrigatório
Muito bem escrito, completo e extremamente belo! Para se admirar das qualidade dadas à Santíssima Virgem... através da qual podemos (devemos e precisamos) chegar ao seu filho.

LangDLivia 09/11/2020

"A razão é simples: só honramos a Virgem no intuito de honrar mais perfeitamente a Jesus Cristo, indo a Ela apenas como ao caminho que leva ao fim almejado, que é Jesus."

Giovanna Capeli 26/10/2020

Leitura obrigatória
Todos que têm o mínimo de afeto pela Mãe de Deus devem ler essa obra-prima atemporal, todo ano releio esse tesouro e sempre há algo novo a encontrar.

Marcos 25/09/2020

Uma guia de vida
Só tenho a agradecer a Deus por esse livro. Existe um eu antes e um eu agora graças a esse livro e a consagração total a Jesus que fiz !!

@leituras.dalana 09/09/2020

PER FEI TOOO
Sabe aquele livro que amamos tanto que o que mais desejamos é que todos, TODOS conheçam Nossa Senhora? Pois bem, é ele.
Esse livro é riquíssimo de conhecimento, leveza, tem várias orações. Livro completo.
Perfeito.
Para se consagrar a Nossa Senhora tem que ler esse livro, depois ele explica os exercícios espirituais.
Não tenho dúvidas que quero me consagrar, sim. Eu vou. S2

Daila 06/09/2020

Livro muito necessário, não apenas para quem quer se consagrar, mas para todos os católicos se aprofundarem na devoção à Nossa Senhora.

Renata.Thati 01/09/2020

Salve Maria
Maravilhoso, sublime. O que dizer de um livro de um santo para formas outros santos, através da melhor fôrma de Deus: Nossa Senhora. Não tenhamos receio de amar muito Maria, pois jamais chegaremos próximos do amor que o Próprio Deus tem por ela.

Pletschtation 31/08/2020

Colo de Mãe
Um livro perfeito para quem deseja se consagrar a Jesus Cristo pelas mãos de Nossa Senhora, pois se o a Terra que Jesus pisou é Santa, imagine o ventre que O gerou! Faça uma leitura espiritual e entregue-se à ela, que é o caminho para a verdadeira Salvação.